Vous êtes sur la page 1sur 8

A insero da Psicopedagogia nas instituies

onforme vimos na aula passada, o psicopedagogo trabalha com o que chamamos de problemas de aprendizagem. Mas, para sabermos o que so problemas de aprendizagem, precisamos antes dar uma breve passagem sobre a prpria aprendizagem. Como j dissemos em nossa primeira aula, este tema muito vasto e, por isso, vamos nos ater apenas a alguns conceitos bsicos. Como fcil de entender, todos ns iniciamos nossos processos de aprendizagem desde o momento em que nascemos. Percebemos que o ser humano constri sua estrutura de personalidade no interior da trama de relaes sociais na qual ele est inserido. Podemos, por exemplo, nos reportar ao antigo ditado popular dize-me com quem andas e te direi quem s. Com isso estamos dizendo que todos ns construmos nossos saberes e fazeres dentro de um conjunto de relaes sociais das quais participamos ativamente, sendo que estas relaes ocorrem dentro do que chamamos de Instituies. Mas, como ocorrem as aprendizagens dentro deste contexto? Como se d a construo do conhecimento? Ao analisarmos a nossa estruturao como indivduos, percebemos que uma das caractersticas do ser humano ser prtico e ativo, j que por suas aes que ele modifica o meio ambiente, moldando-o para atender s suas necessidades. Enquanto transforma a realidade sua volta, ele constri a si mesmo, tecendo sua rede de saberes, a partir da qual ir interagir com o meio social, determinar suas aes, suas reaes, suas convivncias sadias ou neurticas, enfim, todas as suas prticas sociais.

A construo das redes


Veja bem! No mesmo momento em que voc nasceu, passou a fazer parte de uma instituio social organizada: a sua famlia. E como voc, todos os seres humanos ao nascer encontram o idioma, os costumes, a religio, o modo de se alimentar e de se divertir, enfim, tudo j previamente estruturado por outros que o antecederam. Esta organizao que permite que a sociedade sobreviva e se reorganize, sempre acompanhando a evoluo histrica e social de seu tempo. Como afirmava Karl Marx, as sociedades constituem-se em fenmenos histricos, j que os indivduos se constroem uns aos outros, fsica e espiritualmente. Ns convivemos com nossos semelhantes em casa, no colgio, no mercado, nos clubes, enfim, em uma infinidade de instituies. Estamos sempre em contato com outras pessoas e por intermdio desta convivncia aprendemos e ensinamos coisas. Todo nosso modo de ser e de nos comportarmos fruto de nossa vida em sociedade. Para sobreviver, os homens constroem coisas e objetos, criam modos de vida em comum, elaboram idias e conceitos que regem as inter-relaes pessoais entre os membros da sua comunidade. O conjunto destas criaes forma o que denominamos de conhecimento. Diversas formas de estudar como este conhecimento se processa j surgiram ao longo dos tempos e continuam aparecendo todos os dias. Atualmente, em virtude da ampliao dos meios de di-

Introduo Psicopedagogia

vulgao das informaes proporcionada pelo uso cada vez maior da tecnologia, os mais diferentes setores sociais, polticos e econmicos vm propondo a idia de construo de rede de saberes e de aes. Embora este conceito tenha surgido, em uma primeira instncia, no conjunto das mudanas ocorridas no mundo do trabalho, essa idia vem encontrando eco em quase todos os campos cientficos, nos novos movimentos sociais e, inclusive, na Educao. Mas, perguntamos ns, o que vem a ser uma rede de saberes? Como voc imagina que ela seja? Segundo nos explica Alves (199, p. 68), a noo de rede no algo que se explique por si mesmo. A palavra rede tem muitos sentidos, polissmica. Por que ento usar essa noo? Para esta estudiosa no assunto, devemos usar esta noo exatamente devido polissemia. Tendo em vista que cada um tem sua prpria concepo de rede tecida em seu cotidiano, o significado que se pretende ao usar esta expresso para simbolizar a construo dos saberes se cria de uma forma individual e por si mesmo. Segundo a mesma autora,
redes existem e s podem ser pesquisadas nos processos cotidianos de viver. So, pois, formadas nos processos mltiplos e diferentes dentro das inmeras relaes que os sujeitos todos, em seus contatos cotidianos, tecem, destecem e tecem outra vez, no espaotempo do aqui e agora. (ALVES, 1999, p. 15)

