Vous êtes sur la page 1sur 9

Modelo de Plano de Negcios

COLEO DEBATES EM ADMINISTRAO

Empreendedorismo
Modelo de Plano de Negcios

Elaborao Marcelo Marinho Aidar


Escola de Administrao de Empresas de So Paulo (EAESP)

F U N D A A O GETULIO VARGAS

MARCELO MARINHO AIDAR

SUMRIO
1. Resumo Executivo
4 1.1 Projeto do Plano 4 1.2 Os Responsveis e suas Competncias 4 1.3 Os Produtos, Servios e a Tecnologia 4 1.4 O Mercado Potencial 4 1.5 Competncias Distintivas Elementos de Diferenciao 1.6 Previso de Vendas 4 1.7 Rentabilidade e Projees Financeiras 4 1.8 Necessidades de Financiamento 4 Descrio Geral da Empresa 5 2.1 A Misso da Empresa 5 2.2 Viso e Objetivos da Empresa 5 2.3 Estrutura Organizacional e Legal (Organograma) 5 2.4 Parcerias 5 2.5 Projeo Financeira 6 O Plano de Produtos e Servios 6 O Plano de Marketing 6 4.1 Anlise do Mercado 6 4.2 Concorrncia 6 4.3 Estratgias de Marketing 7 O Plano Gerencial 7 O Plano Operacional 7 O Plano Financeiro 8 7.1 Investimento Inicial 8 7.2 Projeo dos Resultados 8 7.3 Projeo do Balano Patrimonial 9 7.4 Ponto de Equilbrio 9 7.5 Anlise de Investimentos 9 O Plano Jurdico 9

2.

3. 4.

5. 6. 7.

8.

EMPREENDEDORISMO

1. RESUMO EXECUTIVO
O resumo ou sumrio executivo deve conter de uma a trs pginas e traz uma viso geral do plano de negcios. Ele ilustra os diversos mdulos do plano de negcios, possibilitando conduzir o seu entendimento, demonstrando seus principais tpicos e apresentando os cenrios, a empresa e o negcio. Ele fundamental para que se possa conseguir cinco minutos de ateno do leitor, pois permite que, nesses poucos minutos, se possa entender, avaliar e acompanhar os planos da empresa, os produtos e/ou servios, o mercado e o planejamento financeiro. O Resumo Executivo deve ser feito aps a elaborao de todos os demais itens do plano de negcios, pois um resumo deles. Um bom resumo executivo responde s seguintes questes sobre o plano de negcios:

1.1 Projeto do Plano


Definio, de forma sinttica, do plano de negcios que se pretende desenvolver e implantar. Indica como a empresa ser estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e/ou servios que sero oferecidos, as caractersticas do mercado almejado, bem como as estratgias a serem adotadas para o alcance dos objetivos.

1.2 Os Responsveis e suas Competncias


Consiste na descrio sumria das funes que os executivos e gerentes exercem ou exercero na empresa, enfatizando a formao, o conhecimento e a experincia de cada um.

1.3 Os Produtos, os Servios e a Tecnologia


Principais caractersticas dos produtos e/ou servios oferecidos pela empresa, bem como a tecnologia empregada. A descrio sinttica deve conduzir ao completo entendimento do produto, do processo e da tecnologia envolvida.

1.4 O Mercado Potencial


o segmento da populao que possui interesse, renda e acesso aos produtos e servios oferecidos por determinada empresa. O estudo das caractersticas deste mercado de extrema importncia para que se possam conhecer as necessidades e os desejos dos consumidores e atend-los de maneira mais eficiente. Pode-se tambm resumir aqui as necessidades dos principais segmentos de mercado que sero atendidos.

1.5 Competncias Distintivas Elementos de Diferenciao


Entende-se por elementos de diferenciao as caractersticas dos produtos e/ou servios que os tornam nicos perante a concorrncia, atraindo a preferncia do consumidor. As vantagens competitivas e as estratgias de marketing so, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar uma empresa de outra. As barreiras entrada da concorrncia devem tambm ser tratadas aqui.

