Vous êtes sur la page 1sur 6

Page 1 of 6

FUNDAMENTOS

Biomecnica do Salto em Distncia


As tcnicas utilizadas nos esportes esto sujeitas as mesmas leis fsicas que governam todos os movimentos. Portanto, utilizando este conceito, a Biomecnica tem contribudo de forma decisiva na anlise e melhora do desempenho do atleta nas provas de saltos. O comportamento do centro de gravidade do atleta durante a fase do salto propriamente dito pode ser descrito como um lanamento oblquo. Isto , o movimento de um corpo quando lanado ao ar com um certo ngulo (entre 0 e 90 graus) com a horizontal (leia sobre lanamento oblquo em http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Cursos/Curso1/mr35lp.html). Nesta condio, deprezando a resistncia do ar, age apenas sobre o corpo a fora da gravidade, ou fora peso, na direo vertical e para baixo. importante frisar que durante a fase de vo do atleta, no h nenhuma fora na direo horizontal atuando sobre ele. Este fato tem uma importante conseqncia sobre o movimento do atleta: durante a fase de vo, o centro de gravidade do atleta move-se com velocidade constante. Isto uma conseqncia direta das leis de movimento da mecnica enunciadas no sculo XVII pelo fsico ingls Issac Newton (leia sobre as leis de Newton em http://www.fisica.ufpb.br/prolicen/Cursos/Curso1/ln51int.html). A primeira lei de Newton diz que "Todo corpo permanece em estado de repouso ou de movimento uniforme, em linha reta, a menos que uma fora externa atue sobre ele". O fato de analisarmos o salto separadamente na direo vertical e direo horizontal um outro importante princpio na Mecnica: os movimentos nas direes ortogonais, no caso horizontal e vertical, so independentes, no sentido que uma fora que atua em apenas uma dessas direes no altera o movimento na direo perpendicular. A seguir, ns deduziremos as equaes de movimento do centro de gravidade do atleta para as direes horizontal (longitudinal, direo principal do movimento) e vertical durante o salto desprezando a resistncia do ar. Considere que o atleta (na verdade um corpo pontual, pois estamos considerando apenas o centro de gravidade do atleta) no momento do salto tm uma velocidade inicial v0 e um ngulo (teta, letra grega ) inicial com a horizontal. Pela trigonometria (revise conceitos bsicos de trigonometria em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/exatas/matematica/tc2000/mat40.pdf), a velocidade horizontal, v0x, desse corpo : v0x = v0cos() E a velocidade vertical v0y : v0y = v0sen() Na direo horizontal (x) no h foras externas atuando sobre o corpo e a equao de movimento relacionado a posio e o tempo (t) para o corpo nesta direo simplesmente: x(t) = x0 + v0xt x0 a posio inicial do corpo na direo horizontal no momento do salto. No caso do atleta, x0 representa a posio do centro de gravidade em relao tbua. Substituindo v0x na equao anterior, temos: x(t) = x0 + v0cos()t Na direo vertical (y) atua a fora de gravidade e a equao de movimento relacionado a posio e o tempo (t) para o corpo nesta direo dada por: y(t) = y0 + v0yt + 1/2gt2

20-09-2011

Page 2 of 6

y0 a posio inicial do corpo na direo vertical (a altura do centro de gravidade no incio do salto) e g a acelerao da gravidade (g = 9,8 m/s2). Substituindo v0y na equao anterior, temos: y(t) = y0 + v0sen()t + 1/2gt2 Estas so as duas equaes de movimento para o corpo (uma para cada direo). A partir delas possvel deduzirmos algumas variveis como distncia horizontal do salto e altura vertical do salto, ngulo timo para a mxima distncia horizontal, entre outras variveis, como funo apenas da velocidade inicial, ngulo do salto e posio inicial do centro de gravidade. A altura do salto pode ser obtida a partir da equao de Torricelli, uma outra forma de expressar a equao de movimento: vy(t)2 = v0y2 - 2gy Onde y a variao da posio vertical do corpo e vy(t) a velocidade do corpo no instante t. Substituindo v0y temos: vy(t)2 = (v0sen())2 - 2gy No momento em que o corpo est mais alto, a velocidade vertical deste corpo zero e ento temos: 0 = (v0sen())2 - 2g(ymax - y0) Rearranjando esta equao, temos que a altura mxima do salto uma funo da velocidade inicial, do ngulo do salto, da acelerao da gravidade e da posio vertical inicial:

