Vous êtes sur la page 1sur 9

Curso: Engenharia Disciplina: lgebra Vetorial e Geometria Analtica

Professor: Marcelo Silva


Aluno(a):_________________________________ Data: ___/___/___

AULA - 2 EQUAES DA RETA

Equaes paramtricas da reta Seja r uma reta passante por Po = (xo , yo , zo) e paralela ao no nulo vetor r = li + mj + nk. O vetor r denominado vetor diretor da reta r. Um ponto P = (x, y, z) pertence reta r se, e somente se, os vetores (P - Po) e r forem paralelos: (P - Po) = tr ( t R ) ou P = Po + tr (1)

A equao (1) denominada equao vetorial da reta no R 3 e t chamado de parmetro. Introduzindo as coordenadas de P, Po e r em(1), obtm-se: x= x0 + lt y= y0 + mt z= z0 + nt que so as equaes paramtricas da reta, onde l, m, n no so todos nulos e r diferente de zero.

Exemplo: Determine as equaes paramtricas da reta r, que passa pelo ponto A(3, -1, -2) e paralela ao vetor v = (-3, -2, 1) e obtenha um ponto dessa reta. Equaes simtricas da reta Isolando-se o parmetro t em cada uma das equaes paramtricas e igualando as expresses, obtm-se:

que so denominadas equaes simtricas da reta r. Exemplo: Encontre as equaes simtricas da reta que passa pelo ponto A(2, 1, 4) e tem a direo do vetor v = 3i + 4j 2k. Das equaes simtricas da reta r, podemos obter as equaes reduzidas da reta, isolando as variveis x e z e expressando-as em funo de x. y = p1x + q1 z = p2x + q2 Exemplo: Encontrar as equaes reduzidas da reta r que passa pelos pontos A(1, 2, 3) e B(3, 1, 2). Ponto mdio de um segmento Aplicao: Dados os pares ordenados P=(x1,y1) e Q=(x2,y2), pode-se obter o Ponto Mdio M=(xm,ym) que est localizado entre P e Q.

O ponto mdio obtido com o uso da mdia aritmtica, uma vez para as abscissas e outra vez para as ordenadas. xm = (x1 + x2)/2, ym = (y1 + y2)/2

Coeficiente angular de uma reta: Dados os pontos P1=(x1,y1) e P2=(x2,y2), o coeficiente angular k da reta que passa por estes pontos o nmero real: com x1 x2.

Significado geomtrico do coeficiente angular: O coeficiente angular de uma reta o valor da tangente do ngulo alfa que a reta faz com o eixo das abscissas.

Se o ngulo est no primeiro quadrante ou no terceiro quadrante, o sinal do coeficiente angular positivo e se o ngulo est no segundo quadrante ou no quarto quadrante, o sinal do coeficiente angular negativo. Exemplo1: Determinar o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A(3,2) e B(-3,-1) e esboar o seu grfico. Exemplo2: O crescimento y de uma cultura biolgica passa de 8 cm 2 para 10m2, enquanto o tempo x aumenta de 1 para 2 horas. Determinar a taxa mdia de crescimento dessa cultura. Declividade de uma reta: A declividade indica o grau de inclinao de uma reta. O fato do coeficiente angular ser maior que outro indica que a reta associada a este coeficiente cresce mais rapidamente que a outra reta. Se um coeficiente angular negativo e o mdulo deste maior que o mdulo de outro coeficiente, temos que a reta associada ao mesmo decresce mais rapidamente que a outra.

Se o coeficiente angular nulo, a reta horizontal. Coeficiente linear de uma reta: a ordenada (altura) w do ponto (0,w) onde a reta cortou o eixo das ordenadas.

Retas horizontais e verticais: Se uma reta vertical ela no possui coeficiente linear e coeficiente angular. Assim, a reta indicada apenas por x=a, a abscissa do ponto onde a reta cortou o eixo OX.

Se uma reta horizontal, o seu coeficiente angular nulo e a equao desta reta dada por y = b, ordenada do ponto onde est reta corta o eixo OY. Reta que passa por um ponto e tem coeficiente angular dado: Uma reta que passa por um ponto P=(xo,yo) e tem coeficiente angular k, dada por: y - yo = k (x - xo) Exemplos 1. Se P = (1,5) pertence a uma reta que tem coeficiente angular k = 8, ento a equao da reta y = 8(x 1) + 5.

2. Se uma reta passa pela origem e tem coeficiente angular k = -1, ento a sua equao dada por: y = -x. 3. Determinar a equao de uma reta r que passa pelo ponto A(-1,4) e tem coeficiente angular 2. 4. Determinar a equao da reta que passa pelo ponto P(2,5) e tem uma inclinao de 600. Retas paralelas e perpendiculares Retas paralelas: Duas retas no plano so paralelas se ambas so verticais ou se tm os mesmos coeficientes angulares.

