Vous êtes sur la page 1sur 19

1

MANDADO DE SEGURANA PARA RESTABELECIMENTO DE SERVIO ESSENCIAL PETIO E SENTENA

Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ________Vara Cvel de Belm- Par,

MARIA DA GLORIA RABELO COSTA, brasileira, casada,dona de casa, RG n 1557247-Sepup-Pa, CIC n 22843230225 residente e domiciliada sito nesta Capital na Rua Nova n1081, bairro da pedreira, por advogado e procurador subscrito, com escritrio profissional abaixo impresso, vem, respeitosamente, presena de Vossa Excelncia para impetrar por seu procurador in fine assinado, qualificado no instrumento ut acostado que passa a integrar esta (doc.01), com escritrio profissional consignado no cabealho, onde em atendimento diretriz do artigo 39, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, indica-o para as intimaes necessrias, vem perante Vossa Excelncia, com o habitual e merecido respeito, requerer os benefcios da justia gratuita, por ser pobre nos termos da Lei n 1.060, de 05.02.50, com as alteraes da Lei n 7.310/86, para impetrar MANDADO DE SEGURANA COM PEDIDO DE LIMINAR INALDITA ALTERA PARS contra coao, constante e renovvel, a cada fatura mensal, do DIRETOR - PRESIDENTE da COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PAR - COSANPA, o qual tem sede na Avenida Magalhes Barata n 1201 - Belm - PA, visando compeli-lo imediatamente a restabelecer o fornecimento de gua da impetrante, conforme passa a expor e, ao final, requerer:

j g j f m l k k j i h g f e k j w  A!d !$ A V !AA !wu!r !(i h Af e (ca A!AVT S !AAQI!8 F E CA973 2 (!(& !$" ! y xvt s q p f g d b ` Y Y X W U R @ 4 8 6 5 PH G @ D D B @ 8 6 5 4 1 1 0 )  ' % #     

I. DO CABIMENTO DO MANDADO DE SEGURANA Os atos administrativos, em regra, so os que mais ensejam leses a direitos individuais e coletivos; portanto, esto sujeitos impetrao de mandado de segurana. Segundo explica Coqueijo Costa, "cabe mandado de segurana contra ato administrativo executrio, de autoridade de qualquer dos trs poderes, que violente a esfera jurdica do indivduo, isto , que revista uma ilegalidade ou um abuso de poder" ("Mandado de Segurana e controle constitucional", So Paulo, LTr, 1982, p. 47). Acrdo AGA 248297/SE ; AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO (1999/0055461-2) DJ DATA:11/09/2000 PG:00246 Fonte Min. NANCY ANDRIGHI (1118) Relator(a) Data da Deciso 15/08/2000 Orgo Julgador T2 - SEGUNDA TURMA AGRAVO NO AGRAVO DE INSTRUMENTO - PROCESSUAL CIVIL E Ementa ADMINISTRATIVO - ATO DE REPRESENTANTE DE CONCESSIONRIA DE SERVIO PBLICO CORTE DE ENERGIA ELTRICA MANDADO DE SEGURANA - CABIMENTO. cabvel o Mandado de Segurana contra ato praticado por representante de concessionria de servio pblico que determinou o corte do fornecimento de energia eltrica sob alegao de prtica de fraude por parte do consumidor.Agravo a que se nega provimento. Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam Deciso os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas constantes dos autos, por unanimidade, negar provimento ao agravo regimental, nos termos do voto da Sra. Ministra-Relatora. Votaram com a Sra. Ministra-Relatora os Srs. Ministros Eliana Calmon, Paulo Gallotti e Franciulli Netto. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Francisco Peanha Martins. CABIMENTO, MANDADO DE SEGURANA, IMPUGNAO, Indexao ATO DE AUTORIDADE,
y u p u x z u o p x z  u wz z A! !$y A V !AAq !wu! !( A (c A!AV !AAQI! t v CA97 (!({ !$y !t s n ~ ~ | u p z y |  p r z p u } z x x z p   ~ } v | r z x s w uv u s r q p o

Referncias Legislativas Veja

ATO DE AUTORIDADE, CONCESSIONARIA, SERVIO PUBLICO, AUTO DE INFRAO, INTERRUPO, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, ALEGAO, FRAUDE, CARACTERIZAO, AUTORIDADE COATORA. LEG:FED PRT:000222 ANO:1987 (DNAEE - DEPARTAMENTO NACIONAL DE GUA E ENERGIA ELTRICA) RESP 84082-RS, RESP 174085-GO (STJ)

Desse modo, cabvel o mandado de segurana com pedido para que seja concedido liminarmente, e ao final, a segurana, para determinar autoridade coatora que proceda o restabelecimento do fornecimento de gua em sua residncia II. DOS FATOS No ms de dezembro a impetrante foi surpreendida por funcionrios da Cosanpa que, sem darem maiores explicaes, interromperam o servio de fornecimento de gua, no deixando a impetrante nem sequer procurar por sua residncia os comprovantes de pagamento. Assim sendo, o fato est a merecer a tutela jurisdicional, posto que a autoridade coatora, apesar dos insistentes apelos dos rgos consumeristas, resiste em se adequar a realidade ftica, econmica e jurdica no que diz respeito aos cortes no fornecimento de gua.

III - DO DIREITO

(*)

Sumrio: 1-O fornecimento de gua como servio essencial; 2-O consumidor como parte frgil tutelada pela norma do consumidor;
(*)

Fundamentao jurdica extrada do artigo do Professor Plnio Lacerda Martins intitulado Corte de Energia eltrica por falta de pagamento prtica abusiva Cdigo do Consumidor publicado pela Revista de Informao Legislativa de julho/setembro de 2000, Braslia, ano 37, n 147.

  w  A! !$ A V !AA !wu! !( A (c A!AV !AAQI!  CA97 (!( !$ !

