Vous êtes sur la page 1sur 8

ESTATUTO DA FUNDAO JADER DE ANDRADE

CAPTULO I DA DENOMINAO, REGIME JURDICO, DURAO, SEDE E FORO


Art. 1. - A Fundao JADER DE ANDRADE que possui a sigla (FUNJADER), com prazo de durao indeterminado, uma entidade civil, com personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa financeira e patrimonial, e reger-se- pelo presente Estatuto, por seu Regimento Interno e pela legislao aplicvel. Art. 2. A Fundao tem sede e foro na cidade de TIMBABA, do estado de Pernambuco situada a Praa Augusto Csar 47 centro, e poder constituir escritrios de representao em outras unidades da federao, com atuao em qualquer parte do territrio nacional. Pargrafo nico A sede da FUNJADER poder a critrio da Diretoria, ser transferida para outro endereo no municpio.

CAPTULO II DAS FINALIDADES


Art. 3. A Fundao tem por finalidades: I sugerir, promover, coordenar e executar aes, projetos e programas relacionados com o desenvolvimento das artes e cultura regional em todos os seus segmentos; II reunir e preservar objetos e documentao referentes histria e sobre a vida e as obras dos que contriburam e ou contribuem com a cultura; III constituir centro de pesquisa, estudos, desenvolvimento e difuso em todo e qualquer segmento da arte e cultura; IV promover e organizar eventos, exposies, festivais, mostras, cursos e concursos artsticos; V apoiar e estimular a preservao de valores culturais representativos da gente nordestina, por meio da criao, produo e execuo de programas, edio de livros ou outros veculos de divulgao, adequados difuso dessas manifestaes culturais; VI - estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades museolgicas que respeitem e valorizem o patrimnio cultural. Art. 4. A Fundao no tem carter poltico-partidrio, devendo ater-se s suas finalidades estatutrias.

CAPTULO III DAS ATIVIDADES DA FUNDAO


Art. 5. Para a consecuo de suas finalidades, a Fundao Jader de Andrade poder: I celebrar convnios, acordos ou outros instrumentos jurdicos com pessoas fsicas ou jurdicas, de direito pblico ou privado, nacional ou internacional, cujos objetivos sejam compatveis com as finalidades da fundao; II realizar programas educacionais comunitrios; III conceder bolsas de estudo e ajuda de custo para o aperfeioamento de especialistas devotados gerao e difuso de conhecimentos teis ao processo de desenvolvimento da arte e da historia; IV conceder prmios de estmulo a pessoas que tenham contribudo, de maneira notria, para o desenvolvimento da arte da nossa regio.

CAPTULO IV DOS MEMBROS DA FUNDAO


Art. 6 - So membros da Fundao: I - Os Fundadores; II Demais membros aprovados pela Diretoria em Assemblia Geral, mediante solicitao do interessado, que podero ser: a) Aspirantes, so aqueles que tm interesse de colaborar com a Fundao, sejam participantes de aes da arte e cultura e se faam merecedoras da incluso na Instituio;

b) Titulares, so aqueles que por servios relevantes prestados a Fundao, por suas qualidades pessoais e suas atividades no interesse coletivo e j se encontrem como membro aspirante por um perodo mnimo de dois anos, Art. 7 - Somente tero direito a voto na Assemblia Geral Ordinria ou Extraordinria, os membros Fundadores, os Titulares e os membros da Diretoria.