Exemplos 1. x=3 e x=7 so retas paralelas. 2. As retas y=34 e y=0 so paralelas. 3. As retas y=2x+5 e y=2x-7 so paralelas. 4. Determinar a equao da reta que passa pelo ponto A(3,-5) e paralela reta de equao 8x 2y + 1 = 0. Retas perpendiculares: Duas retas no plano so perpendiculares se elas tm coeficientes angulares k' e k", tal que k'. k" = -1.

Exemplos 1. As retas y=x+3 e y=-x+12 so perpendiculares, pois k'=1, k"=-1 e k'k"=-1.

2. As retas y=5x+10 e y=(-1/5)x-100 so perpendiculares, pois k'=5, k"=-1/5 e k'k"=-1. 3. Determinar o valor de k para que a reta r, de equao kx 9y 1 = 0, seja perpendicular reta s, de equao 2x + 6y 3 = 0. 4. Dada a reta r de equao 2x y + 5 = 0 e o ponto P(3,5), determinar a equao da reta s que passa pelo ponto P e perpendicular reta r. Equao geral da reta Toda reta no plano cartesiano pode ser escrita pela sua equao geral: ax+by+c=0 Exemplos 1. Se a = -1, b = 1 e c = -1, tem-se a reta -x + y - 1 = 0. 2. Se a = 0, b = 1 e c = 0, tem-se a reta y = 0. 3. Se a = 1, b = 0 e c = 5 , tem-se a reta x + 5 = 0. 4. O ponto M(a2-1, 3a) pertence reta de equao x + y 3 = 0. Calcular as coordenadas do ponto M.

5. Seja a reta determinada pelos pontos A(-1,4) e B(5,-2). Determinar a equao gera dessa reta. 6. Os pontos A(1,2), B(3,1) e C(2,4) so os vrtices de um tringulo. Determinar a equao das retas suportes dos lados desse tringulo. ngulos entre duas Retas Dadas as retas r1 e r2 por suas equaes simtricas:

Para encontrar ngulo que o menor ngulo formado pelas retas r1 e r2, utilizamos a frmula abaixo:

Exemplo1: Encontrar o menor ngulo entre as retas r1 e r2, cujas equaes so, respectivamente, y = 2x 2 e y = -x + 4.

Exemplo2: Calcular o ngulo entre as retas

Distncia de um ponto a uma Reta Consideremos um ponto A e uma reta r, esta individualizada por um ponto P e por um vetor unitrio n, que tem a sua direo. Buscamos a distncia do ponto A reta r, a qual encontrada pela frmula abaixo:

Exemplo1: Calcular a distncia do A (1, -1, 2) reta r cujas equaes paramtricas so: x = 1 + 2t; y = - t e z = 2 3t Exemplo2: Calcular a distncia do ponto P = (1, 2, 0) reta determinada pelos pontos A = (0, 1, 2) e B = (3, 0, 1). Seja um ponto P = (xo,yo) e uma reta r no plano definida por ax + by + c = 0.

A distncia d=d(P, r) do ponto P reta r pode ser obtida pela frmula abaixo:

Exemplo: A distncia de (0,0) reta 5x + 12y + 25 = 0 :

Equaes da Circunferncia y B P

t C

x Na figura acima representamos uma circunferncia de centro C(x1, y1) e raio r. Seja P(x, y) um ponto qualquer da circunferncia e t o ngulo formado pelo vetores CP e CA, onde A(x1 + r, y1). Ento,

cos(t )

CP. CA CP CA

Como CP = (x x1, y y1), CA = (r, 0) e |CP| = |CA| = r, temos: cos t = (x x1)/r ou x = x1 + r cos t. (1)

De maneira anloga para os vetores CP e CB, onde B o ponto (x1, y1 + r), obtemos: y = y1 + r sen t (2)

As equaes (1) e (2) so denominadas equaes paramtricas da circunferncia. Fazendo x1 = a, y1 = b e eliminando t nas equaes paramtricas, obtemos as equaes cartesianas da circunferncia. (x a)2 = r2 cos2 t e (y b)2 = r2 sen2 t

A equao cartesiana desta circunferncia dada por: (x - a)2 + (y - b)2 = r2 Exemplo: A equao da circunferncia com centro em (2,3) e raio igual a 8 : (x - 2)2 + (y - 3)2 = 82 A equao da circunferncia com centro na origem (0,0) e raio r, recebe o nome de forma cannica da circunferncia e dada por: x2 + y2 = r2 Equao geral da circunferncia: Dada a equao (x-a)2+(y-b)2=r2, podemos desenvolver a mesma para obter a forma geral da circunferncia: x2 + y2 + A x + B y + C = 0 Exemplo: A equao geral da circunferncia com centro em (2,3) e raio r=8 : x2 + y2 - 4x - 6y - 51 = 0

Vous aimerez peut-être aussi