3-A qualidade do servio pblico e o atendimento ao consumidor 4-Da abusividade das prticas comerciais nas relaes de consumo; 5- A interrupo do fornecimento de gua e o constrangimento do consumidor; 6-O direito fundamental do consumidor e o princpio da proibio de retrocesso; 7-A prtica abusiva do corte de servio essencial pala COSANPA. 1- O FORNECIMENTO DE GUA COMO SERVIO ESSENCIAL O servio de fornecimento de gua , sem dvida, uma relao de consumo, considerado fornecedor a empresa de Saneamento COSANPA, na forma do artigo 3 do Cdigo de Defesa o Consumidor, e os seus usurios so consumidores na forma do artigo 2 e pargrafo nico da norma consumerista. O servio de fornecimento de gua pblico e essencial, subordinado ao princpio da continuidade, na forma do artigo 22 do Cdigo do Consumidor, da mesma forma que o servio de telefonia e energia eltrica.
(1) Hermam Benjamim afiana que o Cdigo no disse o que entendia por servios essenciais. Essencialidade, pelo menos neste ponto, h que ser interpretada em seu sentido vulgar, significando todo servio pblico indispensvel a vida em comunidade, ou melhor, em uma sociedade de consumo. Incluem-se a no s os servios pblicos stricto sensu (os de polcia, os de proteo, os de sade), mas ainda os servios de utilidade pblica (os de transporte coletivo, os de energia, fornecimento de gua, os de telefonia)... (grifo nosso). Antnio Herman de Vasconcellos Benjamin et.al. Comentrios ao Cdigo de Proteo ao Consumidor, So Paulo: Saraiva, 1991, p.111.

Enuncia o artigo 22 e seu pargrafo nico do CDC que: os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos . Cumpre registrar que a Portaria nO. 3/99 da Secretaria de Direito Econmico do Ministrio da Justia (publicada em 19-03-99) reconheceu como servio essencial o fornecimento de gua.
(2) estabelece a Portaria do Ministrio da Justia no item 3: 3. Permitam ao fornecedor de servio essencial (gua) incluir na conta....

2-O CONSUMIDOR COMO PARTE FRGIL TUTELADA PELA NORMA DO CONSUMIDOR cedio que o consumidor reconhecido na relao de consumo como sendo a parte mais fraca, a merecer a tutela da norma do consumidor no artigo 4, I, do CDC.
(3) A 106 O. Sesso plenria da ONU editou em 09 de abril de 1985 a Resoluo nO. 39/248, que retrata no artigo 1 O. que o consumidor parte mais fraca nas relaes de consumo.

O 40O. Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor, realizado em Gramado, conclui pelo reconhecimento jurdico da desigualdade do consumidor perante o fornecedor.

  w  A! !$ A V !AA !wu! !( A (c A!AV !AAQI!  CA97 (!( !$ !

(4) O item 4 das concluses aprovadas pelo Congresso prescreve: Como direito social, a proteo ao consumidor tem como princpio a vulnerabilidade do consumidor que exige o reconhecimento jurdico de sua desigualdade.

de bom alvitre destacar que a Organizao das Naes Unidas-ONU editou, em 1985, a Resoluo nO. 39/248, reconhecendo no artigo 1O. que o consumidor a parte mais fraca na relao de consumo. O nosso CDC estabeleceu o princpio da vulnerabilidade, reconhecendo essa fragibilidade na sociedade de consumo, possuindo a favor do consumidor a boa-f objetiva (artigo 4O., III, do CDC). Verifica-se em muitos casos que o consumidor no efetua o pagamento no porque no quer, mas porque h situaes imprevisveis que fogem a esfera de sua vontade, tais como o atraso do salrio, problemas de sade, etc..inviabilizando o pagamento da conta de gua. Arrimadas a esse fato existem hipteses de dbitos indevidos praticados pelo fornecedor, que, com a ameaa de desligamento, impossibilitam o direito de reviso como no caso da impetrante. Destarte, o Cdigo do Consumidor tutela a parte mais frgil, que o consumidor, contra abusos praticados pelos fornecedores. 3- A QUALIDADE DO SERVIO PBLICO E O ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR O artigo 6, X, do Cdigo de Defesa do Consumidor, consigna que direito bsico do consumidor a adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral O artigo 4 do CDC estabelece a poltica nacional das relaes de consumo, cujo o objetivo atender s necessidades dos consumidores, respeitando a sua dignidade, sade e segurana, providenciando a melhoria de sua qualidade de vida. Prescreve ainda a legislao consumerista a ao governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor, garantindo que os produtos e servios possuam padres adequados de qualidade e segurana, durabilidade e desempenho (artigo 4, II, d), devendo o Estado ainda providenciar a harmonizao dos interesses dos participantes das relaes de consumo e compatibilizao da proteo do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econmico e tecnolgico, de modo a viabilizar os princpios nos quais se funda a ordem econmica (artigo 170 da Constituio Federal), sempre com base na boa-f e equilbrio nas relaes entre consumidores e fornecedores(artigo 4, III). O artigo 175 pargrafo nico, inciso IV da Constituio Federal estabelece: Artigo 175 Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Pargrafo-nico- A lei dispor sobre: (...) IV-a obrigao de manter servio adequado A Lei n 8.987/95, que dispe sobre o regime de concesso e permisso de servios pblicos, estabelece no artigo 6, que toda concesso ou permisso pressupe a prestao de servio adequado ao pleno atendimento dos usurios, afirmando no pargrafo 1 o conceito de servio adequado como sendoo que satisfaz as condies de regularidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, generalidade, cortesia nas sua prestao e modicidade das tarifas
A ) D C B B A @ B 4 E3  A" ) !$ & 9$ & 6$ "A4 !32!0 "((  & %# A" !A!  A (!( !$ ! $ 8 8 8 7 5 1 ) ' $  ! !   