1.6 Previso de Vendas


Projeo da demanda da empresa, tendo em vista o segmento de mercado pretendido, as tendncias mercadolgicas a curto, mdio e longo prazos, a capacidade do pblico-alvo em aceitar e absorver o novo produto e/ou servio disponibilizado, entre outros fatores.

1.7 Rentabilidade e Projees Financeiras


Representam a principal fonte de referncia e controle da solvncia do negcio, sendo utilizadas pelo empreendedor para conduzir suas atividades dentro dos parmetros planejados, corrigir distores e adaptar-se s novas variveis decorrentes de mudanas na conjuntura. O estudo da rentabilidade do negcio e dos resultados financeiros de determinado perodo extremamente importante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficincia, tendo em vista a comparao entre os resultados esperados e os reais.

1.8 Necessidades de Financiamento


Necessidades de recurso quando o empreendedor no possui recursos prprios suficientes para arcar com os gastos, havendo, assim, necessidade de financiamento.

MARCELO MARINHO AIDAR

2. DESCRIO GERAL DA EMPRESA


Este tpico contm as informaes bsicas da empresa para a atual estrutura de negcios. Fazem parte deste captulo:

2.1 A Misso da Empresa


A misso da empresa diz respeito razo da existncia da organizao, com nfase nas necessidades de seus clientes que ela ir atender por meio de seus produtos e servios. As questes a ser respondidas aqui so: Qual a misso da empresa? Quem so e quem sero os consumidores? Quais so os principais produtos e servios? Quem so os concorrentes diretos do negcio? Qual a base tecnolgica da empresa? Quais so as vantagens competitivas? Qual a postura e a imagem que a empresa deve possuir na comunidade? Quais as atitudes da empresa com relao aos colaboradores?

2.2 Viso e Objetivos da Empresa


Enquanto a misso diz respeito situao da empresa no presente, a viso indica como se deseja que ela esteja no futuro. Para ser desafiadora para os colaboradores da empresa, a viso representa algo difcil, mas no impossvel de se alcanar. Ela geralmente no menciona prazos e metas quantitativas, que so mais destacados no nvel dos objetivos e planos. Qual a viso da empresa? Como ser a empresa daqui a 3, 5 e 10 anos ? Haver mudanas em relao ao seu incio ou ao que ela hoje? Qual a imagem que se pretende que o consumidor tenha da empresa no futuro? A empresa pretende financiar seu crescimento com recursos prprios ou de terceiros? Como a empresa planeja contribuir para a comunidade na melhoria da qualidade de vida?

2.3 Estrutura Organizacional e Legal (Organograma)


Destaca o tipo de empresa, seu funcionamento, a composio de suas reas, diretorias e departamentos ressaltando: Qual o regime jurdico escolhido pelos scios para conduzir o negcio? O tipo de negcio, servio ou produto da empresa necessita de alguma licena especial, algum controle governamental ou ambiental? Existe alguma legislao especfica voltada para o negcio da empresa? Quais so as Diretorias e o nome dos diretores? Como organizada a diviso das responsabilidades, das especializaes dentro da empresa? Qual a formao e a especializao de cada dirigente da empresa? A empresa possui assessorias prprias ou terceirizadas? Como est organizado o processo decisrio? As decises so tomadas em grupo, equipes de projeto ou por rea de ao?

2.4 Parcerias
Breve explicao dos relacionamentos da empresa com outras que atuam como parceiros no fornecimento, vendas conjuntas ou distribuio. Destacar se: a empresa possui algum parceiro que agrega valor em seus servios ou produtos; existe algum fornecedor, distribuidor, cliente ou parceiro de importncia estratgica para o futuro do negcio.

