Vous êtes sur la page 1sur 2

Como escrever um livro em dez passos Voc que gosta de livros precisa conhecer o listme.

Uma nova rede social onde voc pode listar, entre outras coisas, os livros que mais gosta. E com isso conhecer pessoas parecidas com voc! Experimente divertido e grtis.
Primeiro: Trace uma linha mestra. Procure um lugar onde no ser incomodado. hora de sonhar; mentalize e escreva as principais idias e cenas que pretende colocar no livro. Assim voc ir construir a linha mestra do que acontecer na sua obra. Segundo: Cuide de seus personagens. Crie os protagonistas e personagens da sua obra. Responda as seguintes perguntas para cada personagem: Qual o nome completo do personagem? Qual a idade? Qual o seu grande objetivo? De qu ele gosta? Quais coisas ele no gosta? Como foi o seu passado? Como so seus sentimentos? Como so seus pensamentos. Lembre-se quanto mais completa for a personalidade de seu personagem, mais convincente e cativante ele ser. Terceiro: Tenha em mente a evoluo da histria Voc est contando uma parte da vida de seus personagens, assim tenha em mente que precisa haver uma evoluo. Eles comeam o livro em uma situao e no decorrer do livro eles devem evoluir para outra situao. Quarto: Pense nos obstculos que o protagonista ir enfrentar Lembre-se de que o protagonista deve enfrentar um antagonista. Esta trama pode assumir diversas formas: Luta entre o bem e o mau (ou mocinho e bandido), A luta pela sobrevivncia, A luta interna entre estados de esprito conflitantes, etc. Quinto: Use um linguagem objetiva, evite textos rebuscadas Escreva sobre pessoas e sentimentos. Coisas do dia-a-dia, jeitos das pessoas de falar e de se expressar. Sexto: Prefira frases curtas Use sempre frases curtas. Abuse dos dilogos. Coloque ritmo, como o rufar de tambores, como o bater do corao. Liberte a imaginao do leitor, faa ele viajar com voc. Faa com que ele se envolva e visualize o universo que voc est criando. Stimo: Leia e releia o seu texto Revise os pargrafos com carinho, reescreva e reestruture se for necessrio. Pea para algum, que entenda de gramtica, para corrigir os possveis erros. Pea opinies das pessoas que so prximas a voc. Escute os bons conselhos. Leia e releia o seu livro, faa alteraes at ficar timo. Oitavo: Projeta e divulgue a sua obra

Registre a sua obra na Fundao Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=28). Envie para vrias editoras. Evite os pensamentos pessimistas, acredite sempre na resposta positiva. Nono: Mantenha o pensamento positivo Desenhe a capa do seu livro e a coloque num lugar onde voc possa ver todos os dias. E, sempre que olhar para o desenho, tenha pensamentos positivos com relao ao seu livro. Mantenha em sua mente a imagem de sua obra nas livrarias. Imagine pessoas folheando o seu livro e carregando-o para o caixa. Imagine as pessoas felizes ao lerem o seu livro. Dcimo: E mais importante Nunca, jamais desista de seu sonho. Lembre-se s voc pode definir se seu sonho ir se realizar ou no. Ento escolha o sim.

Vous aimerez peut-être aussi