Por fim registra-se que o artigo 4 , inciso VII, do CDC imputa ao Estado o dever da melhoria dos servios pblicos. 4- DA ABUSIVIDADE DAS PRTICAS COMERCIAIS NAS RELAES DE CONSUMO O CDC consagra a ao governamental de coibio e represso eficiente de todos os abusos praticados no mercado do consumo (artigo 4, VI). Cada dia torna-se mais comum reclamaes contra o fornecedor pelos servios prestados. No so raras as vezes que o consumidor/usurio surpreendido com um dbito indevido em sua conta, e a soluo outorgada pelo fornecedor consiste na orientao de o consumidor pagar a conta indevida aps discutir, sob pena de corte do fornecimento. Prescreve o artigo 39, inciso IV, do CDC que se prevalecer da fraqueza ou ignorncia do consumidor, tendo em vista sua idade, sade, conhecimento ou condio social, para impingir-lhes seus produtos ou servios constitui prtica abusiva repudiada pela norma do consumidor. O CDC traz preceito expresso a respeito do Princpio da boa-f (artigo 4, inciso III, da norma do consumidor) concretizando assim o Princpio a boa-f objetiva: No dizer da doutrinadora Cludia Lima Marques: Boa-f significa aqui um nvel mnimo e objetivo de cuidados, de respeito e de tratamento leal com a pessoa do parceiro contratual e seus dependentes. Este patamar de lealdade, cooperao, informao e cuidados com o patrimnio e a pessoa do consumidor imposto por norma legal, tendo em vista a averso do direito ao abuso e aos atos abusivos praticados pelo contratante mais forte, o fornecedor, com base na liberdade assegurada pelo princpio da autonomia privada. O CDC , presumindo o consumidor como parte contratual mais fraca, impe aos fornecedores de servios no mercado um mnimo de atuao conforme a boa-f. O princpio da boa-f nas relaes de consumo atua limitando o princpio da autonomia da vontade e combatendo os abusos praticados no mercado. O corte de fornecimento de gua da impetrante reveste-se de uma prtica comercial que ocasionou desequilbrio na relao contratual atentando contra o patamar mnimo de boa-f na relao contratual de consumo, devendo ser declarada abusiva e ilegal. O CDC prev, no artigo 6, IV, como direito bsico do consumidor, a proteo contra clusulas abusivas. Tambm prev como direito bsico do consumidor, no mesmo dispositivo legal, a proteo contra prticas abusivas impostas no fornecimento de produtos e servios. H que se observar que o CDC enumera, no artigo 39, uma lista de prticas abusivas, sendo certo que a lista no taxativa, admitindo outras prticas comerciais como sendo abusivas, desde que figure o significativo desequilbrio entre os direitos do consumidor, a manifesta vantagem e a ofensa ao princpio da boa-f objetiva. Infere-se que o ato de interromper o fornecimento de gua da impetrante foi praticado sem boa-f, ferindo flagrantemente o princpio que norteia o sistema, e se configurando como uma prtica abusiva.
5-A INTERRUPO DO FORNECIMENTO GUA E O CONSTRANGIMENTO DO CONSUMIDOR

` U H U Y a U G p H Y a 4 44U E3a Ia "v "b` y 9x y 6x "4P h "32" "% h g y %#g "s h "4T"r TS V X4i h %"%c "b` "XE4TS R 4IF i f x f t v d r U H au ` d g x t H w w v u i Q a p r q H Ut e a Y Y s a r q H p g g f e V d Q a Y R W UV U R Q P H G

Conforme leciona Hlio Gama, a Constituio Federal traz dispositivo de proteo d honra da pessoa, enquanto o Cdigo Penal comina crime ao ato de exacerbao no exerccio arbitrrio das prprias razes. Assevera Hlio Gama que era comum submeter-se os devedores execrao pblica ou constrang-las at pagarem os seus dbitos; afianando que certos credores se aproveitam dos mecanismos de cobrana para aviltar as dignidades dos seus devedores. O CDC, contudo, veda a prtica do constrangimento na cobrana de dvidas, determinando que o consumidor no pode ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa e nem exposto a ridculo pela cobrana de dvida. Consagra o artigo 42 do CDC: na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto ao ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa. Como se sabe, a lei do consumidor repudiou a cobrana vexatria a tal ponto de tipificar como criminosa a conduta que expe o consumidor a constrangimento em razo de dvida. Estabelece o artigo 71 do CDC: Artigo 71- Utilizar, na cobrana de dvidas, de ameaa, coao, constrangimento fsico ou moral, afirmaes falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridculo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena- Deteno de 3 (trs) meses a 1 (um) ano e multa. Vale transcrever as lies do Professor Hlio a respeito do conceito de constrangimento, sustentando in verbis: Ao nosso ver, o constrangimento de que fala o CDC aquela imposio de situaes que venham a atormentar o devedor, fazendo com que as agruras da cobrana que sofra se transformem em condenao adicional ou acessria Seria o caso de indagarmos: ser que a cobrana do fornecedor de gua que ameaa de interromper o servio pblico essencial do usurio/consumidor/impetrante inadimplente no configura para o consumidor um constrangimento ? Ser que essa cobrana no dificulta o acesso Justia? O fornecimento de gua servio essencial. A sua interrupo acarretou o direito da impetrante postular em juzo, buscando que se condene a Administrao a fornec-la. Importa assinalar que tal medida judicial tem em mira a defesa de um direito bsico d a impetrante a ser observado quando do fornecimento de produtos e servios (relao de consumo), a teor do artigo 6, VI, X, e artigo 22 do CDC. 6-O DIREITO FUNDAMENTAL DO CONSUMIDOR E O PRINCPIO DA PROIBIO DO RETROCESSO cedio que o CDC surgiu atendendo a um comando constitucional, estabelecendo a um comando constitucional, estabelecendo um sistema de defesa do consumidor. Conforme j registrado anteriormente, se h relao de consumo, os direitos dos usurios/consumidores so regulados e tutelados pelo CDC. O artigo 1O. do CDC bem claro ao dispor que:

h d d } g i d q g i 4 44d E3i Ii "w } "bh z 9y z 6y "4 o "32"~ "%| o n z %#n "t o "4T"s T e X4p o %"%j "bh "XE4T 4I p m y m u w k s d iv h } k n { y u x x w v p i q s r du l i g g t i s r q n n m l e k i g f de d

