Vous êtes sur la page 1sur 8

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que: todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus; o mouse est configurado para pessoas destras; expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse; teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 6 A pergunta e a resposta que se seguem foram reproduzidas, com adaptaes, do blog da Dr. Mayana Zats Internet: <http://veja.abril.com.br/blog/genetica>. Rodrigo Kobashi Doutora, gostaria que a senhora me ajudasse a entender uma questo. Quando adotamos uma criana, ela traz caractersticas herdadas de seus pais biolgicos? No me refiro s caractersticas fsicas, mas psicolgicas. Por exemplo: ndole. Se o pai dessa criana era um criminoso, ela tambm ser, ou pelo menos ter mais chances de se tornar criminosa? Em vrios stios h divergncias a respeito desse assunto, por isso procurei a senhora. Doutora Mayana Zats Essa realmente uma questo polmica. Estudos com gmeos e filhos adotivos sugerem que muitas das caractersticas da nossa personalidade e comportamento obedecem a uma herana multifatorial, isto , dependem da interao entre genes e ambiente. A grande questo a saber : qual o papel dos genes ou herdabilidade em cada uma dessas caractersticas? Pais criminosos geram crianas criminosas? No conheo nenhuma pesquisa que indique que filhos adotivos cujos pais biolgicos eram criminosos tenham maior tendncia ao crime. importante lembrar que gentico no sinnimo de hereditrio. Por exemplo, se a agressividade uma caracterstica com um componente gentico, o ambiente tem papel fundamental para determinar se essa caracterstica transformar uma pessoa em lder ou agressor. Estudos bem controlados so difceis As pesquisas para determinar quanto de uma caracterstica gentica ou ambiental precisam ser feitas com filhos adotivos e gmeos. No caso dos gmeos so necessrios dois tipos de anlises. Na primeira, comparam-se gmeos idnticos e gmeos fraternos criados juntos. Na segunda, comparam-se gmeos idnticos que foram separados ao nascer e criados em ambientes distintos. A partir desses estudos, podemos concluir que caracterstica depende mais dos genes, mais do ambiente ou igualmente de ambos. Por exemplo, sabemos que talento musical ou habilidade para esportes tem um componente gentico, mas sem o treino essas caractersticas no se desenvolvero. Alcoolismo tem componente gentico Essa uma das caractersticas mais bem estudadas. Estudos de gmeos e filhos adotivos mostraram que pessoas cujos pais biolgicos eram alcolatras tm maior tendncia de ser dependentes de lcool. Considerando as ideias do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
1 2

O indagante procurou a doutora Mayana Zats, porque est em vias de adotar uma criana. O indagante tem receio de adotar uma criana que tenha herdado dos pais biolgicos o impulso para a agressividade e criminalidade. O indagante busca entender melhor as questes ligadas hereditariedade que esto mais centradas nos aspectos psicolgicos e comportamentais do que nos aspectos fsicos do componente gentico. Apesar de no ter dado uma resposta direta pergunta do indagante, como Sim, a doutora forneceu informaes que sugerem que filhos de criminosos herdam dos pais biolgicos o componente gentico de agressividade. As informaes sobre estudos cientficos contidas na resposta permitem concluir quo importante um ambiente sadio sem bebidas alcolicas, por exemplo para que descendentes de pais alcolatras no venham a tornar-se dependentes de lcool. Os provrbios Dize-me com quem andas e eu te direi quem s e Filho de peixe peixinho podem ser associados influncia do componente ambiental e do gentico, respectivamente, na formao da personalidade humana.
1

10

Muitos pais querem saber que atitudes tomar quando o filho se desentende com amigos ou colegas, quando chega em casa com marcas de briga, quando tem o costume de dirigir palavres aos outros etc. Nesses casos, vale mais desvalorizar o fato do que procurar saber quem tinha razo. Se houve briga, foi porque todos participaram, portanto ningum pode estar certo. Se nos dedicarmos a ensinar aos mais novos, em famlia e na escola, que, para conviver, preciso ter considerao com o outro, relevar e fazer concesses, eles aprendero melhor a controlar seus impulsos em favor do equilbrio da vida em grupo.
Rosely Sayo. Brigas e desentendimentos. In: Folha de S.Paulo. Equilbrio, 13/11/2008.

Com relao ao texto acima, julgue os itens de 7 a 11.


7

Se, no primeiro pargrafo, o filho (R.2) estivesse no plural, as concordncias corretas dos verbos que tm essa expresso como sujeito seriam se desentendem, chegam, tm. Na linha 7, a conjuno portanto atribui orao ningum pode estar certo o sentido de causa.