Castells (2000, p. 498) define rede como sendo um conjunto de ns interconectados. Segundo este autor, cada um destes ns representa um ponto de inflexo na construo do conhecimento, bem como a interconexo com outros conhecimentos vindos de outras fontes. A estrutura concreta de cada um destes pontos ir variar de acordo com o tipo de rede concreta que est estabelecida. Por exemplo, se estamos falando em processos educacionais, em bolsas de valores, de poltica ou estamos aprendendo a fazer novos quitutes, cada um destes fatos acabar por se constituir em um n (ou ponto) de nossa rede de saberes. Vemos, assim, que este conceito refere-se a uma estrutura aberta e capaz de expandir-se de forma ilimitada e em todas as direes. Na construo de uma rede de saberes, todos os membros da sociedade so parceiros possveis, contribuindo com seus conhecimentos, suas prticas, valores e crenas. Estas contribuies no so estticas, muito ao contrrio, encontram-se em permanente mudana. Assim, conceitos e valores considerados como verdades incontestveis podem ser considerados, mais tardiamente, como algo ultrapassado e totalmente descartvel. Para ilustrar, basta lembrarmos que, durante sculos, a Terra foi considerada por todos, inclusive os mais renomados e ilustres cientistas da poca, como o centro do Universo e que os astros e as estrelas, como o Sol e a Lua, giravam em torno dela. E hoje, que julgamento voc faria de algum que afirmasse uma coisa dessas? Com certeza, seria chamado de ignorante, concorda?

14

A insero da Psicopedagogia nas instituies

Desta forma, podemos perceber por que o princpio de movimento bsico na formao de redes. Elas se constroem exatamente na instabilidade e na nolinearidade dos processos do conhecimento. Esse movimento deve ser entendido como a possibilidade que temos de variar as direes e o sentido ao tecermos os mltiplos fios possveis para construir nossa rede de saberes. Esta flexibilidade de movimento inclui, tambm, as inmeras variaes possveis nos parceiros que nos acompanham em nossa trajetria de construo e reconstruo dos saberes que, apesar de nossos esforos, encontram-se sempre inconclusos e incompletos. Alm do movimento, o conceito de rede de saberes se constri a partir de mais dois princpios importantes, que so o de articulao e o de co-responsabilidade. Como vimos, todas as pessoas que, de alguma maneira passam pelas nossas vidas, participam, direta ou indiretamente, da construo de nossa rede de saberes, pois todos os nossos conhecimentos so, de algum modo, articulados com as informaes que recebemos e transmitimos e, com isso, todos somos coresponsveis por sua construo e pelo uso que dela fazemos. O ato de tecer esta rede no , portanto, obra de uma conscincia isolada e autnoma, mas uma das formas de prtica social que tem como sujeito os homens articulados entre si por relaes sociais. Esta concepo de saber como processo de construo social por um sujeito coletivo deve orientar nossas tarefas no campo da aprendizagem. Como voc deve ter percebido, toda nossa rede de conhecimentos formada dentro de instituies e, assim, no fica difcil imaginar que a Psicopedagogia, cada vez mais, necessite inserir-se e estudar como ocorrem as relaes interpessoais nesses ambientes, particularmente nas famlias e nas escolas, nos quais a maior parte do conhecimento bsico ocorre na infncia e na adolescncia. A Psicopedagogia vem atuando, tambm, com muito sucesso nas mais diversas instituies organizadas alm das j citadas, inclusive em hospitais e empresas. Seu papel analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituio. Prope e ajuda o desenvolvimento dos projetos favorveis s mudanas educacionais, particularmente as de carter profiltico, visando evitar processos que conduzam s dificuldades de aquisio do conhecimento. No podemos nos esquecer de que a aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivduos ou grupos humanos, que, mediante a incorporao de informaes e o desenvolvimento de experincias, promovem modificaes estveis na personalidade e na dinmica grupal com as quais revertem o manejo instrumental da realidade. Vamos apresentar a seguir, uma viso do psicopedagogo na escola. Gostaramos, no entanto, de ressaltar que as atividades que ele executa como psicopedagogo na escola so, com as devidas adaptaes, as mesmas que ele ir executar em qualquer outra instituio.

