Vous êtes sur la page 1sur 9

Cdigo de tica da profisso farmacutica

Prembulo 1 As normas do presente Cdigo aplicam-se aos farmacuticos, em qualquer cargo ou funo, independentemente do estabelecimento ou instituio a que estejam prestando servio. 2 VETADO 3 Para o exerccio da Farmcia impe-se o cumprimento das disposies legais que disciplinam a pratica profissional no Pas. 4 Afim de garantir o acatamento e a execuo deste Cdigo, cabe ao farmacutico comunicar s autoridades sanitrias e profissionais, com discrio e fundamento, fatos que caracterizem infringncia ao presente Cdigo e as normas que regulam o exerccio da Farmcia. 5 A verificao do cumprimento das normas estabelecidas neste Cdigo atribuio dos Conselhos de Farmcia, das Comisses de tica destes, das autoridades da rea de sade, dos farmacuticos e da sociedade em geral. 6 A apurao das infraes ticas compete ao Conselho Regional no qual o profissional esta inscrito, atravs de sua Comisso de tica. 7 Os farmacuticos respondem pelos atos que praticarem ou que autorizem a praticar no exerccio da profisso.

SEO 1 CAPTULO 1 Dos princpios fundamentais Art. 1 A Farmcia uma profisso a servio do ser humano e tem por fim a promoo, a proteo e a recuperao da sade, individual e coletiva. Art. 2 O farmacutico atuara sempre com o maior respeito vida humana e liberdade de conscincia nas situaes de conflito entre a cincia e os direitos fundamentais do homem, mantendo o princpio bsico de que o homem o sujeito atravs do qual se expressa a totalidade nica da pessoa. Art. 3 A dimenso tica da profisso farmacutica esta determinada, em todos os seus atos, em benefcio do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminao de qualquer natureza. Art. 4 Afim de que possa exercer a Farmcia com honra e dignidade, o farmacutico deve dispor de boas condies de trabalho e merecer justa remunerao por seu desempenho. Art. 5 Ao farmacutico cabe zelar pelo perfeito desempenho tico da Farmcia e pelo prestgio e bom conceito da profisso. Art. 6 dever do farmacutico recorrer ao aprimoramento contnuo de seus conhecimentos, colocando-os a servio da sade, da sua ptria e da humanidade.

Art. 7 AFarmcia no pode, em qualquer circunstncia ou de qualquer forma, ser exercida exclusivamente com objetivo comercial. Art. 8 O farmacutico no pode se deixar explorar por terceiros em seu trabalho com objetivo de lucro, finalidade poltica ou religiosa. Art. 9 O farmacutico deve manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razo de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direo. Art. 10 O farmacutico deve denunciar s autoridades competentes quaisquer formas de poluio, deteriorao do meio ambiente ou riscos inerentes ao trabalho, prejudiciais sade e vida. Art. 11 O farmacutico deve ser solidrio com as aes em defesa da dignidade profissional e empenhar-se para melhorar as condies de sade e os padres dos servios farmacuticos, assumindo sua parcela de responsabilidade em relao assistncia farmacutica, educao sanitria e a legislao referente sade. Art. 12 Nenhuma disposio contratual estatutaria ou regimental de estabelecimento ou instituio de qualquer natureza poder limitar a execuo do trabalho tcnico- cientfico do farmacutico, salvo quando em benefcio do usurio de medicamento ou da coletividade. Art. 13 As relaes do farmacutico com os pacientes no so apenas de ordem profissional, mas tambm de natureza moral e social, no devendo haver qualquer discriminao em razo da religio, raa, sexo, nacionalidade, cor, opo sexual, idade, condio social, poltica ou de qualquer outra natureza.

CAPTULO 2 Dos direitos do farmacutico Art. 14 direito do Farmacutico: 1 dedicar, no exerccio da profisso, quando em regime de relao de emprego, o tempo que sua experincia e capacidade profissional recomendarem para o desemprego de suas atividades, evitando que o acmulo de encargo prejudique a qualidade da atividade farmacutica prestada; 2 recusar-se a exercer a profisso em instituio pblica ou privada onde inexistam condies dignas de trabalho ou que possam prejudicar o paciente, com direito a representao junto s autoridades sanitrias e profissionais, contra a instituio; 3 recusar a realizao de atos farmacuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrrios aos ditames da cincia e da tcnica, comunicando, quando for o caso, ao usurio, a outro profissional envolvido ou ao respectivo Conselho. 4 suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituio pblica ou privada para a qual preste servios no oferecer condies mnimas para o exerccio profissional ou no o remunerar condignamente, ressalvas as situaes de Conselho Federal de Farmcia urgncia ou de emergncia, devendo comunicar imediatamente ao Conselho Regional de Farmcia.

