Vous êtes sur la page 1sur 5

TRADIES

RELIGIOSAS

O objetivo deste artigo foi discorrer sobre as grandes tradies religiosas, abrangendo seis religies em funo da "imagem" de Deus/Divino de cada uma dessas crenas, o ideal humano/realizao humana e como a Tradio entende a realizao/religio entre o humano e o Divino. Assim, foi abordado sobre as seguintes religies: catolicismo, xintoismo, judasmo, islamismo, budismo e hinduismo, mostrando um pouco de cada tradio religiosa. Por fim, concluiuse que independente do caminho que se toma a essncia das religies, qualquer uma delas, a resposta para a vida e para esta aps a morte. Em todas as tradies religiosas estudadas, a procura do indivduo no difere em questionamentos, mas, sim, em comportamentos e o que adquirem com a prtica deste. Palavras-chave: tradio; religio; crenas.

INTRODUO
A palavra "religio", um termo conceituadamente complexo, e ao se aceitar que religio vem do latim religare, cujo significado "religar", define-se que religio o meio de religar o homem a Deus. Ela uma crena que estabelece a existncia de algo infinitamente superior, envolto em mistrios indecifrveis, porm indicadora de um caminho para seus fiis, independentemente da religio que estes professem. A maioria das religies baseia-se em Livros Sagrados, cada uma com o seu, transmitindo valores e revelaes divinas, inclusive, predies sobre o futuro da prpria humanidade. Segundo Hellern et al (2000, p. 2): "Cada uma a seu modo, todas as religies exaltam a compaixo, fraternidade universal, a sinceridade e a honestidade, (...) valores incontestveis que ningum quer ver desaparecer". Morim (2008,13) analisa, que no mundo: "De cada 100 pessoas 19 so muulmanas, 18 no tm religio ou so atias, 17 so catlicas, 17 so crists no-catlicas (ortodoxos, anglicanos, protestantes), 14 so hindustas e 6 so budistas". Assim, o objetivo deste artigo discorrer sobre as grandes tradies religiosas, abrangendo seis religies em funo da "imagem" de Deus/Divino de cada uma dessas crenas, o ideal humano/realizao humana e como a Tradio entende a realizao/religio entre o humano e o Divino. Para tanto, em seis tpicos, sero abordadas as religies: Catolicismo, Xintosmo, Islamismo, Budismo e Hindusmo, estabelecendo em seus discursos os itens do objetivo deste artigo, j acima apurado.

HINDUISMO
O hinduismo a terceira maior religio e tida como a mais velha do mundo. Esta religio engloba textos, sobre os quais se baseia: os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Ramayama. Apesar de abarcar tradies e crenas de diferentes povos, o hinduismo foi adaptado e divido em trs fases e na sua ltima fase observa-se que h influencia de outras religies, como o cristianismo e o islamismo vertendo da, o Hindusmo Hbrido. O hinduismo dos dias atuais uma religio voltada para a salvao individual e do perder-se na divindade. Para o hindu, assim como para o budista, a lei do Karma, baseada em aes praticadas na Terra, determinar o trajeto da alma, uma vez que as escrituras sagradas do hindusmo, chamadas Upanishad e Bhagavad-Gita, acenam para as razes da condio carnal humana: ignorncia, desejo e egosmo, adquiridos de encarnaes anteriores, onde, na renncia de tais condies, estaria a nica soluo para a salvao da alma. Hellern et al (2000, 316) apontam que "A idia da evoluo dos espritos regida pela lei do carma (do snscrito karmam) aparece nas grandes religies do Oriente, mas particularmente marcante no hindusmo". O hindu acredita que os seres humanos ainda se encontram em evoluo, seu tempo no est limitado apenas a uma encarnao, mas sucessivamente as vidas passadas so a causa primordial para a atual situao do indivduo na Terra. Observa-se que, at a alimentao um importante princpio, pois no se deve consumir carne, por ser esta uma prtica impura, devendo o fiel tornar-se vegetariano. Quanto s preces hindus, estas so denominadas mantras e devem ser dirigidas a todos os deuses, sendo o OM o mantra mais importante por representar Deus e os rituais de purificao e adorao, so feitos atravs da meditao e da oferenda aos seus deuses. As oraes aos espritos de luz, j desencarnados, fazem parte do mandamento do amor, para ajudar na evoluo e purificao.

TRABALH O DE RELIGIO

NOME: TATIELEN MAIA FERREIRA DATA: 09/05/2012 TURMA: 107


Introduo Atualmente, considera-se a educao um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nao. atravs da produo de conhecimentos que um pas cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avanado neste campo nas ltimas dcadas, ainda h muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Mdio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importncia para a ascenso social e muitas famlias tem investido muito neste setor. Quadro da educao nacional Pesquisas na rea educacional apontam que um tero dos brasileiros freqentam diariamente a escola (professores e alunos). So mais de 2,5 milhes de professores e 53 milhes de estudantes matriculados em todos os nveis de ensino. Estes nmeros apontam um crescimento no nvel de escolaridade do povo brasileiro, fator considerado importante para a melhoria do nvel de desenvolvimento de nosso pas. Outra notcia importante na rea educacional diz respeito ao ndice de analfabetismo. O Censo de 2010 (IBGE) mostra uma queda no ndice de analfabetismo em nosso pas nos ltimos dez anos (2000 a 2010). Em 2000, o nmero de analfabetos correspondia a 13,63% da populao (15 anos ou mais de idade). Esse ndice caiu para 9,6% em 2010. Ou seja, um grande avano, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicao do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianas de sete a quatorze anos frequentavam a escola. Esta queda no ndice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educao no Brasil nos ltimos anos. Governo municipal, estadual e federal tem dedicado uma ateno especial a esta rea. Programa de bolsa educao tem tirado milhares de crianas do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educao de Jovens e Adultos (EJAs) tambm tem favorecido este avano educacional. Tudo isto, aliado a polticas de valorizao dos professores, principalmente em regies carentes, tem resultado nos dados positivos. Outro dado importante a queda no ndice de repetncia escolar, que tem diminudo nos ltimos anos. A repetncia acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que est valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperao. As classes de acelerao tambm esto dando resultados positivos neste sentido. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao), aprovada em 1996, trouxe um grande avano no sistema de educao de nosso pas. Esta lei visa tornar a escola um espao de

participao social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formao do cidado. A escola ganhou vida e mais significado para os estudantes. Outros dados da educao brasileira: Taxa de abandono (2008): 4,8% Taxa de reprovao (2008): 12,1% Taxa de aprovao (2008): 83,1% Matrculas na Educao Bsica (2009): 52.580.452 http://www.suapesquisa.com/educacaobrasil/

Vous aimerez peut-être aussi