Vous êtes sur la page 1sur 4

TESTE DE ALTO POTENCIAL - HI-POT

Consideraes preliminares:
Vimos nas pginas anteriores alguns testes que aplicamos para verificar o estado do material isolante dos enrolamentos do motor. Medimos a resistncia do isolamento e realizamos os ensaios para obter os ndices de polarizao, absoro e envelhecimento. Agora, para concluir, nos resta,ainda, um outro teste, o qual seria a prova dos nove para realmente assegurar que o material isolante resiste as condies de trabalho do motor. Vamos, ento, realizar o Teste de Alto Potencial ou HI-POT. Este teste dever ser realizado,prefencialmente,depois do teste de medio da resistncia dos enrolamentos. O teste de HI-POT s dever ser aplicado quando os resultados das medies da resistncia do isolamento derem valores satisfatrios. O Teste de Alto Potencial, mais conhecido como HI-Pot, um teste destrutivo e tem como objetivo assegurar que os enrolamentos tem isolamento suficiente para suportar as tenses e sobre tenses de trabalho. Define-se como a intensidade mxima de um campo eltrico a que pode estar sujeito o material isolante, sem que atravs dele passe uma descarga eltrica. O teste de Alto Potencial indica que, ao tempo que o teste foi realizado, mas no necessariamente depois, os enrolamentos tem uma certa capacidade de suportar uma sobretenso. Para assegurar que um enrolamento est em boas condies para realizar servios contnuos, a experincia indica que um teste de HIPOT dever ser aplicado com os seguinte valores: 2E + 1000V por 1 minuto. E = Tenso nominal Nota: Em se tratando de motores eltricos,o teste de HI-POT geralmente mais aplicado em motores eltricos que operam em tenses de 2.200V ou acima. Todo teste de HI-POT deve ser aplicado somente durante 1 (um) minuto e deve ser realizado a temperatura ambiente e nunca em temperatura superior a 40,C na pea. Tratando-se de teste destrutivo, antes de aplicar-se um teste de alto potencial deve-se examinar cuidadosamente as condies dos enrolamentos, verificando se esto limpos e secos. Antes de aplicar o HI-POT muito importante que se verifique a condio da resistncia do isolamento e se obtenha os ndices de Polarizao e Absoro. Se os ndices indicarem valores seguros, pode-se aplicar o HI-POT. Medidas de Segurana: A rea onde se vai aplicar o HI-POT deve estar limpa, assinalada e devidamente isolada com fitas ou correntes sinalizadoras, impedindo o acesso de pessoas estranhas a rea. necessrio, tambm, colocar sinalizadores indicando que naquela rea proibida a circulao de pessoas, salvo aquelas que esto realizando o teste. Isole bem a rea e coloque sinalizadores indicando perigo de choque

eltrico, o qual poder ocorrer em pessoas que, inadevertidamente, adentrarem aquela rea. Use luvas protetoras e culos de segurana ao realizar testes de HI-POT. S se aproxime das conexes depois de estar absolutamente certo que todo sistema foi desligado e que no existe perigo de choque eltrico. Realizando o teste de HI-POT passo a passo No nosso caso, o teste de HI-POT ser feito utilizando-se um HI-POT marca Hipotronics, modlo 700, de corrente alternada, com tenso mxima de at 30kV. O nosso HI-POT Hipotronics 700 composto de duas partes: a) Um gabinete com o painl de controle conforme

Painel do Hi-Pot

se v na fig. ao lado. b) Um transformador, conforme se v na figura abaixo.

Transformador Hi-Pot

As duas partes

ligadas por um cabo longo, o que permite ao

operador guardar a distncia apropriada para operar o painl sem estar prximo ao transformador. Passo 1: Tenha em mos um cronmetro e determine previamente qual a tenso mxima que voc vai aplicar ao dieltrico Lembre-se da frmula abaixo e determine qual a tenso a ser aplicada. 2E + 1000V por 1 minuto E = Tenso nominal Assim, se voc vai aplicar o HI-POT em um motor com tenso de 4.160V, voc deve programar o teste para uma tenso de 9.320V. Antes de continuar, certifique-se que todas as medidas de segurana foram tomadas. Passo 2: Conecte o cabo de cor branca de sada do transoformador firmemente carcaa do motor ( terra ). Certifique-se que existe um contato perfeito entre o cabo e a carcaa do motor.

Cabo preto o mais grosso(enrolado).Cabo branco o mais fino, saindo de cima do transformador

Se necessrio, limpe a rea de contato e remova qualquer vestgio de poeira, graxa ou tinta. Conecte o cabo de cor preta de sada do transformador aos terminais dos cabos lides do motor, da mesma forma como voc faria se estivesse medindo a resistncia do isolamento contra massa. Nota: Como voc vai testar s trs fases de uma vez, una firmemente todos os terminais dos cabos lides do motor Ligue o cabo de alimentao do HI-POT na tomada trifsica 220V. Passo 3: Ligue o HI-POT e regule o controle de amperagem para a sensibilidade mxima, pois, se houver uma corrente de fuga mesmo que pequena, o sistema desarma, evitando a queima do motor.

Estabelea a tenso no painel

V aumentando gradualmente a tenso at atingir o valor previamente programado que no exemplo dado de 9.320V. Quando o ponteiro chegar no valar previamente programado, dispare o cronmetro e mantenha-o ligado durante 60 segundos Nota: Nunca ultrapasse de 60 segundos Pare o cronmetro e desligue o HI-POT Nota:S se aproxime dos terminais dos cabos do HI-POT, do equipamento que est sendo testado e do prprio HIPOT, aps ter a certeza que o mesmo est completamente desligado. Durante os 60 segundos de teste, observe atentamente a amperagem e verifique se no h fuga ou, se houver, anote quantos miliamperes est sendo mostrado. Havendo fuga, ou seja, se o isolamento no resistir tenso programada, haver pasagem de corrente para a massa e o sistema desarmar. Consideraes: O teste de Alto Potencial ou HI-POT um teste destrutivo, do tipopassa ou no passa. Por isso, toda vez que for realiz-lo, considere sempre a hiptese de provocar avarias no material isolante das bobinas, acarretando curto contra massa. um teste muito importante e muito til quando se quer assegurar a confiabilidade do material isolante nas condies de trabalho do motor. Na maioria dos casos, o Teste de Alto Potencial aplicado em motores que operam em tenses acima de 2.200V. Tambm muito solicitado quando da fabricao de bobinas prmoldadas novas para serem colocadas em enrolamentos de estatores com tenso de trabalho igual ou superior a 2.200V. Nas pginas seguintes, vamos mostrar a que tenses devem ser submetidos alguns tipos de bobinas pr-moldadas.

http://testandomotores.blogspot.com.br/p/teste-de-alto-potencial-hi-pot.html

Vous aimerez peut-être aussi