Vous êtes sur la page 1sur 12

FONTE DE INFORMAO AO CLIENTE TECUMSEH

Ano 15 n 72 ABRIL 2007

Entendendo as diferenas Como a substituio dos CFCs ajuda a evitar o aquecimento global.

Isobutano

Veja tambm:

Tabela de componentes eltricos

FONTE DE INFORMAO AO CLIENTE TECUMSEH

ponto de partida 3 - 4
Histria da Refrigerao Parte IV

Editorial
O aquecimento global um aumento da temperatura mdia da superfcie da Terra que vem acontecendo nos ltimos 150 anos. O aquecimento observado durante os ltimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, havendo fortes evidncias de que a maior parte do aquecimento seja devido a atividades humanas. Para o caso especfico da indstria de refrigerao, alguns dos grandes viles so os fluidos refrigerantes que contm cloro em suas composies qumicas. O Cloro agride a camada de oznio e tambm contribui para o aumento do efeito estufa. A Tecumseh oferece ao mercado compressores hermticos especialmente desenvolvidos para uso de fluidos refrigerantes ecolgicos, inofensivos Camada de Oznio. O compromisso de pequenas empresas, grandes multinacionais e at mesmo da populao em geral tem papel importante e fundamental para a diminuio da poluio nos prximos anos e a possibilidade de estabilizao das emisses de gases que provocam o efeito estufa. O Fic Frio feito para voc. Boa leitura!

dicas & dicas 5


Tabelas de Componentes Eltricos

capa 6 - 7
Isobutano Entendendo as diferenas

termmetro 8 - 9
Calormetro para refrigerao

atualidades 10
FEBRAVA 2007 Credenciamento de Refrigeristas

ponto de encontro 11
Garantia de 2 anos Cartas e e-mails

EXPEDIENTE Fic Frio uma publicao da Tecumseh do Brasil Ltda. Coordenao: Carolina Barbosa e Satoshi Tokashiki. Colaboraram nesta edio: Antonio R. Spinoza, Carlos Cypas, Cassio Maule, Domingos Monteleone, Francisco de A. G. da Silva, Janurio Soligon, Luis Schiavone, Luiz Henrique Moreira, Marcelo E. Gasbarro, Paulo Hage, Regis A. Fazio, Renato Lima Andr e Sidnei J. de Oliveira. Projeto Grfico e Editorao: Audax Comunicao. Impresso: Grfica Mundo Digital - Tel. (19) 3451 5600 Tiragem: 46.500 exemplares. (33.000 em portugus, 12.500 em espanhol). Distribuio gratuita. As informaes tcnicas esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio. proibida a reproduo total ou parcial dos artigos sem autorizao prvia. Rua Coronel Jos Augusto de Oliveira Salles, 478 CEP 13560-971 - So Carlos - SP Tel: (55 16) 3363-7000 - Fax (55 16) 3363-7219. ficfrio@tecumseh.com.br / www.tecumseh.com.br Capa: Montagem com molculas de Isobutano sobre foto de Dave Laird disponibilizada em flikr.com

Carolina Barbosa
Depto. de Marketing e Coordenao do Fic Frio

FicFrio 2

Histria da Refrigerao - Parte IV


Na edio n 71 do FIC FRIO, na matria sobre Histria da Refrigerao Parte III, foram apresentadas uma srie de caractersticas sobre gases refrigerantes empregados em sistemas frigorficos, no entanto, nenhum dos gases apresentados pode ser considerado ideal por apresentarem aspectos indesejveis demonstrando a necessidade de se encontrar fluidos com caractersticas mais adequadas. Isso foi feito por Midgley, Henne e McNary da General Motors Coporation. Em 1928 Thomas Midgley foi incumbido de encontrar um refrigerante que tivesse baixa toxicidade, baixa inflamabilidade, boa estabilidade e um ponto de ebulio entre -40 e 0C. Ele e seus associados levaram trs dias, sintetizaram o primeiro refrigerante fluorocarbono (CFC) usando porquinhos da ndia para demonstrar seu baixo teor txico, foram sintetizadas 15 combinaes de tomos de carbono com cloro, flor e hidrognio; testaram suas propriedades, e finalmente selecionaram o diclorodifluoro-metano (R-12) por apresentar as caractersticas mais interessantes. O novo refrigerante foi anunciado no encontro da Sociedade Americana de Qumica (American Chemical Society) em abril de 1930. Todas as demais sees do evento foram adiadas para presenciar a apresentao de Midgley. Ao final de sua fala, Midgley demonstrou as propriedades do R-12 inalando longamente o gs e assoprando sobre uma vela acesa. Como regra geral em relao s propriedades, os HCFCs tendem a se tornar mais inflamveis na medida em que aumentamos o nmero de tomos de Hidrognio em sua molcula, da mesma forma, incrementando o nmero de tomos de Cloro aumentamos sua toxicidade. Misturas de refrigerantes podem ser utilizadas por diferentes razes. Por exemplo, aplica-se uma mistura de R-12 e R-114 a sistemas em que a temperatura ambiente possa atingir valores excessivamente altos, como o caso das refinarias. Nesta situao h uma necessidade por refrigerantes estveis que no apresentem altas presses nas temperaturas usuais de operao. Estes dois refrigerantes so bem estveis, e a presena do R-114 (Ponto de Ebulio = 3,77C) reduz as altas presses associadas ao R-12 (Ponto de Ebulio = -29,79C). O R-12, por sua vez, confere maior capacidade frigorfica do que o R-114 isoladamente. O R-502 foi desenvolvido para substituir o R-22 em aplicaes com linhas de retorno muito longas. Nestas condies a temperatura de suco do refrigerante atinge valores excessivamente altos devido grande quantidade de calor adquirida ao longo da linha. Com isso a temperatura do refrigerante, aps o processo de compresso, atinge valores extremamente altos, potencializando uma falha do compressor. A troca pelo R-502 reduziu a temperatura no compressor em at 55C. Trs aspectos possibilitaram tal fato:

Ponto de Partida
1) Seu vapor tem uma maior Capacidade Calorfica em relao ao R-22 2) Seu Calor de Vaporizao menor que o do R-22, demandando uma maior vazo para alcanar a mesma capacidade frigorfica. 3) Estes dois aspectos combinados promovem uma menor elevao da temperatura ao longo da linha de suco, assim como uma menor quantidade de calor rejeitada pelo condensador. Quando comparado ao R-22 o R-502 apresenta um menor aumento de temperatura devido compresso. Podemos dizer que o seu coeficiente Joule Thompson no to grande. O R-502 simplesmente R-115 adicionado ao R-22, algum poderia usar apenas o R-115, entretanto, isto resultaria numa significativa reduo da capacidade frigorfica. Misturas no azeotrpicas apresentam uma variao na temperatura de ebulio na medida em que a composio do lquido se altera ao longo do processo de evaporao. Este fenmeno conhecido como rampa, e pode ser usado na melhora do desempenho do sistema, aplicando um trocador de calor em contra corrente entre o fluido a ser resfriado e o refrigerante. Isso ocorre, pois, o meio a ser resfriado encontra sempre o refrigerante em temperatura mais baixa na medida em que ele caminha pelo trocador de calor, aproveitando ao mximo a capacidade frigorfica do refrigerante.

FicFrio 3

Ponto de Partida
Entretanto, os CFCs tambm apresentam algumas caractersticas indesejveis quando liberados para a atmosfera. Na estratosfera os raios ultravioletas (UV), provenientes do Sol, quebram a molcula de CFC liberando o tomo de Cloro que interage com o oznio produzindo vrias reaes qumicas. O mais popular substituto para os CFCs tem sido os HFCs (hidrofluorocarbonos). Com isso o R-134a poderia ser um excelente substituto para o R-12 uma vez que no contm tomos de Cloro. Solues intermedirias considerando substitutos com menor nmero de tomos de Cloro na molcula so uma realidade, entretanto, considerados provisrios. Atualmente vemos duas tendncias principais na evoluo dos refrigerantes. A primeira envolvendo o uso dos HCFCs puros, ou misturas de HCFCs e HFCs com base predominante no R-22. Conforme j mencionado esta soluo considerada transitria ou de curto prazo por ainda conter Cloro em sua composio. A segunda tendncia, considerada de mdio e longo prazo por ser inofensiva camada de oznio, pode ser subdividida em duas, sendo uma composta pelo uso de refrigerantes isentos de Cloro, os HFCs e a outra por refrigerantes como os hidrocarbonetos, Dixido de Carbono e Amnia, isentos de halognios como Cloro e Flor. Outro motivo de grande preocupao nos ltimos anos o Efeito Estufa causado pela emisso de gases na atmosfera, cuja ao acredita-se estar elevando a temperatura mdia do planeta. Refrigerantes isentos de Cloro tambm colaboram para este fenmeno, embora com uma intensidade extremamente reduzida em se tratando de hidrocarbonetos e do Dixido de Carbono. A consagrao de uma tendncia ou outra est ocorrendo no mundo de forma regional. Na Europa verifica-se uma predominncia do uso de hidrocarbonetos apesar da sua caracterstica inflamvel, enquanto nos Estados Unidos nota-se uma hegemonia do uso dos HFCs como o R-134a. Por outro lado, praticamente todos os grandes fabricantes de compressores esto investindo no uso do CO2 como refrigerante, que no inflamvel e pouco agressivo ao meio ambiente, mas impe diversos desafios do ponto de vista tecnolgico. O contexto mundial frente aos problemas ambientais tem reanimado as atividades relativas a princpios alternativos de refrigerao. Tais princpios j tiveram em outras pocas grande atividade e na atualidade tem demonstrado um reaquecimento. Alm do aspecto ambiental, a acelerada dinmica no desenvolvimento de materiais tambm tem impulsionado a atividade na cincia e na tecnologia de princpios alternativos de refrigerao. Terminamos aqui esta srie de textos sobre a evoluo da refrigerao desde a sua criao at os dias atuais. Comparada a outras tecnologias podemos dizer que se trata de algo relativamente recente, que tem enfrentado uma grande turbulncia evolutiva impulsionada pelas tecnologias alternativas e principalmente pelos problemas ambientais. Esperamos ter contribudo para o conhecimento dos leitores em relao a este assunto e daqui para frente apenas o futuro poder nos mostrar quais sero as prximas pginas da Histria da Refrigerao.
Referncias: 1 - Lawrence, Jesse N., (2003). Refrigeration Fundamentals Throughout History: Methods Used to Obtain Colder Temperatures, and Principles Governing Them. A literature Seminar. Department of Chemistry. University of Alabama. 2 - Nolas, G. S., Sharp J., Goldsmid H. J.. (2001). Thermo-Electrics Basic Principles and New Materials Developments. Springer Publisher.

