Vous êtes sur la page 1sur 16

POLTICA OPERACIONAL 2012-2014

Presidente da Repblica
Dilma Vana Rousseff

Vice-Presidente da Repblica
Michel Temer

Ministro de Estado da Cincia, Tecnologia e Inovao


Marco Antonio Raupp

Secretrio Executivo do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao


Luiz Antonio Rodrigues Elias

Presidente da FINEP
Glauco Antonio Truzzi Arbix

Diretores da FINEP
Fernando de Nielander Ribeiro Joo Alberto De Negri Roberto Vermulm

Chefe de Gabinete da Presidncia


Celso dos Santos Fonseca

POLTICA OPERACIONAL 2012-2014


Rio de janeiro, 16 de janeiro de 2012

I - INTRODUO
A Poltica Operacional tem por objetivo estabelecer diretrizes para a anlise das demandas que podero resultar na celebrao de contratos e convnios no perodo 20122014. Est estruturada em Linhas de Ao e Programas, harmonizadas com as polticas pblicas federais. O apoio se dar a programas ou projetos por diferentes instrumentos operacionais, sempre visando promover o desenvolvimento econmico e tecnolgico nacional. Cabe ressaltar que, enquanto as Linhas de Ao so destinadas ao atendimento de demandas espontneas, os Programas contemplam objetivos especficos, transitrios, e tm, portanto, condies prprias a sua operao. I.1 Premissas

A poltica operacional da FINEP um instrumento que visa elevar o nvel tecnolgico do parque produtivo nacional de modo a torn-lo apto a fazer frente aos desafios prevalecentes nos mercados nacional e internacional. Nas consideraes acerca da elegibilidade de um projeto para apoio da FINEP devero tambm ser levados em conta os seguintes aspectos: enquadramento nos programas do governo federal, especialmente Estratgia Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao (ENCTI); Brasil Sem Misria; Programa de Acelerao do Crescimento; Plano Brasil Maior; Plano Nacional de Defesa; Plano de Desenvolvimento da Agropecuria; e as atividades de inovao compreendidas nas polticas ministeriais; enquadramento nas Linhas de Ao e Programas da Poltica Operacional da FINEP; que os projetos comportem fortes externalidades socioeconmicas e ambientais. Embora a promoo da inovao guarde estreita relao com o desempenho econmico das empresas e setores econmicos, devero ser considerados outros aspectos para o apoio s demandas apresentadas, tais como promoo do desenvolvimento local, nacionalizao das cadeias de produo, internacionalizao de empreendimentos brasileiros e demais objetivos estratgicos pertinentes. Finalmente, em sintonia com o perfil de atuao da FINEP, devero, tambm, ser adotados na anlise, acompanhamento e avaliao de todas as Linhas de Ao e Programas, os princpios do Desenvolvimento Sustentvel1, em suas trs vertentes, a saber: desenvolvimento econmico, equidade social e proteo ambiental.
aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem a suas prprias necessidades. Relatrio Final da Comisso Brundtland (Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) da ONU, abril de 1987.
1

I.2

Principais desafios

Os principais desafios que a FINEP se prope a enfrentar com a promoo da inovao so: reverter a vulnerabilidade externa nos segmentos intensivos em tecnologia; estimular a implantao de atividades contnuas de P&D nas empresas; elevar a competitividade da empresa brasileira; apoiar a insero de empresas inovadoras em mercados globais; estimular a participao do capital privado em inovao; estruturar competncias para lideranas futuras; e estimular a adoo de procedimentos que promovam a sustentabilidade.

II - LINHAS DE AO - REEMBOLSVEL - INOVA BRASIL


A atuao da FINEP no apoio inovao ocorre em harmonia com as Linhas de Ao estabelecidas pela Diretoria para o perodo 2011-2014: II.1 Inovao pioneira

Tem como objetivo o apoio a todo o ciclo de desenvolvimento tecnolgico, desde a pesquisa bsica ao desenvolvimento de mercados para produtos, processos e servios inovadores, sendo imprescindvel que o resultado final seja, pelo menos, uma inovao para o mercado nacional. Tambm podero ser admitidos projetos cujos resultados, embora no caracterizem uma inovao pioneira, contribuam significativamente para o aumento da oferta em setores concentrados, considerados estratgicos pelas nfases governamentais, e nos quais a tecnologia comumente se caracteriza como uma barreira entrada. II.2 Inovao contnua

Apoio a empresas que desejam implementar atividades de P&D e/ou programas de investimento contnuo em pesquisa e desenvolvimento tecnolgico, por meio da implantao de centros de P&D prprios ou da contratao junto a outros centros de pesquisa nacionais. O objeto dessa linha de ao o fortalecimento das atividades de P&D compreendidas na estratgia empresarial de mdio e longo prazos.