5 exigir justa remunerao por seu trabalho, correspondente s responsabilidades assumidas e ao tempo de servio a ele dedicado, sendo-lhe livre firmar acordo sobre salrio, desde que este no esteja inferior ao mnimo adotado por sua categoria profissional.

CAPTULO 3 Do exerccio profissional Art. 15 dever do farmacutico; 1 cumprir a lei, manter a dignidade e a honra da profisso e observar o seu Cdigo de tica. No dedicar-se a nenhuma atividade que venha trazer descrdito profisso e denunciar toda conduta ilegal ou anti-tica que observar na pratica profissional; 2 colocar seus servios profissionais disposio da comunidade em caso de conflito social interno, catstrofe ou epidemia, sem pleitear vantagem pessoal; 3 respeitar a vida humana, desde a concepo at a morte, jamais cooperando com atos que intencionalmente atentem contra ela, ou que coloque em risco sua integridade fsica ou psquica; 4 respeitar o direito do usurio de conhecer o medicamento que lhe dispensado e de decidir sobre sua sade e seu bem estar ; 5 assumir, com viso social, sanitria e poltica, seu papel na determinao de padres desejveis do ensino e do exerccio da Farmcia; 6 contribuir para a promoo da sade individual e coletiva principalmente no campo da preveno, sobretudo quando, nessa rea, desempenhar cargo ou funo pblica; 7 informar e assessorar ao paciente sobre a utilizao correto do medicamento; 8 ao aconselhar e prescrever medicamentos de livre dispensao, nos limites da ateno primaria a sade; 9 Observar sempre, com rigor cientfico, qualquer tipo de medicina alternativa, procurando melhorar a assistncia ao paciente; 10 atualizar e ampliar seus conhecimentos tcnicos- cientficos e sua cultura geral, visando ao bem pblico e a efetiva prestao de servios ao ser humano, observando as normas e princpios do Sistema Nacional de Sade, em especial quanto a ateno primaria sade; 11 utilizar os meios de comunicao a que tenha acesso para prestar esclarecimentos, conceder entrevistas ou palestras com finalidade educativa e de interesse social; 12 selecionar, com critrio e escrpulo, e nos limites da lei, os auxiliares para o exerccio de sua atividade; 13 abster-se da pratica de atos que impliquem mercantilismo ou m conceituao da Farmcia; 14 Comunicar ao Conselho Regional de Farmcia e s autoridades sanitrias a recusa ou dimenso de cargo, funo ou emprego, motivada pela necessidade de preservar os legtimos interesses da profisso.

SEO 2 Da responsabilidade profissional Art. 16 vedado ao farmacutico; 1 praticar atos profissionais danosos ao usurio do servio, que possam ser caracterizados, como impercia, imprudncia ou negligncia; 2 permitir a utilizao do seu nome, como responsvel tcnico, por qualquer estabelecimento ou instituio sem registro no CRF. 3 permitir a interferncia de leigos em seus trabalhos e suas decises de natureza profissional; 4 Delegar a outros profissionais atos ou atribuies exclusivas da profisso farmacutica; 5 assumir responsabilidade por ato farmacutico que no praticou ou do qual no participou efetivamente; 6 assinar trabalhos realizados por outrem, alheio sua execuo orientao superviso ou fiscalizao; 7 afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro farmacutico encarregado do estabelecimento; 8 acumpliciar-se com os que exercem ilegalmente a Farmcia, ou com profissionais ou instituies farmacuticas que pratiquem atos ilcitos; 9 prevalecer-se de seus cargos de chefia ou de empregador para desrespeitar a dignidade de subordinados 10 aceitar cargo, emprego, ou funo deixado por colega que tenha sido exonerado em defesa da tica profissional, salvo aps anuncia do Conselho Regional a que esteja vinculado; 11 pleitear para si e para outrem emprego, cargo ou funo que esteja sendo exercida por colega, bem como praticar outros atos de ocorrncia desleal; 12 fraudar, falsificar ou permitir que outros o faam em laudos e/ou produtos farmacuticos, cuja responsabilidade de execuo ou de produo lhe cabe; 13 divulgar resultados de exames de diagnstico ou mtodos de pesquisa que no estejam cientificamente comprovados; 14 fornecer, ou permitir que forneam, medicamentos ou droga para uso diverso da sua finalidade; 15 produzir e/ou fornecer medicamentos ou seus correlatos, drogas, insumos farmacuticos, alimentos e dietticos, sangue e seus derivados, contrariando normas legais e tcnicas; 16 no exerccio da profisso, ferir preceitos legais e ticos em que se fundamentam os direitos humanos; 17 fornecer, ou permitir que forneam, meio, instrumento, substncia e/ou conhecimentos, induzir ou de qualquer forma participar na pratica da eutansia e de torturas, e da manuteno da toxicomania ou de outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruis em relao pessoa; 18 dispensar medicamento sujeito a prescrio sem identificao do seu nome ou frmula, ou