SOL

Como resultado final temos o oznio sendo substitudo pelo oxignio (O2) e pelo tomo de Cloro (que no afetado), no entanto, nenhum deles tem as propriedades protetoras contra os raios UV como o oznio. Uma vez que o tomo de Cloro sai do processo intacto, ele fica apto a repetir a reao acima inmeras vezes. Este fato evidencia a gravidade da situao e a urgncia em se controlar as emisses de CFCs. A soluo mais prtica para este problema parece ser a reduo do uso dos CFCs ou eventualmente sua eliminao por completo. Outras idias tm sido propostas, sendo uma delas a de um professor de UCLA que sugeriu o lanamento de bales na estratosfera carregando grandes placas de metal, que por efeito fotoeltrico lanariam eltrons para neutralizar a ao dos tomos de Cloro. Sua sugesto ainda no foi tentada.

FicFrio 4

Tabelas
Capacidade BTU/h 470 470 610 610 360 360 425 425 450 450 450 870 870 600 600 650 650 710 710 820 820 775 775 855 855 1.330 1.330 1.050 1.050 945 945 3.200 3.200 4.100 1.255 1.255 4.200 4.200 4.800 1.440 1.440 4.900 4.900 5.197 6.620 7.000 7.000 7.200 7.250 8.630 8.900 8.900 10.000 10.000 10.300 10.300 10.000 3.100 12.000 12.000 11.500 11.500 12.000 13.200 14.400 15.500 13.250 4.630 17.700 Aplicao CBP CBP CBP CBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP CBP CBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP LBP CBP CBP LBP LBP LBP LBP MBP/HBP MBP/HBP MBP/HBP LBP LBP MBP/HBP MBP/HBP MBP/HBP LBP LBP MBP/HBP MBP/HBP MBP/HBP MBP/HBP A/C A/C A/C A/C MBP/HBP MBP/HBP MBP/HBP A/C A/C A/C A/C MBP/HBP LBP A/C A/C A/C A/C MBP/HBP A/C A/C A/C MBP/HBP LBP A/C Fluido Refriger. R134a R134a R134a R134a R12 R12 R134a R134a R12 R12 R12 R134a R134a R134a R134a R12 R12 R134a R134a R12 R12 R134a R134a R134a R134a R134a R134a R12 R12 R134a R134a R134a R134a R12 R134a R134a R134a R134a R12 R134a R134a R134a R134a R22 R134a R22 R22 R22 R22 R22 R12 R134a R22 R22 R22 R22 R22 R404A R22 R22 R22 R22 R22 R22 R22 R22 R22 R404A R22 Modelo AZ0345YS AZ0345YS AZ0360YS AZ0360YS AZ1335DS AZ1335DS THG1340YS THG1340YS AE1343AS AE1343AS AE1343AS AZ0387YS AZ0387YS THG1358YS THG1358YGS AE1360AS AE1360AS TW1368YS TW1368YS AE1380AS AE1380AS TW1380YS TW1380YS TPH1380YDS TPH1380YGS AZ0413YS AZ0413YS AE2410AS AE2410AS TW1390YS TW1390YS AE4430YS AE4430YS AE4440AS TP1413YS TP1413YS AE3440YS AE3440YS AE4448AS TP1415YS TP1415YS AE4448YS AE4448YS AE9430ES AKM19YS AE5470ES AE5470ES RGA5472EAG RGA5472EXD AKM16ES AKM26AS AKM26YS AK5510ES AK5510ES RGA5510EXA RGA5510EXD AKM19ES AKL19ZS AK5512ES AK5512ES RGA5512EXA RGA5512EXD AKM22ES RKA5513EXD AK5515ES RKA5515EXD AKM26ES AKL26ZS RKA5518EXD LM AZ400AS AZ400RS AZ410AS AZ410GS AZ223DS AZ223RS TH201DS TH201GS AE130AS AE130DS AE130GS AZ430AS AZ430ES TH231DS TH231GS AE140AS AE140GS TW140DS TW140RS AE150DS AE150GS TW150DS TW150GS TP152DS TP152GS AZ445AS AZ445ES AE235DS AE235ES TW160DS TW160RS AE540DS AE540ES AE234ES TP103DS TP103RS AE635DS AE635ES AE256ES TP105DS TP105RS AE660DS AE660ES AE182ES AK710ES AE240DS AE240ES RG141DS RG141ER AK516ES AK626ES AK730ES AK100DS AK100ES RG181AR RG181ER AK519ES AK819ES AK111DS AK111ER RG191AR RG191ER AK522ES RK157ER AK115ES RK222ER AK526ES AK826ES RK233ER Tenso em 60Hz 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 220V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 220V 127V 220V 127V 220V 220V 220V 220V 220V 220V 220V 220V Ventilao Natural Natural Forada Forada Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Forada Forada Natural Natural Natural Natural Forada Forada Forada Forada Natural Natural Natural Natural Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Forada Rel RP3415 RP2415 RP3915 RP2615 RP3815 RP2815 RP3915 RP2915 RP4215 RP4515 RP3515 RP4915 RP3615 RP4802 SR273102 RP5015 RP4015 RP5418 RP3818 RP5715 RP4215 SR171102 SR273102 SR171102 SR273102 9660C-3050-172 RP4810 RP5618 RP4218 RP5718 RP4518 RP16208 RP5208 RP5408 RP6218 RP5218 RP6915 RP5615 RP5918 RP6718 RP5418 RP7618 RP5918 RP5618 RPC6561 --------RPC7061 RPC7061 RPC7061 --------RPC7761 3ARR3A3U3(GE) --------3ARR3A10A3(GE) ------3ARR3A27E3(GE) 3ARR3A3D3(GE) --Protetor T7910-23 T90024-23 T25911-58 T80521-23 T7511-58 T7740-58 T25919-23 T7924-23

