Vous êtes sur la page 1sur 5

Introduo

Este artigo surge no mbito da unidade curricular de Tecnologias Especiais de Comunicao segundo os Handicaps I, da Licenciatura de Educao Socioprofissional na Escola Superior de Educao Jean Piaget e visa demonstrar a importncia da Comunicao Aumentativa e Alternativa em grupos com necessidade de uma linguagem de apoio. Assim, foi solicitado a realizao de uma planificao de uma actividade que inclu-se as tcnicas de comunicao aumentativa e alternativa. A docente sugeriu que idealizssemos uma situao dentro de um grupo com elementos com necessidade de uma linguagem de apoio. Em suma, o pretendido era que identificssemos, enquanto educadores

socioprofissionais, a atitude a assumir perante uma pessoa com necessidades especiais de comunicao, promovendo a sua integrao no grupo, para alm de definir as estratgias, os meios e a postura adequada do restante grupo Com a planificao da actividade pretende-se responder a todas estas questes, com o intuito de promover oportunidades iguais de interaco e de expresso entre os elementos de uma determinado grupo, independentemente das suas caractersticas.

1. Actividade A actividade consiste na leitura da estria Os dez amigos, que estar projectada para visualizao de todos os elementos do grupo. O objectivo desta leitura potenciar a interaco entre os vrios elementos do grupo e desenvolver a capacidade de comunicao dos elementos com necessidades de uma linguagem de apoio.

2. Intervenientes

Os intervenientes desta actividade so os participantes da colnia de frias do Parque Natural de S. Jacinto, entre os quais se encontram 7 rapazes e 8 raparigas, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos. Importa referir que trs dos elementos do grupo tm uma deficincia mental que lhe reduz a capacidade de comunicao e compreenso. Desta feita, o grupo acompanhado por um Educador Socioprofissional e um Psiclogo que fazem a gesto de toda a actividade, trabalhando em conjunto com os elementos e conduzindo a leitura do referido texto.

3. Local da Realizao da Actividade O espao fsico utilizado para a realizao da actividade uma das salas de actividades da Colnia de Frias do Parque Natural de S. Jacinto. uma sala com bastante espao e luminosa, sossegada e com vista para o jardim. 4. Rotina da Actividade . Incio da actividade s 10 horas;

. Os elementos do grupo iniciam a leitura do texto escolhido, tendo cada um dos participantes responsabilidade de ler a parte que lhes foi destinada. . O Educador Socioprofissional e o Psiclogo vo gerindo a actividade, procurando potenciar a participao dos elementos com dificuldades comunicativas, dando-lhes o tempo necessrio para completar a sua leitura; . Por fim, atravs da interaco dos elementos, procura-se desenvolver a compreenso da estria e obter o feedback de cada participante. . Fim da actividade prevista para as 11:30.

5. Participao na Actividade . A participao dos sujeitos com dificuldades comunicativas total, participando em todas as fases da actividade, pese embora necessitem de mais tempo para proceder leitura da parte do texto que lhes destinada. . Estes indivduos expressam-se atravs de um sistema de comunicao com ajuda, usando baixa tecnologia como os gestos de uso comum, sistemas baseados em elementos muito representativos e sistemas baseados em desenhos lineares. . Os indivduos com dificuldades comunicativas utilizam as mos e a cabea para fazer gestos de uso comum e utilizam os membros superiores para apontar os signos apresentados pelos mediadores da actividade. 6. Adaptaes Existentes A sala de actividades da Colnia de Frias do Parque Natural de S. Jacinto foi escolhida por facilitar o acesso aos participantes. A disposio dos pufs em U, procurando simular a hora do conto.

Todos os materiais que facilitem a comunicao dos indivduos com dificuldades comunicativas esto visveis na projeco e disponveis para os mediadores da actividade. 7. Estratgias dos elementos com necessidades especiais Estratgias para o planeamento e execuo da actividade: . Foi preparada a projeco de forma a incluir sinais e desenhos que facilitem a leitura aos elementos com dificuldades comunicacionais. . Gestos; . Cartes para facilitar o feedback desses elementos. Estratgias na interaco com os elementos: . Dar oportunidades de interaco dos indivduos com dificuldades comunicativas, possibilitando-lhes oportunidade de ler com o seu prprio ritmo; . Dar tempo para que compreendam o que esto a ler; . Intercalar perguntas abertas com algumas perguntas fechadas; . Provocar a comunicao; . Mostrar interesse por aquilo que os indivduos expressam. 8. Comunicao . Os sujeitos so orientados a ler o texto e a responder s questes que lhes so colocadas, embora seja esperado que, numa fase posterior, assumam a iniciativa de comunicar; . Espera-se que haja uma ptima interaco com os parceiros do grupo, em que cada um ter oportunidade de se exprimir; . A comunicao tender a ser com ajuda, com o objectivo de se tornar perceptvel.

Concluso

Planear uma actividade que envolva pessoas com dificuldades comunicativas implica sensibilidade e conhecimento para minimizar as diferenas existentes no grupo e precaver qualquer situao em que essas diferenas sejam limitadoras da comunicao e interaco pessoal. Posto isto, ser sempre aconselhvel introduzir formas de controlo e avaliao destas actividades, de forma a corrigir e adaptar situaes que surgem de imprevistos e que possam causar ansiedade nos elementos, levando ineficcia de todo o processo.

Vous aimerez peut-être aussi