o presente Cdigo estabelece normas de proteo e defesa do consumidor, de ordem pblica e interesse social, nos termos dos artigos 5O., inciso XXXII, 170, inciso V, da Constituio Federal, e artigo 48 de suas Disposies Transitrias, Atendendo assim a poltica nacional de relao de consumo, que tem por objetivo: o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transferncia e harmonia das relaes de consumo (artigo 4O., caput) Com conhecimento jurdico slido sobre o assunto, o jurista Marcos Maselli Gouva afirma que a defesa do consumidor uma garantia fundamental previstas no artigo 5O., XXXII, e um princpio da ordem econmica, previsto no artigo 170, V A Constituio Federal estabelece como princpio fundamental a dignidade da pessoa humana, como um fundamento bsico (artigo 1O.,III da CF). No artigo 170, V, estabelece: Artigo 170- A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: (...) V-defesa do consumidor; No mesmo sentido, o direito do consumidor est elencado entre os direitos fundamentais da constituio. Jos Geraldo Brito Filomeno esclarece a respeito do artigo 1O. do CDC que sua promulgao se deve a mandamento constitucional expresso. Assim, a comear pelo inciso XXXII do artigo 5O. da mesma Constituio, impe-se ao Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor . O 40O. Congresso do Consumidor, realizado em Gramado, conclui que o direito de proteo ao consumidor clusula ptrea da Constituio Federal (artigo 5O., XXXII, CF/88). Conforme demonstrado, o CDC erigiu do comando Constitucional, estabelecendo expressamente no artigo 1O. do CDC a despeito da norma constitucional. Nesse sentido, correta a premissa que qualquer norma infraconstitucional que ofender os direitos consagrados pelo CDC estar ferindo a Constituio e, mutatis mutandis, dever ser declarada como inconstitucional. Nessa direo estabelece Arruda Alvim: Garantia constitucional desta magnitude, possui, no mnimo, como efeito imediato e emergente, irradiado da sua condio de princpio geral da atividade econmica do pas, conforme erigido em nossa Carta Magna, o condo de inquinar de inconstitucionalidade qualquer norma que nossa consistir em bice a defesa desta figura fundamental das relaes de consumo, que o consumidor Sem embargo dessas consideraes, faz necessrio comentar o princpio da proibio do retrocesso em face das garantias fundamentais. Com efeito, o direito do consumidor possui o status de direito constitucional e, como tal, no pode o legislador ordinrio fazer regredir o grau de garantia fundamental , conforme leciona Marcos Gouva.

4 44 E3 I " "b 9 6 "4 "32" "%  %# " "4T" T X4 %"% "b "XE4T 4I

A lei da concesso do servio pblico (Lei n . 8.987/95), ao afirmar que no se caracteriza como descontinuidade do servio pblico a sua interrupo por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade (artigo 6O., pargrafo 3O., II), na realidade est praticando o autntico retrocesso ao direito do consumidor, haja vista que o artigo 22 do CDC afirma que os fornecedores de servio essencial so obrigado a fornecer servios adequados, eficientes e contnuos . Arrimado a esse fato, acrescente-se que o direito do consumidor possui garantia fundamental na Constituio e que a interrupo do fornecimento, alm de causar uma leso, afeta diretamente, a sua dignidade, sem embargo da dificuldade de acesso a Justia que o dispositivo apresenta, consolidando assim a autotutela do direito do fornecedor. Admitir a possibilidade do interrupo no fornecimento de gua da consumidora/impetrante implica flagrante retrocesso ao direito do consumidor, consagrado em nvel constitucional. Por isso, o princpio de retrocesso veda que lei posterior possa desconstituir qualquer garantia constitucional. Ainda que lex posteriori estabelaa nesse sentido, a norma dever ser considerada inconstitucional. Por tais razes, manifesta a inconstitucinalidade do dispositivo legal previsto no artigo 6O., pargrafo 3O., II da Lei nO. 8.987/95, que autoriza a interrupo de servio essencial, em razo do princpio da proibio do retrocesso. 7- A PRTICA ABUSIVA DO CORTE DE SERVIO ESSENCIAL PELA COSANPA O reconhecimento da ilegalidade do corte em relao ao servio essencial patente nos casos de fornecimento de gua, a exemplo da sentena da Juza Aparecida Oliveira, de Anpolis, Gois, que expressamente considerou o corte ilegal, porque a gua de necessidade da populao, de consumo imprescindvel e no pode ser cortada sob nenhum propsito. Nesse sentido o Superior Tribunal de Justia j se pronunciou entendendo que: Seu fornecimento servio pblico, subordinado ao princpio da continuidade, sendo impossvel a sua interrupo e muito menos por atraso no seu pagamento (Deciso unnime da Primeira Turma do STJ, que rejeitou o recurso da Companhia Catarinense de guas e SaneamentoCASAN. Proc. RESP 201112) Dessa forma, o aresto do E. STJ decidiu, por unanimidade, que o fornecimento de gua no pode ser interrompido por inadimplncia, fundamentando: O fornecimento de gua, por se tratar de servio pblico fundamental, essencial e vital ao ser humano, no pode ser suspenso pelo atraso no pagamento das respectivas tarifas, j que o Poder Pblico dispe dos meios cabveis para a cobrana dos dbitos dos usurios. Para o Ministro Garcia Vieira, relator do processo, a Companhia Catarinense de gua cometeu um ato reprovvel, desumano e ilegal. ela obrigada a fornecer gua as populao de maneira adequada, eficiente, segura e contnua e, em caso de atraso por parte do usurio, no poderia cortar o seu fornecimento, expondo o consumidor ao ridculo e ao constrangimento , casos previstos no CDC.

4 44 E3 I " "b 9 6 "4 "32" "%  %# " "4T" T X4 %"% "b "XE4T 4I

10

Segundo o Ministro Garcia Vieira a empresa fornecedora de gua deve utilizar-se dos meios legais de cobrana: no podendo fazer justia privada porque no estamos mais vivendo nessa poca e sim no imprio da lei, e os litgios so compostos pelo Poder Judicirio, e no pelo particular . A gua bem essencial e indispensvel a sade e higiene da populao No mesmo sentido, o fornecimento de gua servio essencial. A sua interrupo acarreta o direito da impetrante/consumidora postular em juzo, buscando que se condene a Administrao a fornec-la, sem prejuzo da condenao do fornecedor pelo dano moral e patrimonial sofrido pela consumidora. Importa assinalar que tal medida judicial tem em mira a defesa de um direito bsico da consumidora/impetrante, a ser observado quando do fornecimento de produtos e servios (relao de consumo), na forma como prescreve o artigo 6, X do CDC (adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral), sem prejuzo da reparao dos danos provocados ( a teor do artigo 6, VI, do CDC, a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos A respeito, clarssima a lio de Mario Aguiar Moura: A continuidade dos servios essenciais significa que devem ser eles prestados de modo permanente, sem interrupo, salvo ocorrncia de caso fortuito ou fora maior que determine sua paralisao passageira. A hiptese a de o particular j estar recebendo o servio. No pode a pessoa jurdica criar descontinuidade. Servios essenciais so todos os que se tornam indispensveis para a conservao, preservao da vida, sade, higiene, educao e trabalho das pessoas. Na poca moderna, exemplificativamente, se tornam essenciais, nas condies de j estarem sendo prestados, o transporte, gua, esgoto, fornecimento de eletricidade com estabilidade, linha telefnica, limpeza urbana, etc... Leciona Mrio de Aguiar que: Uma inovao trazida pela atual Constituio a extenso do mesmo critrio as concessionrias ou permissionrias do servios pblicos. Assim, no caso dos servios concedidos de transporte, fornecimento de gua, eletricidade, etcc.., as empresas respondem perante terceiro segundo os critrios da responsabilidade sem culpa nas mesmas condies do que ocorre com a pessoa jurdica pblica. O ilustre jurista Antnio Herman de Vasconcellos e Benjamin, comentando o artigo 22 ressalta o seguinte: A segunda inovao importante a determinao de que os servios essenciais- e s elesdevem ser contnuos, isto , no podem ser interrompidos. Cria-se para o consumidor um direito a continuidade do servio. Tratando-se de servio essencial e no estando ele sendo prestado, o consumidor pode postular em juzo que se condene a Administrao a fornec-lo Na esteira do entendimento pretoriano, a jurisprudncia tem firmado como vimos acima, o entendimento que o corte de fornecimento de gua ilegal, afirmando que deve a concessionria aguardar o pronunciamento da Justia, no podendo exigir de imediato o pagamento do alegado