II.3

Inovao e competitividade

Destinado ao apoio a projetos de desenvolvimento e/ou aperfeioamento de produtos, processos e servios, aquisio e/ou absoro de tecnologias, de modo a consolidar a cultura do investimento em inovao como fator relevante nas estratgias competitivas empresariais. Os Anexos I e II detalham as condies para o apoio inovao em cada linha de ao.

III - REAS PRIORITRIAS


Na execuo da Poltica Operacional sero consideradas prioritrias as seguintes reas: Tecnologias da Informao e Comunicao; Defesa e Aeroespacial; Petrleo & Gs; Energias Renovveis; Complexo da Sade; Desenvolvimento Social e Tecnologia Assistiva. Alm destas reas, a FINEP priorizar as microempresas, pequenas empresas e empresas de pequeno porte, por meio de operaes descentralizadas, e as tecnologias voltadas ao desenvolvimento de produtos e processos sustentveis.

IV - OPERAES DESCENTRALIZADAS
As operaes descentralizadas tm como objetivo o atendimento s demandas das empresas inovadoras por meio de agentes que operam recursos concedidos pela FINEP, e se concretizam atravs dos seguintes programas: IV.1 INOVAR O INOVAR uma parceria da FINEP com o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FUMIN/BID) com o objetivo de promover a estruturao e consolidao da indstria de capital empreendedor no Brasil e o desenvolvimento das empresas inovadoras brasileiras. Abrange aes relacionadas ao investimento de capital semente, formao de redes

de investidores anjos, ao aconselhamento estratgico e apresentao de empreendimentos inovadores a investidores potenciais, transferncia de conhecimentos acumulados pela FINEP a instituies e iniciativas congneres na Amrica Latina, promoo e disseminao das melhores prticas relacionadas ao capital empreendedor e atrao de investidores institucionais para a indstria brasileira. IV.2 Tecnologia e Inovao - TECNOVA O TECNOVA tem por objetivo apoiar as microempresas, pequenas empresas e empresas de pequeno porte em projetosde pesquisa, desenvolvimento e inovao tecnolgica. O programa ser operado de forma descentralizada, atravs de redes de agentes operacionais estaduais, e conta com o apoio do SEBRAE.

V - FINANCIAMENTOS PARA INSTITUIES DE CINCIA E TECNOLOGIA (ICTs) - NAO-REEMBOLSVEL


A FINEP seleciona e apoia projetos de Cincia, Tecnologia e Inovao, apresentados por ICTs nacionais, com recursos originados dos fundos setoriais. As formas de seleo e os temas apoiados so definidos pelos respectivos comits gestores dos fundos.

VI - OUTRAS AES
VI.1 Prmio FINEP de Inovao O Prmio FINEP foi criado para reconhecer e divulgar esforos inovadores realizados por empresas, instituies sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e j aplicados no Pas ou no exterior. VI.2 Feiras e Eventos A FINEP participa de feiras e eventos nacionais e internacionais com o objetivo de difundir e promover a sua atuao na rea de Cincia, Tecnologia e Inovao. VI.3 Parques tecnolgicos Programa voltado para a criao de parques tecnolgicos que tenham como objetivo desenvolver competncias tecnolgicas focadas em vocaes regionais ou na existn-

cia de cadeias produtivas especficas e que apresentem planos de negcios destinados a promover a auto-sustentao dessas iniciativas. Ser operado por meio de chamadas pblicas para a apresentao de projetos de inovao cujo apoio financeiro contar com recursos no-reembolsveis.

VII - CARACTERSTICAS DAS OPERAES APOIADAS PELA FINEP2


VII.1 Instituies apoiveis Empresas, universidades, institutos tecnolgicos e outras instituies pblicas ou privadas. VII.2 Modalidades de Apoio VII.2.1 - Financiamento reembolsvel crdito; conta Inova Brasil - linha de crdito para apoio a programas de P&D contnuo.3 VII.2.2 - Financiamento no-reembolsvel subveno econmica a empresas; financiamento a Instituies Cientficas e Tecnolgicas (ICTs). VII.2.3 - Investimento investimento em fundos VII.3 Prazos de carncia e amortizao VII.3.1 - Os prazos de carncia e amortizao so calculados em funo da combinao entre os prazos de execuo dos projetos, sua gerao de caixa e a capacidade de pagamento da empresa.

