Vous êtes sur la page 1sur 10

RESUMO INTENSIVO 01 LFG - DIREITO PENAL AULA 01

Prof. Rogrio Sanches 07/05/2012 Intensivo 01 - Teoria Geral do Delito (arts. 13-31 + 107 CP) Intensivo 02 Teoria Geral da Pena (arts 32-99); Legislao Penal Especial Intensivo 03 Matrias especficas (ambiental, financeiro, etc); Prtica e Reviso (6 matrias especficas) Bibliografia indicada: Coleo Cincias Criminais. RT. Luis F.G e R. Sanches (6 volumes) Vol 01: Princpios do DP. $66,40 Vol. 02: Parte Geral. Vol. 03: Parte Especial. Vol. 04: Conveno Am. De Direitos Humanos. $64,80 Vol. 05: Criminologia Vol. 06: Legislao Criminal Especial. $194,40 Curso de Direito Penal. Saraiva. Cezar Roberto Bittencourt (5 volumes) Curso de Direito Penal. Impetus. Rogrio Grecco (4 volumes)

Introduo ao Direito Penal

1.1 Conceito de direito penal: sob o enfoque formal, direito penal um conjunto de normas que qualifica certos comportamentos humanos como infraes penais, define os seus agentes e fixa as sanes a serem-lhes aplicadas. 1.2 Aspecto sociolgico o direito penal mais um instrumento (ao lado dos demais ramos do direito) de controle social, de comportamentos desviados, visando assegurar a necessria disciplina social, bem como a convivncia harmnica dos membros do grupo. O direito tem vrios ramos, sendo o direito penal norteado pelo: 1.3 Princpio da Interveno mnima: no direito o direito penal o ltimo por causa de suas consequncias jurdicas mais drsticas. o ltimo a ser considerado. 1.4 Misso do Direito Penal Teorias e Funcionalismo Correntes do Funcionalismo: 1.4.1 Teleolgico (Roxin): o fim do direito penal assegurar bens jurdicos. 1.4.2 Sistmico (Jakobs): a misso do direito penal resguardar a norma, o sistema, o direito posto, atrelado aos fins da pena. Jackobs no se preocupa com o bem jurdico. Foi dissertao no delegado de SP o funcionalismo sistmico.

1.5 Diferena entre DP objetivo e DP subjetivo segundo a doutrina: DP objetivo seria o conjunto de leis penais em vigor no pas (CP, leis extravagantes). DP subjetivo o direito de punir do estado. Existe DP objetivo se no tiver o DP subjetivo? Pode o primeiro agir sem o segundo? No, eles esto umbilicalmente atrelados. O DP objetivo expresso ou emanao do poder punitivo do estado. Quanto ao DP subjetivo, o examinador pede para o candidato falar sobre o direito penal subjetivo e pergunta se o DP subjetivo ilimitado ou limitado, incondicionado ou condicionado. um monoplio do estado? O estado no transfere para o particular o direito de punir algum. O DP subjetivo monoplio do estado e limitado, ou seja, condicionado (so caractersticas do DP subjetivo). Trs exemplos de limitao ao DP subjetivo: 1.5.1 Limitao temporal ao direito de punir: prescrio. A prescrio um limite temporal ao direito de punir do estado. Exceo: CF. art 5, XLII (racismo); XLIV (ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o estado democrtico 1.5.2 Limite espacial ao direito de punir: regra: art. 5 CF, o direito de punir tem limites no espao. Ex: princpio da territorialidade. A lei penal s se aplica aos fatos praticados no territrio nacional. Exceo: art 7, CP. 1.5.3 Limite modal, quanto ao modo: princpio mais importante na CF. Princpio da dignidade da pessoa humana traz uma limitao quanto ao modo de punir. MPF fase oral: monoplio do estado porque s o estado pune. Tem casos em que o estado tolera uma punio particular? Tem exceo? Ao penal de iniciativa privada, o estado em alguns casos permite ao particular processar o agente, seria uma punio particular tolerada pelo estado? No, o estado no transfere o direito de punir, apenas o direito de perseguir a pena (titularidade da ao penal), ele transfere a titularidade da AP. O direito de punir monoplio do estado. Existe caso em que o estado tolera sano penal privada paralela? uma exceo ao monoplio doestado em punir: No uma exceo a AP privada. Lei 6001/73, art. 57, estatuto do ndio. Art. 57. Ser tolerada a aplicao, pelos grupos tribais, de acordo com as instituies prprias, de sanes penais ou disciplinares contra os seus membros, desde que no revistam carter cruel ou infamante, proibida em qualquer caso a pena de morte.