      4 4  I  "b 9 6 4 "3" "%  %# " "4T" T X4 %"% "b "XE4T 4I

10

11

dbito sob ameaa de corte de fornecimento de gua, sendo o servio prestado bem indispensvel, no pode ser ele suspenso bruscamente sem motivo justificado. Em idntica direo, decidiu a Terceira Cmara Civil do Tribunal de Justia Catarinense, em reexame de sentena de Ao de Mandodo de Segurana, pela confirmao da sentena a quo, fundamentando que se : houver dbito a cobrana dever ser feita pela via prpria. O que no pode o usurio ser coagido a pagar o que julga razoavelmente no dever sob teor de ver interrompido o fornecimento de gua, bem indispensvel a vida humana. Com efeito, no h justificativas para a prtica abusiva do corte no fornecimento gua por falta de pagamento por parte da fornecedora COSANPA na cobrana de dvidas, expondo o consumidor a constrangimento, sendo certo que existem mecanismos legais de cobrana, no sendo possvel referendar a autotutela. H que se referir que aos juzes permitido o controle das clusulas e prticas abusivas. Destarte, faz-se necessrio a providncia jurisdicional, em prol da consumidora/impetrante, para que o direito consagrado no CDC no seja violado com o corte no fornecimento de gua, que considerado servio essencial, coibindo o abuso na cobrana, que deve ser efetuada pelos meios legais em direito admitidos. Estabelece o artigo 5, XXXXV, da CF que: a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito Se a lei no pode excluir da apreciao do Judicirio a simples ameaa a direito, como admitir-se que o fornecedora de gua COSANPA se arrogue o poder de fazer justia com as prprias mos? Nos casos de inadimplncia, portanto, cabe r-COSANPA, com resguardo do Princpio da Isonomia, ingressar em juzo para cobrar quanto lhe devido. Porque o juiz, que representa o Estado e diz o direito (jurisdio), pode determinar a providncia, se assim lhe parecer. Por outro lado, o fornecimento de gua servio essencial. A sua interrupo como no caso em epgrafe acarretou o direito da impetrante postular em juzo, buscando que se condene a COSANPA a fornec-la. Importa assinalar que tal medida judicial tem em mira a defesa de um direito bsico da consumidora/impetrante, a ser observado quando do fornecimento de servios (relao de consumo), a teor do artigo 6O., VI e X, do CDC. IV - DO PEDIDO LIMINAR A via eleita, portanto, para obteno da prestao jurisdicional almejada o mandado de segurana com pedido de liminar inaldita altera pars, ante a ofensa ao direito lquido e certo a gua da impetrante. O "fumus boni iuris" afigura-se-nos suficientemente demonstrado pela impetrante, onde se comprova a existncia do direito do consumidor no sentido de ver respeitado o seu direito ao fornecimento de gua previsto na legislao consumerista.

3 ( (r c u t 2s4s (D r q 24 C @ Y i @ i i hR fV 7 G ( 4Ue 3 c7 A a YR W WV UC #4 D G E (R 94 2 2 P 4 G E D A A @ 9)7 #4 2% 0 () (% #"  s ( 4 !$4 I cV 53 ` pIY ` gY II" B d 8b B IA ` 8XA IIP B IIT$'S$G ' )& 1QIHFC B 886 53 1'& % $!

11

12

Quanto ao eventual dano e o gravame da decorrente, de se levar em considerao que a questo atinge a impetrante, e toda a sua famlia usuria do fornecimento de gua. A demora na prestao jurisdicional ou "periculum in mora" fator indiscutvel, j que a impetrante pode vir a se tornar devedora de valores ilegtimos, injustos, exigidos a ttulo de multa moratria, de custo do reaviso, que, se no forem pagos, sero obrigados a continuar com a interrupo do fornecimento do produto, essencial para a vida humana, animal e vegetal. A concesso da providncia s ao final da demanda poder ser incua, e as conseqncias desastrosas para a sade da impetrante e de seus familiares. Neste sentido, oportuna as seguintes decises: A Companhia Catarinense de gua e Saneamento negou-se a parcelar o dbito do usurio e cortou-lhe o fornecimento de gua, cometendo ato reprovvel, desumano e ilegal. Ela obrigada a fornecer gua populao de maneira adequada, eficiente, segura e contnua, no expondo o consumidor ao ridculo e ao constrangimento. Recurso improvido". (Deciso no RE 201.112-SC(99/00043987), da Primeira Turma do STJ, no voto do relator Ministro Garcia Vieira, de 20/04/99, unnime) Presentes, pois, os pressupostos do art. 7, inc. II, da Lei n 1.533, de 31.12.51, por via de ordem liminar. Portanto, manifesto o perigo de dano patrimonial, e certa a necessidade de reparao pela interrupo do fornecimento e/ou cobrana indevida. V. CONCLUSO E PEDIDO FINAL ISTO POSTO, a impetrante requer a V. Exa. digne-se deferir a segurana, LIMINARMENTE INALDITA ALTERA PARTS e ao final, para determinar autoridade coatora: Deferida a liminar, suspendendo o ato abusivo e ilegal, requer-se seja notificada a autoridade coatora de sua concesso e para que preste informaes. Que seja concedido o benefcio da gratuidade da justia, abrangendo tambm autenticao dos documentos. Aps, dando-se vistas ao Dr. Promotor de Justia para manifestar-se, requer-se seja deferido em definitivo a presente segurana como medida de justia. D-se causa, para efeitos fiscais e de alada, o valor de R$ 100,00 (cem reais). Nestes termos,

x s l v u tt w x s r h q q q pd of xen l j hd x g gf e x d x y xw t   !$ I lf 5 i pIh i gh IIy m 8k I i 8X II IIT$'S$ ' 1QIHF 88 5 1' $!v