CAPTULO V DO PATRIMNIO
Art. 8. A FUNJADER ter o seu patrimnio constitudo de: I - Pelos bens e direitos com que foi constituda; II - Pelos bens e direitos que a ela venham a ser transferidos voluntariamente ou legalmente pelo Poder Pblico; III - Dos bens mveis e imveis que em seu nome tenha adquirido ou venha a adquirir; IV - Das doaes, dotaes, verbas e subvenes que tenha recebido ou venha a receber; V - Por rendas provenientes da prestao de servios; VI - Por recursos oriundos de celebrao de contratos, convnios com instituies congneres; VII - Por rendimentos e operaes de crdito; VIII - Por quaisquer outras rendas, diretas ou indiretas provenientes de pessoas jurdicas de direito pblico ou privado e de pessoas fsicas. Art. 9 - A alienao, hipoteca, penhor, venda, cesso, permuta, substituio de quaisquer bens ou direito patrimonial da fundao somente poder ser decidida por aprovao da maioria absoluta da Assemblia Geral Extraordinria, convocada especificamente para tal fim. Pargrafo nico. Caber ao Conselho de Curadores, ouvido o Ministrio Pblico, aprovar a alienao dos bens imveis incorporados ao patrimnio e, ainda, aprovar permuta vantajosa Fundao.

CAPTULO VI DA RECEITA
Art. 10. A receita da Fundao ser constituda: I pelas rendas provenientes dos resultados de suas atividades; II pelos usufrutos que lhe forem constitudos; III pelas rendas provenientes dos ttulos, aes ou ativos financeiros de sua propriedade ou operaes de crdito; IV pelas rendas auferidas de seus bens patrimoniais, as receitas de qualquer natureza ou do resultado das atividades de outros servios que prestar; V pelas doaes e quaisquer outras formas de benefcios que lhe forem destinadas; VI pelas subvenes, dotaes, contribuies e outros auxlios estipulados em favor da Fundao pela Unio, pelos Estados e pelos Municpios, bem como por pessoas fsicas, instituies pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; VII pelas rendas prprias de imveis que vier a possuir e pelos rendimentos auferidos de exploraes dos bens que terceiros confiarem sua administrao; VIII por outras rendas eventuais. Art. 11. Os recursos financeiros da Fundao, excetuados os que tenham especial destinao, sero empregados exclusivamente na manuteno e desenvolvimento de atividades que lhe so prprias e, quando possvel, no acrscimo de seu patrimnio. Pargrafo nico. A aplicao de recursos financeiros no patrimnio da instituio deve obedecer a planos que tenham em vista: I a garantia dos investimentos; II a manuteno do poder aquisitivo dos capitais aplicados.

CAPTULO VII DA ADMINISTRAO

Art. 12. So rgos da administrao da Fundao: I- Assemblia Geral II Conselho de Curadores; III Conselho Fiscal; IV Diretoria Executiva.

CAPTULO VIII DA ASSEMBLIA GERAL


Art. 13- A Assemblia Geral o rgo soberano da entidade e dela podero participar todos os membros da Fundao, e, suas deliberaes sero tomadas por maioria simples de votos dos Membros da Fundao. Assemblia Geral compete: I - discutir e aprovar o balano geral e o relatrio do exerccio fundacional; II - eleger os membros da Mesa Diretora e dos Conselhos Curador e Fiscal; III - destituir membro da administrao por motivo fundamentado; IV - resolver os casos omissos neste Estatuto. Art.14 - Assemblia Geral constituda de todos os membros da Fundao, Art.15- A Assemblia Geral reunir-se-, anualmente e, extraordinariamente, sempre que se fizer necessrio, mediante convocao do Presidente da Fundao, dos Conselhos Curador ou Fiscal ou por requerimento de, no mnimo, 1/3 (um tero) dos membros votantes da Fundao. 1 - A assemblia deliberara validamente em primeira convocao feita com pelo menos 8 (oito) dias de antecedncia com a presena mnima de 50% (cinqenta por cento) mais 1 (um) dos membros, no sendo atingido esse quorum o Presidente dara inicio aos trabalhos em segunda convocao, 30 (trinta) minutos depois, com qualquer nmero. 2 o mtodo de votao ser I simblico, ordinariamente; II por cdulas, em escrutnio secreto, quando for proposta de qualquer membro, e a assemblia o permitir. Art. 16 . O exerccio das funes de integrante da Diretoria, do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Assemblia Geral no ser remunerado a qualquer ttulo. Pargrafo nico. Os integrantes do Conselho de Curadores, Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva no respondem subsidiariamente pelas obrigaes da Fundao exercidas com observncia do estatuto e da lei. Art. 17 . Respeitado o disposto neste Estatuto, a Fundao ter sua estrutura organizacional e o funcionamento fixados em Regimento Interno, que estabelecer as atividades e atribuies administrativas e tcnicas, de modo a atender plenamente s finalidades da instituio.