Legtima defesa uma punio privada tolerada pelo estado? O estado quando permite a LD, ele est tolerando uma punio particular? No. Na LD voc no pune, voc se defende. uma punio particular tolerada pelo estado. Paralelamente ao poder punitivo estatal tem o poder punitivo pelos grupos tribais, desde que no revistam carter cruel ou infamante, proibida em qualquer caso a pena de morte (respeito dignidade da pessoa humana). No ser estudada a relao do DP com outros ramos. Revoluo que o STF causou no assunto a seguir, este sim precisa ser estudado. Como fica o Tribunal Penal Internacional (criado pelo Estatuto de Roma) quanto ao monoplio estatal do direito de punir? O TPI s intervm quando a justia interna falha (art. 1), sendo complementar s jurisdies nacionais, no podendo intervir nos sistemas judiciais nacionais, que continuam tendo a responsabilidade de investigar e processar os crimes cometidos pelos seus nacionais, salvo nos casos em que os estado se mostrem incapazes ou no demonstrem efetiva vontade de punir seus criminosos. 1.6 Fontes do direito penal Estuda a origem, o lugar de onde vem a norma jurdica e como se exterioriza a norma penal. H duas espcies de fontes do DP: 1.6.1 Fonte material: Refere-se fonte de produo. Isto , o rgo (ente) encarregado de criar o direito penal. Este ente encarregado de criar o DP no Brasil, segundo o art. 22, I, CF, a Unio (privativamente, no exclusivamente), porm, excepcionalmente os estados tambm podem, art. 22, p. nico, desde que autorizados por lei complementar, obviamente em questes de interesse local e especfico (jamais municpios podero criar). Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo. (pegadinha de concurso) 1.6.2 Fontes formais antes da EC 45/04: Refere-se s fontes de revelao, ou seja, a forma de exteriorizao do DP. A fonte material seria a fbrica, a fonte formal um veculo de revelao. O veculo de revelar o que aqui fabricado. A doutrina clssica divide a fonte formal em: a)Imediata: a fonte formal imediata a lei. b)Mediata: costumes e princpios gerais de direito. 1.6.3 Costumes: Costumes so comportamentos uniformes e constantes pela convico de sua obrigatoriedade e necessidade jurdica. Estudaremos os costumes dentro do DP. Como os costumes influenciam (revelam) o DP.