12

13

pede deferimento. Belm 20 de dezembro de 2000

_____________________________
Mrio Antnio Lobato de Paiva Advogado-OAB-8775
Documentao em anexo: Procurao Cpia simples do RG e CIC da impetrante Copia simples das contas de gua pagas

Pea publicada na Revista Consulex. Ano V, n 112 15 de setembro de 2001, Teoria & Prtica, pg 42.

SENTENA EM MANDADO DE SEGURANA ONDE CONSIDEROU-SE ILEGAL O ATO DE CORTAR O FORNECIMENTO DE GUA EM RAZO DE INADIMPLNCIA DO CONSUMIDOR Sentena indita do Estado do Par onde a Juza Ruth do Couto Gurjo, em julgamento de Mandado de Segurana, considerou ilegal o ato de suspender o fornecimento de gua em razo de inadimplncia do consumidor. A deciso foi enviada pelo Dr. Mrio Antnio Lobato de Paiva, advogado do impetrante, que fundamentou-se no Cdigo de Defesa do Consumidor para obter a segurana. A deciso destacou o fato do fornecimento de gua ser um servio pblico essencial e contnuo, necessrio preservao da vida, no podendo ser suspenso, mesmo estando o consumidor em situao de inadimplncia.

SENTENA
Juza: Dra. Ruth do Couto Gurjo Impetrante: Maria da Glria Rabelo Costa Advogado: Dr. Mrio Antnio Lobato de Paiva Impetrado: Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento do Par- COSANPA Ao de Mandado de Segurana Autos de n: 2000131144-6 Vistos, etc...

~ y ~ ~x y ~ y y { y ~ y  { | ~ ~| {z yx  ~  !$ I 5 pI g IIz  8 I 8X II IIT$'S$ ' } 1QIHF 88 5 1'} | $!w

13

14

MARIA DA GLRIA RABELO COSTA, devidamente qualificada e legalmente representada, impetra MANDADO DE SEGURANA COM PEDIDO DE LIMINAR INALDITA ALTERA PARS, contra DIRETOR- PRESIDENTE DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PAR- COSANPA, pelos fatos e fundamentos: Alega a impetrante que no ms de dezembro de 2000 foi surpreendida por funcionrios da COSANPA que, sem maiores explicaes, interromperam o servio de funcionamento de gua, no permitindo que a impetrante fosse procurar os comprovantes de pagamento. Ressalta que o servio funcionamento de gua uma relao de consumo, considerado fornecedor a empresa de Saneamento- COSANPA, na forma do art.3 do cdigo de defesa do consumidor, e os seus usurios so consumidores na forma do art. 2, pargrafo nico da mesma norma. Aduz que o art. 6,nciso x, do cdigo da defessa do consumidor, consigna que direito bsico do consumidor "a adequada eficaz prestao dos servio pblico em geral". O art. 4 do CDC estabelece a poltica nacional das relaes de consumo, cujo objetivo atender s necessidades dos consumidores, respeitando a sua dignidade, sade e segurana, providenciando a melhoria de sua qualidade de vida, citando ainda o art. 175, pargrafo nico, inciso IV da constituio Federal . Destaca o art. 4, inciso VI do CDC, o qual consagra a ao governamental de coibio e represso eficiente de todos os abusos no mercado de consumo, pois cada dia torna -se mais comum relaes contra o fornecedor pelos servios prestados, sendo muitas vezes o consumidor surpreendido com o dbito indevido em sua contas, recebendo a orientao de pagar para depois discutir, sobre pena de corte do fornecimento. Ao final, requer a concesso da medida liminar, suspendendo o ato abusivo e ilegal de corte de fornecimento de gua , com notificao da autoridade como coatora para prestar as devidas informaes. Concluso, foi concedida a liminar. A autoridade coatora, COSANPA, ao prestar suas informaes alega que: No mandado da citao da liminar, ocorreram fatos processuais capazes de tumultuar o regular andamento do feito, pois contava no mesmo, ordem no proferida no despacho de fls.23, sendo entre tanto obedecido. A natureza Jurdica da remunerao exigida pelo fornecimento da gua aos usurios de tal servio, no e taxa especfica do gnero tributo, mas sim pagamento de um servio . preo de servio que s aparece com a sua utilizao, com tipificao diferente de taxa. O STF tem admitido que a remunerao de servios prestados por departamentos. Companhia ou empresa de saneamento, constitui preo pblico I e tambm consagrou legitimidade da interrupo do fornecimento de gua por falta de pagamento da tarifa 2. O servio publico prestado mediante a remunerao de tarifas, sendo essa remunerao que sustenta a comunidade do servio. Sem a cobrana de tarifas, o sistema de fornecimento de gua no existe. Determinar a "religao" do fornecimento de gua ao consumidor inadimplente, impede autoridade impetrada um bice mortal prestao dos servios. O servio publico no gratuito e se assim fosse, assistiria razo a impetrante, contudo tal gratuidade no pode ser presumida em funo de essencialidade do servio prestado, ao contrrio, deve ser definitivamente afastada para manuteno e continuidade do servio.

   !$ I 5 pI g II  8 I 8X II IIT$'S$ ' 1QIHF 88 5 1' $!