Dicas&Dicas
Capacitor Permanente ------------------------------------------------------------------------------------------20MFD 400VAC 15MFD 400VAC 35MFD 250VAC 15MFD 400VAC --Capacitor Partida ------------------------------------------------------------------301P43-53F250 ---------------------------------

Componentes eltricos dos principais compressores comercializados

T0919-58 T9135-58 T0513-58 T8006-23 T28211-23 4TM317TFBYY-53 4TM205UFBYY-53 T7112-58 T0910-58 T24435-23 T89024-23 T9506-58 T4111-58 4TM435SFBYY-53 4TM293SFBYY-53 4TM427RFBYY-53 4TM232VHBYY-53 T5706-24 T0926-24 T9132-58 T7511-58 T90619-23 T25911-23 T8900-83 T96112-24 T24932-42 T2133-23 T25912-23 T12132-58 T89806-58 T8132-58 T91531-23 T25906-23 T89500-43 T90731-23 T98707-23 T88332-54 T8600-37 T24932-44 T87700-79 T89031-77 T1400-37 T27800-37 T88300-39 S51300-74 T28300-37 T99000-79 T9232-69 T89400-37 T27831-44 S53100-74 T25700-39 T99200-79 T97800-78 T14832-44 T97100-78 T25500-39 T98600-78 T99300-39 T11631-44 T15500-78

--------25MFD 400VAC --20MFD 440VAC --35MFD 400VAC --20MFD 400VAC ------12MFD 380VAC 90-110MFD 330V 25MFD 400VAC 20MFD 400VAC 35MFD 400VAC 20MFD 400VAC 10MFD 440VAC 25MFD 400VAC --------64-77MFD 330V ---

25MFD 400VAC --25MFD 400VAC --10MFD 440VAC 50-60MFD 330V 15MFD 440VAC 90-110MFD 330V 25MFD 400VAC ---

APLICAO

Baixa Comercial Mdia/Alta Ar Cond.

LBP CBP MBP/HBP AC

Temp. Evaporao Temp. Evaporao Temp. Evaporao Temp. Evaporao

-34,4C a -12,2C -17,8C a 10C -15C a 12,8C para AE ou -20C a 10C para AK 0C a 12,8C

FicFrio 5

Capa

ISOBUTANO Entendendo as diferenas


Tabela 1: Comparativo entre o R-12, R-134a e o R-600a quanto ao ODP (potencial de destruio da camada de oznio) e GWP (potencial de aquecimento global). (ODP= 0), possuir contribuio desprezvel no aquecimento global (GWP) e ter sua origem em fontes naturais de gs, pois trata-se de um hidrocarboneto, o que o torna disponvel quase que mundialmente. importante citar que o R-600a (isobutano) um hidrocarboneto sendo portanto inflamvel, devendo ser manipulado com muito cuidado. Desta forma todos os compressores fabricados pela Tecumseh com R-600a, possuem uma etiqueta de identificao para alertar sobre o uso de fluido inflamvel (conforme imagem abaixo).