O costume cria crime? No. A nica fonte capaz de criar crime e cominar pena a lei. No existe costume incriminador no Brasil por ferir o princpio da reserva legal (legalidade). O Costume comina pena? No. Costume revoga crime e pena? H costume abolicionista? Se o art. 1, CP, prev que a criao de crime e cominao de pena est sob o imprio da lei, a lei tambm tem exclusividade na revogao de crime? H trs correntes: a) Admite-se o costume abolicionista, aplicado nos casos em que a infrao penal no mais contraria o interesse social, no mais repercute na sociedade. No momento em que o fato perde seu interesse pela sociedade, deixa de incomodar o meio social. Ex: a contraveno do jogo do bicho foi abolida. b) No existe costume abolicionista, mas quando o fato j no mais indesejado pelo meio social, a lei incriminadora deixa de ser aplicada pelo Juiz. O costume no aboliu a lei, s evita que a lei seja aplicada. Quem vai abolir a lei o Congresso Nacional. LFG adota a segunda corrente. c) No existe costume abolicionista. Enquanto no revogada por outra lei, a norma tem plena eficcia. No caso da contraveno pelo jogo do bicho, o Juiz deve aplicar a norma incriminadora. As trs correntes vieram de uma evoluo, a terceira corrente est inclusive na LICC e a que prevalece. Art. 2, LICC: No se destinando vigncia temporria, a lei ter vigor at que outra a modifique ou revogue. 1 - A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare,quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matriade que tratava a lei anterior. 2 - A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. 3 - Salvo disposio em contrrio, a lei revogada no se restaura por ter alei revogadora perdido a vigncia. O jogo do bicho um exemplo de infrao penal sem aplicao por conta dos costumes. Ateno: o adultrio no considerado costume. O adultrio no um comportamento aceito pela sociedade, ele sumiu do ordenamento pelo princpio da interveno mnima (foi abolido por uma lei, no por um costume). Se o costume no cria crime e pena e nem revoga crime e pena, sua funo interpretativa. O costume importante na interpretao, para aclarar o sentido de uma palavra, expresso ou frase. Ex: art. 155, 1, CP. Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno.

Necessitamos de um costume interpretativo para a expresso repouso noturno, pois em cada localidade h uma concepo diferente sobre o que repouso noturno. Repouso noturno da capital diferente do repouso noturno do interior. A expresso mulher honesta desapareceu do CP, no servindo de exemplo, portanto. 1.6.4 Princpios gerais do direito (PGD): PGD o direito que vive na conscincia comum de um povo. Segundo o professor civilista Francisco Loureiro, os PGDs s se aplicam na falta da lei, da analogia e dos usos e costumes. Os PGDs, que tambm so chamados de princpios institucionais, so fontes subsidirias. Eles nada mais so do que algumas diretrizes bsicas que orientam o intrprete a aplicar o direito no caso da omisso legal. So ideias bsicas de orientao geral do ordenamento jurdico. O Cdigo Civil converteu vrios princpios gerais do direito em normas. Quando o CC positiva princpios gerais de direito em normas ele cria as chamadas clusulas gerais. Clusulas gerais so princpios gerais de direito positivados. O legislador fez os PGDs subirem na hierarquia legal. O que era fonte supletiva passa a ser fonte primria. Exemplos de institutos que eram PGDs antes do novo CC e que passaram a ser clusulas gerais (princpios positivados) colocadas de forma expressa no CC/02: boa-f objetiva e enriquecimento sem causa. Exemplos de PGDs no positivados no CC: quem pode o mais, pode o menos e o acessrio segue o principal. S podemos nos recorrer aos PGDs no caso de lacuna da lei, da analogia e dos usos e costumes. Hoje fundamental diferenciar princpios gerais de direito dos princpios gerais do ordenamento. Os princpios gerais do ordenamento so os princpios constitucionais (fonte bsica do ordenamento). Estes no so fontes subsidirias, so fontes primrias do ordenamento jurdico. Fontes formais depois da EC 45/04: Livro que fala s nas fontes formais mediatas e imediatas acima mencionadas est ultrapassado. Onde essa doutrina traz a CF? Ela no uma fonte de revelao do DP? Onde a doutrina, com a EC 45 traz os tratados internacionais de direitos humanos? Est faltando uma coisa ainda, aps a EC 45, todo mundo est comentando sobre smulas vinculantes. A doutrina clssica no fala de smulas vinculantes. Smulas vinculantes revelam o DP, assim como a jurisprudncia. O entendimento que continuidade delitiva deve ter tempo mximo de 30 dias entre uma conduta e outra adveio da jurisprudncia. A lei no fala sobre o tempo da continuidade delitiva. Quadro comparativo:

Fontes formais antes da EC 45/04 Doutrina Tradicional 1- Imediatas: lei. 2- Mediatas: costumes e PGD. CF? Tratados Internacionais de DH? Smulas Vinculantes? Jurisprudncia? Princpios? Atos administrativos na norma

Fontes formais depois da EC 45/04 Doutrina Moderna 1 imediatas: lei (obs.: nica capaz de regular infrao penal e sua pena); CF; tratados internacionais de direitos humanos (vedado direito incriminador interno); j u r i s p r u d n c i a ( e s p c i e d e jurisprudncia importante a smula vinculante). Ex: CP, art. 71.

penal em branco?

