Vous êtes sur la page 1sur 8

Atividade sobre o documentrio The Corporation

Grupo: - Juliane Manarin - Ren Arnoux - Murilo Germano Turma 474

Questo 1 O documentrio The Corporation apresenta a corporao, uma grande criao da humanidade, como pessoa. Assim como ns podemos ser analisados por um psiclogo, as corporaes so avaliadas no documentrio. fato que as corporaes receberam o direito de serem tratadas como pessoas pela justia a algum tempo atrs. Assim, so denominadas pessoas jurdicas. Essa pessoa vive para buscar um nico objetivo, o lucro. Essa pessoa no pode ser presa como ns e alm disso no sofre os efeitos da velhice. A corporao, por suas caractersticas, foi descrita como uma pessoa imortal com o poder de subjugar a todos ns. Isso porque ns demos esse poder a ela. Como uma criao que fica maior e mais forte que seu criador, a ponto de subjulg-lo e trazer-lhe problemas. Faz uma anlise de cada caracterstica das corporaes, como se as mesmas estivessem num consultrio em uma avaliao. Durante a anlise, comprova-se que a corporao no se importa com os outros, mas apenas consigo mesma. Grandes exemplos desse fato foram dados. Muitos desses exemplos mostram que algumas empresas foram responsveis por grandes danos vida de muitas pessoas e natureza principalmente. O documentrio deixa claro que isso se d porque o objetivo de uma corporao gerar lucros para os seus acionistas. E isso definido por lei. Assim, a corporao no possui o mesmo compromisso com a vida que ns, pessoas fsicas, temos. Tudo para ela enxergado como um negcio. Tudo negocivel, at mesmo a vida. Por exemplo, se um prejuzo ao meio ambiente custa 15 milhes de reais e eu lucrei com esse dano 20 milhes, ento estou no lucro, vamos continuar!. Este apenas um dos sintomas avaliados. Outro a capacidade de mentir e mentir visando o lucro. As empresas que so processadas por infraes ao meio ambiente ou vida de pessoas continuam negando a sua evidente culpa, contratando os melhores advogados para defenderem suas causas. O resultado que entre centenas de processos, apenas um ou dois so perdidos por essas empresas criminosas.

Um ponto bem interessante que foi exposto no documentrio que, apesar de os membros das corporaes muitas vezes serem pessoas de bem, a corporao como um todo age de uma maneira totalmente contrria aos princpios de seus funcionrios. Ultimamente, para aliviar o peso de serem uma mal natureza, as corporaes tem feito campanhas ambientais e contribuido com alguns projetos que visam essa preservao. No entanto, ainda continuam prejudicando a mesma natureza que ajudam. Isso se d porque se uma empresa se preocupa demais com o meio ambiente, ela perde a competio com a concorrncia, consequentemente perde lucro. E isso totalmente contra os seus princpios. Hoje as corporaes tem tanto poder, que so capazes de levantar e derrubar lderes em muitos pases. Essa situao foi exemplificada no documentrio. Com todas as anlises das corporaes, chega-se a uma concluso sobre elas. Todos os sintomas das corporaes as encaixam na seguinte categoria: psicopata.

Questo 2 O documentrio procura mostrar a situao da humanidade em relao corporao de maneiras bem interessantes. O material que eles desenvolveram bem didtico e imparcial. No comeo, o documentrio nos d uma noo do que uma corporao e nos mostra como ela surgiu. Apresentar o fundo histrico essencial para que ns tenhamos uma boa base conceitual para ver o The Corporation. Os sintomas da corporao so divididos em temas que so analisados um por um. Vrias cenas so apresentadas, imagens e vdeos, que reforam a ideia apresentada por dar exemplos e etc. Durante a apresentao dessas imagens, um narrador ou narradora se encarrega de nos situar no que est acontecendo. Com frequncia aparecem muitas pessoas importantes para o tema (empresrios, jornalistas, funcionrios de corporaes e etc.) depondo sobre o assunto. Os depoimentos so bem imparcias, pois o documentrio d a voz aos defensores e aos opositores das corporaes. Isso enriquece muito o contdo apresentado, pois d mais fidedignidade s informaes passadas.