identificando apenas por nmero ou cdigo e sem informao sobre os riscos sade do usurio, de acordo com a legislao em vigor e os conhecimentos atualizados; 19 obstar ou dificultar a ao fiscalizadora das entidades sanitrias e profissionais; 20 manter sociedade profissional fictcia ou enganosa que configure falsidade ideolgica; 21 deixar de cumprir, sem justificativa, normas emanadas dos Conselhos Federal e Regionais de Farmcia e de atender as suas requisies administrativas, intimaes ou notificaes, no prazo determinado; 2 atribuir seus insucessos a terceiros e a circunstncias ocasionais, exceto nos casos em que isso possa ser devidamente comprovado;

SEO 3 Da remunerao profissional Art 17 vedado ao farmacutico: 1 receber remunerao pela prestao de servios profissionais a preos vis ou extorsivos; 2 aceitar remunerao inferior a reivindicada por seu colega ou oferecer-se a isto e desrespeitar acordos ou dissdios da categoria; 3 quando a servio de instituio pblica; a) utiliza-se da mesma para execuo de servios de empresa privada de sua propriedade ou de outrem, como forma de obter vantagens pessoais; b) cobrar ou receber remunerao do usurio do servio como complemento de salrio; c) reduzir, quando em funo de chefia, a remunerao devida a outro farmacutico, utilizando-se de descontos a ttulo de taxa de administrao ou quaisquer outros artifcios; 4 receber remunerao por servios que no tenha efetivamente prestado; 5 praticar a dispensao indevida como forma de obter vantagem econmica; 6 exercer simultaneamente a Farmcia e a Medicina, ou a Odontologia, ou a Enfermagem ; 7 exercer a Farmcia em interao com outras profisses, visando exclusivamente o interesse econmico e ferindo o direito do usurio de livremente escolher o servio e o profissional; 8 dispensar, ou permitir que seja dispensado, medicamento com validade vencida, alterado ou de qualidade duvidosa;

SEO 4 Da publicidade e dos trabalhos cientficos Art. 18 vedado ao farmacutico: 1 promover publicidade enganosa ou abusiva da boa f do usurio do medicamento ou do servio: 2 anunciar servios ou produtos farmacuticos fazendo referncia a preos ou modalidades de pagamentos, ressalvados os correlatos; 3 fazer publicidade que explore medo ou superstio ou que divulgue nome, endereo ou outra que identifique usurios de servios farmacuticos;

4 utilizar-se de locais inadequados ou que comprometam a seriedade da profisso na divulgao de servios ou produtos farmacuticos; 5 divulgar assunto, ou descoberta farmacutica de forma sensacionalista, promocional ou de contedo inverdico; 6 anunciar produtos farmacuticos ou processos mediante meios capazes de induzir ao uso indiscriminado de medicamentos; 7 emprestar seu nome para propaganda de medicamento ou outro produto farmacutico, tratamento, instrumental ou equipamento hospitalar, empresa industrial ou comercial com atuao no ramo farmacutico; 8 declarar ttulos cientficos que no possa comprovar ou especializao para a qual no esteja qualificado ; 9 publicar, em seu nome, trabalho cientfico do qual no tenha participado; atribuir-se autoria exclusiva de trabalho realizado por seus subordinados ou outros profissionais, mesmo quando executados sob sua orientao; 10 utilizar-se, sem referncia ao autor ou sem sua autorizao expressa, de dados, informaes ou opinies ainda no publicados; 11 aproveitar-se da posio hierrquica para fazer constar, imerecidamente, seu nome na co-autoria de obra cientfica.

SEO 5 Da pesquisa farmacutica Art. 19 vedado ao farmacutico: 1 participar de qualquer tipo de experincia em ser humano com fins blicos, polticos, raciais ou eugnicos; 2 promover pesquisa na comunidade sem o seu conhecimento e sem que o objetivo seja a proteo ou a promoo da sade, respeitadas as peculiaridades culturais da regio; 3 obter vantagens pessoais, ter qualquer interesse comercial ou renunciar a sua independncia profissional em relao a financiadores de pesquisa da qual participe; 4 realizar ou participar de pesquisa em que qualquer direito inalienvel do homem seja desrespeitado, ou acarrete perigo de vida ou dano a sua sade fsica ou mental; 5 realizar ou participar de pesquisa que envolva menor e incapaz, sem observncia das disposies legais vigentes; 6 patentear, vender ou doar pesquisa de sua autoria e responsabilidade ou coresponsabilidade para ser realizada contra os interesses nacionais.