Por exemplo, considerando-se nmeros tpicos para um salto, y0 = 1 m, = 22 graus, v0 = 10 m/s (lembre que v0 a velocidade resultante, a velocidade horizontal neste caso v0x= 9,3 m/s), g = 9,8 m/s2, a altura do salto de 1,71 m. A distncia horizontal do salto pode ser conseguida se obtivermos o tempo total do salto e substituirmos este valor na equao de movimento horizontal. O tempo total do salto dado pelo tempo de subida mais o tempo de descida, sendo que estes dois tempos so iguais. O tempo de subida pode ser obtido a partir da equao para a velocidade vertical do salto: vy(t) = v0y - gt Mais uma vez, a velocidade vertical no ponto mais alto zero e a equao anteior fica (j substituindo v0y): 0 = v0sen() - gtsubida E tsubida dado por: tsubida = v0sen()/g Sendo o tempo total, duas vezes este valor: ttotal = 2v0sen()/g Substituindo o tempo total na equao para a posio do corpo na direo horizontal (x(t) = x0 + v0cos()t), temos: x(t) = x0 + v0cos()2v0sen()/g = x0 + 2v02cos()sen()/g Da trigonometria, o produto 2cos()sen() sen(2), ento a distncia do salto dada por:

20-09-2011

Page 3 of 6

a velocidade horizontal neste caso v0x= 9,3 m/s), g = 9,8 m/s2) e considerando que o centro de gravidade estava frente da tbua com x0 = 0,2 m, a distncia do salto de 7,3 m.

Para os mesmos dados do exemplo anterior (y0 = 1 m, = 22 graus, v0 = 10 m/s (lembre que v0 a velocidade resultante,

As dedues acima no consideram que ao aterrissar, o atleta baixa seu centro de gravidade e ganha mais uma pequena distncia no salto. Neste links voc pode encontrar programas para simular o lanamento oblquo de um corpo (so programas escritos na linguagem Java, voc pode ter que instalar alguns outros programas para rodar estes programas): http://www.csm.ornl.gov/java/book/applets/Cannon/ http://jersey.uoregon.edu/vlab/newCannon/nc1.html http://www.phys.virginia.edu/classes/109N/more_stuff/Applets/ProjectileMotion/jarapplet.html

Salto em distncia
O salto em distncia tem sido objeto de diversos estudos na rea da biomecnica do esporte na literatura internacional. Apesar de existirem atletas de nvel competitivo internacional nas provas de saltos horizontais no pas, existe certa carncia de estudos relacionados a performance destes indivduos. Atravs do uso de cmeras buscou-se quantificar e analisar alguns parmetros cinemticos no intuito de fazer uma analogia com os dados da literatura e at mesmo entre os atletas analisados. Os eventos de saltos no atletismo so o salto em distncia, salto triplo, salto em altura e salto com vara; sendo o objetivo dos atletas que participam destas provas, o deslocamento mximo do centro de gravidade (CG) em uma dada direo. No salto em distncia e no salto triplo requerido o deslocamento horizontal; e no salto em altura e no salto com vara o deslocamento vertical do centro de gravidade (Hay, 1978) . Alguns pr-requisitos bsicos so necessrios para um bom desempenho no salto em distncia, como: velocidade, a posio corporal e a preciso do takeoff (Hay, 1978) . O resultado ideal do salto em distncia depende, dentre outras variveis, da capacidade do atleta em desenvolver alta velocidade no momento do takeoff. Quanto maior for a velocidade horizontal do centro de gravidade do atleta, no momento do takeoff na tbua, maior ser a distncia atingida no salto (Hay, Thorson et al., 1999) . Segundo Hay (1993) a distncia efetiva do salto a soma de trs distncias menores (Figura 1): a distncia horizontal entre a borda frontal da tbua de impulso e o CG do atleta no momento da sada (distncia de impulso-L1); a distncia horizontal que o CG viaja enquanto o atleta est no ar (distncia de vo-L2); a distncia horizontal entre o CG no instante que o calcanhar toca a areia e a marca efetiva do salto (distncia de aterrissagem-L3).

20-09-2011

Page 4 of 6

Figura 1. Diviso das distncias parciais do salto em distncia (Hay, 1993).

Cada uma destas distncias influenciam de alguma forma a distncia efetiva do salto, como demonstrado no modelo determinstico proposto por (Hay, 1978) (Figura 1).

Figura 1 . Modelo determinstico dos fatores que afetam desempenho no salto em distncia (Hay, 1978) .