Desde o incio da dcada de 1980, a preocupao das indstrias com o desenvolvimento de produtos menos agressivos ao meio ambiente tem aumentado de forma significativa. Esta preocupao perceptvel por aes em vrios pases de forma a diminuir o consumo ou excluir determinadas substncias que eram utilizadas como matria prima em muitos produtos e que esto banidas ou com datas para proibio de uso. Para o caso especfico da indstria de refrigerao, um dos grandes viles so os fluidos refrigerantes que contm cloro em suas composies qumicas. O Cloro agride a camada de oznio e tambm contribui com o efeito estufa. Desta forma, foram desenvolvidos novos fluidos refrigerantes para substituir os CFCs, principalmente o R-11, que atuava como agente expansor da espuma de isolao de refrigeradores e o fluido refrigerante R-12. Como alternativa ao R-11, atualmente os fabricantes de refrigeradores esto utilizando R-141b, ciclo pentano ou ciclo iso-pentano. Para o caso do R-12, o substituto mais utilizado o R-134a devido s suas caractersticas termodinmicas e ambientais, no entanto, o R-600a ou Isobutano est sendo utilizado nos novos refrigeradores. Apesar de pouco divulgado no Brasil, o R-600a muito utilizado na Europa, com destaque para a Alemanha, onde mais de 90% dos refrigeradores domsticos so fabricados com este fluido refrigerante.

PODER DE PODER DE DESTRUIFLUDO AQUECIO DA REFRIGEMENTO CAMADA RANTE GLOBAL DE OZNIO (GWP) (ODP) R-12 R-134a R-600a 100 zero zero 8500 1300 11

Como podemos notar na tabela acima, o isobutano (R-600a) no agride a camada de oznio e possui um fator baixssimo de poder de aquecimento global. Vrios fatores tm motivado os fabricantes brasileiros de refrigeradores a utilizar esta tecnologia. Entre as caractersticas positivas do R-600a podemos citar o fato de no agredir a camada de oznio

Tabela 2 - Comparativo entre as propriedades dos fluidos refrigerantes REFRIGERANTE NOME FRMULA TEMPERATURA CRTICA (C) PESO MOLECULAR (Kg/mol) FLAMABILIDADE R-600a Isobutano (CH3) 3CH 135 58,1 INFLAMVEL R-134a Tetra-FlorEtano CF3 - CH2F 101 102 No inflamvel R-12 Dicloro-FlorMetano CF2CL2 112 120,9 No inflamvel

FicFrio 6

Capa
Atravs da Tabela 2 foi possvel, mostrar algumas diferenas entre cada um dos fluidos. Agora sero apresentadas as diferenas em termos prticos em um sistema refrigerao: COMPRESSOR: Os compressores para R-600a so significativamente diferentes dos compressores para R-134a e R-12, que tambm apresentam diferenas entre si. Sendo assim, para compensar essa perda de capacidade, os compressores projetados para o isobutano possuem cilindradas maiores que os similares em R-12 e R-134a. Outras diferenas entre compressores dos fluidos refrigerantes da tabela acima so o motor eltrico, o protetor trmico e o rel de partida que so dimensionados de acordo com o projeto de cada compressor. EVAPORADOR: Da mesma forma que o condensador, tambm no deve apresentar alteraes porem testes devem ser feitos de forma a otimizar o desempenho sistema e garantir a segurana caso ocorra algum vazamento de R-600a (devido a sua flamabilidade). CARGA DE REFRIGERANTE: A carga de R-600a em gramas (massa), considerando-se um mesmo sistema de refrigerao ser de aproximadamente 40% da carga quando comparando ao R-12. Atravs de nossa experincia, ressaltamos que mesmo pequenos desvios ou imprecises quanto quantidade de R-600a, pode causar grandes variaes de performance do sistema de refrigerao. SEGURANA: Aps todas as consideraes acima, tem-se a sensao de que o manuseio de sistemas de R-12 para o R-600a pode ser fcil, porm importante lembrar que o isobutano um gs refrigerante inflamvel. Os grandes fabricantes de refrigeradores que aplicam o R-600a como fluido refrigerante, seguem vrias normas (nacionais e internacionais) de forma a produzirem refrigeradores seguros. Desde o projeto, todos os itens que compem um refrigerador para utilizao do R-600a, so projetados tendo em mente a utilizao de um fluido inflamvel, no sendo recomendado utilizar R-600a em reoperao de sistemas que foram projetados originalmente para uso com R-12 ou R-134a. Finalmente, gostaramos de alertar que num futuro prximo os refrigeradores estaro operando com vrios tipos de fluido refrigerante e desta forma o refrigerista deve ter conhecimento atualizado e equipamento adequado para poder manusearcada um desses sistemas com R-12, R-134a, R-600a ou outros que podero surgir no futuro.

Tabela 3: Comparativo mantendo o mesmo deslocamento volumtrico (cilindrada)


do compressor para os trs fluidos refrigerantes, tendo como resultado diferentes capacidades frigorficas e potncias absorvidas.