As condies do apoio financeiro seguiro as previstas nas normas das respectivas fontes. Por exemplo, quando o apoio financeiro tiver como origem do recurso o Programa de Sustentao de Investimento (PSI), os prazos de carncia e amortizao, assim como os itens financiveis, obedecero as condies do Programa. 3 Modalidade a ser Regulamentada atravs de Resoluo de Diretoria.
2

o prazo de amortizao ser determinado pela combinao das variveis prazo de execuo do projeto e o payback (tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro lquido acumulado se iguala ao valor do investimento apoiado), limitado ao perodo total de 12 anos, a partir da contratao do projeto; o prazo de carncia no poder ultrapassar o perodo de 6 meses contados a partir do 1 faturamento que a empresa receber em decorrncia da execuo do projeto ou, na impossibilidade da aplicao deste critrio, o referido prazo ser determinado pelo acrscimo de 6 meses ao prazo de execuo do projeto. VII.4 Itens financiveis O apoio financeiro abrange os itens necessrios s atividades de inovao, respeitadas as restries aplicveis a cada instrumento ou tipo de demanda. Tambm so oferecidos Programas de Financiamento que podem combinar mais de uma modalidade de apoio financeiro, visando o atendimento de demandas especficas, com prazo de vigncia e dotao previamente estabelecidos. A relao de itens financiveis nas operaes apoiadas pela FINEP poder abranger: equipes participantes do projeto; bolsas de pesquisa; equipamentos e instrumentos (nacionais e importados); material permanente; matrias-primas e material de consumo; compra de tecnologia; assistncia tcnica e servios de consultoria; obras civis diretamente associadas ao projeto; patenteamento e licenciamento; compra de participao no capital de empresas inovadoras; aluguel de material promocional pertinente difuso da inovao; dirias e passagens no Pas e no exterior;

servios de engenharia consultiva; servios de terceiros pessoa fsica e pessoa jurdica; acesso a banco de dados; testes de conformidade e certificao no Pas e no exterior; treinamento no Pas e no exterior, atravs de cursos e estgios ligados ao projeto de inovao; softwares customizados; concepo e desenvolvimento de software; produo, instalaes fabris e comercializao quando associadas a inovaes; joint-venture associada inovao; nacionalizao do capital social, fuses, incorporaes; e ferramental associado a desenvolvimento tecnolgico. VII.5 Natureza das atividades apoiadas A FINEP apoia uma ampla gama de atividades prprias ao desenvolvimento tecnolgico. VII.5.1 atividades que contribuem para a gerao de conhecimento pesquisa bsica e/ou aplicada; demonstrao de conceito e simulao, quando associados inovao; desenvolvimento de novos produtos, processos e servios; prottipo e prototipagem; engenharia bsica (concepo e definio dos parmetros desconhecidos para detalhamento de projetos-engenharia no rotineira); absoro de tecnologia. VII.5.2 atividades que utilizam e/ou aprimoram o conhecimento compra e adaptao de tecnologia (inclusive assistncia tcnica); aprimoramento de tecnologias, produtos, processos e servios;

infraestrutura de P&D; desenho industrial; planta piloto (scale-up); comercializao pioneira. VII.5.3 atividades que do suporte utilizao do conhecimento implantao de sistemas de controle de qualidade; metrologia, normalizao, regulamentao tcnica e validao de conformidade (inspeo, ensaios, certificao e demais processos de autorizao); pr-investimento (estudos de viabilidade, estudos de mercado, planos de negcios, planos de marketing, e prospeco tecnolgica);

modelos de negcios inovadores. VII.5.4 atividades que do continuidade gerao de novos conhecimentos e desenvolvem novas capacitaes produtivas primeira unidade industrial 4 VII.5.5 atividades que viabilizam a absoro de novas competncias tecnolgicas incorporao/fuso/joint venture 5 VII.6 Propriedade do Capital das Empresas Sero apoiados projetos desenvolvidos integralmente por empresas instaladas no territrio nacional. Projetos que visem absoro de tecnologia s sero apoiados quando o controle de capital da proponente for nacional. Em caso de associao com empresa cujo controle de capital seja estrangeiro, devero ser comprovadas as condies para que ocorram efetivamente a transferncia e a absoro da tecnologia pela empresa proponente.