15

Introduo Psicopedagogia

O papel do psicopedagogo na instituio escolar


O trabalho psicopedaggico pode e deve ser pensado a partir da instituio escolar, na qual cumpre uma importante funo social: a de socializar os conhecimentos disponveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construo de regras de conduta dentro de um projeto social mais amplo. A escola, afinal, responsvel por grande parte da aprendizagem do ser humano. O papel do psicopedagogo na docncia e na clnica pode ser delineado de uma maneira relativamente mais objetiva do que seu papel na escola, embora acreditemos que o psicopedagogo tem muito a contribuir na dinmica escolar. A atividade da escola est determinada pelo aspecto interacional. O psicopedagogo pode, ento, ser visto fazendo parte de uma equipe interdisciplinar que campo de discusso da problemtica docente, discente e administrativa.
A grande maioria dos trabalhos que discutem a prtica da psicopedagogia na instituio educativa focaliza a anlise do processo de aprendizagem, ou, mais especificamente, a anlise dos problemas de aprendizagem. Esta preocupao central est intimamente relacionada s prprias origens da Psicopedagogia, enquanto rea do conhecimento: seu aparecimento e sua estruturao responderam, num primeiro momento, necessidade de compreender melhor o processo de aprendizagem, para evitar (perspectiva preventiva) ou tratar (perspectiva teraputica) problemas decorrentes de dificuldades nesse processo, no mbito dos fenmenos individuais. Deve-se destacar, neste sentido, o fato de que tais anlises priorizam, geralmente, a dimenso individual do processo de aprendizagem, enquanto fenmeno que ocorre no sujeito, ainda que considerando o papel de variveis ambientais e relacionais na sua produo. Esta perspectiva reflete, de certa forma, a posio dos estudos de aprendizagem na histria do desenvolvimento do conhecimento psicolgico. (CAVICCHIA, 1996, p. 197, grifos do autor)

Tendo bem conceitualizado como se processa a aprendizagem e como evolui o pensamento, o psicopedagogo o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensinoaprendizagem. A Psicopedagogia, no mbito da sua atuao preventiva, preocupa-se especialmente com a escola. Dedicando-se s reas relacionadas ao planejamento educacional e ao assessoramento pedaggico, colabora com os planos educacionais e sanitrios no mbito das organizaes, atuando numa modalidade cujo carter clnico, ou seja, realizando diagnstico institucional e propostas operacionais pertinentes. O campo de atuao da modalidade preventiva muito amplo, mas pouco explorado. Sobre o trabalho psicopedaggico na escola muito se tem a fazer. Grande parte da aprendizagem ocorre dentro da instituio escolar, na relao com o professor, com o contedo e com o grupo social escolar enquanto um todo. Devido ao fato de ser um lugar to relevante na vida do ser humano, a instituio escolar, paradoxalmente, pode ser tambm muito prejudicial.
No nvel da instituio, nas escolas em especial, considera-se que um psicopedagogo deve procurar acompanhar a tendncia muito saudvel de, como um dos elementos da equipe, impulsionar o trabalho cooperativo de professores e demais profissionais da escola, procurando contribuir para uma maior eficincia e coerncia, participando com todos, por exemplo, do momento da definio do projeto pedaggico e da anlise e discusso de situaes e casos especiais. Considera-se questionvel a possibilidade de o psicopedagogo vir 16

