Vous êtes sur la page 1sur 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA.

CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS


CET 102 FSICA GERAL E EXPERIMENTAL III

Ricardo Sampaio Silva Pedro Roque C. Bisneto Victor Barbosa Santos Borges

RELATRIO 01

Cruz das Almas 2011

SUMRIO

1. Introduo....................................................................................................................3 2. Materiais Utilizados.....................................................................................................3 3. Fundamentos Tericos.................................................................................................4 4. Procedimento Experimental.........................................................................................5 5. Concluso.....................................................................................................................7 6. Referncias Bibliogrficas............................................................................................7

Introduo Esse relatrio tem como fundamento a observao do comportamento das linhas de campo e linhas equipotenciais gerado num campo eltrico. Com auxlio de equipamentos que nos possibilitam fazer as medidas necessrias e o recolhimento de dados para um prvio e mais detalhado estudo do experimento, de onde tiraremos as nossas concluses e exportaremos os resultados observados. Vamos estudar o comportamento do campo eltrico, ou seja, veremos como as linhas de campo so formadas para os diferentes casos. Quando uma carga puntiforme est isolada no espao, ela gera um campo eltrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distncia dessa carga possuir o mesmo potencial eltrico. Portanto, aparece ai uma superfcie equipotencial esfrica. Podemos tambm encontrar superfcies equipotenciais no campo eltrico uniforme, onde as linhas de fora so paralelas e equidistantes. Nesse caso, as superfcies equipotenciais localizam-se perpendicularmente s linhas de fora (mesma distncia do referencial). So esses casos, observados no experimento laboratorial, que nos dar a possibilidade de observar e praticar o que recorrentemente estudamos nos livros. Para isso, precisamos conhecer o que compes um campo e como ele se comporta. A carga eltrica uma propriedade intrnseca das partculas fundamentais de que feita a matria. Todo objeto contm cargas eltricas, sendo elas entendidas como positivas e/ou negativas. Quando existe igualdade de cargas, o objeto dito eletricamente neutro, j quando no existe esta igualdade ele dito eletricamente carregado. Para se medir a fora de atrao entre essas cargas, utiliza-se da Lei de Coulomb, que nos possibilita descrever a fora de atrao ou repulso entre as cargas. A lei tambm vlida at mesmo no interior dos tomos, onde descreve corretamente a fora de atrao entre o ncleo positivo e os eltrons negativos. Outra ferramenta importantssima para se estudar o campo eltrico a visualizao das linhas de campo. Essas linhas de campo so usadas para visualizar a direo e a intensidade dos campos eltricos. O vetor campo eltrico em qualquer ponto tangente linha de campo eltrico que passa por este ponto. A densidade de linhas de campo eltrico em uma regio do espao proporcional ao mdulo do campo eltrico nesta regio. As linhas de campo comeam em cargas positivas e terminam em cargas negativas. As linhas equipotenciais (que constituem a superfcie equipotencial) tm a particularidade de ser perpendicular as linhas de campo. Os pontos que pertencem a uma superfcie equipotencial possuem todos, o mesmo potencial eltrico. O objetivo deste experimento observar e analisar a distribuio do campo eltrico, observar como se comportam as linhas equipotenciais em diversas circunstncias, e por fim obter o conhecimento necessrio para possveis estudos posteriores.

Materiais Utilizados Cuba plstica com marcao em seu fundo Multmetro Cabo banana-jacar Cabo banana-banana Soluo eletroltica de Sulfato de Cobre Duas placas metlicas (barra) Duas placas metlicas (circular) Um anel metlico

Fundamentos Tericos O experimento se fundamenta no estudo do campo eltrico, sendo ele formado por uma carga pontual, por um dipolo eltrico, por uma distribuio continua de cargas, etc. Para isso precisamos entender a definio do que venha a ser um campo eltrico e suas derivaes. Campo Eltrico: O campo eltrico um campo vetorial, constitudo por uma distribuio de vetores, um para cada ponto de uma regio em torno de um objeto eletricamente carregado, como um basto de vidro. O campo eltrico em um ponto nas proximidades de um objeto carregado definido da seguinte forma: primeiro colocamos no ponto uma carga positiva q, chamada carga de prova. Em seguida medimos a fora eletrosttica F que age sobre a carga de prova. Finalmente, definimos o campo eltrico E no ponto P devido ao objeto carregado atravs da equao E = F/q