EMPREENDEDORISMO

2.5 Projeo Financeira


Apresentao resumida das projees financeiras para os prximos cinco anos, em relao a: vendas; margem bruta; renda lquida aps o imposto; renda lquida aps impostos e vendas; retorno sobre patrimnio; retorno sobre ativos.

3. O PLANO DE PRODUTOS E SERVIOS


interessante mostrar nesta seo um prottipo ou fotografia, no caso de comrcio ou indstria, do produto a ser vendido ou produzido. Tambm devem ser apresentados resultados de testes que tenham sido realizados para demonstrar a funcionalidade do produto ou servio. Destacar: o produto ou servio que est sendo oferecido; qual a aparncia do produto; qual o estgio de desenvolvimento do produto; quais as caractersticas nicas dos produtos ou servios; quais so suas vantagens distintivas; quais so os produtos ou servios adicionais previstos; que tipo de proteo legal se aplica (patentes, copyrights ou marcas registradas); que aprovao regulamentar governamental necessria? quais os riscos de obsolescncia dos produtos; quais os possveis impactos ambientais e comunitrios o produto ou servio pode apresentar; como o produto pode ser testado, avaliado e certificado.

4. O PLANO DE MARKETING
Um produto pode ser bem elaborado, mas no ser de interesse dos clientes. O plano de marketing deve, portanto, identificar os benefcios dos produtos e servios oferecidos percebidos pelos clientes. Esta seo apresenta os principais enfoques relacionados ao mercado pretendido pela empresa e s estratgias de marketing que devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho organizacional. O plano de marketing possui os seguintes tpicos:

4.1 Anlise do Mercado


Quais so os fatores (culturais, sociais, pessoais e psicogrficos) que influenciam o comportamento do consumidor? Quais so os critrios geogrficos, demogrficos, comportamentais, volume, tecnologia etc. que podem ser aplicados para segmentar o mercado? Quais so os grupos (segmentos) resultantes da segmentao? Quais so os segmentos mais atrativos para a empresa? Qual o mercado-alvo selecionado? Descreva o perfil do cliente que compe o(s) segmento(s) da sua empresa. Qual o tamanho de seu mercado-alvo? Qual parcela de mercado voc espera obter? Que benefcios podem ser agregados ao(s) seu(s) produto(s) e servio(s) para atender seus clientes?

4.2 Concorrncia

6

Quais so os concorrentes mais importantes deste mercado? Como pode ser avaliada a tendncia de crescimento ou declnio neste mercado? Como seus negcios se comparam aos dos concorrentes? Qual sua principal estratgia competitiva?

MARCELO MARINHO AIDAR

4.3 Estratgias de Marketing


Quais estratgias sero utilizadas para atrair o cliente (comunicao, promoo, localizao etc.)? De que forma voc pode identificar/localizar seus clientes potenciais? Qual estratgia de distribuio ser utilizada (venda direta, distribuio indireta por meio de atacadistas e varejistas, contratao de representantes)? Onde sero comercializados seus produtos e servios (regies e pases)? Que procedimentos sero adotados e quais as habilidades especiais de vendas sero exigidas para tanto? Que tipo de promoo de vendas e de propaganda sero utilizadas? Qual poltica de preos e crdito ser adotada? Como sero abordados os problemas de sazonalidade na venda de seus produtos?

5. O PLANO GERENCIAL
O empreendedor precisa encontrar as pessoas mais adequadas para ajud-lo a tocar seus negcios. Tambm precisa tomar decises a respeito da seleo de uma nova localizao e dos arranjos de mobilirio e equipamentos necessrios. O plano gerencial deve refletir, assim, a estrutura organizacional que aponte os principais membros da equipe gerencial e suas inter-relaes. As principais atividades tambm devem estar descritas neste plano. As principais questes a serem levantadas nesta seo so: Como a propriedade entre os scios ser distribuda? Quem so os membros da equipe gerencial? Quais as habilidades, educao formal e experincia de cada um? Que outros investidores ou diretores estaro envolvidos e quais as suas qualificaes? Que cargos existem e quais os planos para preench-los? Que consultores sero procurados e quais as suas qualificaes? Como os funcionrios sero selecionados e remunerados? Como ser o processo decisrio na empresa (nveis de autonomia e responsabilidade)? Qual sistema de trabalho ser adotado para estimular a criatividade, inovao e compromisso dos funcionrios? Quais os programas de treinamento, desenvolvimento e integrao de novos funcionrios para garantir seu alinhamento com as estratgias do negcio?