Modelo do compressor TP1360MS Fluido Refrigerante Cilindrada (cm3/rev) Capacidade Btu/h Tipo leo Lubrificante Potncia absorvida (W) Efic. Energtica Btu/Wh (E.E.R.) Analisando os dados acima, podemos concluir que para uma mesma cilindrada, a capacidade frigorfica do R-600a cerca de 49% menor quando comparada com a do R-12 e 43% menor quando comparada com a do R-134a. R-600a 8,37 600 Mineral 130 4,62 TP1410YS R-134a 8,37 1050 Pliol ster 236 4,45 TP1412AS R-12 8,37 1170 Alkylato 265 4,42

Tabela 4
Comparativo entre compressores de capacidade frigorfica similar utilizando R600a e R134a e seus respectivos deslocamentos volumtricos (cilindradas).

CONDENSADOR: Quando comparamos um refrigerador domstico projetado para operar com R-12 e outro para operar com R-600a, as diferenas entre os condensadores so praticamente inexistentes e por padronizao costuma-se manter o mesmo condensador em ambos os casos. FILTRO SECADOR: Hidrocarbonetos como o caso do R600a so compatveis com filtros secadores utilizados em sistemas para R-12 XH5, XH6, Universal (MS594). CAPILAR: Atravs de vrios testes foi constatado que o fluxo de R-600a em geral muito prximo ao do R-12 e desta forma como parmetro de projeto costuma-se manter o mesmo capilar para os dois fluidos, porem atravs de testes de abaixamento de temperatura (Pool down) possvel que algum tipo de ajuste seja necessrio para se otimizar a performance do sistema.

Modelo TP1360MS TP1360YS Item / Fluido Cilindrada (cm3/rev) Capacid. Btu/h Lubrificante Potncia absorvida (W) R-600a 8,37 600 Mineral 130 R-134a 4,85 620 Pliol ster 133

FicFrio 7

Termmetro
Foi LAVOISIER quem descobriu o oxignio e mostrou a presena do gs carbnico, comparando a combusto de uma vela respirao de uma cobaia. LAVOISIER e LAPLACE em 1770 construram um calormetro para medir a produo de calor desse animal, ao qual denominaram calormetro de poo de neve. O animal era colocado em um recipiente contendo neve e atravs da quantidade de neve derretida conseguiram medir o calor despendido (MARCHINI et al.,1998).

Calormetro para refrigerao

Antoine-Laurent de Lavoisier, Pierre SimonLaplace e modelo de calormetro utilizado por eles.

O calormetro um equipamento utilizado pelos fabricantes de compressores para refrigerao. Com ele so realizados testes para determinar quase todas as grandezas dos compressores, utilizando uma condio padro de teste definida em norma. Para se ter uma idia, a maioria das informaes sobre compressores hermticos contidas nos catlogos tcnicos dos fabricantes so obtidas atravs dos resultados de testes realizados em calormetros. Desta forma, sua principal funo realizar a medio da capacidade de bombeamento, refrigerao e eficincia que normalmente so expressas em kg/hora bombeada, Btu/hora ou Kcal/hora. Tambm so obtidas grandezas eltricas tais como potncia (em Watts) e corrente (em Amperes) consumidas.

Mas afinal, do que composto o calormetro? O calormetro composto de um circuito de refrigerao devidamente instrumentado, com capacidade para controlar as temperaturas de evaporao, condensao e demais temperaturas de forma independente, assim como medir o consumo de energia e corrente eltrica e massa bombeada pelo compressor em funcionamento. Os calormetros so fabricados especificamente para cada faixa de presso de evaporao (baixa, mdia e alta presso) e o tipo de fludo refrigerante. H alguns anos, toda a aquisio de dados e controle das condies de funcionamento era feita de forma manual, o que exigia muita ateno e habilidade dos tcnicos, atualmente os calormetros mais modernos possuem facilidades da informtica e automao onde os

computadores realizam os controles necessrios, aquisio de dados e emisso de relatrios de forma automtica. Como funciona? O processo de resfriamento consiste na retirada de calor, e no na gerao de frio como muitas pessoas imaginam. difcil mensurar a QUANTIDADE DE CALOR que um compressor bombeando fluido refrigerante num sistema de refrigerao, retira de um determinado ambiente durante o processo de evaporao e superaquecimento do fluido refrigerante, portanto no calormetro medimos a capacidade de refrigerao do compressor adicionando calor ao evaporador. Esse processo consiste em acoplar ao evaporador do calormetro uma resistncia de aquecimento e atravs de um sistema eltrico com instrumentao apropriada, controlar o