A insero da Psicopedagogia nas instituies a se apresentar como o dono da verdade e portador de solues prontas, desconsiderando as possibilidades de trabalho cooperativo com educadores em geral. (FINI et al., 1996, p. 71)

Em especial na escola, o psicopedagogo poder contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que no tm como causa apenas deficincias do aluno, mas que so conseqncia de problemas escolares, tais como a organizao de instituio, dos mtodos de ensino, da relao professoraluno, da linguagem do professor, entre outros.
A instituio educativa, em suas diferentes modalidades creche, pr-escola, escola de 1., 2. ou 3. graus cumpre um papel central na sociedade: o de mediadora no processo de insero da criana e do adolescente na cultura. Para isso, necessrio que ela se estruture e se instrumentalize de forma a responder s exigncias propostas por este objetivo, to amplo e complexo. Um dos aspectos principais dessa estruturao diz respeito formao e qualificao de equipes de trabalho capazes de desenvolver projetos pedaggicos compatveis com a natureza e os objetivos dessa instituio. Nesse processo, o psicopedagogo se depara com uma das mais difceis e instigantes de suas funes na instituio educativa: a de orientar e coordenar a formao e o funcionamento de equipes de trabalho, considerando o contexto institucional. (CAVICCHIA, 1996, p. 204)

Os profissionais engajados no campo da Psicopedagogia tm atentado para a necessidade do trabalho a ser realizado na instituio escolar. Pensar a escola, luz da Psicopedagogia, significa analisar um processo que inclui questes metodolgicas, relacionais e socioculturais, englobando o ponto de vista de quem ensina e de quem aprende, abrangendo, conforme j dissemos, a participao da famlia e da sociedade. O nvel de interveno do psicopedagogo na escola vai variar em funo de ser mais contnuo ou menos contnuo. Sendo mais contnuo, ele poder atuar preventivamente junto aos professores e tcnicos de vrios modos tais como: explicitando sobre habilidades, conceitos e princpios que so pr-requisitos para as aprendizagens e auxiliando para que as situaes de ensino sejam organizadas de acordo com o desenvolvimento; participando da equipe de currculo e auxiliando a determinar prioridades em relao aos objetivos educacionais; atuando, como integrador que , como elemento de elo entre os profissionais da escola diretamente envolvidos com o processo de ensinoaprendizagem. Reportemo-nos ao que pensa Weiss (1991) a respeito disso. Para esta pesquisadora, existem diferentes enfoques em relao ao que se entende por Psicopedagogia na escola. Ela, por seu turno, adota a posio de consider-lo como uma atividade educacional em que se busca a melhoria da qualidade na construo da aprendizagem de alunos e educadores. A psicopedagogia busca dar ao professor e ao aluno um nvel de autonomia na busca do conhecimento e, ao mesmo tempo, possibilita uma postura crtica em relao estrutura da escola e da sociedade que ela representa. Nestas palavras, a psicopedagoga Maria Lcia Lemme Weiss reflete a preocupao e a tendncia atual da Psicopedagogia no seu compromisso com a escola. Nesse trabalho preventivo junto escola, deve-se levar em considerao, inicialmente, quem so os protagonistas dessa histria: professor e aluno.