Questo 3 O documentrio The Corporation, antes de tudo, uma reflexo sobre a realidade. Como tal, lana mo de ideias e pensamentos que seus autores acreditam ser adequadas e corretas. inegvel o papel de outras fontes, alm de ns mesmos, no processo cognitivo. O conhecimento feito por homens, e no por pessoas solitrias e individuais. esse o princpio do que chamariam verdadeiramente de Cincia e de sociedade (O homem, para ser plenamente e de fato homem, deve ser social). Assim, The Corporation uma fonte para aquisio e ponderao do que entendemos e acreditamos. um informante, um pacote de dados e ideias que devemos sim avaliar, que tem sim a sua necessidade. Claro que, como j dito, tem ideias e pensamentos particulares. Mas exatamente assim que se reflete humanamente a verdade: com pontos de vistas, de

preferncia diferentes, para talvez fazermos um balano e encontramos uma sada razovel a um empasse. Acrescenta pontos que talvez no havamos pensado, contribuindo para a forma natural de fazer conhecimento e cultura, verdadeiramente humanos. O pensamento mostrado no documentrio procura mostrar mecanismos e formas de ao das corporaes, um parecer histrico, e uma ponta do futuro, uma projeo. Mostra a localizao das corporaes na nossa vida, a nossa dependncia e subjulgamento. Casos que apresentam sendo reais. Enfim, um pensamento interessante, e com grande fundo de verdade (seja com relao aos fatos, seja pela clareza, simplicidade e transparncia de raciocnio). Claro que, como toda ideia, sujeita a avaliaes. Mas, a grande marca desta diferir da grande maioria que nos apresentada. Assim, sendo um pouco mais objetivo: sim necessrio. Questo 4 Deturpar a realidade deformar o que de fato verdadeiro. mudar, iludir, criar algo inexistente, sumindo-se com o verdadeiro, sempre em vista de objetivos e pretenses particulares que se assumem ser maiores que qualquer outros ideais. Coisa que, para ser feita, h a necessidade de poder, de formas e condies para tal. Isso o que se entende por deturpar a realidade em The Corporation: um mecanismo de ao razoavelmente comum e prprio. Deturpar a realidade forjar testes, licenas governamentais, laudos cientficos, opinio pblica; fazer coisas acontecerem misteriosamente. dizer o que e o que no notcia, controlar e censurar o conhecimento, seja suavizando, seja omitindo fatos. No documentrio, considera-se como uma grande fonte, ora potencial, ora muito real, de deturpao, a corporao, com suas estruturas e mtodos, suas ambies e princpios. Essa nova forma de imprio, com suas instncias, domina a sociedade, seja no lado material, seja no lado psicolgico-mental. Como forma de poder, abusa e usa em favor prprio, nem que para isso invente verdades, ou cubra as verdadeiras. Como no caso da Monsanto que foi apresentado, onde seus produtos adquiriam resultados e caractersticas naturais e benficas, carter legal e honesto, de forma repentina e mgica. Onde nada se falava ao contrrio. Onde no conseguiram entrar em certos mercados, como o do Canad. Onde, mesmo assim, continuou nos EUA. Onde, de forma mgica, suavizou pesquisas e resultados. Onde se editou uma notcia da rede Fox oitenta e tantas vezes. Moldou a realidade a seu favor, de forma a esconder o que de fato verdadeiro. Assim, este o exemplo que o documentrio nos traz, nos alerta e a ns divulga. Casos como esse nos fazem pensar em o que mais j aconteceu, e acontecer Fazem-nos pensar em que mundo estamos, em quem podemos confiar, quem realmente somos.