Fases do Salto
Didaticamente, o salto em distncia pode ser dividido em quatro partes consecutivas. A corrida de abordagem consiste do momento que o atleta inicia o movimento em direo a tbua de impulso at o instante do ltimo toque do p de takeoff no solo (touchdown). O takeoff compreende o instante deste ltimo toque (touchdown) at a perda de contato do p de apoio com o solo (instante do takeoff). A fase de vo consiste o instante da perda de contato do p de apoio com a tbua de impulso (instante do takeoff) at o primeiro contato do corpo do atleta com a areia da caixa. Sendo que a aterrissagem inicia-se com este primeiro contato at o repouso do CG do atleta (Hay, 1978) . Corrida de Abordagem A corrida de abordagem consiste de uma corrida em torno de 40 a 45 metros ou de 17 a 23 passadas antes do contato com a tbua de impulso. Esta corrida tem a funo de proporcionar ao atleta uma posio tima para o contato com a tbua (Hay, 1978). Durante a corrida, os msculos possuem duas funes essenciais: acelerar o corpo na direo horizontal e agir contra a fora da gravidade atuante na direo vertical (Wiemann and Tidow 1995). Momentos antes do contato com a tbua o atleta realiza uma srie de ajustes no intuito de encontrar uma posio tima para o salto (Hay, 1978) .

20-09-2011

Page 5 of 6

A simples alterao sbita ou no programada na freqncia e amplitude nos passos da corrida, a fim de atingir com maior preciso a tbua de impulso pode levar o atleta s leses musculares, principalmente localizadas na musculatura isqueotibial durante a fase de contrao excntrica (Lees, Fowler et al., 1993) . Takeoff A transio entre a corrida de abordagem e o takeoff a parte que mais influencia na tcnica do salto em distncia (Hay 1993). O takeoff normalmente realizado em uma tbua de 20 centmetros de largura enterrada no solo ao nvel da pista. Para efeito de padronizao definimos o termo takeoff como a transio entre a corrida de abordagem e o incio do vo como proposto por (Hay, 1986). Durante o takeoff ocorre uma perda de velocidade horizontal e um ganho progressivo de velocidade vertical do CG. No s a perda de velocidade horizontal importante como torna-se impossvel completar um bom salto sem a perda parcial desta velocidade (Hay, 1986). A reduo da velocidade horizontal no momento do impulso depende primariamente da durao e magnitude do retardo, ou seja, o tempo e a intensidade das foras do p no solo; quanto maior for a velocidade de aproximao do atleta, e menor for o tempo de takeoff, maior ser a distncia do salto (Hay, Thorson et al., 1999) . Durante o contato inicial com a tbua h uma grande atuao de foras, na ordem de 7160N a 11770 Newtons ou 11,1 a 16,4 vezes o peso corporal (Hay 1993). Observou-se grande atividade muscular da perna de impulso durante este perodo, principalmente dos msculos extensores do joelho. Inicialmente h uma ao excntrica destes msculos e, conseqentemente o quadril, joelho e tornozelo ipsilateral encontram-se em flexo, no intuito de absorver o choque inicial e tambm armazenar energia elstica que produzir uma ao concntrica muscular mais produtiva (Lees, Fowler et al., 1993). Durante o takeoff o CG do atleta deslocado horizontalmente e verticalmente, sendo relatados deslocamentos de 80-95 cm na horizontal e de 17-18 cm na vertical (Hay, 1986). J a altura do CG no instante do takeoff segundo um estudo est em torno de 1,11-1,26 m (Hay e Miller, 1985). No salto em distncia, onde o atleta desenvolve grande velocidade durante a corrida de abordagem, ao realizar o takeoff a velocidade horizontal desenvolvida pelo atleta durante a corrida de aproximao reduzida na ordem de 9,5% a 17%. Essa diminuio se faz necessria para que ocorra um aumento da velocidade vertical e a elevao do centro de gravidade do atleta (Witters, Bohets et al., 1992). Sendo que a reduo da velocidade horizontal mais pronunciada quando o ngulo de projeo CG e a altura do salto so aumentados (Hay, 1986). Indcios apontam uma alta relao entre a magnitude da diminuio na velocidade horizontal e o aumento na velocidade vertical durante o takeoff. Observaram-se relaes entre as velocidades horizontal e vertical na ordem de 2:1 a 3:1 durante o takeoff, e ngulos de projeo de 26,6o e 18,4o respectivamente (Hay, 1986). A literatura demonstra que o trecho que mais influencia o resultado final do salto a distncia de vo do CG (L2) (Hay, 1986; Hay, 1988). A distncia de vo determinada pela velocidade, ngulo de projeo e altura relativa do CG no instante do take off, alm da resistncia do ar encontrada durante o vo, variveis essas que determinam a trajetria de qualquer projtil (Hay, 1986). Uma combinao da velocidade horizontal (Vx) desenvolvida na corrida e a velocidade vertical (Vy) adquirida no take off determinam o ngulo de projeo do CG (Hay e Koh, 1988). O conhecimento destas variveis torna-se imprescindvel para a anlise quantitativa do salto em distncia, portanto ser empregada metodologia que possibilite a descoberta destas variveis. A metodologia proposta para este estudo ser demonstrada mais frente. Vo Uma vez livre no ar, desprezando-se a resistncia deste, no h nada que se possa fazer para modificar a trajetria do CG. No entanto, possvel controlar rotaes indesejadas, buscando um melhor posicionamento para a aterrissagem. Existem basicamente 3 tcnicas de vo atualmente: a tcnica de sail, a tcnica de hang, e a tcnica de hitchkick ou tambm chamada de corrida no ar (Hay, Thorson et al., 1999). Na tcnica de sail o atleta traz ambas as pernas simultaneamente a frente aps a sada da tbua e permanece o restante do vo na posio sentada, com os quadris flexionados e os joelhos estendidos. uma tcnica primitiva que muito utilizada de maneira natural, entretanto devido a sua simplicidade ela pouco eficaz para controlar as rotaes e posicionar adequadamente o corpo para a aterrissagem (Hay, 1986). Um pouco mais sofisticada, a tcnica de hang utiliza o deslocamento da perna de balano a frente logo aps o takeoff e posteriormente esta mesma perna realiza o movimento de varrer para baixo e para trs at que as duas pernas se alinhem. Esse movimento da perna de balano provoca uma ao contrria do tronco e do membro superior para conter certas rotaes indesejveis. Esses movimentos antagnicos so interrompidos at que os braos encontrem-se alinhados acima da cabea e ao mesmo tempo os joelhos aparecem flexionados na preparao para a queda (Hay, Thorson et al., 1999). A tcnica de corrida no ar a forma mais complexa de vo utilizada pelos atletas de elite. Alm disso apresenta algumas variaes, sendo nomeada de acordo com o nmero de passadas executadas durante o vo. Contudo, a primeira parte desta