14

15

Estando caracterizada a mora do usurio, o corte do fornecimento de gua no pode estar eivado de qualquer ilegalidade, pois o Regulamento das Instalaes Prediais de guas e Esgotos Sanitrios da cidade de Belm, homologado pelo decreto n 60656,de 09.05.1969, assim autorizada. O contrato de prestao de servios de fornecimento de gua e esgoto, na verdade tem natureza de contrato de adeso, onde o usurio de servio adere as clausulas contratuais automaticamente, com a simples autorizao do servio . A relao Jurdica entre a contratante e o contratado, pressupe um contrato liberal, de cunho oneroso, prevalecendo o previsto no art. 1.092 do cdigo civil. Que, com o advento do cdigo do consumidor, o art. 22 prescreveu um fator do consumidor obrigatoriedade dos rgos pblico, por si ou empresas concessionrias ou permissionrias de fornecer servios adequados, seguros e, quantos aos essenciais continuos, o que desconsidera espancado este equivoco do cdigo do consumidor. Invoca o art. 3, pargrafo 2 da lei n 8.078/90 do mesmo cdigo, porque tais servios de remunerao pelo pagamento de taxas ou tarifas, portanto, no tem remunerao especfica e por isso no pode ser prestigiado o consumidor inadimplente que os servios essenciais sejam suspensos por motivos injustificados. Assim, os rgos pblicos ou entidades paraestatais esto obrigados a fornecer os servios essenciais como gua e energia eltrica, desde que sejam pagos, dependendo disto a sua continuidade. Considera que estando em casos interesses individuais de determinado usurio, a oferta de servio pode sofrer soluo de continuidade, caso no estejam observadas as normas administrativas, porque a norma visa interesse da coletividade e no do indivduo consumidor. Ao final, requer a denegao do mandado e a condenao da impetrante nas custas e normas de advogado. Junto aos autos documentos de fls. 57/58. s fls. 59, o Recurso de Agravo interposto pela impetrada, nos termos dos art. 529 do CPC, sem tudo juntar a cpia do agravo Com vista ao Ministrio Publico, entende que sendo o servio de gua especfico, divisvel, facultativo e de execuo indireta, o seu fornecimento pode ser interrompido mormente pela inadimplncia, devendo o usurio ser comunicado dessa interrupo com o prazo mnimo de 15 dias de antecedncia. Ao final, por entender que o servio de gua domiciliar no goza do carter de essencialidade obrigatria, indivisibilidade e nem de obrigatoriedade de um poder publico o prestar de maneira direta, opina pelo indeferimento do mandado de segurana, uma vez que no houve violao a direito liquido e certo a reclamar pela interrupo desse servio em domicilio comum, por inadimplncia do usurio. o relatrio. Ao Mrito. Na verdade, o servio de gua , indubitavelmente relao de consumo , considerada fornecedora a COSANPA, na forma do art. 2, pargrafo nico e 3 do CDC, sendo os seus usurios os comunicadores.

   !$ I 5 pI g II  8 I 8X II IIT$'S$ ' 1QIHF 88 5 1' $!

15

16

"O servio de fornecimento de gua PBLICO E ESSENCIAL, subordinado ao princpio da continuidade (o grifo nosso), na forma do art. 22 do cdigo do consumidor, da mesma forma que o servio de telefonia e energia eltrica". Enuncia o art. 22 e seu pargrafo nico do CDC que: "Os rgos pblicos, por ou suas empresas, concessionrias, permissionria ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, continuos". Examinado os autos, constato que a liminar concedida, embasada nos arts. 5, inciso XXXII e 170, inciso V da Constituio Federal, c/c o art.. 7, inciso II da Lei n1.533/51, inquinou-se necessria, haja visto que : a prpria jurisprudncia ptria que vem determinando em seus julgados como consta na EMENTA : MANDADO DE SEGURANA. CORTE NO FORNECIMENTO DE GUA, EM VIRTUDE DE ATRASO NO PAGAMENTO DE CONTAS. QUESTES PRVIAS REJEITADAS. ABASTECIMENTO DE GUA SERVIO PBLICO, POR SER UMA UTILIDADE FRVEL PELOS ADMINISTRADOS E POR ESTAR JUNGINDO A UM REGIME JURIDICO DE DIREITO PBLICO. ESSENCIALIDADE DO BEM (GUA) QUE DESAUTORIZA O CORTE, MANU MILITAREI, COM FEITO DE OBRIGAR O DEVEDOR A PAGAR. CREDITO QUE H DE SER BUSCADO EM OUTRAS VIAS. ORDEM CONCEDIDA. 1. Mandado de Segurana ajuizado com o azo de assegurar ao independente a ligao do fornecimento de gua de seu imvel, cortado em virtude de atraso no pagamento. 2. Matria prvia de inadequao da via eleita e de interesse de agir afastadas, posto que cabvel o writ, desde que aja direito liquido e certo a ser tutelado, e que h necessidade da tutela jurisdicional e utilidade da via eleita 3. Ausncia do direito liquido e certo e inexistncia de impossibilidade de discusso de matria ftica no writ que se confundem com o mrito, onde devem ser analisados. 4. Questes previas rejeitadas. 5. O servio de abastecimento de gua e saneamento servio pblico (por ser uma utilidade por todos frivl-substrato material de sua noo- e por estar junjindo a um regime jurdico prprio, de direito pblico, erigido pela Constituio Federal e pelas leis n 8.987/95- trao formal de sua noo).

T C W V U U  T S   9 Q  Q Q P0 H 6  " 4E C  U  G 55!$5 I6 C @ R$9 @ 3I9 $$  GFD B  $ @ 8 I$53%  $$2)'1)" ( '&$#!   1'  A 90 7 7 6 4   " 0  % "     

$!