FicFrio 8

Termmetro
processo de evaporao e superaquecimento do fluido refrigerante neste evaporador. A determinao da capacidade de refrigerao do compressor realizada fazendo uma correlao com a potncia eltrica medida na resistncia de aquecimento. Para evitar eventuais perdas de energia, o evaporador e a resistncia so colocados em um recipiente blindado e isolado termicamente e as medies comeam a ser consideradas somente quando o sistema se encontra estabilizado e em equilbrio trmico. O controle do subresfriamento e do superaquecimento so fundamentais para a acuracidade das medies. Esta capacidade que normalmente medida em Watts, pode ser expressa em Btu/h, Kcal/h fazendo-se as devidas converses de unidade:
1 Watt = 3,14 Btu/h = 1,16 kcal/h

As condies de ensaio em calormetro, conforme citado anteriormente, so determinadas por normas que definem as condies de teste. As mais utilizadas so ASHRAE, CECOMAF e ARI ou procedimentos especficos de acordo com o projeto ou tecnologia empregada pelo fabricante.

SISTEMA BSICO DE REFRIGERAO COM OS SEUS COMPONENTES.

CONDENSADOR VLVULA EXPANSO COMPRESSOR

EVAPORADOR

COORDENADAS DE PRESSO E ENTALPIA DE UM SISTEMA DE REFRIGERAO E OS SEUS RESPECTIVOS COMPONENTES.


1-7: Compressor PRESSO 2-3: Evaporador 3-4: Controle de subresfriamento 4-5: Vlvula de expanso 5-6: Evaporador 6-7: Controle de superaquecimento LS: Lquido saturado VS : Vapor saturado L: Lquido V: Vapor As linhas isobricas representam o momento que a presso permanece constante e ocorre a alterao do estado fsico do fluido refrigerante.
LINHAS ISOBRICAS

A linha LS "Lquido Saturado" representa o momento da saturao do fluido refrigerante no estado lquido enquanto a linha VS "Vapor Saturado" representa o momento de saturao do fluido refrigerante no estado gasoso.

APLICAO DO DIAGRAMA DE PRESSO E ENTALPIA EM CALORMETRO.


Controle de subresfriamento Resistncia eltrica para controle de temperatura de condensao MANMETRO ALTA PRESSO COMPRESSOR EVAPORADOR MANMETRO BAIXA PRESSO

ALTA PRESSO VLVULA EXPANSO BAIXA PRESSO Resistncia eltrica para controle de temperatura de retorno

CONDENSADOR

FicFrio 9

Atualidades
A Tecumseh est com a presena confirmada na 15 edio da Febrava, que ser realizada de 18 a 21 de setembro, no Centro de Exposies Imigrantes na cidade de So Paulo. Em 2007 a feira deve contar com a presena de mais de 20 mil visitantes e 550 e x p o s i t o r e s d e 2 0 pases. A ABRAVA (Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento) e a Alcantara Machado Feiras de Negcios (organizadora e promotora do evento), apostam em focos distintos para atrair compradores feira: informao, formao, tecnologia, tendncias e inovaes, com preponderncia para dois temas especficos, como eficincia energtica e meio ambiente. Com um estande de 260 m2 a Tecumseh apresentar sua linha global de compressores de altssima eficincia energtica, baixo nvel de rudo e vibrao, para aplicao em refrigerao domstica, comercial e condicionadores de ar. No estante o visitante tambm ter a oportunidade de participar das Palestras que sero real i z a d a s n o m i n i - auditrio. Com assuntos atuais e de interesse dos profissionais do setor de refrigerao, as palestras sero ministradas pelos Engenheiros da Tecumseh e os participantes podero tirar dvidas, receber material tcnico e brindes. No deixe de visitar o estande da Tecumseh que este ano estar em novo local e ainda maior. Esperamos por voc!
Stand da Tecumseh na FEBRAVA 2005

Credenciamento de Refrigeristas
A Secretaria Regional do Conselho Nacional dos Trabalhadores Refrigeristas - CNTR, iniciou no ms de fevereiro de 2007, uma ampla campanha para o cadastramento de todos os profissionais, para inventariar o nmero de refrigeristas, permitindo a partir deste levantamento, emitir a CREDENCIAL RENOVVEL aos autnomos, informais, empregados, membros de associaes profissionais e a classe patronal, sendo esta iniciativa estendida aos demais Estados da Federao. Contando com uma estrutura de mobilizao junto aos lojistas, distribuidores e diretoria das entidades representativas dos profissionais da rea, espera-se cobrir todo o estado de So Paulo e os demais em cinco anos, possibilitando classe refrigerista os incentivos essenciais ao empenho de sua profisso. Uma certificao profissional ser emitida aos alunos, quando estes conclurem seus cursos nas escolas tcnicas nos ensinos profissionalizantes, e aps a avaliao de conhecimentos adquiridos e o Estgio ser feito seu credenciamento. Esta uma antiga aspirao de todo o segmento envolvido, permitindo um monitoramento da atividade do refrigerista, podendo assim colocar a disposio dos clientes em geral um trabalhador com melhores condies tcnicas, afastando do setor os maus profissionais. A fiscalizao vai ser severa nos prximos anos, com divulgao do credenciamento nos meios de comunicao em cada municpio. Uma cooperativa, desenvolvida por uma incubadora da UNICAMP ou da "ACIC", Associao Comercial e Industrial de Campinas, especialmente desenvolvidas para as entidades refrigeristas e as regionais, que sero instaladas, aps a designao de um diretor, abrigar, a partir de 2008, os credenciados, incluindo os informais, que podero participar de uma estrutura financeira para receber os servios prestados aos clientes, atravs do Credigel (Financiadoras, cartes de crditos e uma "factoring", para descontos de cheques pr-datados). Os profissionais que desejam fazer o seu credenciamento devem entrar em contato pelos seguintes meios:

e-mail: cntr@uol.com.br correspondncia: R.Oswaldo Antonio Bossoni, 871 Jardim Carlos Loureno, 13101-105 Campinas SP website: www.refrigerista.com.br

FicFrio 10

Garantia de 2 anos.
A garantia de 2 anos exclusiva para os compressores das famlias AZ, TH, TW, TP e AE* para aplicao em refrigerao, adquiridos nos distribuidores da Tecumseh no mercado brasileiro. A garantia valida a partir da data da venda do compressor, com a apresentao do Certificado de Garantia preenchido corretamente. Na ausncia deste, a garantia ser considerada a partir da data de fabricao do compressor. * A garantia de 2 anos no se aplica aos modelos da famlia AE para uso em condicionadores de ar e para as outras famlias de compressores no listadas.

Ponto de Encontro

Cartas / e-mails

Muito obrigado por enviar o informativo FIC FRIO. Parabenizo a Tecumseh pelos 33 anos de atividade produtiva realizada com sucesso, dedicao, competncia e tecnologia. Parabns pela conquista dos 150 milhes de compressores. Fico grato em contar com essa equipe maravilhosa! Node de J. Santos - Ibotirama - BA Quero parabenizar a Tecumseh pelo FIC FRIO que recebo, pois nele encontro diversas informaes como a Histria da Refrigerao. Parabns pelo excelente trabalho e dedicao. Rangel Martins - e-mail Gostaria de parabenizar os responsveis por essa valiosa publicao e manifestar meu desejo em receb-la em minha residncia. Arilson Borralho - So Luis - MA As sugestes e comentrios enviados por cartas e e-mails so muito importantes para que o FIC FRIO continue esclarecendo dvidas e divulgando sempre novas informaes. Agradecemos por todas as cartas e e-mails enviados e no deixe de nos escrever. volver nossos conhecimentos sobre refrigerao. Gostaria de receber em minha residncia para ficar atualizado sobre as novidades, lanamentos e produtos da Tecumseh. Walter L. Cezar - So Vicente - SP

Segue meu novo endereo para que eu continue recebendo os exemplares do FIC FRIO, pois sempre trazem timas novidades e informaes. Sou tcnico em refrigerao e procuro estar sempre bem informado. Parabns equipe desta grande empresa. Leonel A. da Rosa Balnerio Pinhal - RS Solicito material informativo com a finalidade de manter-me atualizado diante das novidades e possveis modificaes que existam no setor de refrigerao. Sei que posso contar com a Tecumseh para essa finalidade com integral tranqilidade. Fabiano S. Aleluia - Salvador - BA

Sou tcnico em refrigerao domstica formado h oito anos pelo SENAI, aproveito a oportunidade para reafirmar o meu interesse em continuar recebendo o boletim informativo FIC FRIO que um importante suporte tcnico para minha atividade. Aproveito para parabenizar a Tecumseh pela qualidade dos compressores e pela preocupao com os profissionais do ramo. Gostaria de atualizar meu endereo. Francisco B. Silva - Refrigerao Real Estncia - SE Todas as solicitaes para assinatura do FIC FRIO foram feitas. Se voc tambm deseja receber o Fic Frio gratuitamente em sua residncia ou oficina, envie-nos uma carta ou e-mail com nome e endereo completo. No deixe tambm de nos informar em caso de alterao de endereo!

Conheci o FIC FRIO atravs de meu professor que o recebe. Achei a revista muito importante para desen-

Sou tcnico em refrigerao h mais de 20 anos e leio FIC FRIO nas lojas e acho o contedo de excelente qualidade. Gostaria de comear a receb-lo em minha residncia por isso envio meu endereo. Obrigado! Carlos Correa - Ananindeua -PA

Envie voc tambm sua carta ou e-mail para o FIC FRIO. Caixa Postal 54 13560-971 So Carlos SP ficfrio@tecumseh.com.br www.ficfrio.com.br

FicFrio 11

Por trs das melhores aplicaes em refrigerao existe a tecnologia de um compressor Tecumseh.

Unidades condensadoras Tecumseh 100% tecnologia, 100% talento.

Por trs de todo produto Tecumseh existe o talento de uma grande equipe.

www.tecumseh.com.br

AUDAX

Vous aimerez peut-être aussi