UnB/CESPE PCES

Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

Com a mesma correo gramatical de Se nos dedicarmos (R.8), esto conjugados os verbos ver, em Se vermos uma estrela cadente, faremos um pedido, e pr, em Se pusermos a mo no fogo, nos queimaremos. Nas linhas 8 e 9, a expresso em famlia e na escola, juntamente com as vrgulas que a intercalam, poderia ser transposta, sem prejuzo da correo gramatical e sem alterao do sentido original, para as seguintes posies dentro do perodo: ou imediatamente aps a palavra dedicarmos, ou imediatamente aps a palavra ensinar. So pertinentes ao assunto desenvolvido no texto e esto expressas com correo gramatical as seguintes ideias: Se formos tolerantes, nossos filhos tendero a s-lo tambm; Se fssemos impulsivos, nossos filhos tenderiam a s-lo tambm.
NO. POR QU?

10

11

Considerando a figura acima, que apresenta uma tabela em edio do Word, julgue os itens que se seguem.
20 21 22

Folha de S.Paulo, 13/11/2008.

Considerando o quadrinho acima, julgue o prximo item.


12

De acordo com a norma culta da lngua portuguesa, emprega-se o acento indicativo de crase em bife cavalo para indicar que o personagem que utiliza essa expresso no compreendeu seu sentido.

23 24

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes so trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto correo gramatical de cada um deles.
13

25

O Word possui recurso que permite criar um grfico de barras com os valores apresentados na tabela. Para se calcular o Total Trimestre usando-se frmula necessrio copiar a tabela para o Excel e digitar a frmula =soma (C1:C3). Para se criar uma cpia de segurana do arquivo do Word suficiente clicar a opo Salvar como, do menu e selecionar o tipo de arquivo backup com extenso .BCK. Podem ser instalados no computador aplicativos que permitem imprimir o arquivo em questo no modo PDF. Para se centralizar o contedo das clulas suficiente , selecion-las, clicar a opo Pargrafo do menu selecionar Centralizada na opo Alinhamento e clicar OK. Sistema de arquivo a maneira como o sistema operacional organiza e administra os dados em disco.

Na madrugada de ontem, uma caminhonete chegou a delegacia de investigaes sobre entorpecentes, em Botucat. Um grupo de oito homens sairam do veculo, arrombaram uma das portas e invadiram a delegacia. O grupo levou armas, drogas e destruiu arquivos. Artefatos esplosivos foram detonados no interior do predio. Pouco antes, vizinhos contam, que ouviram o barulho de um carro saindo. Ao menos dois carros, que estavam no estacionamento, e uma casa da vizinhana foram atingidos. No houve feridos.

14

A Polcia Federal (PF) realizou operao batizada de Aracne em sete estados e no Distrito Federal e desarticulou uma organizao suspeita de trfico internacional de drogas da Bolvia para o Brasil. De acordo com a PF, a organizao fornecia cocana para o Primeiro Comando da Capital (PCC) em So Paulo e distribua a droga de Mato Grosso para outros cinco estados. A operao contou com 400 policiais. Foram expedidos pela justia 52 mandados de priso e 73 de busca e apreenso. Pelo menos 41 pessoas foram detidas. Segundo a polcia, a organizao era formada por brasileiros que recebiam pasta de cocana de dois cartis bolivianos. Avies de pequeno porte transportavam a droga para o Brasil.
Jornal do Brasil, 13/12/2008, p. A12 (com adaptaes).

15

Considerando os conceitos de Internet, intranet e correio eletrnico, julgue os itens a seguir.


16

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a amplitude do tema por ele tratado, julgue os itens de 26 a 35.
26

As redes wireless possuem a vantagem de permitir conexo Internet, mas no permitem a conexo intranet por se tratar de rede corporativa local. O navegador Internet Explorer 7.0 possibilita que se alterne de um stio para outro por meio de separadores no topo da moldura do browser, fato que facilita a navegao. O Outlook Express possui recurso para impedir a infeco de vrus enviados por e-mail. Para se fazer upload e download de arquivos na intranet necessrio que o usurio tenha o sistema zipdriver instalado no computador.

17

18 19

No mundo contemporneo, organizaes criminosas de grande porte estendem suas aes por vrias regies do planeta e, regularmente, fazem uso das modernas tecnologias que integram e sustentam o atual estgio da economia mundial, a ordem global. 27 O trfico internacional de drogas ilcitas mantm-se atuante no pelo dinheiro que amealha, mas pelos caminhos que abre para outras prticas criminosas mais lucrativas. 28 Citado no texto, o PCC uma faco criminosa que atua em presdios, principalmente, mas no exclusivamente, no estado de So Paulo. 29 Em geral, o trfico de drogas ilcitas se faz acompanhar de outras atividades criminosas, como a corrupo, a evaso de divisas e a lavagem de dinheiro.

