Vous êtes sur la page 1sur 3

Introduo

Um recurso muito interessante do Microsoft Word a possibilidade de inserir numerao automtica nas pginas do arquivo. Para isso, basta ir em Inserir / Nmero de pginas e executar a configurao desejada. No entanto, com este recurso, a numerao sempre ser feita em todas as pginas do documento. Em alguns casos, pode ser que voc queira que a numerao aparea em determinadas pginas e em outras no. Por exemplo, suponha que voc criou um documento dividido em captulos. A capa e a sobrecapa do documento e a primeira pgina de cada captulo no devem ser numeradas. perfeitamente possvel fazer isso no Word. O objetivo deste artigo explicar como realizar tal ao. Note, no entanto, que este tutorial vlido apenas para o Word 2003 e anteriores. Para o Word 2007 acesse esta pgina.

Quebra de seo
Existe um recurso no Word chamado quebra de seo. Ele faz com que seja possvel dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. atravs da quebra de seo que possvel colocar numerao em determinadas pginas e em outras no. E no s numerao. Voc pode colocar rodap ou cabealhos diferentes no mesmo documento. Para este tutorial, abra qualquer arquivo do Word existente em seu computador (ser for um arquivo importante, faa uma cpia e a utilize) ou crie um (por exemplo, infowester.doc) e insira textos em algumas pginas. Clique no final de qualquer pgina, aps o ltimo caractere. Em seguida, v no menu Inserir / Quebra e em Tipos de quebra de seo escolhaPrxima pgina. Para ver a quebra, necessrio ir em Exibir e escolher Normal. Para ver a quebra na visualizao Layout de Impresso clique no cone Mostrar/Ocultar, que mostra os espaos entre caracteres, pargrafos e as quebras (ver imagem abaixo).

Agora, clique na pgina aps a quebra e v em Exibir / Cabealho e Rodap. Tanto o campo do cabealho quanto o do rodap podero ser alternados clicando no boto Alternar entre cabealho e rodap (ver imagem abaixo). Na caixa que aparecer, seja no cabealho, seja no rodap, desmarque o boto Mesmo que a seo anterior (ver imagem abaixo), pois ele copia ou sequencia o que estiver no cabealho/rodap anterior. Em nosso exemplo, vamos colocar numerao no cabealho. Clique agora no boto Inserir nmero da pgina e, depois, em Formatar nmeros de pgina para alternar o nmero de incio ou a formatao do nmero. Por fim, clique em Fechar. Repare agora que na seo anterior as pginas no receberam numerao. Assim, se por exemplo, voc criar um documento com capa e sobrecapa onde estas no devem receber numerao, crie uma seo a partir da terceira pgina e realize estes procedimentos. Lembrando: este recurso funciona tambm em textos de cabealho ou rodap.

Agora, vamos supor que voc tem um arquivo com todas as pginas j numeradas, mas algumas no devem ter nmero (por exemplo, a primeira pgina de um captulo). Para cada pgina sem numerao, voc deve criar um quebra de seo no final da pgina anterior e uma quebra de seo no comeo da pgina posterior. Por exemplo, num determinado documento com 10 pginas, a pgina 4 no deve ser numerada. Clique aps o ltimo caractere da pgina 3 e insira uma quebra. Em seguida, clique antes do primeiro caractere da pgina 5 e novamente insira uma quebra. A pgina 4 ficou isolada e o documento dividido em 3 sees (primeira seo: pginas de 1 a 3; segunda seo: pgina 4; terceira seo: pginas de 5 a 10). Clique na pgina que deve ficar sem numerao e v em Exibir / Cabealho e Rodap. Selecione o local onde o nmero est (se no cabealho ou no rodap) e desmarque a opo Mesmo que a seo anterior. V seo seguinte e faa o mesmo. Agora volte pgina em questo, v onde est o nmero da pgina e o apague. Repare agora que a numerao no existe mais nesta pgina, mas continua existindo nas pginas anteriores e posteriores. Como pode ser vista na visualizao (menu Arquivo / Visualizar Impresso) do arquivo no Word da imagem abaixo, a pgina 4 no possui numerao.

Finalizando
Como voc deve ter notado, a insero personalizada de nmeros de pginas no Word d um pouco de trabalho, mas no se trata de um procedimento complicado. O principal

macete dominar os recursos de quebra de seo. Assim, voc conseguir fazer numeraes ou cabealhos/rodaps mais sofisticados. E se algo der errado e a numerao virar uma verdadeira baguna, pare tudo, descanse e comece novamente. Certamente voc aprender com os erros e logo no mais os cometer. Mas existe mais uma dica importante na hora de inserir numerao em apenas algumas pginas do Word: v em Arquivo / Configurar pgina. Escolha a guia Layout. Em seguida, v em Aplicar: e escolha No documento inteiro. V agora ao lado esquerdo da caixa e em Incio da seo: escolha a opo Nova pgina. Seguindo estes passos, a configurao de numerao que voc montar em seu arquivo seguir uma sequncia correta e ajuda a evitar erros comuns nestes casos, como de duas pginas com o mesmo nmero. Essa configurao vista na figura abaixo.

Este artigo foi escrito baseado no Office 2000, mas funcional nas verses Office XP e Office 2003, podendo haver algumas pequenas diferenas.

Vous aimerez peut-être aussi