Questo 5 A partir do sculo XVII, a necessidade de expanso constante de pontos de vendas de produtos acabou dando origem a um mercado internacionalizado de venda de mercadorias. Esse mercado, j dissolvido no globo, impulsionou a origem das grandes empresas multinacionais, que atualmente, so o centro de qualquer potncia econmica, e de nossa sociedade em geral. Multinacionais, ento, so basicamente empresas que controlam recursos de qualquer origem em dois ou mais pases. Portanto, inicialmente multinacionais seriam empresas que, alm de serem beneficiadas com a expanso comercial, iria, reciprocamente, beneficiar os pases onde se instalassem. Mas isso virou utopia, porque, como sabemos, no o que acontece no mundo atual, nem o que acontece h um bom tempo. Era inevitvel que essa utopia iria ser quebrada, pois o sentido da expanso comercial dessas grandes empresas era simples e puramente um dos passos do capitalismo avassalador. Como os ecossocialistas - influenciados pelas teorias de Karl Marx e William Morris acreditam, o capitalismo pode ser o real causador de guerras, pobreza, excluso social e de grandes problemas ambientais; tudo isso sendo ocasionados pela globalizao e imperialismo decorrentes do modo de produo capitalista e sua forma de vida. E esta a grande questo: Quais so as reais conseqncias da presena de uma empresa dessas em um pas e o estado de suas relaes com o lugar onde est? Esta relao, entre as multinacionais e os seus interlocutores pelo mundo, e sempre foi muito contestada, principalmente pelos danos que essas grandes instituies causam ao meio ambiente e social em que atuam. Um dos males maiores como as grandes multinacionais empobrecem os pases anfitries, pases geralmente emergentes ou subdesenvolvidos, que acabam sofrendo ainda mais explorao. Pois como as grandes corporaes sempre tentam lucrar o mximo possvel, os trabalhadores sofrem uma explorao gigantesca e sempre recebem o mnimo possvel. El Salvador, Guatemala, Honduras, Filipinas, China, Coria e Bangladesh so exemplos de pases onde seus trabalhadores ganham 10 centavos por produto e ns compramos o mesmo produto 500x mais caro. Outro grande exemplo a concorrncia desleal entre as multinacionais e as empresas nacionais, o que ocasiona desemprego e mais desigualdade social. Pois, a empresa nacional sofre com a concorrncia, j que a distncia para as empresas internacionais muito grande, pois assimilam novas tecnologias na velocidade de suas descobertas e utilizao. O que causa uma busca de conhecimento maior em seus funcionrios, excluindo muitos de algumas oportunidades e acarretando um buraco maior na taxa de desemprego do pas. Ainda tm diversos outros grandes problemas trazidos por essas empresas, pois quando elas se tornam algo to grande, acabam criando e trazendo necessidades artificiais para dentro da sociedade, ou seja, persuadem as pessoas de todas as maneiras possveis, tentando colocar em suas cabeas que este ou aquele produto necessrio em suas vidas, quando na verdade no passa de algo suprfluo e intil. Infelizmente, so essas atitudes que acabam acelerando o processo do consumismo de maneira desenfreada, alm de indiretamente ameaar a soberania estatal e ignorar os interesses nacionais; isto, no sentido de que sem medir foras, eles prejudicam a sade da populao, indstrias de cigarro e

agricultores que usam hormnios, por exemplo, prejudicam a qualidade do ar, indstrias de automvel, por exemplo, etc. Todo esse cenrio mostra o desleixo dessas empresas com as necessidades bsicas oferecidas pelo governo, no caso sade e bem-estar, simplesmente usando a poltica das externalitie (acordo entre uma corporao e outra pessoa, garantindo que danos no sero causados para nenhuma das partes, mas sim, sero causados a uma terceira pessoa que nem estava envolvida no acordo). Partindo, agora, para os danos ambientais resultantes da constante ambio das corporaes, uma questo muito ampla de perdas ambientais vem tona. Questes ambientais, como o efeito estufa, a destruio florestal, a perda da diversidade biolgica, a poluio de rios e mares, a desertificao crescente tem sido agravados principalmente depois da globalizao, que teve como resposta a expanso das grandes corporaes. O que antes no era visto e agora se tornara uma conscincia planetria crescente, que diz que se esses problemas no forem resolvidos, podero ameaar a prpria existncia da vida do homem sobre a terra. A degradao generalizada dos solos, das guas, do ar e seus impactos sobre as sociedades contemporneas tem chamado a ateno de instituies internacionais, como as Naes Unidas, e construdo uma conscientizao em quase todo o mundo de que cuidar do planeta tambm necessrio. Porm, no por isso, que as grandes corporaes devem prosseguir no caminho errneo em que esto. Muito pelo contrrio, elas, com muito mais possibilidades de mudanas, exercem um papel fundamental nessa mudana. Por fim, conclu-se que sempre direta ou indiretamente a globalizao e seus afluentes exerceram e continuam a exercer (mesmo que de forma menos acentuada) um papel quase que totalmente relacionado com o grande estrago global. Bibliografia: a. Trechos baseados no texto O papel das cincias sociais na anlise das questes ambientais e a globalizao, USP. Link: http://www.usp.br/nupaub/global2.pdf a. A Retrica das Multinacionais. Link: http://www.docstoc.com/docs/13459974/ A-RET%C3%93RICA-DASMULTINACIONAIS a. O que uma Corporao?. Link: http://letrasdespidas.wordpress.com/2007/06/12/o-que-e-uma-corporacao/

