Vous êtes sur la page 1sur 4

FAQs sobre Empreendedorismo

1. O que o empreendedorismo? Mais do que criar empresas, empreendedorismo significa criar e colocar em prtica novas ideias. 2. O que empreender? Segundo a Comisso Europeia, empreender , acima de tudo, uma atitude mental que engloba a motivao e a capacidade de um indivduo, isolado ou integrado num organismo, para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objectivo de produzir um novo valor ou um resultado econmico. 3. A quem se aplica o empreendedorismo? O empreendedorismo aplica-se tanto a trabalhadores individuais como a empresas de qualquer dimenso. 4. Quais as partes envolvidas no desenvolvimento do esprito empreendedor? A questo do esprito empreendedor pode desenvolver-se a trs nveis: indivduo, empresa e sociedade. Por um lado, para que os indivduos se tornem empreendedores, necessrio transmitir-lhes a noo de esprito empresarial, de modo a possurem capacidades adequadas para transformar as suas ambies em projectos de sucesso. Por outro lado, para que esses projectos empresariais dem origem a empresas prsperas, essencial que existam condies de apoio ao seu funcionamento, que permitam o desenvolvimento e o crescimento das empresas e que no criem obstculos capazes de levar a empresa falncia. Alm destes dois aspectos, a actividade empresarial depende de uma atitude positiva da sociedade em relao aos empresrios. 5. Quem o empreendedor? O empreendedor uma pessoa capaz de perceber e interpretar necessidades e problemas e de encontrar solues para os mesmos. O empreendedor inova, transforma ideias em realidade. Ser empreendedor implica ser activo, arrojado, imaginativo, autnomo, responsvel, capaz de assumir riscos. algum que aprende com os erros e fracassos diante dos quais no se deixa abater. So estas caractersticas e muitas outras que distinguem um empreendedor daqueles que, em igualdade de circunstncias, no conseguem progredir e avanar. 6. Quais as caractersticas de um empreendedor?

Aceitao do risco Ambio Auto-motivao e entusiasmo Capacidade de trabalho em equipa Conhecimentos tcnicos Controle Criatividade Deciso e responsabilidade Determinao Eficincia Energia Flexibilidade

Iniciativa Liderana Optimismo Persistncia Sem medo do fracasso e da rejeio ver detalhes

7. Qual a diferena entre empresrio e empreendedor? Empresrio o proprietrio ou accionista de controlo de empresas e empreendedor aquele que capaz de conceber uma ideia e p-la em prtica. 8. Que distino se pode fazer entre gestor e empreendedor? Enquanto que o gestor pergunta com os recursos que esto ao meu alcance, o que que eu consigo obter?, o empreendedor questiona: dado o que eu quero obter, que recursos que preciso de adquirir? 9. Quais as competncias essenciais para o sucesso empresarial? Quer as competncias pessoais (como a criatividade, a persistncia e o compromisso, todas necessrias para a criao de uma empresa), quer as competncias de gesto (como a eficincia, a eficcia e a fiabilidade, todas importantes para o desenvolvimento de uma empresa) so elementos-chave para o sucesso empresarial. 10. Em que sectores de actividade se pode empreender? O empreendedorismo pode revelar-se em todos os sectores de actividade, pois um fenmeno multifacetado. 11. Para empreender necessrio elevados recursos financeiros e tecnologia avanada? Para empreender no necessrio muito dinheiro ou tecnologia de ponta. Muitas das vezes, as grandes ideias so simples e dispensam grandes tecnologias e grandes investimentos. O segredo passa por uma grande ideia. O problema existe quando se quer passar da ideia para a concretizao da mesma. 12. Quais as vantagens do empreendedorismo? O empreendedorismo tem vantagens a vrios nveis:

Contribui para a criao de emprego Funciona como um meio de integrao de desempregados e desfavorecidos no meio laboral Pode contribuir para reforar a coeso econmica e social das regies menos desenvolvidas Constitui um caminho para a inovao crucial para a competitividade Oferece aos consumidores mais possibilidades de escolha e preos mais baixos

13. Que consequncias tem a criao de novos negcios? Iniciar uma actividade empresarial um grande desafio que deve ser apoiado. Assim, potenciar o empreendedorismo e o surgimento de novos empreendedores tem como consequncias directas:

Criao de empresas Aumento do emprego Importante contribuio para o crescimento econmico e para a coeso social do pas

14. Mas nasce-se empreendedor ou aprende-se a ser empreendedor? Algumas pessoas nascem com maior qualificao para o empreendedorismo. Outras no tm tantos talentos inatos, mas isso no significa que no possam aprender e desenvolver esses talentos, que sero adquiridos com tempo, experincia e esforo, fundamentais para todos os indivduos que pretendam implantar e gerir um negcio. Contudo, necessrio que o indivduo tenha aspectos da sua personalidade que sejam compatveis com o perfil de um empreendedor, j que no possvel mudar o perfil psicolgico de uma pessoa. preciso notar que algumas pessoas definitivamente no so capazes de actuar como empreendedores e no existe formao alguma que altere isso. 15. Qual o papel da educao e da formao em empreendedorismo? A educao para o empreendedorismo deve iniciar-se nos nveis mais baixos de ensino, uma vez que se revela importantssima para o desenvolvimento de atitudes e competncias empreendedoras. A formao assume um papel crucial pois tem por objectivo munir os empreendedores de competncias tcnicas ligadas criao e gesto de empresas. 16. O que o intra-empreendedorismo? Um empregado no necessita de abandonar a organizao onde desenvolve a sua actividade empresarial para ser empreendedor. A ideia consiste, precisamente, em combinar vantagens de aproveitamento das estruturas e dos recursos de uma organizao com as caractersticas de independncia e criatividade de um pequeno projecto. O desafio conseguir desenvolver os comportamentos empreendedores para que os participantes possam actuar como agentes de mudana nas organizaes, melhorando processos e criando novas oportunidades de negcio. este o significado do novo conceito introduzido por Gifford e Elizabeth Pinchot em 1978: intraempreendedorismo (intrapreneurship).

Intra-empreendedor um conceito cada vez mais difundido nas organizaes e significa empreendedor interno, ou seja, aquele profissional que a partir de uma ideia e recebendo a liberdade, incentivo e recursos da empresa onde trabalha, dedica-se em transform-la num produto de sucesso. No necessita de deixar a empresa onde trabalha, como faria o empreendedor.

O intra-empreendedorismo nas empresas fortalecido e estimulado por mecanismos de remunerao varivel, pelo que o profissional ganha consoante os resultados que apresentar. Este aspecto permite introduzir a competitividade nas empresas e no prprio mercado, onde vence quem conseguir marcar a diferena. 17. Quais os obstculos com que se deparam as organizaes que tentam disseminar o conceito de intra-empreendedorismo dentro das mesmas? As organizaes sentem dificuldade na disseminao deste novo conceito dentro das mesmas, deparando-se com diversos obstculos como:

Financiamento Riscos e recompensas (dado que os custos de falhar so muito elevados e as recompensas pelo sucesso so reduzidas) Resistncia mudana Hierarquia das organizaes

Vous aimerez peut-être aussi