CAPTULO IX DO CONSELHO DE CURADORES


Art. 18 . O Conselho de Curadores ser constitudo por trs (3) integrantes efetivos e trs (3) suplentes, com mandato de quatro (4) anos, permitida uma reconduo. 1. O Presidente do Conselho de Curadores ser eleito por seus pares, na reunio que der posse aos conselheiros. 2. No mnimo 30 (trinta) dias antes de expirar os mandatos dos integrantes do Conselho de Curadores sero designados os novos integrantes. Art. 19. Compete ao Conselho de Curadores: I exercer a fiscalizao superior do patrimnio e dos recursos da Fundao; II aprovar o oramento, as contas, os balanos, o relatrio anual da Fundao e acompanhar a execuo oramentria; III aprovar o critrio de determinao de valores dos servios, produtos e bens, contratados ou adquiridos para a consecuo dos objetivos da Fundao; IV aprovar as prioridades que devem ser observadas na promoo e na execuo das atividades da Fundao;

V deliberar sobre propostas de emprstimos a serem apresentadas a entidades de financiamento, que onerem os bens da Fundao; VI autorizar a alienao a qualquer ttulo, o arrendamento, a onerao ou o gravame dos bens mveis e imveis da Fundao; VII aprovar a participao da Fundao no capital de outras empresas, cooperativas, condomnio ou outras formas de associativismo, bem com organizar empresas cuja atividade interesse aos objetivos da FUNJADER; VIII aprovar a realizao de convnios, acordos, ajustes e contratos, bem como estabelecer normas pertinentes; IX apreciar e aprovar a criao de estruturas de que trata o artigo 3; X aprovar o quadro de pessoal e suas alteraes, bem como fixar diretrizes de salrios, vantagens e outras compensaes de seu pessoal; XI conceder licena aos integrantes do Conselho; XII escolher auditores independentes; XIII aprovar o Regimento Interno da Fundao e eventuais modificaes deste Estatuto, observada a legislao vigente; XIV deliberar sobre quaisquer assuntos de interesse da Fundao que lhe forem submetidos pela Diretoria Executiva, atravs do Diretor Presidente; 1. O Conselho de Curadores reunir-se-, ordinariamente, a cada 6 (seis) meses e extraordinariamente mediante convocao por escrito pelo seu Presidente. 2. O Conselho de Curadores somente deliberar com a presena de, pelo menos, 2/3 de seus integrantes, e suas decises, ressalvados os casos expressos em lei, neste Estatuto ou no Regimento Interno, sero tomadas pela maioria simples de votos dos integrantes presentes e registradas em atas, cabendo ao Presidente o voto de desempate. 3. O presidente do Conselho de Curadores dar posse Diretoria Executiva da Fundao.

CAPTULO X DO CONSELHO FISCAL


Art. 20. O Conselho Fiscal ser composto de 3 (trs) integrantes efetivos e 3 (trs) suplentes, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma reconduo. 1. Os integrantes do Conselho Fiscal sero eleitos pela assemblia geral, em reunio convocada para esse fim. 2. Sero eleitas as pessoas que obtiverem a maioria absoluta dos votos dos membros presentes. 3. Os integrantes efetivos do Conselho Fiscal elegero, entre si, o seu Presidente do rgo. Art.21. Compete ao Conselho Fiscal: I fiscalizar a gesto econmico-financeira da Fundao, examinando suas contas, balanos e documentos; II Emitir anualmente parecer prvio e justificado a respeito da prestao de contas apresentada pelo Diretor Administrativo-Financeiro que ser encaminhado no prazo de dez dias ao Conselho de Curadores; II emitir parecer prvio e justificado para alienao, onerao ou aquisio de bens e direitos, para deliberao do Conselho de Curadores.

