Vous êtes sur la page 1sur 5

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N9 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao


Voc conhece a classificao do manuseio e transporte de materiais com referncia s atividades funcionais neles aplicada. Identifica, tambm, os benefcios que podem ser alcanados com um estudo do sistema de movimentao de materiais, bem como os problemas que devem lev-lo a fazer a reviso total ou parcial do seu sistema. Nesta aula, veremos as principais atividades do manuseio, bem como algumas regras que devem ser seguidas para se obter um sistema de movimentao mais eficiente.

1. Atividades Principais do Manuseio


O objetivo primordial do manuseio a separao das cargas de acordo com a necessidade dos clientes. As trs principais atividades do manuseio so: Recebimento: mercadorias e materiais chegam, normalmente, ao armazm em quantidades maiores do que as expedidas. A primeira atividade de movimentao a descarga de veculos. Na maioria dos armazns, ela manual. Entretanto, tm sido desenvolvidos mtodos mecanizados e parcialmente automatizados capazes de adaptar-se s diferentes caractersticas dos produtos. Geralmente, a descarga feita por uma ou duas pessoas. Os produtos so empilhados, manualmente, em paletes ou em slip sheet para formar uma unidade a ser movimentada. Em alguns casos, esteiras transportadoras so usadas para descarregar os veculos
Faculdade On-Line UVB

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

54

Aula 09 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao

Objetivos da aula:

Anotaes do Aluno

uvb
mais rapidamente. Dessa forma, pode ser descarregada dos veculos maior quantidade de mercadorias para entrada no armazm. Manuseio Interno: o manuseio interno inclui toda e qualquer movimentao dos produtos dentro do armazm. Aps o recebimento dos materiais, necessria sua transferncia interna para coloc-los em locais de armazenagem ou para separar pedidos. Finalmente, quando os pedidos so recebidos, os produtos solicitados so acumulados e transportados para a rea de expedio. Existem dois tipos de manuseio dentro do armazm: transferncia e separao. Existem pelo menos duas transferncias em armazns tradicionais. Primeiramente, as mercadorias so levadas para dentro do armazm e colocadas no local previamente determinado. Depois, os produtos so transferidos para a rea de separao ou seleo medida que so processados os pedidos. Essa segunda movimentao pode ser suprimida quando as mercadorias possuem elevado peso e / ou volume. Na transferncia final, os sortimentos de produtos solicitados pelos clientes so levados, diretamente, do armazm para a plataforma de carga. A separao dos produtos uma funo bsica de armazenagem. O processo agrupa materiais, peas e produtos de acordo com os pedidos dos clientes. Geralmente, a rea de separao localizada em um ponto do armazm que minimiza as distncias a serem percorridas. Expedio: a expedio consiste, basicamente, na verificao e no carregamento das mercadorias nos veculos. Como no recebimento, a expedio realizada, manualmente, na maioria dos sistemas. A expedio de cargas unitizadas est se tornando cada vez mais comum porque, dessa forma, o tempo de carregamento de veculos pode ser reduzido consideravelmente.

2. Seleo de Equipamentos
Os equipamentos de movimentao devem ser selecionados obedecendo
Faculdade On-Line UVB

55

Aula 09 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Anotaes do Aluno

uvb
a um plano geral de administrao do fluxo e materiais e de produtos, para que, no final dos investimentos, tenha-se um todo coerente capaz de atender bem s necessidades da empresa. Entretanto, observa-se, em muitas empresas, uma aquisio esparsa de equipamentos e, s vezes, dirigida a uma solicitao isolada de alguma seo da empresa, sem coordenao com uma diretriz geral. Acumulamse equipamentos de tipos e marcas diferentes e, no final, os investimentos podero atingir um montante equivalente queles que se atingiria se as aquisies fossem bem coordenadas desde o incio. Recomenda-se sempre que se desenvolva um plano geral de administrao dos fluxos de materiais e de produtos, para que dentro dessas diretrizes do planejamento, seja possvel adquirir equipamento a equipamento, de forma que, no final, o todo seja harmnico e contribua para a elevao da produtividade da empresa.

3. Leis da Movimentao
O manuseio de materiais concentra-se no armazm. H uma diferena bsica entre o manuseio de materiais embalados e a granel. Materiais a granel necessitam de equipamentos especiais para descarga. As consideraes a seguir so referentes ao manuseio de embalagens no sistema logstico. Para se manter um sistema de movimentao eficiente, deve-se obedecer a algumas leis, sempre que possvel: 1. Obedincia ao fluxo das operaes: como j mencionado anteriormente, no deve haver desvios que no agregam valor ao produto, redundando, apenas, em perda de produtividade. 2. Mnima distncia: quanto menores forem as distncias percorridas, tanto menor a chance de ocorrerem erros e conseqente perda de eficincia. 3. Mnima manipulao: assim como a mnima distncia, quanto menos se manipula, menor a chance de erros.
Faculdade On-Line UVB

56

Aula 09 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Anotaes do Aluno

uvb
4. Segurana e satisfao: como a mo-de-obra um elemento importante do sistema, funcionrios seguros e satisfeitos tendem a ter maior produtividade. 5. Padronizao: quando se faz a padronizao dos equipamentos, reduzse a quantidade de peas de reposio em estoque, diminuindo o capital imobilizado e o custo da empresa. 6. Flexibilidade: o sistema deve ter flexibilidade para poder manusear diferentes tipos de materiais, para que no haja necessidade de novos investimentos a qualquer mudana operacional. 7. Mxima utilizao do equipamento: quando se utilizam, ao mximo, os equipamentos, o capital investido plenamente empregado e d mais retorno ao investimento. 8. Mxima utilizao da gravidade: a gravidade uma energia gratuita. Assim, quanto mais tirarmos proveito dela, tanto mais eficiente ser o manuseio. 9. Mtodo do espao disponvel: a racionalizao do espao disponvel, com a preocupao de facilitar o trnsito de equipamentos de movimentao, melhora a eficincia do sistema. 10. Mtodo alternativo: os procedimentos de manuseio devem, sempre que possvel, contemplar mtodos alternativos para a movimentao dos materiais, evitando ou reduzindo a perda de produtividade quando houver problemas. 11. Menor custo total: este, na realidade, deve ser o objetivo final do Sistema Logstico, no qual o Sistema de Manuseio est inserido.

Faculdade On-Line UVB

57

Aula 09 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

Anotaes do Aluno

uvb

Sntese
Esta aula apresentou a classificao do manuseio e transporte de materiais com referncia s atividades funcionais neles aplicada. Mostrou, tambm, os benefcios que podem ser alcanados com um estudo do sistema de movimentao de materiais, bem como apresentou problemas que, se identificados, devem lev-lo a fazer a reviso total ou parcial do seu sistema, mostrando, mais uma vez, a importncia da sua capacidade de identificao e anlise. Na prxima aula, veremos as principais atividades do manuseio, bem como

Referncias
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas,1998. DIAS, Marco Aurlio P. Administrao de Materiais: uma abordagem logstica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1993. NOVAES, Antonio Galvo N. ; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimentos e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994.

Faculdade On-Line UVB

Administrao de Compras, Suprimentos e Armazenamento

algumas regras que devem ser seguidas para se obter um sistema de movimentao mais eficiente.

58

Aula 09 Movimentao de Materiais Principais Atividades e Leis da Movimentao

Vous aimerez peut-être aussi