UnB/CESPE PCES

Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

30 31

32

33

34

35

Por sua natureza especial, a PF efetua as prises dos suspeitos em operaes como a mencionada no texto, independentemente de autorizao da autoridade judiciria. Por no fazer fronteira com a Bolvia, chama a ateno o fato de Mato Grosso ter sido escolhido pelos traficantes como centro de distribuio da cocana para outros estados brasileiros. Reconhece-se ser o trfico de drogas ilcitas responsvel, em larga medida, pelo aumento da violncia e da insegurana que tm marcado o Brasil nos ltimos anos, especialmente nos grandes centros urbanos. Nas reas urbanas dominadas por faces criminosas, mostrou-se patente a dificuldade do poder pblico para realizar as aes que lhe so prprias, o que amplia o domnio desses grupos sobre a comunidade local. Infere-se do texto que uma efetiva, rigorosa e permanente ao de policiamento terrestre na fronteira do Brasil com a Bolvia eliminaria a possibilidade de uma ao criminosa como a que foi desbaratada pela operao Aracne. A reduo do consumo de drogas no Brasil, fenmeno comprovado pelas estatsticas policiais dos ltimos anos, sugere estar prximo o fim do trfico internacional de cocana para o pas.

Seus extensos recursos naturais e seu grande potencial vm sendo explorados desde o sculo XVII, fato que provocou um intenso povoamento do estado desde ento. 45 A economia do estado se v em uma fase de grande crescimento devido aos seguintes fatores: a ampliao da agricultura e do turismo, a descoberta de imensas jazidas de petrleo e gs natural e a explorao recente de seu grande potencial econmico, com a implantao da indstria de rochas ornamentais. Julgue os itens a seguir, acerca de raciocnio lgico.
46

44

47

Acerca dos aspectos humanos, fsicos e econmicos que fazem parte da geografia do estado do Esprito Santo, julgue os itens de 36 a 45.
36 37

48

38

39

40 41

42

43

A costa do atual estado do Esprito Santo foi reconhecida por navegadores portugueses j em 1501, e desde ento foi alvo da ao de contrabandistas de pau-brasil. O Fortim do Esprito Santo foi o primeiro ncleo populacional da capitania denominada Vila do Esprito Santo. No comeo, era uma pequena vila, dedicada plantao de milho, de onde surgiu o gentlico capixaba, que deriva do tupi kapi'xaba, que significa terra de plantao. Os povos indgenas que residiam na regio interagiam bem com os portugueses, por isso, Vasco Fernandes Coutinho resolveu fundar outra vila, desta vez em uma ilha, de relevo irregular, a fim de promover a miscigenao. O relevo do estado formado por rochas cristalinas, sobretudo gnaisses e granitos. A nordeste do rio Doce, o relevo de origem sedimentar, porm, a noroeste do mesmo rio, o relevo tambm formado por gnaisses e granitos. As terras quentes capixabas, que se estendem em uma estreita faixa litornea e se alargam a partir de Linhares, so regies recortadas, de clima tropical seco. Atualmente, a vegetao do estado diversificada, predominando no centro-norte do estado os pinheiros de eucalipto. Nas regies mais altas, a floresta tropical ainda se encontra preservada. Na regio da Serra do Castelo e da Serra do Capara, h bastante variao entre a mata atlntica ainda preservada, os eucaliptos e os pinheiros. J na regio litornea, a pouca vegetao que resta parte dos manguezais e da restinga. A corrente do Brasil exerce influncia sobre todo o litoral norte de Vitria, deixando o clima dessa regio mais mido. J a corrente das Malvinas atinge o estado por meio de uma faixa de ressurgncia, favorecendo o clima mido e quente que se estende por todo estado. A economia do estado baseada, principalmente, nas atividades porturias, de exportao e importao, na indstria de rochas ornamentais (mrmore e granito), na produo de celulose, extrada dos pinheiros e eucaliptos, na explorao de petrleo e gs natural, alm da diversificada agricultura, principalmente do plantio do caf.

49 50

Considere que um policial esteja perseguindo um ladro na escadaria de um prdio que no tenha subsolo e que ambos estejam correndo no mesmo sentido. Se os degraus da escada so numerados a partir do trreo por degrau 1, degrau 2, ..., e se o policial estiver no degrau X e o ladro no degrau Y, em que X Y = !6, ento o policial e o ladro esto descendo as escadas. Se as proposies Se chove, as ruas da cidade de Vitria esto molhadas; As ruas da cidade de Vitria esto molhadas e Est chovendo na cidade de Vitria, em que duas primeiras so premissas e a terceira a concluso de um argumento, ento correto afirmar que esse argumento um argumento vlido. Considere que em um canil estejam abrigados 48 ces, dos quais: C 24 so pretos; C 12 tm rabos curtos; C 30 tm plos longos; C 4 so pretos, tm rabos curtos e no tm plos longos; C 4 tm rabos curtos e plos longos e no so pretos; C 2 so pretos, tm rabos curtos e plos longos. Ento, nesse canil, o nmero de ces abrigados que so pretos, tm plos longos mas no tm rabos curtos superior a 3 e inferior a 8. Na sequncia numrica 23, 32, 27, 36, 31, 40, 35, 44, X, Y, Z, ..., o valor de Z igual a 43. Considere que o delegado faa a seguinte afirmao para o acusado: O senhor espanca a sua esposa, pois foi acusado de maltrat-la. Nesse caso, correto afirmar que o argumento formulado pelo delegado constitui uma falcia.

