Vous êtes sur la page 1sur 6

A abordagem ergonmica: gestos e posturas como factor de preveno de riscos profissionais.

importante que o espao em que se desenvolve o trabalho esteja em boas condies de segurana, seja confortvel e funcional. A Ergonomia um mtodo de trabalho que estuda o sistema Homem- Mquina, a partir de todas as perspectivas possveis, para atingir o seu perfeito funcionamento. uma maneira de pensar e planear o trabalho, organizando-o e adaptando-o s capacidades e necessidades da pessoa que o executa. na sua expresso mais simples "uma cincia que trata de adaptar o trabalho ao trabalhador". As pessoas so diferentes. Nem todas tm a mesma altura, a mesma fora nem a mesma capacidade para suportar as cargas fsicas e as tenses psquicas. Estas caractersticas devem ser tidas em conta na hora de planificar e desenhar os postos de trabalho para que as mquinas, dispositivos e utenslios sejam adaptveis e utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficcia. De facto, a ergonomia j h muitos anos faz pare da vida moderna; desde o mais simples objecto de uso quotidiano, ao mais sofisticado equipamento ou mquina foram objecto de estudos e obedeceram a princpios ergonmicos. Quando no so observados esses princpios podem surgir riscos para a segurana e a sade das pessoas que utilizam essas mquinas e equipamentos, relacionados principalmente com:

Dimenses corporais (altura de trabalho, o assento, o espao previsto para os movimentos e as ferramentas adaptadas anatomia da mo); Posturas (possibilidade de alterar a posio sentada e em p, reduo de esforos e de tenso muscular esttica prolongada); Esforos musculares (devem ser adaptados s capacidades fsicas do trabalhador, previso de fontes auxiliares de energia no sistema de trabalho); Movimentos corporais (ajustadas as amplitudes, velocidades e ritmos na execuo de movimentos); rgos de comando (forma e disposio de acordo com a manobra e o operador, devem ser facilmente identificveis, com sinalizao clara e no caso de comandos crticos devem ser protegidos contra manobras no intencionais).

No que respeita concepo do envolvimento do trabalho h que ter em conta que as dimenses do local de trabalho devem ser adequadas ao nmero de pessoas, intensidade do trabalho fsico, s condies tcnicas bem como a iluminao, a renovao do ar, o ambiente sonoro, as vibraes e choques mecnicos, a exposio do trabalhador a matrias perigosas e radiaes nocivas, etc. Os princpios ergonmicos aplicam-se tambm a aspectos temporais do trabalho, horrios, pausas, ritmos, formas organizativas, enriquecimento de tarefas para evitar o stress e controlar a carga psquica e mental do trabalho. A Ergonomia, para alm de humanizar o trabalho pode contribuir para uma maior rentabilidade do mesmo.

Os critrios ergonmicos aplicados desde a fase do projecto, na estruturao do trabalho e nas condies de realizao das tarefas, constituem importante medida preventiva para evitar doenas contradas pela permanncia prolongada no posto de trabalho. Curiosidades: Correntes em Ergonomia - Os debates e as reflexes a que se tem assistido nas ltimas dcadas conduziram preocupao da complementaridade dos fundamentos das duas principais correntes em ergonomia. A Corrente Anglo-Saxnica, a mais antiga, e hoje essencialmente americana, centrase nos factores humanos. Esta corrente orienta a ergonomia para a concepo e/ou reconcepo (transformao) de dispositivos tcnicos (mquinas, utenslios, postos de trabalho, crans, programas, ferramentas, etc.), defendendo (preconizando) uma ergonomia baseada nas caractersticas dos homens (antropomtricas, fisiolgicas, cognitivas, etc.). Exemplo: Definem a altura da cadeira e da mesa, as caractersticas do assento e do encosto, o tamanho ou a forma dos smbolos a colocar no cran do computador para que sejam lidos pelos utilizadores sem dificuldade. A Corrente Europeia, a mais recente, e essencialmente francfona, centra-se na actividade do homem do trabalho; apoia-se na anlise ergonmica do trabalho real para a concepo e/ou transformao dos sistemas de trabalho; considera a ergonomia como o estudo especfico do trabalho humano com vista a melhor-lo. Exemplo: preocupa-se no apenas com o assento ou com o cran considerados isoladamente mas especialmente com o conjunto da situao de trabalho em questo; entende que a fadiga do trabalhador e os seus erros s podem ser realmente explicados e minorados se a tarefa e a forma como ela realizada (actividade) forem analisadas pormenorizadamente nos seus locais especficos. Podemos dizer que a corrente centrada no factor humano considera o homem como uma componente do sistema de trabalho e que a corrente centrada na actividade humana considera o homem no s como componente mas tambm como um actor desse mesmo sistema. Na prtica da Ergonomia h 2 fases: 1 Anlise Ergonmica - consiste na identificao e compreenso das relaes existentes entre as condies organizacionais, tcnicas, sociais e humanas que determinam a actividade de trabalho e os efeitos desta sobre o operador e o sistema produtivo. 2 Interveno Ergonmica - consiste na operacionalizao de planos de aco resultantes da anlise ergonmica. Pode situar-se a diferentes Domnios de actuao: concepo e/ou reformulao, formao profissional, higiene, segurana e sade ocupacional. Conceber e/ou transformar um posto de trabalho de acordo com os critrios ergonmicos implica, pois, fazer uma anlise detalhada da tarefa e da actividade. Basicamente h dois tipos de postos de trabalho: sentado e de p, embora por vezes surja a necessidade de um posto misto.

