Vous êtes sur la page 1sur 8

:: Tutoriais

Alterando o Windows XP com o gpedit.msc


Introduo Computadores com mais de um usurio quase sempre necessitam de restries que impeam a alterao de configuraes ou o acesso a determinados recursos do sistema operacional. Uma ferramenta bastante precisa para isso o gpedit.msc, disponvel nas verses mais recentes do Windows. Este tutorial explicar como utiliz-lo no Windows XP e mostrar, para efeitos de exemplo, algumas restries no menu Iniciar, na rea de Trabalho (Desktop), no Painel de Controle e em outros recursos. Antes de comear A ferramenta gpedit.msc deve ser usada com prudncia, pois por ela possvel at impedir o funcionamento do Windows. No ative determinados recursos se no estiver certo do que est fazendo. Cada alterao possvel tem uma explicao na janela correspondente. Consulte-a no caso de dvidas ou pea auxlio a algum mais experiente. As instrues disponibilizadas aqui foram testadas pelo InfoWester em mais de um computador. No entanto, pela natureza complexa dos computadores, este site no pode garantir que todos os procedimentos vo funcionar com perfeio em seu computador ou que no causaro danos. Assim, ao usar este tutorial, voc deve concordar que o InfoWester no responsvel por qualquer problema ou alterao indesejada que possa acontecer em sua mquina. Quando usar o gpedit.msc O gpedit.msc um recurso disponvel a usurios com privilgios de administrador e serve para bloquear ou alterar uma srie de recursos do Windows (no est disponvel para a verso Home do Windows XP). Sua utilizao indicada em computadores com mais de um usurio, onde necessrio efetuar certas restries para garantir o funcionamento dos recursos essenciais s funes da mquina. No entanto, importante frisar que todos os usurios, inclusive o administrador, sero atingidos pelas restries. Quando o administrador necessitar de algum recurso bloqueado, pode-se desativar temporariamente o gpedit.msc. Isso ser explicado mais adiante. Em lugares onde h redes de computadores, o administrador de sistemas geralmente faz com que tais mquinas efetuem login em um domnio (uma espcie de grupo de computadores gerenciado por servidores) e carreguem as restries existentes de um servidor. A vantagem disso que o administrador pode ter mais controle das atividades de cada mquina e precisa fazer as configuraes apenas no servidor. Quando alguma alterao for efetuada, todos os computadores da rede a recebero.

No entanto, h situaes onde, por algum motivo, no possvel fazer os computadores efetuarem login em um domnio. Neste caso, faz-se necessrio a criao de restries em cada mquina. neste ponto que o gpedit.msc pode ser usado. Outra situao: muitos usurios podem necessitar bloquear ou alterar um ou outro recurso de seu computador pessoal. O gpedit.msc uma opo excelente para esse caso. Comeando a usar o gpedit.msc A maneira mais fcil de acessar o gpedit.msc indo em Iniciar / Executar e digitando gpedit.msc. Esse comando tambm pode ser digitado no Prompt de comando. Digitado o comando, surgir uma janela de nome "Diretivas de Grupo". Esta possui duas divises. A da esquerda contm as opes, cujo contedo exibido direita quando expandido.

Como mostra a imagem anterior, geralmente aparece uma opo esquerda de nome Diretiva Computador Local com dois sub-itens expansveis: Configurao do computador e Configurao do usurio. Neste tutorial, nos basearemos neste ltimo por suas opes serem mais interessantes. Clicando no sinal de positivo (+) no incio de Configurao do usurio, trs sub-itens expansveis aparecem: - Configuraes de software: geralmente esta opo permite a configurao de softwares fornecidos por terceiros. pouco usada; - Configuraes do Windows: permite a ativao de scripts a serem executados na inicializao do computador; permite alterar as configuraes de segurana; permite alteraes no Internet Explorer; - Modelos administrativos: este o item com mais recursos e que ser usado neste tutorial. Ele permite realizar uma srie de configuraes que so guardadas em arquivos

de extenso .adm. Estes, por sua vez, baseiam suas configuraes diretamente no Registro do Windows. Configurao do usurio / Modelos administrativos Ao clicar no sinal de positivo no incio de Modelos Administrativos, uma seqncia de sub-itens aparece, sendo os mais comuns: - Menu 'Iniciar' e barra de tarefas; - rea de trabalho; - Painel de Controle; - Pastas compartilhadas; - Rede; - Sistema; - Componentes do Windows. O nome de cada item acima deixa claro onde possvel fazer alteraes. Basta selecionar qualquer das opes e seu contedo aparecer no lado direito da janela. A figura abaixo mostra os itens que aparecem quando Menu 'Iniciar' e barra de tarefas selecionado:

possvel notar que clicando em cada item, uma srie de configuraes podem ser feitas. O processo de alterao muito simples e igual para a maioria dos itens. Mesmo os que diferem no apresentam grau elevado de dificuldade. Como exemplo, imaginemos que voc queira impedir o acesso ferramenta regedit.exe, que permite acesso ao Registro do Windows. Para impedir seu funcionamento necessrio saber onde est sua localizao. Veja bem, o regedit no faz parte do Menu Iniciar, portanto no estar em Menu 'Iniciar' e barra de tarefas. De igual forma, o regedit no faz parte do Painel de Controle, muito menos da opo Rede. Isso deixa claro que ele pode estar em duas opes: Sistema ou Componentes do Windows. Como mostra a figura abaixo, ele est em Sistema, no item Impedir acesso a ferramentas de edio do Registro, na parte da direita. Para alter-lo, basta dar dois cliques com o

boto esquerdo do mouse sobre o item. Na janela que surgir, basta clicar na guia Configurao e escolher uma das trs opes e clicar em OK: No configurado, Ativado, Desativado.