RASCUNHO

UnB/CESPE PCES

Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Um deputado federal subiu tribuna da Cmara dos Deputados para defender um projeto de emenda constitucional com a finalidade de instituir a pena de morte no Brasil. O deputado, durante seu discurso em plenrio, no momento em que informava aos colegas da proposta realizada, disse que discordava da vedao constitucional absoluta da pena de morte. Com referncia situao hipottica acima apresentada, aos direitos fundamentais, em especial ao direito vida, julgue os itens que se seguem.
51

Ocorrido um dano ambiental em determinado municpio, em razo de ato praticado pela secretaria municipal de obras, o Ministrio Pblico, por meio de promotor de justia, ajuizou uma ao civil pblica, requerendo ao Poder Judicirio a determinao da recomposio do dano. O magistrado determinou, ento, em deciso liminar, que o municpio realizasse a recomposio da rea degradada. Acerca dessa situao hipottica, julgue os prximos itens.
61

O projeto de emenda constitucional de duvidosa constitucionalidade, j que no se admite emenda constitucional que tenha por fim abolir direitos e garantias individuais. Equivocou-se o deputado ao dizer que a Constituio Federal de 1988 (CF) veda a pena de morte de forma absoluta, pois a CF admite a pena de morte em caso de guerra declarada, desde que atendidos os requisitos constitucionais.

A determinao exarada pelo magistrado ato administrativo tpico que expressa o objeto do direito administrativo, qual seja, a regulao das atividades estatais. 62 A atuao do Ministrio Pblico est respaldada no poder de polcia da administrao pblica, que, no caso, foi executado pelo promotor de justia. A CF expressa em seus artigos o modelo de organizao administrativa a ser seguido no pas, distribuindo as atribuies entre as diferentes entidades polticas: Unio, estados, Distrito Federal (DF) e municpios. Em face desse modelo e considerando que um estado-membro, mediante lei, crie uma autarquia como entidade componente da administrao, julgue os itens que se seguem.
63

52

Acerca da organizao da segurana pblica, conforme as normas constitucionais, julgue os itens subsequentes.
53

Os estados devem seguir o modelo federal de organizao da segurana pblica, atendo-se aos rgos que, segundo a CF, so incumbidos da preservao da ordem pblica, das pessoas e do patrimnio. A gesto da segurana pblica, nos estados, atribuio privativa dos delegados de polcia civil. Em funo da rgida diviso de competncias administrativas institudas pela CF para os rgos que integram o sistema de segurana pblica brasileiro, o cumprimento pela polcia militar de uma ordem judicial de busca e apreenso ou a realizao de um flagrante de trfico de drogas suficiente para contaminar os mencionados atos. Caso, em uma investigao da polcia civil, seja detectado o envolvimento de policiais militares em um fato criminoso, como uma quadrilha, por exemplo, a investigao deve ser deslocada para a polcia militar. Os municpios podem instituir guardas municipais com a funo de reforar a segurana pblica, em auxlio polcia civil.

54 55

A distribuio de atribuies entre as entidades polticas configura uma descentralizao horizontal. 64 Unio, estados, DF e municpios so entes com personalidade jurdica de direito pblico. 65 A autarquia em questo uma entidade que faz parte da administrao pblica indireta do Estado. 66 Um ministrio criado no mbito da Unio e uma secretaria criada no mbito de um estado ou do DF so rgos sem personalidade jurdica, componentes da administrao direta do respectivo ente poltico. Julgue os itens seguintes, acerca da competncia administrativa e de sua avocao e delegao. A competncia requisito de validade do ato administrativo e se constitui na exigncia de que a autoridade, rgo ou C entidade administrativa que pratique o ato tenha recebido da lei a atribuio necessria para pratic-lo. 68 Na delegao de competncia, a titularidade da atribuio E administrativa transferida para o delegatrio que prestar o servio. 69 Tambm os poderes administrativos, a exemplo do poder de E polcia, podem ser delegados a particulares. 70 Para que haja a avocao no necessria a presena de motivo relevante e justificativa prvia, pois esta decorre da E relao de hierarquia existente na administrao pblica. luz da jurisprudncia e doutrina dominantes, julgue os itens de 71 a 75 quanto aos crimes de abuso de autoridade.
71 67

56

57

Acerca da proteo constitucional dispensada criana e ao adolescente, julgue os itens a seguir.


58

Qualquer medida privativa de liberdade imposta a adolescentes deve ter como pressuposto a brevidade e excepcionalidade da medida. Estado, sociedade e famlia so os pilares da poltica da proteo especial criana e ao adolescente instituda pela CF, nela estando abrangidos os programas de preveno e de atendimento s crianas e aos adolescentes dependentes de substncias entorpecentes e drogas afins. O direito de saber a verdade sobre sua paternidade decorrncia jurdica do direito filiao, que visa assegurar criana e ao adolescente a dignidade e o direito convivncia familiar.