4 5

O valor do limite de apoio primeira unidade industrial ser definido por Resoluo de Diretoria. O valor do limite de apoio Incorporao/ fuso/joint venture ser definido por Resoluo de Diretoria.

10

VIII - ENQUADRAMENTO DAS OPERAES FINANCIVEIS


A determinao da taxa de juros depender das seguintes condicionantes: a classificao da Linha de Ao a que a proposta direcionada; a Natureza das Atividades de inovao que compem a operao proposta; disponibilidade de recursos. No caso da proposta contemplar atividades de inovao compreendidas em mais de um grupo de natureza de atividade , a taxa concedida poder ser relativa natureza da atividade preponderante ou a uma composio das taxas de cada natureza de atividade. nfase em prioridades governamentais podero, eventualmente, motivar tratamentos diferenciados no apoio da FINEP.

IX - APRESENTAO DE PROPOSTAS REEMBOLSVEIS


Os interessados devero apresentar suas propostas atravs de formulrio de Consulta Prvia (CP), para que seja feita anlise apurada de mrito tecnolgico, recomendao de enquadramento de fontes e anlise econmico-financeira retrospectiva. Enquadrada a Consulta Prvia, os interessados devero apresentar o formulrio de Solicitao de Financiamento (SF), com o detalhamento das informaes para anlise oramentria e econmico-financeira prospectiva. Ao final desta etapa ser feita uma recomendao para Deciso da Diretoria da FINEP. O portal da FINEP (www.finep.gov.br) o caminho adequado para os interessados se informarem sobre as Linhas de Ao e Programas disponveis, bem como os requisitos de enquadramento. Todos os formulrios e roteiros necessrios para a apresentao de propostas encontram-se disponveis nesse Portal.

11

ANEXO I
CONDIES DE FINANCIAMENTO/TAXAS

Natureza de Atividade

Linhas de Ao
Inovao Pioneira e/ou Inovao Contnua
Inovao Competitividade

Pesquisa Bsica e/ou Aplicada Demonstrao de conceito e simulao Desenvolvimento de novos produtos, processos e servios
A 4,0% TJLP - 1,0 %

Prottipo e prototipagem Engenharia bsica (concepo e definio dos parmetros ainda desconhecidos para detalhamento de projetos - engenharia no rotineira) Absoro de tecnologia Compra e adaptao de tecnologia (inclusive assistncia tcnica) Aprimoramento de tecnologias, produtos, processos e servios

Infraestrutura de P&D Desenho Industrial Planta piloto (scale-up) Comercializao pioneira Implantao de sistemas de controle de qualidade Tecnologia Industrial Bsica (TIB)*

5,0%

5,0%

Pr-investimento (estudos de viabilidade, pesquisa de mercado, planos de negcios, marketing, prospeco tecnolgica) Modelos de negcios inovadores

TJLP + 0,5%

TJLP + 2,5%

D E

Primeira unidade industrial Incorporao, fuso, joint venture

TJLP + 4,5% TJLP + 6,5%

TJLP + 6,0% TJLP + 7,5%

Vigente a partir de 16/01/2012


* metodologia, normalizao, regulamentao tcnica e validao de conformidade (inspeo, ensaios, certificao e demais processos de autorizao)

ANEXO II
CONDIES DE FINANCIAMENTO/PARTICIPAO

Natureza de Atividade

Linhas de Ao
Inovao Pioneira e/ou Inovao Contnua
Inovao Competitividade

Pesquisa Bsica e/ou Aplicada Demonstrao de conceito e simulao Desenvolvimento de novos produtos, processos e servios
A

4,0%

TJLP - 1,0 % 25000,0%

Prottipo e prototipagem Engenharia bsica (concepo e definio dos parmetros ainda desconhecidos para detalhamento de projetos - engenharia no rotineira) Absoro de tecnologia Compra e adaptao de tecnologia (inclusive assistncia tcnica) Aprimoramento de tecnologias, produtos, processos e servios
90% 80%

Infraestrutura de P&D Desenho Industrial Planta piloto (scale-up) Comercializao pioneira Implantao de sistemas de controle de qualidade Tecnologia Industrial Bsica (TIB)*

Pr-investimento (estudos de viabilidade, pesquisa de mercado, planos de negcios, marketing, prospeco tecnolgica) Modelos de negcios inovadores

80%

70%

D E

Primeira unidade industrial Incorporao, fuso, joint venture

80% 70%

70% 60%

Vigente a partir de 16/01/2012

(21) 2555-0555

Vous aimerez peut-être aussi