CAPTULO XI DA DIRETORIA EXECUTIVA


Art. 22. A Fundao ser administrada por uma Diretoria Executiva constituda de um Presidente, um Vice-Presidente um Diretor de Patrimnio, um Diretor Administrativo-Financeiro e um Secretario eleitos pela Assemblia Geral, com mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma reconduo. 1. Os integrantes dos Conselhos de Curadores e Fiscal no podero ser eleitos para a Diretoria Executiva, nem podero ser cnjuges nem parentes consangneos ou afins, at o segundo grau. 2. Sero consideradas eleitas as pessoas que obtiverem a maioria simples dos votos dos presentes. 3. A designao da nova diretoria far-se-, no mnimo, 30 (trinta) dias antes do trmino dos respectivos mandatos, ou dentro de 8 (oito) dias, em caso de vacncia que se opere por outro motivo. Art. 23. Caber Diretoria, atravs do Presidente e do Diretor Administrativo-Financeiro, ou de um de seus substitutos, nos termos que dispe este Estatuto e o Regimento Interno, assinar, sempre em

conjunto, documentos referentes ao giro de negcios, tais como cheques, endossos, ordens de pagamento, ttulos de crdito e outros atos onerosos. Art. 24. As decises da Diretoria Executiva sero tomadas por maioria de votos dos integrantes presentes, cabendo ao Presidente o voto ordinrio, o de desempate e o direito de veto. Pargrafo nico. Quando ocorrer o veto do Presidente, este recorrer, ex-officio ao Conselho de Curadores, com efeito suspensivo da deciso. Art. 25. So atribuies da Diretoria Executiva: I expedir normas operacionais e administrativas necessrias s atividades da Fundao; II cumprir e fazer cumprir o Estatuto, o Regimento Interno e as normas e deliberaes do Conselho de Curadores; III submeter ao Conselho de Curadores a criao de rgos administrativos de qualquer nvel, locais ou situados nas filiais ou sucursais; IV realizar convnios, acordos, ajustes e contratos, inclusive os que constituem nus, obrigaes ou compromissos para a Fundao, ouvido o Conselho de Curadores; V preparar balancetes e prestao anual de contas, acompanhados de relatrios patrimoniais e financeiros, submetendo-os, com parecer do Conselho Fiscal, ao Conselho de Curadores, por intermdio do presidente do Conselho Fiscal; VI propor ao Conselho de Curadores a participao no capital de outras empresas, cooperativas, condomnio ou outras formas de associativismo, bem como organizar empresas cujas atividades interessem aos objetivos da Fundao; VII proporcionar aos Conselhos de Curadores e Fiscal, por intermdio do Presidente, as informaes e os meios necessrios ao efetivo desempenho de suas atribuies; VIII submeter ao Conselho de Curadores as diretrizes, planejamento e polticas de pessoal da Fundao; IX submeter apreciao do Conselho de Curadores a criao e extino de rgos auxiliares da Diretoria. Art. 26. Compete ao Presidente: I orientar, dirigir e supervisionar as atividades da Fundao; II cumprir e fazer cumprir o Estatuto, o Regimento Interno e as normas em vigor na Fundao e as orientaes oriundas do Conselho de Curadores, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva; III convocar e presidir as reunies da Diretoria Executiva; IV assinar convnios, consrcios, contratos, ajustes ou quaisquer modalidades de acordos com entidades pblicas e privadas ou com pessoas fsicas, com o intuito de assegurar a plena realizao dos objetivos da Fundao, observada a orientao estabelecida pelo Conselho de Curadores; V manter contatos e desenvolver aes junto a entidades pblicas e privadas para obteno de recursos, doaes, emprstimos e estabelecimento de acordos e convnios que beneficiem a Fundao; VI admitir, promover, transferir e dispensar empregados da Fundao, bem como designar os dirigentes de seus rgos, de acordo com o Regimento Interno; VII representar a Fundao em juzo ou fora dele, podendo delegar esta atribuio, em casos especficos, e constituir mandatrios e procuradores; VIII submeter, mensalmente, os balancetes ao Conselho Fiscal e, anualmente, a prestao de contas e os relatrios correspondentes ao exerccio anterior; IX decidir, ouvido ao Conselho de Curadores, sobre a divulgao dos resultados de estudos realizados pela Fundao, bem como sobre comercializao ou transferncia de conhecimentos e tecnologias para terceiros. Pargrafo nico - comete ao vice-presidente - assessorar e ou substituir o presidente em caso de sua ausncia ou impedimento. Art. 27. Compete ao Diretor de patrimnio: I ter sob sua fiscalizao o patrimnio, mvel, imvel, artstico e cultural da FUNJADER, II manter o registro do patrimnio, apresentando inventario anual, III fiscalizar as construes e acesses patrimoniais da Fundao. Art. 28. Compete ao Diretor Administrativo-Financeiro:

I supervisionar a elaborao do relatrio anual de atividades e do plano de trabalho a serem apreciados pela Diretoria e encaminhados ao Conselho de Curadores; II assinar, juntamente com o Presidente, documentos relativos sua rea de atuao; III supervisionar e controlar as receitas, despesas e aplicaes financeiras da Fundao; IV movimentar contas bancrias, assinando cheques e recibos, juntamente com o Presidente; V dirigir e fiscalizar a contabilidade da Fundao; VI supervisionar a elaborao da prestao anual de contas e do balano geral da Fundao; VII supervisionar a elaborao da proposta oramentria para cada exerccio, referente ao custeio da estrutura e administrao da fundao. Art. 29. Compete ao Secretrio: I - lavrar as atas da Assemblia Geral e das reunies da Diretoria, em livros especficos; II - Elaborar e enviar os avisos de convocao para as Assemblias; III - dirigir e supervisionar todo o servio da Secretaria da Fundao; IV -organizar e manter os servios de arquivo da Fundao. Art. 30. Os Diretores, no mbito de suas Diretorias, indicaro ao Presidente seus substitutos para atuarem em suas ausncias ou impedimentos, para que este os designe. Pargrafo nico Os substitutos mencionados tero obrigatoriamente de fazer parte dos membros da FUNJADER. Art. 31. terminantemente defeso a todos e a cada um dos integrantes da Diretoria e ineficaz em relao Fundao o uso da denominao desta em negcios estranhos aos objetivos fundacionais, inclusive em fianas, avais ou quaisquer outras garantias de favor. Art. 32. Nos atos que acarretem responsabilidade para a Fundao, esta dever ser representada pelo Presidente, e demais Diretores, ou, ainda, por bastantes procuradores, observadas as disposies deste Estatuto e a legislao vigente.

CAPTULO XII DO EXERCCIO FINANCEIRO E ORAMENTRIO


Art. 33. O exerccio financeiro da Fundao JADER DE ANDRADE coincidir com o ano civil. Art. 34. At o dia 30 (trinta) de outubro de cada ano, o Presidente da Fundao apresentar ao Conselho de Curadores a proposta oramentria para o ano seguinte. 1. A proposta oramentria ser anual e compreender: I estimativa de receita, discriminada por fontes de recurso; II fixao da despesa com discriminao analtica. 2. O Conselho de Curadores ter o prazo de 30 (trinta) dias para discutir, emendar e aprovar a proposta oramentria, no podendo majorar despesas, salvo se consignar os respectivos recursos. 3. Aprovada a proposta oramentria ou transcorrido o prazo previsto no pargrafo anterior sem que se tenha verificado a sua aprovao, fica a Diretoria Executiva autorizada a realizar as despesas previstas. 4. Depois de apreciada pelo Conselho de Curadores, a proposta oramentria ser encaminhada, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, ao rgo competente do Ministrio Pblico. Art. 35. A prestao anual de contas ser submetida ao Conselho de Curadores at o dia 28 (vinte e oito) de fevereiro de cada ano, com base nos demonstrativos contbeis encerrados em 31 de dezembro do ano anterior. 1. A prestao anual de contas da Fundao conter, entre outros, os seguintes elementos: I relatrio circunstanciado de atividades; II balano Patrimonial; III demonstrao de Resultados do Exerccio; IV demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos; V quadro comparativo entre a despesa fixada e a realizada; VI parecer do Conselho Fiscal.