20-09-2011

Page 6 of 6

tcnica se assemelha com a tcnica de hang, onde a perna de balano levada a frente com o joelho em extenso, para posteriormente fazer o movimento de varrer para baixo e para trs, enquanto a perna de takeoff encontra-se em flexo de joelho com o calcanhar passando prximo a ndega (Hay, 1978). Utilizar uma ou outra tcnica de vo tem como objetivo atingir a melhor distncia do salto, realizando movimentos dentro de uma eficincia biomecnica, a fim de que o atleta assuma uma posio ideal para a aterrissagem (Herzog, 1986). Aterrissagem Durante a aterrissagem, um fator fundamental a inclinao do tronco do atleta no momento do contato com a caixa de areia. A posio mais adequada de queda com ligeira flexo do tronco, pois este procedimento aumentaria o tempo de vo, diminuindo a possibilidade do atleta cair para trs (Hay, 1978). A aterrissagem tima caracterizada pela mxima distncia de aterrissagem atingida pelo atleta e a mnima perda dessa mesma distncia (Herzog, 1986). A posio corporal aliada a tcnica empregada, pode promover uma perda significativa do comprimento do salto, como ocorre quando o atleta toca com as mos a areia durante a aterrissagem.

Cinemetria
Cinemtica envolve a descrio do movimento independente das foras que causam estes movimentos. O movimento pode ser descrito em termos espaciais e temporais, sendo que esta descrio pode ser feita com a utilizao de gonimetros, acelermetros, filmagens ou equipamentos optoeletrnicos (Winter, 1990). A cinemetria um conjunto de mtodos que busca medir os parmetros cinemticos do movimento, isto , posio, orientao, velocidade e acelerao. Devido complexidade que envolve o movimento humano, o nico sistema que possibilita a captura de todos os dados um sistema de imagem. O instrumento bsico para medidas cinemticas o baseado em cmeras de vdeo que registram a imagem do movimento e ento atravs de software especfico calcula-se as variveis cinemticas de interesse (Winter, 1990). Neste projeto, a cinemetria ser utilizada para registrar a cinemtica planar do movimento da cabea, tronco e membros dos sujeitos durante as atividades selecionadas.

Home | Fundamentos | Anlises | Videos/Imagens | Histria | Links | LOB


Melhor visto em resoluo 800x600 ou maior. Laboratrio de Biofsica - EEFEUSP. Webmaster.

20-09-2011

Vous aimerez peut-être aussi