59

60

Se um delegado de polcia, mediante fundadas suspeitas de que um motorista esteja transportando em seu caminho certa quantidade de substncia entorpecente para fins de comercializao, determinar a execuo de busca no veculo, sem autorizao judicial, resultando infrutferas as diligncias, uma vez que nada tenha sido encontrado, essa conduta da autoridade policial caracterizar o crime de abuso de autoridade, pois, conforme entendimento doutrinrio dominante, o veculo automotor onde se exerce profisso ou atividade lcita considerado domiclio.
Caderno A

UnB/CESPE PCES

Cargo: Agente de Polcia Civil

Caso, no decorrer do cumprimento de mandado de busca e apreenso determinado nos autos de ao penal em curso, o policial responsvel pela diligncia apreenda uma correspondncia destinada ao acusado e j aberta por ele, C apresentando-a como prova no correspondente processo, essa conduta do policial encontrar-se- resguardada legalmente, pois o sigilo da correspondncia, depois de sua chegada ao destino e aberta pelo destinatrio, no absoluto, sujeitando-se ao regime de qualquer outro documento. 73 A ao penal por crime de abuso de autoridade pblica condicionada representao do cidado, titular do direito E fundamental lesado. 74 Considerando que determinada autoridade policial execute a priso em flagrante de um autor de furto, lavrando, logo aps, o respectivo auto de priso, a partir de ento, essa C autoridade policial dever, entre outras providncias, comunicar a priso ao juiz competente, dentro de 24 horas, sob pena de incorrer em abuso de autoridade. 75 Nos termos da lei que incrimina o abuso de autoridade, o sujeito ativo do crime aquele que exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil ou militar, ainda que E transitoriamente e sem remunerao. vista disso, afasta-se a possibilidade de concurso de pessoas em tais delitos, quando o co-autor ou partcipe for um particular. Acerca dos crimes praticados contra a administrao pblica, cada um dos itens de 76 a 81 apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Um policial se deparou com uma situao de flagrante delito por crime de trfico de drogas, todavia, percebendo, logo em seguida, que o autor era um antigo amigo de infncia, deixou C de efetivar a priso, liberando o conhecido. Nessa situao, a conduta do policial caracterizou o crime de prevaricao. 77 Um funcionrio dos Correios se apropriou indevidamente de cheque contido em correspondncia sob a sua guarda em razo da funo, utilizando o ttulo para compras, em proveito prprio, em um supermercado. Nessa situao, a E conduta do funcionrio caracterizou o crime de furto simples, pois o objeto material do delito, do qual o agente detinha a posse em razo do cargo, era particular. 78 Um policial civil, ao executar a fiscalizao de nibus interestadual procedente da fronteira do Paraguai, visando coibir o contrabando de armas e produtos ilcitos, deparou-se com uma bagagem conduzida por um passageiro contendo vrios produtos de origem estrangeira de importao permitida, todavia sem o devido pagamento de impostos e C taxas. Sensibilizado com os insistentes pedidos do passageiro, o policial civil deixou de apreender as mercadorias, liberando a bagagem. Nessa situao, o policial civil, por descumprir dever funcional, ser responsabilizado pelo crime de facilitao de contrabando ou descaminho. 79 Paulo, delegado de polcia, exigiu de Carlos certa quantia em dinheiro para alterar o curso de investigao policial, livrando-o de um possvel indiciamento. Quando da exigncia, se encontrava acompanhado de Joaquim, que no C era funcionrio pblico, mas participou ativamente da conduta, influenciando a vtima a dispor da importncia exigida, sob o argumento de que o policial civil poderia benefici-lo. Nessa situao, Paulo e Joaquim, mesmo que Carlos no aceite a exigncia, respondero pelo crime de concusso.
UnB/CESPE PCES