Crime continuado. A juris diz que no pode haver hiato (condies de tempo) temporal superior a trinta dias, e assim, revelando direito penal. Princpios: na lei a insignificncia no existe, o prncipio aplicado pela juris. Atos administrativos na norma penal em branco: a droga denominada pela portaria 377/Anvisa/MS 2 mediatas: a prpria doutrina. 3 A corrente moderna diz que costumes e PGD no positivados configuram, na verdade, fontes informais de direito.

O B S : T r a t a d o s I n t e r n a c i o n a i s d e D i r e i t o s H umanos, para o direito internacional pode criar crime, diferente do que a norma interna prev. Ex: crime de lavagem de capitais de organizao criminosa. Os tratados internacionais quando versam sobre direitos humanos e ratificados pelo CN com qurum qualificado (3/5, em 2 turnos, nas 2 casas) adquire status constitucional (ex: tratado internacional de garantias s pessoas portadoras de necessidades especiais). Se ratificado com qurum comum, seu status ser supralegal, superior lei ordinria. Aula sobe controle constitucional difuso e abstrato de convencionalidade, para analisar se a lei respeitou ou no o tratado internacional. Aula 01-3 incio aos 25 minutos 1.7 Interpretao da Lei Penal

1.7.1 Histrica: procura-se a origem da lei.4.Sistemtica: interpreta-se a lei em conjunto com toda a legislao (como conjunto de leis em vigor).5.Interpretao progressiva : voc interpreta considerando os avanostecnolgicos e da medicina. Considera um progresso na cincia datecnologia e da medicina. J caiu em concurso se o art. 213, CP, que pune o crime de estupropraticado contra a mulher, abrangeria o transexual? No o travesti,homossexual ou bissexual. Transexual aquele que tem uma dicotomia fsico-psicolgica. Fisicamente de um sexo, psicologicamente de outro. Ex: RobertaClose. Ela pode ser vtima de estupro? A doutrina sempre disse que transexualno pode ser vtima de estupro, mas de AVP, que tem a mesma pena. MasRogrio Greco diz que com o avano da medicina o transexual pode se submeter cirurgia para ablao do rgo genital. Se a pessoa fizer a cirurgia definitiva e juridicamente alterar os registros, pode ser vtima de estupro.Interpretao quanto ao resultado:Quanto ao resultado a interpretao pode ser:1. Declarativa : a letra da lei corresponde exatamente inteno dolegislador.2.Restritiva : quando se reduz o alcance da palavra da lei para quecorresponda vontade do legislador (para se chegar inteno dolegislador).3.Extensiva : amplia-se o alcance da palavra para poder atingir a intenodo legislador.Obs.: tem gente que coloca a interpretao progressiva aqui, quanto aoresultado e no como espcie de interpretao quanto ao modo. Particularmente,o professor discorda, por ser um modo de interpretar considerando o avano dacincia.Esse assunto importante. O Brasil probe interpretao extensiva? No.Cabe interpretao extensiva contra o ru? O Brasil no tem norma vedandointerpretao extensiva. Analisando com cautela, quando se faz a interpretaoextensiva no crime de estupro, abrange-se a palavra mulher para o transexualque fez cirurgia definitiva e alterou seus registros, portanto, interpretaoextensiva contra o ru.H uma primeira corrente que diz que no se admite interpretaoextensiva contra o ru. Essa corrente vai ao campo das provas e se socorre doprincpio in dubio pro reo , e empresta esse princpio. O princpio do in dubio proreo nasceu para dirimir dvida na prova, e vem sendo emprestado para outroscampos. Ele nasce e se aplica quando o juiz est em dvida se absolve oucondena. Na dvida do alcance da norma, pro reo , no aplica.O art. 157, 2, I, CP, diz que a pena do crime de roubo aumenta-se de 1/3at a metade se cometido com emprego de arma. Faca de cozinha considerasearma? Uma pessoa aponta uma faca de cozinha na barriga de outrem e anunciaum assalto. Essa faca considera-se arma? Se entender que no h interpretaoextensiva contra o ru, a expresso arma abrangeria apenas instrumentofabricado com finalidade blica.Para a segunda corrente a expresso arma deve ser considerada no seusentido imprprio. Instrumento com ou sem finalidade blica capaz de servir aoataque.A primeira corrente faz uma interpretao restritiva, a segunda faz