Questo 6 Os excessos do consumismo A partir do sculo XVIII, como consequncia da Revoluo Industrial, iniciou-se uma nova era, a era da globalizao. Por conseguinte, com os valores trazidos pelo capitalismo unidos com a fora da globalizao, originaram uma tendncia mundial, vista na poca como a salvao. Esta tendncia era o consumismo. J, na Segunda Revoluo Industrial, no sculo seguinte, a unificao da Itlia e da Alemanha, disparando o crescimento mercantil, industrial e tcnico-cientfico e a criao de

legislaes que fizeram aumentar os salrios, foi o estopim do consumismo. Talvez, o Fordismo tenha influenciado o aparecimento do consumismo tambm. Mas depois, como reao a Crise de 1929, muitas polticas baseadas nas teorias de J. M. Keynes promoveram o aumento constante da demanda dos consumidores privados, e nas dcadas de 1950 e 1970, essas polticas se generalizaram mundialmente. O consumismo trouxe com ele imposies dadas s sociedades, que de maneira imperceptvel, tomou lugar no globo e agora est incontrolvel. Imposies, no caso, so as formas e artimanhas utilizadas para persuadir e ludibriar a conscincia humana, simplesmente para alimentar cada vez mais o capitalismo. Unido a isso inmeras estratgias de mercado so utilizadas: Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratgias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produo. A maioria dos produtos e servios esto normalizados, os seus mtodos de fabricao baseiam-se na produo em srie e recorre-se a estratgias de obsolescncia programada que permita o escoamento permanente dos produtos e servios. Os padres de consumo esto massificados e o consumo assume as caractersticas de consumo de massas, em que se consome o que est na moda apenas como forma de integrao social. Devido a tudo isso, os excessos do consumismo formaram um tipo de consumo impulsivo e descontrolado, gerando consequncias exorbitantes O consumismo uma das caractersticas da sociedade contempornea que produz impactos preocupantes sobre o ambiente natural e construdo. A sociedade capitalista industrial criou o mito do consumo como sinnimo de bem-estar e meta prioritria do processo civilizatrio. A capacidade aquisitiva vai, gradualmente, se transformando em medida para valorizar os indivduos e fonte de prestgio social. A nsia de adquirir e acumular bens deixam de ser um meio para a realizao da vida, tornando-se um fim em si mesmo, o smbolo da felicidade capitalista (Buarque, 1990; Gorz, 1968; Fromm, 1979). Para a lgica capitalista de produo o principal objetivo atender ao consumidor e estimular necessidades artificiais que promovam uma maior rotatividade e acumulao do capital investido. Naturalmente, nesta lgica as categorias de consumidor e indivduo/cidado so diferentes. Consumidor toda pessoa dotada de poder aquisitivo, capaz de comprar mercadorias. O mercado e as mercadorias no so destinados a satisfazer toda e qualquer necessidade das pessoas, mas sim dos consumidores. por esse motivo que assistimos, freqentemente, por exemplo, o Brasil investir na exportao de soja para alimentar o rebanho animal europeu, enquanto grandes contingentes da populao brasileira no tem feijo para comer e os produtos alimentares bsicos conhecidas como culturas de pobre, como mandioca e feijo - no so atendidos com investimentos de pesquisa. Assistimos, tambm, diariamente, ao crescimento simultneo do mercado de raes animais e do nmero de menores abandonados nas ruas. Isto porque o mercado no capitalismo um eficiente instrumento para alocar recursos, para indicar os caminhos da maior rentabilidade econmica, mas no foi programado para perceber e responder a necessidades e problemas sociais.

