Vous êtes sur la page 1sur 2

O HOMEM TROCADO

O homem acordada anestesia e olha em volta. Ainda est na sala de recuperao. H uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem. - Tudo perfeito - diz a enfermeira, sorrindo. - Eu estava com medo desta operao... - Por qu? No havia risco nenhum. - Comigo, sempre h risco. Minha vida tem sido uma srie de enganos...E conta que os enganos comearam com seu nascimento. Houve uma troca de bebs no berrio e ele foi criado at os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira me, pois o pai abandonara a mulher depois que esta no soubera explicar o nascimento de um beb chins. - E o meu nome? Outro engano. - Seu nome no Lrio? - Era para ser Lauro. Se enganaram no cartrio e... Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que no fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas no conseguira entrar nauniversidade. O computador se enganara, seu nome no apareceu na lista. - H anos que a minha conta do telefone vem com cifras incrveis. No mspassado tive que pagar mais de R$ 3 mil. - O senhor no faz chamadas interurbanas? - Eu no tenho telefone! Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. No foram felizes. - Por qu? - Ela me enganava. Fora preso por engano. Vrias vezes. Recebia intimaes para pagar dvidas que no fazia. At tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o mdico dizer: - O senhor est desenganado. Mas tambm fora um engano do mdico. No era to grave assim. Uma simples apendicite. - Se voc diz que a operao foi bem... A enfermeira parou de sorrir. - Apendicite? - perguntou, hesitante. - . A operao era para tirar o apndice. - No era para trocar de sexo?
(Luis Fernando Verssimo. Seleo de crnicas do livro Comdias da vida privada. Porto Alegre: LP&M, 1996. p. 778)

Questes de interpretao da crnica "O homem trocado"


1) Nas crnicas de humor, comum haver uma situao inicial ou uma fala que gera outras

situaes de humor. Na crnica "O homem trocado", a partir de que fala do protagonista so introduzidas as vrias situaes engraadas que ocorreram com ele?
2)A crnica de humor quase sempre um texto curto, como poucas personagens. O tempo e o

espao so limitados. Na crnica em estudo: a) Quais so as personagens principais envolvidas na histria? b) O protagonista tratado de modo superficial, como se fosse um indivduo como, ou tratado de modo mais aprofundado psicologicamente? Por qu? c) Onde a histria acontece? d) Qual o tempo de durao da histria?

3) A crnica de humor normalmente apresenta situaes rpidas, em que a fala das

personagens assume um papel importante para a construo da histria.

a) Que tipo de discurso predomina na crnica lida: o direto ou indireto? b)O que o emprego desse tipo de discurso confere narrativa? Justifique sua resposta.
4)Na crnica de humor o narrador pode ser observador ou personagem. Qual o tipo de

narrador presente na crnica "O homem trocado"? Justifique a sua resposta. 5) A crnica de humor normalmente se encaminha para um desfecho inesperado.

a) Na crnica "O homem trocado", qual a surpresa final?


b) H, antes do final da histria, alguma pista explcita desse desfecho? c) Se houvesse antecipao do desfecho, o texto continuaria engraado? d) Essa caracterstica da crnica de humor aproxima-se de outro gnero textual cuja finalidade divertir. Que gnero esse? 6)Nas crnicas, o registro de fatos dia-a-dia ou veiculados em notcias de jornal feito de modo a levar o leitor a se divertir ou refletir criticamente sobre a vida e os comportamentos humanos. Na sua opinio, a narrativa feita de humor lida apresenta esses mesmos objetivos? Justifique sua resposta. 7) Observe a linguagem empregada na crnica lida. Que tipo de variedade lingustica adotado na crnica de humor: a variedade padro formal ou a variedade padro informal?

Vous aimerez peut-être aussi