2. Depois de apreciada pelo Conselho de Curadores, a prestao de contas ser encaminhada, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, ao rgo competente do Ministrio Pblico.

Art. 36. O pessoal da Fundao ser admitido, mediante processo de seleo, sob o regime da Consolidao das Leis do Trabalho, complementada pelas normas internas da Fundao. 1 o pessoal que por ventura seja cedido pelos poderes pblicos ou privado a titulo de prestarem servio a fundao o nus ser de responsabilidade da entidade de origem. 2 -. Todos os contratos de trabalho firmados pela Fundao contero clusula dispondo que, de acordo com as necessidades de servio, o empregado poder ser transferido para qualquer local de atuao da Fundao ou para onde a mesma tenha escritrio ou representao.

CAPTULO XIII DO PESSOAL

CAPTULO XIV DA ALTERAO DO ESTATUTO


Art. 37. O estatuto da fundao poder ser alterado ou reformado por proposta do Presidente do Conselho Curador, do Presidente Executivo ou por solicitao de pelo menos trs integrantes com direito a voto, desde que: I a alterao ou reforma seja discutida em reunio conjunta dos integrantes de seus Conselhos Curador, Fiscal e Diretoria Executiva, presidida pelo presidente do primeiro, e aprovada por 23 da Assemblia Geral; II a alterao ou reforma no contrarie ou desvirtue as finalidades da fundao; III seja a reforma aprovada pelo rgo competente do Ministrio Pblico.

CAPTULO XV DA EXTINO DA FUNDAO


Art. 38. A fundao extinguir-se- por deliberao fundamentada de seus Conselhos Curador e Administrativo, aprovada por dois teros de seus integrantes em reunio conjunta, presidida pelo presidente do primeiro, quando se verificar, alternativamente: I a impossibilidade de sua manuteno; II a ilicitude ou a inutilidade dos seus fins. Art. 39. No caso de extino da fundao, o Conselho Curador, sob acompanhamento do rgo competente do Ministrio Pblico, proceder sua liquidao, realizando as operaes pendentes, a cobrana e o pagamento das dvidas e todos os atos de disposies que estime necessrios. Pargrafo nico. Terminado o processo, o patrimnio residual da fundao ser revertido, integralmente, para outra entidade de fins congneres, com sede na cidade de Timbaba e formalmente constituda.

CAPTULO XVI DAS DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS

Art. 40. O mandato da primeira composio dos Conselhos de Curadores e Fiscal, bem como da Diretoria Executiva ser de 4 (quatro) anos, contados da posse desses integrantes, em reunio extraordinria conjunta convocada especialmente para esse fim, a qual ter a participao de um representante do Ministrio Pblico com atribuio para exercer o velamento da fundao. Art. 41. O primeiro Conselho de Curadores aprovar, no prazo de 60 (sessenta) dias de sua instalao, o Regimento Interno da Fundao. Pargrafo nico. At a edio do Regimento Interno, o Conselho de Curadores valer-se- de normas provisrias, no se exigindo sua posterior ratificao. Art. 42 Este estatuto entrar em vigor na data de seu devido registro no cartrio de ttulos e documentos e de pessoas jurdicas de Timbaba.

Timbaba, 10 de julho de 2010. Jefferson Luiz Figueiredo Leal


Diretor Presidente

Vous aimerez peut-être aussi