72

80

Geraldo, imputvel, aps ser abordado por 3 policiais militares em uma blitz, com a clara inteno de menosprezar e desprestigiar a funo do agente pblico, passou a ofender verbalmente toda a guarnio policial, tendo, em decorrncia E disso, recebido voz de priso e sido conduzido presena da autoridade policial competente. Nessa situao, Geraldo responder pelo crime de desacato por trs vezes, considerando-se o nmero de policiais que foram ofendidos, sujeitos passivos principais do delito. 81 Um particular, nos termos dos dispositivos do Cdigo de Processo Penal que disciplinam a priso em flagrante, E desacompanhado de funcionrio pblico, efetuou a priso de determinado cidado que acabou de cometer um homicdio. O autor do delito, mediante violncia, se ops execuo do ato, produzindo leses graves em seu executor. Nessa situao, o referido cidado, alm das penas relativas conduta que ensejou a priso, responder pelo crime de resistncia sem prejuzo das correspondentes violncia. No que tange aos crimes de tortura, julgue os itens subseqentes. Considerando que X, imputvel, motivado por discriminao quanto orientao sexual de Y, homossexual, imponha a este intenso sofrimento fsico e moral, mediante a prtica de E graves ameaas e danos sua integridade fsica resultantes de choques eltricos, queimaduras de cigarros, execuo simulada e outros constrangimentos, essa conduta de X enquadrar-se- na figura tpica do crime de tortura discriminatria. 83 Se um policial civil, para obter a confisso de suposto autor de crime de roubo, impuser a este intenso sofrimento, mediante a promessa de mal injusto e grave dirigido sua esposa e filhos e, mesmo diante das graves ameaas, a vtima E do constrangimento no confessar a prtica do delito, negando a sua autoria, no se consumar o delito de tortura, mas crime comum do Cdigo Penal, pois a confisso do fato delituoso no foi obtida. 84 O crime de tortura crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, no sendo prprio de agente pblico, C circunstncia esta que, acaso demonstrada, determinar a incidncia de aumento da pena. 85 O artigo que tipifica o crime de maus-tratos previsto no Cdigo Penal foi tacitamente revogado pela Lei da Tortura, E visto que o excesso nos meios de correo ou disciplina passou a caracterizar a prtica de tortura, porquanto tambm causa de intenso sofrimento fsico ou mental. No que tange s condutas relativas a armas de fogo no Brasil e legislao correlata, julgue os itens de 86 a 91.
86 82

76

Se um indivduo imputvel introduzir no territrio nacional, sem autorizao da autoridade competente, certa quantidade de armas de brinquedo, rplicas perfeitas de armas de fogo de grosso calibre, com o intuito de comercializao, e esse E material for apreendido no decorrer de uma fiscalizao rotineira de trnsito, nessa situao, esse indivduo dever ser responsabilizado por trfico internacional de arma de fogo. 87 Caso uma arma de fogo utilizada como instrumento para a prtica de roubo e apreendida no curso das investigaes seja encaminhada justia ao trmino do inqurito policial, to logo o respectivo laudo pericial seja juntado ao processo e no haja mais interesse que o armamento acompanhe os X autos da ao penal, poder a autoridade judiciria competente determinar o seu encaminhamento ao comando do Exrcito, que lhe dar destinao, que poder ser a destruio ou a doao a rgo de segurana pblica ou s Foras Armadas.

Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

88

Suponha que Joo, imputvel, possua em sua residncia um revlver calibre 38, sem registro, herdado de um bisav, e que, aos 2/12/2008, por volta das 16 h, uma equipe de policiais militares, sabedores da existncia do armamento, tenha adentrado na casa sem autorizao judicial, apreendido o objeto e dado voz de priso ao seu possuidor. Nessa situao, apresentado o caso autoridade policial competente, deveria esta determinar a lavratura do auto de priso em flagrante de Joo, em face da caracterizao da posse irregular de arma de fogo de uso permitido. No caso especfico de trfico internacional de arma de fogo, em que a ao se inicie no territrio nacional e tenda consumao no territrio estrangeiro, ou vice-versa, a ao penal correspondente pblica incondicionada e de competncia da justia federal.

96

97

89

C
90

Os crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e o comrcio ilegal de arma de fogo, nos termos da E legislao especfica, so insuscetveis de liberdade provisria. Caso um policial civil, durante atividade de investigao levada a efeito em um show realizado em um estdio de futebol, depare-se com um indivduo portando abaixo da camisa, junto cintura, um revlver de calibre permitido, e esse indivduo, indagado a respeito do armamento, apresente ao policial o registro da arma em seu nome e o respectivo porte concedido nos termos da legislao especfica, nessa situao, mesmo diante da regularidade do registro e do porte, o policial dever recolher a arma de fogo e providenciar o seu encaminhamento autoridade competente, que adotar as medidas legais pertinentes, entre as quais a apreenso da arma e a cassao do porte anteriormente deferido.

98

91

99

Em relao lei que disciplina as condutas de improbidade administrativa, julgue os itens a seguir.
92

100

Os atos tipificados nos dispositivos da Lei de Improbidade Administrativa, de regra, no constituem crimes no mbito da referida lei, porquanto muitas das condutas ali definidas, apesar de se revestirem de natureza criminal, so definidas como crime em outras leis. Caso um funcionrio pblico, no exerccio do cargo, contribua para que pessoa jurdica incorpore indevidamente em seu patrimnio particular, valores integrantes do acervo patrimonial de uma fundao pblica, esse funcionrio pblico, uma vez demonstrada a sua responsabilidade, estar sujeito, entre outras cominaes, perda da funo pblica e obrigao de ressarcir integralmente o dano. A Lei de Improbidade Administrativa relacionou os atos de improbidade administrativa em trs dispositivos: os que importam em enriquecimento ilcito, os que importam dano ao errio e os que importam violao dos princpios norteadores da administrao pblica. Somente o agente pblico em exerccio, ainda que transitoriamente ou sem remunerao e independentemente da forma de investidura no cargo ou funo, considerado sujeito ativo de atos de improbidade administrativa.