O padro No configurado que indica que aquele item carrega a opo padro do Windows, que no nosso exemplo, permitir o acesso ao regedit. Se clicar em Ativado, o recurso Impedir acesso a ferramentas de edio do Registro passar a funcionar e, portanto, o acesso ao Registro do Windows ser impedido. Como isso que queremos, basta selecionar essa opo e clicar em OK. Depois V em Iniciar / Executar e digite regedit. Note que o Windows exibir uma mensagem de erro e impedir o acesso ferramenta:

Se escolher Desativado, a opo em questo ser uma configurao desativada no Windows, ou seja, no ser possvel aplic-la no sistema. Note que na mesma janela existe uma guia de nome Explicar. Ela importante porque contm um pequeno texto que indica o que a opo escolhida oferece.

possvel reparar que quase todas as configuraes disponveis podem ser alteradas nesse esquema de "No configurado, Ativado e Desativado". No entanto, dependendo do recurso, h algo mais a ser feito. Por exemplo, possvel impedir o Windows de executar determinados aplicativos. Imagine que voc queira impedir a execuo do arquivo infowester.exe, presente em C:\Windows\. Para isso, o caminho o seguinte no gpedit.msc: Configurao do usurio / Modelos administrativos / Sistema e, direita, No executar aplicativos do Windows especificados. Na janela que surgir deve-se clicar em Ativado e depois no boto Mostrar / Adicionar... e informar o caminho do arquivo: C:\Windows\infowester.exe. Por fim, devese clicar em OK at fechar todas as opes.

Alguns exemplos Neste tpico faremos algumas configuraes para mostrar a capacidade do gpedit.msc: Exemplo 1: impedindo a alterao do papel de parede O papel de parede est localizado na rea de Trabalho, logo esta opo que devemos procurar no gpedit.msc, certo? Na teoria, sim. No entanto, a Microsoft preferiu colocar esse item no seguinte caminho: Modelos administrativos / Painel de controle / Exibio. Na rea da direita, basta ativar o item Impedir alterao do papel de parede. importante frisar que, mesmo com esse recurso ativado, possvel que alguns programas consigam alterar o papel de parede. o caso do Microsoft Office Picture Manager, que acompanha o pacote Office 2003. Exemplo 2: removendo o boto Desligar do menu Iniciar Esta configurao mais simples, pois basta ir em Modelos Administrativos / Menu 'Iniciar' e barra de ferramentas e na rea direita ativar a opo Remover e impedir o acesso ao comando 'Desligar'. Exemplo 3: impedindo a execuo do Windows Messenger Para essa configurao, deve-se ir em Modelos administrativos / Componentes do Windows / Windows Messenger. direita, deve-se ativar No permitir a execuo do Windows Messenger. Importante: essa configurao no impede o funcionamento do MSN Messenger.

Exemplo 4: ocultando a unidade C: Essa uma configurao mais trabalhosa, mas no complicada: deve-se ir em Modelos administrativos / Componentes do Windows / Windows Explorer. direita, deve-se escolher Ocultar estas unidades especificadas em 'Meu computador'. Assim que a opo Ativado for escolhida nesse item, um menu aparecer perguntando quais unidades voc quer ocultar. possvel fazer vrias combinaes. Em nosso caso, vamos escolher Restringir apenas a unidade C. Importante: esse recurso funciona para at 4 parties. Se tiver mais, as outras no aparecero e no podero ser ocultadas.

Exemplo 5: Impedindo o acesso ao recurso Adicionar / Remover programas Esse um recurso acessvel pelo Painel de Controle, logo, deve-se seguir o seguinte caminho no gpedit.msc: Modelos administrativos / Painel de controle / Adicionar ou remover programas. Na rea da direita, deve ativar a opo Remover programas de 'Adicionar / Remover programas'. Desativando o gpedit.msc temporariamente Como j dito, as restries do gpedit.msc atingem todos os usurios do computador, inclusive aqueles com privilgios de administrador. Usurios dessa categoria podero desativar o gpedit.msc temporariamente, caso necessitem de algum recurso bloqueado. Para isso, na janela do gpedit.msc, clique em Diretiva Computador Local com o boto direito do mouse, selecione Propriedades e marque as seguintes caixas: Desativar

configuraes do computador e Desativar configuraes do usurio. Clique em Ok e aguarde alguns instantes para o gpedit.msc liberar suas restries (em alguns casos, pode ser necessrio reiniciar o computador ou efetuar logoff). Desmarque as caixas em questo para reativar o gpedit.msc. Finalizando O gpedit.msc uma ferramenta que permite fazer uma quantidade grande de configuraes. So tantas que este tutorial seria cansativo se cada uma delas fosse mencionada. No entanto, o texto deixou claro que o segredo identificar onde a configurao desejada ser feita e procur-la na rea correspondente do gpedit.msc. Por exemplo, se voc deseja alterar alguma caracterstica do menu Iniciar, sabe que muito provvel que tal configurao esteja em Modelos administrativos / Menu 'Iniciar' e barra de tarefas. Em contradio, o exemplo 1 do tpico anterior mostra que nem sempre assim. Determinados itens podem no estar no lugar que nos parece bvio, por isso, necessrio procurar e testar. Com a prtica, logo voc conhecer todas as possibilidades do gpedit.msc, inclusive as dos itens no explorados nesse tutorial (Configurao do computador). Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 20/12/2005 - Atualizado em 01/02/2006

Vous aimerez peut-être aussi