16

17

6. O fornecimento de gua hoje em dia, para quem j teve acesso ao mesmo, uma assencialidade. Com relevo, denominado "liquido precioso" serve para a higiene do ser humano, para sua alimentao, para saciar sua sede, enfim, para tudo o mais que sabemos e ressabemos da maior importncia. 7. Ante essa conjuntura, desarrazoada a ruptura no fornecimento para compelir o consumidor a arcar com as tarifas em atraso, valores estes que havero de ser buscados em outras vias idneas. Inteligncia, ademais do art. 22, da Lei n 8.078/90 (Cdigo do consumidor). 8. Procedncia do writ. Notificada a autoridade coatora, pede vista dos autos, enquanto que o cartrio, desavisadamente faz a remessa dos autos ao Ministrio Pblico, o qual na sua manifestao, inicialmente pede a revelia da parte suplicada por entender que a mesma no se manifestou nos autos em tempo hbil, e em sua exposio opina pelo indeferimento de writ, por entender que o servios de gua domiciliar no tem o carter de essencialidade obrigatria, acompanhando corretamente doutrinria e referindo-se em especial, neste aspecto, nos estudos esposados por HELLY MEIRELES e JOSCRETELLA JNIOR. Obsta-se entretanto a este entendimento, a norma do consumidor no art.4, inciso I da CDC. O fato de que a impetrante se encontrava em dbito para com a recorrida, no lhe autorizava submete-la a qualquer constrangimento ou ameaa, coao ou qualquer outro procedimento que exponha ao ridculo ou interfira com o seu trabalho, descanso ou lazer. A GUA REALMENTE NECESSRIA PARA A SOBREVIVNCIA DO SER HUMANO. um direito natural a vida. A gua vida, portanto, o CDC se impe nos seus art. 42 e 71, proibindo que a cobrana do fornecedor de gua, possa interromper o servio o servio publico essencial do usurio consumidor. portanto, o fornecimento de gua servio essencial, o que concede a qualquer ofendido pleitear a medida judicial a defesa do seu direito bsico, para que seja observado o fornecimento de produtos e servios (relao de consumo) a teor de art. 6, incisos VI e X, c/c o art. 22 do CDC. Tal principio probe o retrocesso, porque o seu art. 5, inciso XXXII, 170 e art. 48 e suas disposies transitrias, vem protegidos pelo art.1 do CDC, o que atende poltica a poltica nacional de relao de consumo, cujo o objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito a dignidade, sade4 e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transferncia e harmonia de relaes de consumo (art.4caput, do CDC). Assim que o jurista Marcos Maselle Gouveia afirma: "A defesa do consumidor uma garantia fundamental prevista no art. 5, inciso XXXII, bem como um princpio de relao econmica, previsto no art. 170, item V da CF" O direito do consumidor possui garantia fundamental na constituio e, a interrupo no fornecimento, alem de causar uma leso, afeta diretamente a sua dignidade e flagrante retrocesso ao direito do consumidor .
p f ` f e d i q fY y ` i q x u u s f ` q p s  5f Gq 55a)5q $ p R$ 3I $$b w GF  w $v 8v $$53 w $$2)(1) (e g '&$#!x w r p '5(e d )aX v ` x c q y ` f t q i i q ` y v v u tg s c q i d h fg f d c b `Y

17

18

Assim que a prtica abusiva do corte j vem sendo conhecida em casos de fornecimento de gua, pois a gua de necessidade da populao, de consumo imprescindvel e no pode ser cortada sob nenhum propsito. Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justia assim se pronunciou: "Seu fornecimento servio pblico subordinado ao princpio da continuidade, sendo impossvel a sua interrupo e muito menos por atraso em seu pagamento "(Deciso unnime do stj, que rejeitou o recurso da Companhia Catarinense de gua e Saneamento- CASAN. Proc. RESP. 201112). Esta deciso do STJ fundamentou-se em que: "O fornecimento de gua, por se tratar de servio pblico fundamental, essencial e vital ao ser humano, no pode ser suspenso pelo atraso no pagamento das respectivas tarifas, j que o poder pblico dispe dos meios cabveis para a cobrana dos dbitos dos usurios". Para o Ministro Garcia Vieira, a gua deve ser servida a populao de maneira adequada, eficiente, segura e continua e, em caso de atraso por parte do usurio, no pode ser cortado o seu fornecimento porque expe o consumidor ao ridculo e ao constrangimento "no podendo fazer justia privada porque no estamos mais vivendo nessa poca e sim no imprio da lei, sendo os litgios compostos pelo Poder Judicirio e no pelo particular. A gua bem essencial a sade e higiene da populao". Neste sentido o inteiro entendimento deste Juzo por se tratar da defesa de um direito bsico da consumidora, no podendo a pessoa Jurdica criar descontinuidade , pois os servios essenciais se tornam indispensveis para a conservao, preservao da vida, sade, higiene, educao e trabalho das pessoas, o que, ainda para o Ministro Garcia Vieira, "na poca moderna exemplificadamente se tornam essenciais, nas condies de j estarem sendo prestados, o transporte, gua, esgoto, fornecimento de eletricidade com estabilidade, linha telefnica, limpeza urbana, etc". Para o jurista Mrio de Aguiar, "uma inovao trazida pela atual constituio a extenso do mesmo critrio s concessionrias ou permissionrias dos servios pblicos. Comentando o art.22 do CDC, o jurista Antnio Herman de Vasconcelos e Benjamim, assim se expressa: "A Segunda inovao importante a determinao que os servios essenciais- e s elesdevem ser contnuos, isto ,no podem ser interrompidos. Cria-se para o consumidor um direito continuidade do servio, podendo o consumidor postular em juzo que se condene a administrao a fornec-lo". Tal situao est reconhecida por nossas Cmaras Civis, como por exemplo do tribunal Catarinense, cujo reexame de sentena de ao de mandado de segurana confirmou a sentena a qual, fundamentado-se em que: "Se houver dbito a cobrana devera ser feita pela via prpria. O que no pode o usurio ser coagido a pagar o que julga razoavelmente no deve sob teor de ver interrompido o fornecimento de gua, bem indispensvel para a vida humana".

q m h m p r mg z h p r y v v ~ t | m h r q t  5m Gr 55a)5r $ q R$ 3I $$i x GF  x $w 8w $$53} x $$2)(1)| (l n '&$#!y x s q '5(l k )af w ~ h  y j r z | { h m~ u r p p } r | { h z w w v un t j r p k o mn m k j i hg

18

19

Entendendo este Juzo que o art. 5, inciso XXXXV da Constituio Federal que: "A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio, leso ou ameaa a direita e, a r est resguardada pelo Principio da Isonomia para ingressar em juzo e cobrar o que lhe devido. Isto Posto, JULGO PROCEDENTE O MANDADO DE SEGURANA impetrado por MARIA DA GLRIA RABELO COSTA contra ato do DIRETOR PRESIDENTE DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PAR- COSANPA, declarando a ilegalidade do ato ruptura do fornecimento de gua no imvel da impetrante, fundamentando esta deciso nos termos do art. 6, inciso VI e X e art. 22, ambos do cdigo de defesa do consumidor, c/c o art. 170 e art.5, inciso XXXXV da lei bsica prtica. E para que surta seus efeitos legais, P.R.I.C. Belm, junho de 2001 Ruth do Couto Gurjo Juza da 22 Vara Cvel de Belm

 5 G 55a)5 $ R$ 3I $$ GF  $ 8 $$53 $$2)(1) ( '&$#!  '5( )a

19

Vous aimerez peut-être aussi