Posio de Trabalho - de p O trabalho em p, comum em alguns sectores industriais, comrcio, servios, implica s por si uma sobrecarga dos msculos das pernas, costas e ombros, mas tem tambm outros inconvenientes entre os quais se salientam:

a circulao sangunea nas pernas faz-se mais lentamente o que pode provocar o aparecimento de varizes; o repouso do corpo assenta numa superfcie muito pequena e a manuteno prolongada do equilbrio conduz a uma tenso muscular constante.

Como medidas preventivas para diminuir o esforo, a consequente fadiga e evitar que o trabalhador adopte posturas foradas e incmodas, aconselhvel:

o plano de operaes e os elementos de accionamento e controlo e as ferramentas devem encontrar-se na rea de trabalho; a rea de trabalho deve ser suficientemente ampla para garantir a mudana de posio dos ps e repartir o peso das cargas; a altura a que se deve realizar o trabalho, , em regra geral, ao nvel dos cotovelos do utilizador variando conforme o esforo fsico e de preciso dos movimentos exigidos; importante que esta posio possa alternar-se com a posio sentado, ou com movimentos diversos e pausas frequentes.

Posio de Trabalho - sentado A posio de trabalho sentado mais cmoda porque aumenta a superfcie de apoio do operador, no entanto pode tornar-se incmoda se for incorrecta e prolongada, provocando dores nas costas, nos ombros, no pescoo e at problemas de circulao sangunea. Para evitar estes riscos preciso dispor de assentos apropriados, saber sentar-se e tambm ter em conta outras regras e medidas preventivas:

o plano de trabalho deve fazer um ngulo aproximado de 90 graus com a coluna vertebral do operador; o espao para as pernas deve ser suficientemente amplo para garantir liberdade de movimentos; o assento deve ser regulvel em profundidade e altura para se poder apoiar a regio lombar, os ps bem assentes no pavimento ou num estrado e ter rea suficiente para assegurar uma boa estabilidade e conforto; o encosto deve ser tambm regulvel para apoiar as costas no local mais vulnervel (altura da cinta); o tampo deve ter profundidade suficiente para evitar dificuldades ao nvel da articulao dos joelhos; o apoio dos ps deve ter rea suficiente para um posicionamento confortvel e ser regulvel em altura e inclinao de acordo com a estatura do operador e as caractersticas do posto de trabalho.

Por ltimo, no esquecer que muito benfico levantar da cadeira de vez em quando, caminhar e fazer exerccios fsicos de relaxe.

DOENAS E LESES PROFISSIONAIS O stress fsico e o stress psquico manifestam-se muitas vezes atravs de problemas msculo-esquelticos. Existe clara evidncia de que muitas perturbaes msculo-esquelticas so causadas pelo trabalho. As causas encontradas esto relacionadas com a concepo dos sistemas de trabalho. Os principais factores de risco so:

Aspectos fsicos do trabalho: o - Transporte manual de cargas; o - Posturas inadequadas; o - Movimentos repetitivos; o - Aplicao de fora excessiva com as mos; o - Presso mecnica directa sobre os tecidos humanos; o - Exposio a vibraes; o - Ambiente trmico de trabalho. Organizao do trabalho: o - Ritmos de trabalho; o - Trabalho repetitivo; o - Trabalho montono; o - Fadiga; o - Factores psicossociais.