Potencial Eltrico: a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas eltricas. Com relao a um campo eltrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial eltrico. Para obter o potencial eltrico de um ponto, coloca-se nele uma carga de prova q e mede-se a energia potencial adquirida por ela. Essa energia potencial proporcional ao valor de q. Portanto, o quociente entre a energia potencial e a carga constante. Esse quociente chama-se potencial eltrico do ponto. Ele pode ser calculado pela expresso:

o potencial eltrico, a energia potencial, a carga.

A unidade no S.I. J/C = V (volt)

Superfcie Equipotencial: So linhas de fora as quais no possuem variao n diferena de potencial. Por simetria as superfcies equipotenciais produzidas por uma carga pontual ou por qualquer distribuio de cargas com simetria esfrica uma famlia de esferas concntricas. No caso de um campo eltrico uniforme, as superfcies so uma famlia de planos perpendiculares s linhas de campo. Gaiola de Faraday: Este experimento feito por Faraday indica que a superfcie condutora eletrizada possui em seu interior campo eltrico igual a zero, devido s cargas que se distribuem de forma homognea em sua superfcie externa.

Procedimento Experimental Parte 1 Na primeira parte, apoiamos a cuba de plstico na bancada, com o papel milimetrado posicionado abaixo dela, a fim de se ter uma referencia. Depois colocamos as placas paralelas, uma em cada extremidade e depois colocamos um pouco de soluo de Sulfato de Cobre na cuba plstica. A partir da, ligamos a fonte de tenso, conectando os cabos s placas atravs dos fios de ligao com conectores jacar (adotando um lado como positivo e o outro como negativo). Aps feito isso, um dos cabos do multmetro ligado a uma das placas e o outro cabo de multmetro servir como ponta de prova. Aps traadas as linhas equipotenciais, temos a figura como demonstrao abaixo:

Parte 2 Como na parte 1, s mudamos os condutores. Ao invs de duas placas paralelas, colocamos dois condutores esfricos, ligamos os cabos como na Parte 1 e observamos agora as linhas de campo que agora tem formas elpticas e as linhas equipotenciais, como por conveno, sendo perpendiculares as linhas de campo, como observamos na figura abaixo:

Parte3 Na terceira parte, introduziremos um anel entre os dois condutores esfricos provenientes da Parte 2. Observaremos que a forma das linhas de campo muda, mas no haver campo eltrico no interior do anel. As linhas de campo e as linhas equipotenciais, podemos visualizar nas figuras abaixo:

Concluso Com o experimento pudemos comprovar que o campo eltrico uniforme tanto para o caso de duas placas colocadas paralelamente uma em relao outra, como para o caso de dois plos circulares. No primeiro caso, as linhas equipotenciais so paralelas as barras (e perpendiculares as linhas de campo formadas entre elas) e no segundo caso vimos que as superfcies equipotenciais so formadas de maneira concntricas em relao as plos, formando assim uma famlia de circunferncias aumentando de tamanho a medida que se afasta. Vimos tambm que a presena do anel entre os plos, o campo eltrico nulo no interior do anel (tambm conhecido como Gaiola de Faraday). Dessas observaes, tiramos nossas concluses sobre o campo eltrico, entendemos a sua composio e seus fundamentos, no sendo s um complemento da teoria estudada, mas sim a comprovao dos fatos.

Referncias Bibliogrficas Halliday, David, 1916 Fundamentos de Fsica, v.3: eletromagnetismo/ David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker Rio de Janeiro: LCT, 2007. Endereo Eletrnico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Potencial_el%C3%A9trico

Vous aimerez peut-être aussi