93

Pedro, com 21 anos de idade, aps ter sido ofendido moralmente por Caio em uma briga de bar, matou o desafeto com vrias facadas. Processado criminalmente pela conduta delituosa, verificou-se, no curso do processo, que Pedro era, ao tempo do crime, inimputvel por doena mental. Nessa situao, em decorrncia disso, ao final do processo, Pedro dever ser absolvido tendo como fundamento a inexistncia de culpabilidade, embora tpica e ilcita a ao praticada. Um cidado foi vtima de crime que se apura mediante ao penal privada. Oferecida queixa-crime perante a autoridade judiciria competente e iniciada a ao penal, o querelante deixou de promover o andamento do processo por mais de 30 dias seguidos. Nessa situao, o querelante, em decorrncia de sua inrcia, perder o seu direito de continuar no processo, extinguindo-se, por consequncia, a punibilidade do agente. Francisco, imputvel e legalmente habilitado, ao conduzir imprudentemente um veculo automotor, deu causa a acidente de trnsito com vtima, produzindo leses corporais em Joo, um dos ocupantes do veculo. Nessa situao, Francisco ser indiciado em inqurito policial por leso corporal culposa leve, grave ou gravssima, dependendo da intensidade da leso experimentada pela vtima e aferida em laudo pericial. Maurcio, advogado de Fernanda, ingressou com ao de reparao de danos em favor desta, tendo logrado xito na causa e, ao final, recebido a importncia correspondente ao dano. De posse da importncia, no repassou a quantia a Fernanda, alegando que se utilizou do dinheiro em momento de srias dificuldades financeiras, prometendo devolv-lo. Nessa situao, a conduta do advogado caracteriza o crime de apropriao indbita com a incidncia de aumento da pena em razo da condio profissional do agente, em face da inverso do ttulo da posse. Saulo, utilizando-se da fraude conhecida como conto do bilhete premiado, ofereceu o falso bilhete a Salete para que esta resgatasse o prmio. Encantada com a oferta e desconhecendo a falsidade do bilhete, Salete entregou a Saulo vultosa quantia, sob a crena de que o bilhete representasse maior valor. Aps dirigir-se casa lotrica, Salete descobriu o engodo e procurou uma delegacia de polcia para registrar o fato. Nessa situao, no cabe qualquer providncia na esfera policial, porquanto a vtima tambm agiu de m-f (torpeza bilateral), ficando excludo o crime de estelionato.

Acerca dos crimes hediondos e da legislao antidrogas, julgue os itens de 101 a 109.
101 vedada a progresso de regime do ru condenado por

94

E pena em regime fechado.

trfico de drogas, devendo aquele cumprir a totalidade da

102 Se um indivduo, imputvel, ao regressar de uma viagem

95

No que tange ao Direito Penal, cada um dos itens de 96 a 100 apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
UnB/CESPE PCES

realizada a trabalho na Argentina, for flagrado na fiscalizao alfandegria trazendo consigo 259 frascos da substncia denominada lana-perfume e, indagado a respeito do material, alegar que desconhece as propriedades toxicolgicas da substncia e sua proibio no Brasil em face do uso frequente nos bailes carnavalescos, onde pretende comercializar o produto, nessa situao, a alegao de desconhecimento das propriedades da substncia e ignorncia da lei ser inescusvel, no se configurando erro de proibio.

Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

103 O agente que infringe o tipo penal da lei de drogas na

112 Suponha que policiais civis em servio obtiveram

modalidade de importar substncia entorpecente ser tambm responsabilizado pelo crime de contrabando, visto E que a droga, de qualquer natureza, tambm considerada produto de importao proibida. 104 Se Y, imputvel, oferecer droga a Z, imputvel, sem objetivo C de lucro, para juntos a consumirem, a conduta de Y se enquadrar figura do uso e no da traficncia. 105 Segundo o disposto na legislao especfica, so crimes entre outros, o homicdio qualificado, C hediondos,a epidemia com resultado morte e o genocdio. o latrocnio, 106 Em decorrncia da nova poltica criminal adotada pela legislao de txicos, a conduta do usurio foi E descriminalizada, porquanto, segundo o que institui a parte geral do Cdigo Penal, no se considera crime a conduta qual a lei no comina pena de recluso ou deteno. 107 Caso um indivduo, imputvel, seja abordado em uma blitz policial portando expressiva quantidade de maconha, sobre a qual alegue ser destinada a consumo pessoal, e, apresentado o caso autoridade policial, esta defina a conduta como trfico de drogas, considerando, poder E exclusivamente, na ocasio, a quantidade de droga em pois a do agente, agir corretamente a autoridade policial, quantidade de droga apreendida o nico dado a ser levado em considerao na ocasio da lavratura da priso em flagrante. 108 Suponha que Francisco, imputvel, suspeito da prtica de crime de estupro seguido de morte, seja preso em flagrante delito e, no decorrer de seu interrogatrio na esfera policial, confesse a autoria do crime, mas, aps a comunicao da C priso ao juiz competente, verifique-se, pela prova pericial, que Francisco foi torturado para a confisso do crime. Nessa situao, dever a autoridade judiciria, mesmo se tratando de crime hediondo, relaxar a priso de Francisco, sem prejuzo da responsabilizao dos autores da tortura. 109 Suponha que policiais civis, investigando a conduta de Carlos, imputvel, suspeito de trfico internacional de drogas, tenham-no observado no momento da obteno de grande quantidade de cocana, acompanhando veladamente a guarda e o depsito do entorpecente, antes de sua destinao ao exterior. Buscando obter maiores informaes droga, E sobre o propsito de Carlos quanto destinao da dias e mantiveram o cidado sob vigilncia por vrios lograram a apreenso da droga, em pleno transporte, ainda em territrio nacional. A ao da polcia resultou na priso em flagrante de Carlos e de outros componentes da quadrilha por trfico de drogas. Nessa situao, ficou evidenciada a hiptese de flagrante provocado, inadmissvel na legislao brasileira. Em relao aos dispositivos expressos no Cdigo de Processo Penal brasileiro e considerando o entendimento doutrinrio e jurisprudencial dominantes, julgue os itens de 110 a 115.
110 Suponha que a autoridade policial tome conhecimento da