umainterpretao extensiva. Ela amplia o alcance da expresso para chegar vontade do legislador. Ex: faca de cozinha.

Prevalece arma no sentido imprprio, portanto possvel interpretaoextensiva contra o ru. LFG admite em casos excepcionalssimos.Concurso da DP adota a primeira corrente. MP segunda corrente (at unhacumprida arma).H uma espcie de interpretao que no se confunde com a extensiva:4.Analgica : na interpretao analgica o significado que se busca extrado do prprio dispositivo (existe norma a ser aplicada ao casoconcreto). Leva-se em conta expresses genricas e abertas utilizadaspelo legislador para determinados tipos (exemplos seguidos deencerramento genrico). Ex: art. 121, 2, I, CP. homicdio qualificadocometido mediante paga ou promessa de recompensa (exemplos detorpeza) ou por outro motivo torpe (encerramento genrico). O tipoprev uma frmula genrica em aberto, pois no tem como prevertodas as hipteses torpes. O juiz deve procurar algo parecido e damesma gravidade. No inciso III do mesmo dispositivo o legisladorenumera vrios exemplos de crueldade como o emprego de veneno,fogo, explosivo, asfixia, tortura e depois finaliza o tipo com umencerramento genrico. O mesmo ocorre no inciso IV.Na interpretao extensiva o legislador, diante de uma palavra, amplia seualcance. Na interpretao analgica no. Nesta h exemplos mais oencerramento genrico. O legislador permite ao juiz encontrar outros casos.Nenhum dos dois (interpretao extensiva e interpretao analgica) seconfunde com analogia.As hipteses de interpretao acima expostas no se confundem comanalogia (regra de integrao, no de interpretao). Nesse caso, ao contrriodos anteriores, partimos do pressuposto de que no existe lei a ser aplicada aocaso concreto, motivo pelo qual socorre-se daquilo que o legislador previu paraoutro similar. Analogia emprstimo de lei.Na interpretao extensiva h lei, inclusive se amplia o alcance de umapalavra desta lei. Na interpretao analgica h lei, inclusive com encerramentogenrico. Na analogia no h lei para o caso concreto. Voc tem um fato a semlei, voc empresta a lei feita para um caso b similar. possvel analogia em direito penal, desde que pro reo , desde que noincriminadora. Ex: A palavra cnjuge abrange o companheiro quando previstapelo legislador penal? Se beneficiar o companheiro abrange, se for paraprejudicar no abrange. PRINCPIOS DO DIREITO PENAL: Os princpios do Direito Penal podem ser agrupados para se ter um norte.So divididos pelo professor em:1.Princpios relacionados com a misso fundamental do Direito Penal;2.Princpios relacionados com o fato do agente;3.Princpios relacionados com o agente do fato;4.Princpios relacionados com a pena.Numa prova dissertativa o candidato pode iniciar a questo dizendo a qualgrupo o princpio questionado pertence. Ex: princpio da exclusiva proteo dobem jurdico um princpio relacionado com a misso do direito penal; princpioda ofensividade um princpio relacionado com o fato do agente; princpio dapresuno de inocncia relacionado com o agente do fato; J o princpio dahumanizao da pena um princpio relacionado com a pena.