17

Introduo Psicopedagogia Assim sendo, pensar a escola luz da Psicopedagogia implica nos debruarmos especialmente sobre a formao do professor. Pode-se dizer, por conseguinte, que uma das tarefas mais importantes na ao psicopedaggica preventiva encontrar novas modalidades para tornar essa formao mais eficiente. Sabe-se que as profisses so escolhidas atendendo a profundos desejos inconscientes, e que no se questiona e nem se leva em conta as motivaes dessa escolha ao longo da formao do professor. Assim, pois, as propostas de formao docente devem oferecer ao professor condies para estabelecer uma relao madura e saudvel com seus alunos, pais e autoridades escolares. Investigar, analisar e realizar novas propostas para uma formao docente que considere esses aspectos constitui uma tarefa extremamente importante, da qual se ocupa a Psicopedagogia. (BOSSA, 1994, p. 71)

Nosso ponto de vista de que os problemas de aprendizagem so, em primeiro lugar, problemas de mbito escolar e deveriam, inicialmente, merecer ateno da escola. Por utpico que possa aparecer, o psicopedagogo tem tambm um campo de atuao teraputica dentro da escola. Vivemos um momento de conflito socioeconmico que tem como conseqncia problemas escolares que necessitam procedimentos remediveis imediatos. Considerando tais problemas de um ponto de vista sistmico, evidencia-se a relevncia de que o indivduo possa ser trabalhado dentro de seu ambiente escolar e s sejam encaminhados para servios especiais os casos mais srios, que necessitam de diagnstico mdico especializado e exames complementares. Nesta linha de pensamento, o psicopedagogo pode atuar terapeuticamente na escola de modo a: preparar o professor para a realizao de atendimentos pedaggicos individualizados; auxiliar na compreenso de problemas na sala de aula, permitindo ao professor ver alternativas de ao e ver a maneira com que os demais tcnicos podem intervir; participar no diagnstico dos distrbios especficos da aprendizagem; atender pequenos grupos de alunos.

Para refletir e finalizar


Vimos nesta aula como se d a construo de nossos conhecimentos e como o psicopedagogo atua, particularmente na instituio escolar. Convm lembr-lo, que no nos limitamos apenas aos professores e alunos. Estes principais parceiros no processo educacional no esto sozinhos: participam, tambm, a famlia e outros membros da comunidade que interferem no processo de aprendizagem como, por exemplo, aqueles que decidem sobre as necessidades e prioridades escolares. O aluno, ao ingressar no ensino regular, por volta de sete anos, traz consigo uma histria vivida dentro do seu grupo familiar. Se a sua histria transcorreu sem maiores problemas, seu superego estar estruturado e poder deslocar sua pulso aos objetos socialmente valorizados, ou seja, estar pronto para a sublimao. A escola se beneficia e tambm tem funo importante nesse mecanismo, pois lhe fornece as bases necessrias, ou seja, coloca ao dispor da criana os objetos para
18

A insero da Psicopedagogia nas instituies

os quais se deslocar a sua pulso. o momento ideal para o ingresso no ensino regular, j que as suas condies psquicas favorecem o aprendizado escolar. Se tudo correu bem no desenvolvimento da criana, estar estruturado o seu desejo de saber. Ingressa na escola com um desenvolvimento construdo a partir do intercmbio com o meio familiar e social, o qual pode ter funcionado tanto como facilitador quanto como inibidor no processo de desenvolvimento afetivo-intelectual. importante que voc tenha em mente, no entanto, que a aprendizagem no objetiva s a criana ou adolescente, mas o adulto e profissionais na integrao e reintegrao grupal. O trabalho do psicopedagogo se d numa situao de relao entre pessoas. No uma relao qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua funo de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu prprio caminho e a caminhar com seus prprios ps. O objetivo do psicopedagogo o de conduzir a criana ou adolescente, o adulto ou a instituio a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudvel, de acordo com as possibilidades e interesses dela.

Segundo as opinies formuladas na presente aula, discuta com seus colegas em que deve constituir o trabalho psicopedaggico na escola. Em sua argumentao, procure estabelecer, tambm, qual o papel da escola enquanto mediadora entre a realidade social e o aluno.

19

Introduo Psicopedagogia

20

Vous aimerez peut-être aussi