informaes annimas de que Maria, imputvel, guardava em sua residncia cerca de 100 gramas de cocana, acondicionadas em pequenos invlucros plsticos, destinadas a posterior comercializao. Aps confirmarem C a veracidade dos informes, decidiram os policiais pela entrada na residncia sem autorizao judicial, visando a apreenso da droga e a priso de Maria. Nessa situao, podero os policiais adentrar na casa em qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o respectivo mandado judicial. 113 Caso um policial civil seja acusado de ter praticado crime de tortura contra um preso provisrio recolhido sob a ordem de juiz estadual, a competncia para o processo e o julgamento E do crime sero da justia federal, tendo em vista o presumido interesse da Unio em relao aos crimes contra os direitos humanos. 114 Se um delegado federal for vtima de homicdio, em razo de investigaes por ele desenvolvidas visando reprimir delitos de corrupo na polcia federal, o processo e o julgamento E do autor do delito ficaro a cargo do tribunal do jri da justia do estado onde ocorrer o crime. 115 O processo e o julgamento dos atos de qualquer natureza descritos na Lei de Improbidade Administrativa so da E competncia preliminar da justia criminal onde ocorreu o fato. Acerca da prova no processo penal brasileiro, julgue os itens que se seguem.
116 O sistema da livre convico, mtodo de avaliao da prova

E
117

118

C
119

prtica de crime de leso corporal de natureza leve praticado dolosamente por Jos, imputvel, contra Marcos, seu vizinho. A notcia foi apresentada por uma testemunha do de polcia. C fato, no tendo a vtima comparecido delegaciaaguardar a Nessa situao, a autoridade policial dever representao da vtima, sem a qual no poder dar incio persecuo penal. 111 Nos processos dos crimes afianveis praticados por funcionrio pblico contra a administrao pblica, o C funcionrio ser previamente notificado pela autoridade judiciria competente para a apresentao de resposta escrita, antes do recebimento formal da denncia.
UnB/CESPE PCES

E
120

concernente livre valorao ou ntima convico do magistrado, inaplicvel no processo penal ptrio, porquanto afasta a necessidade de motivao das decises judiciais. Se, no curso de uma ao penal em que se apure a prtica de homicdio, for introduzida como prova uma mensagem da vtima psicografada por um mdium, circunstanciando detalhes do crime e apontando a autoria do fato, e, a partir da juntada da mensagem e das informaes nela contidas, novas provas forem produzidas, resultando, inclusive, na apreenso da arma do crime, a mensagem psicografada poder ser considerada prova testemunhal, levando-se em conta a pessoa do mdium que a produziu. Caso uma indivduo tenha sido gravemente ferido por disparo acidental de arma de fogo, resultando-lhe srios danos integridade fsica com leses de natureza grave, nessa situao e considerando que a infrao penal, conforme descrita, deixa vestgios materiais, ser indispensvel o exame pericial, direto ou indireto, sob pena de nulidade. O exame de corpo de delito e outras percias, conforme entendimento jurisprudencial dominante, sero realizados por dois peritos oficiais que prestaro compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo, sendo nulo o exame realizado por s um perito. Considere que Anglica, imputvel, tenha sido arrolada como testemunha de acusao nos autos de uma ao penal, tendo sido notificada pessoalmente da audincia para a sua oitiva. Sem justificativa, Anglica faltou audincia e, mesmo novamente notificada, no compareceu em juzo. Nessa situao, considerando que, no processo penal, o depoimento da testemunha meio de prova, tanto como os documentos e as percias, poder o juiz determinar a conduo coercitiva de Anglica, sem prejuzo do processo penal por crime de desobedincia.
Caderno A

Cargo: Agente de Polcia Civil

Vous aimerez peut-être aussi