A natureza intrnseca do capitalismo exige, para sua sobrevivncia, acumulao e investimentos crescentes, o que inevitavelmente aponta para a estimulao do sistema de produo/consumo. O sistema de produo que satisfaz as necessidades dos consumidores o mesmo que as cria; seja por processos de competio entre consumidores, pelo estmulo do sistema de valores e prestgio social, seja atravs da publicidade e marketing. Observa-se, assim, que a teoria econmica, historicamente, defendeu o crescimento do sistema de produo/ consumo de forma completamente desvinculada de consideraes ticas entre meios e fins. Os economistas, grosso modo, se atinham satisfao dos consumidores sem se perguntar pela relevncia, justia, legitimidade ou pela racionalidade das necessidades atendidas (Galbraith, 1987; Buarque, 1990). So, portanto, evidentes as conseqncias do consumismo sobre o meio ambiente e sobre a qualidade da vida social. Tal tendncia conduz, por um lado, ao desperdcio no uso de recursos naturais e energticos e, por outro, agrava os problemas de gerao e processamento de lixo. Do ponto de vista cultural e econmico, aprofunda os processos de alienao e explorao do trabalho e cria irracionalidades como a industria blica, a proliferao de suprfluos e a obsolescncia planejada. Representa, enfim, um tipo de comportamento e de ideologia que alimenta o processo de degradao, tanto das relaes sociais em si quanto das relaes entre sociedade e natureza. Alm de tudo isso, o consumismo pode, ainda, gerar violncia. Pessoas que no tm o acesso aos produtos roubam para t-los, ou mandam algum roubar para que ela compre. Cabe tambm acrescentar que os principais afetados pelo consumismo so os pases menos desenvolvidos. Estes tem que atender aos pedidos e as vontades dos pases desenvolvidos, como manda o sistema. Os pases subdesenvolvidos no conseguem oferecer condies bsicas para a sobrevivncia de sua populao, pois sua ateno e seu esforo so destinados aos pases desenvolvidos. O consumismo tambm prejudica a natureza. Dela, extrada a matria prima para se fabricar os bens comprados pelas pessoas. Como o consumo desenfreado, mais e mais exigido da natureza, que no consegue oferecer tanto em to pouco tempo. Pode-se dizer que o consumismo cria uma sociedade insustentvel, pois os atos desencadeados pelo consumismo podem danificar a vida das geraes posteriores. Os animais tambm sofrem com o consumo desenfreado. Todos os dias milhares de animais so mortos em abatedouros para serem consumidos. Mas o pior, que nesses locais de abate, os animais sofrem muito. As condies de vida para eles so precrias. Sofrem maus tratos e muitos so explorados, como por exemplo, as vacas leiteiras e outros animais utilizados unicamente para produo de filhotes. Por fim, notrio que estamos caminhando para um colapso ambiental, e prova disso so as mudanas climticas que vem ocorrendo no Planeta Terra. Alm de conseqncias ruins ao consumista que so processos de alienao, explorao no trabalho, a multiplicao de suprfluos (que contribuem para o processo de degradao das relaes sociais e entre sociedades) e a oneomania (que um distrbio caracterizado pela compulso de gastar dinheiro que mais comum nas mulheres tomando uma proporo de quatro por um), o meio ambiente tambm sofre com este mal do sculo, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdcio e a grande quantidade de lixo.

Bibliografia: a. Sociedade de Consumo. Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_de_consumo a. Consequncias do Consumismo. Link: http://consumismosa.blogspot.com/2008/05/ conseqncias-do-consumismo.html a. Consequncias do Consumismo. Link: http://jaoverdu.wordpress.com/2008/05/27/ consequencias-do-consumismo/ a. Consumismo. Link: http://tudosobreoconsumismo.blogspot.com/2008/06/ hoje-o-mundo-j-sofre-comas-mazelas-as.html

Vous aimerez peut-être aussi