SEO 6

Da percia farmacutica Art. 20 vedado ao farmacutico: 1 deixar de atuar com absoluta iseno quando designado para servir como perito ou auditor, assim como, ultrapassar os limites das suas atribuies e competncia; 2 assinar laudos periciais quando no o tenha realizado ou participado pessoalmente dos exames; 3 ser perito de pessoa de sua famlia ou de qualquer pessoa com a qual tenha relaes capazes de influir em seu trabalho; 4 argumentar ou dar a conhecer sua convico pessoal sobre os direitos de qualquer das partes interessadas, ou da justia da causa em que estiver servindo como perito, mantendo seu laudo no mbito tcnico e limitado aos quesitos propostos; 5 intervir quando em funo de auditor ou perito, em atos profissionais de outro farmacutico, ou fazer qualquer apreciao em presena do examinado, reservando suas observaes para o relatrio.

CAPTULO 4 Das relaes infra e inter-profissionais Art. 21 O farmacutico, perante seus colegas e demais profissionais da equipe de sade, deve comprometer- se a: 1 obter e conservar alto nvel tico em seu meio profissional e manter relaes cordiais com a sua equipe de trabalho, prestando-lhe pleno apoio, assistncia e solidariedade moral e profissional; 2 adotar critrio justo e honesto nas suas atividades e nos pronunciamentos sobre servio e funes confiados anteriormente a outro farmacutico; 3 prestar colaborao aos colegas que dela necessitem, assegurando-lhes considerao, apoio e solidariedade que reflitam harmonia e o prestgio da classe; 4 prestigiar iniciativas em prol dos interesses da categoria por meio dos seus rgos representativos; 5 empenhar-se em elevar e firmar seu prprio conceito, procurando manter a confiana dos membros da equipe de trabalho e do pblico em geral; 6 limitar-se s suas atribuies no trabalho, mantendo relacionamento harmonioso com outros profissionais no sentido de garantir unidade de ao na realizao de atividades a que se propem em benefcio individual e coletivo; 7 denunciar a quem de direito atos que contrariem os postulados ticos da profisso.

CAPTULO 5 Das relaes com os conselhos Art. 2 Na relao com os Conselhos, obriga-se o Farmacutico a

: 1 cumprir fiel e integralmente as obrigaes e compromissos assumidos mediante contratos ou outros instrumentos, visados e aceitos pelos Conselhos, relativos ao exerccio profissional ; 2 acatar e respeitar os Acordos e Resolues do Conselho Federal e as Deliberaes dos Conselhos Regionais de Farmcia; 3 tratar com urbanidade e respeito os representantes do rgo, quando no exerccio de suas funes, facilitando o seu desempenho; 4 propiciar com fidelidade , informaes que, a respeito de exerccio profissional, lhe forem solicitados; 5 informar, ao Conselho, infraes a este Cdigo que tenha conhecimento, e ainda mant-lo informado sobre os seus vnculos profissionais; 6 atender convocao feita pelo rgo, a no ser por motivo de fora maior, comprovadamente justificado; 7 recorrer arbitragem do Conselho nos casos de divergncia de ordem profissional com colega(s) quando a conciliao de interesses no for possvel; 8 manterem-se quites com as taxas, anuidades tanto individualmente como de estabelecimento de sua propriedade.

CAPTULO 6 Disposies gerais Art. 23 O farmacutico portador de doena incapacitante para o exerccio da Farmcia, apurada pelo Conselho Regional de Farmcia em procedimento administrativo, com percia mdica, ter suas atividades profissionais suspensas enquanto perdurar sua incapacidade.

Art. 24 O profissional condenado por sentena criminal, definitivamente transitada em julgado, por crime praticado no uso do exerccio da profisso, ficara suspenso da atividade enquanto durar a execuo da pena.

Art. 25 Por extenso, e no que couber, aplicarse- o presente Cdigo de tica aos provisionados e licenciados.

Art. 26 O exerccio da Profisso Farmacutica implica em compromisso moral, individual e coletivo de seus profissionais com os indivduos e a sociedade e impe deveres e responsabilidades indelegveis, cuja contraveno resultara em sanes disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmcia, atravs das suas Comisses de tica, independente das penalidades estabelecidas pelas leis do Pas.

Art. 27 O Conselho Federal de Farmcia, ouvidos os Conselhos Regionais de Farmcia e a categoria farmacutica, promovera a reviso e a atualizao do presente Cdigo, quando necessrias.

Art. 28 As conies omissas neste Cdigo sero sanadas pelo Conselho Federal de Farmcia.

Vous aimerez peut-être aussi