Grupos de risco: Os dados disponveis na Europa, apontam para a existncia de algumas tarefas com maior risco de perturbaes msculo-esquelticas, nomeadamente: - Desempenho de tarefas manuais; - Desempenho de tarefas repetitivas, maioritariamente asseguradas por mulheres. Tambm so especialmente vulnerveis aos factores de risco: - Trabalhadores mais idosos; - Trabalhadores com trabalho precrio. A patologia msculo-esqueltica, resultante de traumas repetidos sobre determinadas estruturas orgnicas, tem crescido entre ns de forma exponencial. Este facto deve-se:

Ao aparecimento de novas indstrias que utilizam tecnologia de ponta e trabalho sequencial em linha; pequenos movimentos executados com uma cadncia muito rpida com consequente sobrecarga dinmica para grupos musculares dos membros superiores e sobrecarga esttica para os ombros e coluna. Recrutamento de centenas de jovens que iniciam aqui o seu primeiro trabalho, predominando o sexo feminino, e que terminam ou interrompem os estudos secundrios. A cobertura obrigatria destes trabalhadores pela medicina do trabalho. Factores psico-sociais: Stress, No realizao profissional, Monotonia e repetitividade das tarefas.

Quadros Clnicos da patologia msculo-esquelticas com doena ocupacional mais frequente:


- ombro doloroso; - tendinite do trapzio; - epicondilite du Quervain; - tendinites dos exteriores do punho; - tendinites dos flexores do punho; - sndrome do cubital; - sndrome do mediano; - sndroma do radial; - osteonecroses - kienboeck, koehler, etc; - low-back-pain.

O diagnsticos da doena profissional nem sempre fcil; calcula-se que 60 a 95% das doenas profissionais no so diagnsticadas. A histria clnica o elemento fundamental e nesta, a histria profissional o elemento preponderante para o diagnstico da doena profissional. MOVIMENTAO DE CARGAS E PERTURBAES MSCULO ESQUELTICAS A coluna vertebral sustenta o tronco, suporta a cabea, envolve e protege a espinal medula e participa simultaneamente em cada movimento dos membros e do corpo. Todos os anos, milhes de trabalhadores so afectados por doenas relacionadas com a coluna vertebral e perturbaes msculo-esquelticas que atingem msculos, tendes, nervos e ossos causando grande nmero de faltas ao trabalho. Os riscos das perturbaes msculo-esquelticas so agravados por vrios factores nomeadamente o levantamento manual de cargas, movimentos incorrectos, repetitivos, cadncia de trabalho e vibraes. Estes problemas so comuns a todos os sectores e ramos de actividade. Na movimentao de cargas, o trabalhador adopta frequentes vezes posturas desfavorveis e o uso de fora excessiva, sobretudo em actividades relacionadas com a agricultura, o trabalho hospitalar e de uma maneira geral na armazenagem e transportes. Aqui podem surgir graves problemas de sade motivados por:

traumatismos e leses na coluna; desgaste nas vrtebras e articulaes; distrbios nos membros superiores e inferiores; leses musculares, tendes, ligamentos; problemas cardiovasculares.

Estas situaes, dolorosas para os trabalhadores e dispendiosas para os empregadores, devem evitar-se, na medida do possvel, usando auxiliares mecnicos e tcnicas adequadas de levantamento manual de cargas. Primeiramente preciso ter em conta as caractersticas da carga, o esforo fsico exigido e as caractersticas do trabalhador.

As tcnicas de levantamento de cargas tm como princpio bsico manter as costas direitas e fazer o esforo com as pernas segundo as seguintes normas:

aproximar-se o mais possvel do objecto a levantar e apoiar os ps com firmeza ligeiramente afastados; abaixar-se dobrando os joelhos, mantendo os ps afastados e as costas direitas; agarrar fortemente a carga, mantendo-a prxima do corpo, de forma a que no deslize e caia; elevar o objecto endireitando as pernas mantendo-o apoiado contra o corpo e as costas direitas; a cabea deve permanecer levantada e a carga deve distribuir-se entre as duas mos, sempre que possvel; verificar se a carga no demasiado pesada ou difcil de manipular por uma s pessoa; menor dvida deve-se pedir auxlio e coordenar os esforos com um parceiro; para o transporte de objectos com arestas, materiais inflamveis ou corrosivos, recomendada a utilizao de Equipamentos de Proteco Individual (luvas, aventais, culos,...); uma carga nunca deve ser transportada altura dos olhos, pois dificulta a visibilidade provocando choques e quedas; finalmente, todas as pessoas que efectuam movimentao manual de cargas devem ter formao de base sobre tcnicas de movimentao e treino para evitar posturas e movimentos perigosos.

Vous aimerez peut-être aussi