Princpios relacionados com a misso fundamental do DP: a primeira seqncia de princpios, o primeiro a ser estudado caiu na DPde SP.Princpio da exclusiva proteo de bens jurdicos:Este princpio um princpio impeditivo, ele impede que o estado venha autilizar o direito penal para proteo de bens ilegtimos. Ex: o DP jamais podeproteger uma determinada religio, jamais pode considerar crime credos. O DPtem que respeitar a liberdade de crena, jamais pode dizer que o atesmo crime, o nada crer crime, ou no pode criminalizar, por exemplo, o budismo. Seo estado quiser proteger determinada religio estar protegendo bens ilegtimos,discriminando outras religies.Princpio da interveno mnima:O DP deve ser aplicado quando estritamente necessrio, mantendosesubsidirio e fragmentrio. um dos princpios mais importantes, cai muito emconcurso (TJPR, MPMG).Quando se fala nesse princpio, devemos sempre lembrar que inmerosso os fatos que ocorrem no mundo, estes fatos podem ser humanos ou danatureza. O direito penal seletivo, assim sendo ele no se interessa por fatosda natureza do qual no participe o homem. Para o DP interessam fatoshumanos. Mesmo assim ns temos fatos humanos desejados e fatos humanosindesejados. O DP seletivo, fatos humanos desejados no interessam para oDP, interessam os indesejados, pois sua misso a paz social. Todos os fatoshumanos indesejados interessam para o DP? No. O DP norteado pelo princpioda interveno mnima, significa que ele subsidirio e fragmentrio. Temdoutrina dizendo que fragmentariedade sinnimo de subsidiariedade que sinnimo de interveno mnima, mas no so. So caractersticas dainterveno mnima. TJPR, MPMG, o que fragmentariedade e subsidiariedade? No queconsistem essas caractersticas?A subsidiariedade norteia a interveno em abstrato do direito penal. Paraintervir, o direito penal deve aguardar a ineficcia dos demais direitos. Isso oDP agindo como ultima ratio . Na expresso de Paulo Jos da Costa Jnior, o DPdeve ser a derradeira trincheira no combate aos comportamentos humanosindesejados. Aqui o DP penal criando crimes. A subsidiariedade norteia ainterveno em abstrato, ou seja, a criao de tipos penais. J a fragmentariedade norteia a interveno em concreto (no casoconcreto). Para intervir, o direito penal exige relevante e intolervel leso ouperigo de leso ao bem jurdico tutelado. Aqui o DP punindo algum. Por teruma conseqncia jurdica muito drstica, s se preocupa com relevantes eintolerveis leses ou perigo de leses.O princpio da insignificncia desdobramento de qual caracterstica dainterveno mnima? Caiu essa pergunta em primeira fase. desdobramentolgico da fragmentariedade. Observaes: O princpio da interveno mnima no serve s para dizer onde o DP deveagir, mas tambm onde o DP deve deixar de intervir. No norteia apenas ainterveno positiva, mas tambm a interveno negativa. Ex: adultrio,

seduo, rapto consensual. A lei aboliu esses crimes, pois o DP no deve intervirnesses casos, outros ramos do direito conseguem lidar com esses fatos. No somais crimes por conta do princpio da interveno mnima.O que insignificante? Quando a leso ou perigo de leso insignificante?O professor fez um estudo do princpio da insignificncia no STJ e no STF. O STF eo STJ, em 2008, unificaram os critrios. Os dois tribunais aplicam o princpio dainsignificncia adotando os mesmos critrios, porm

divergem em alguns outrospontos. O quadro a seguir espelha a tendncia de hoje dos tribunais superiores:

Vous aimerez peut-être aussi