6. O PLANO OPERACIONAL
O plano operacional mostra como sero produzidos os produtos e/ou prestados os servios. Ele deve explicar a abordagem adotada para assegurar a qualidade da produo, o controle do estoque e o uso de terceirizao. As questes relativas s matrias-primas crticas tambm devem ser abordadas aqui. As principais questes relativas ao plano operacional so: Como sero produzidos os produtos ou servios (indicar os principais processos de produo)? Quais os principais processos de apoio? Que processos sero terceirizados? Quais instalaes ou unidades de operao sero usadas? Qual a capacidade dessas instalaes? Qual o mtodo de produo e leiaute utilizados? Quais os procedimentos de controle da produo? Como ser controlada a qualidade do produto e servio? Como sero controlados os estoques? Qual o impacto ambiental resultante da produo ou da utilizao dos produtos/servios? Quais as vantagens e desvantagens da localizao escolhida? Quais os principais custos de produo? Quais os materiais ou componentes crticos para a produo? Quais as fontes de fornecimento existentes? Quem so os principais fornecedores, suas qualificaes, certificaes e sua localizao? Que tipos de contratos de fornecimentos sero firmados? Como ser definida a logstica de fornecimento?
7

EMPREENDEDORISMO

7. O PLANO FINANCEIRO
O plano financeiro representa a principal fonte de referncia e controle da sade financeira do negcio, sendo utilizada pelo empreendedor para projetar e conduzir suas atividades dentro dos parmetros planejados, corrigir distores, adaptar-se a novas variveis decorrentes de mudanas na conjuntura. Ele tambm utilizado como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores e captar capital de risco. , tambm, uma boa ferramenta para anlise de crdito por parte de fornecedores e instituies bancrias. O plano financeiro contempla os tpicos referentes s necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilizao da empresa, projeta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as anlises componentes da parte financeira do negcio, tais como o fluxo de caixa, o balano patrimonial, e finaliza com a anlise do investimento projetado, utilizando-se de tcnicas mais exigidas no mercado atualmente. As questes mais relevantes a ser feitas so: Quais as suposies usadas para as projees financeiras? Que nvel de receita projetado pelos meses e anos? Que despesas so projetadas pelos meses e anos? Que lucros so projetados pelos meses e anos? Que posies financeiras existem agora, e o que antecipado em vrios pontos durante os prximos cinco anos? Quando os negcios atingiro o ponto de equilbrio? Quais os recursos financeiros exigidos agora? Quais os fundos adicionais exigidos? Como esses fundos sero usados? Quanto foi investido e emprestado pelos responsveis? Quais fontes potenciais adicionais sero exploradas? Quais as propores de fundos que sero dbito e patrimnio? Que tipo de participao financeira est sendo oferecido?

Em linhas gerais, a parte financeira do plano de negcio pode subdividir-se nos seguintes tpicos:

7.1 Investimento Inicial


Investimento inicial tudo aquilo que o empreendedor dever gastar para iniciar suas atividades. Estes gastos incluem: registros e licenas do governo, mquinas, mveis, equipamentos, pesquisas de mercado etc. Alm disso, contempla, tambm, os recursos financeiros que a empresa dever ter para cumprir com seus compromissos. Ser adquirido algum imvel (sala, andar, prdio, galpo) para o funcionamento da empresa? Quanto ser gasto? Que equipamentos a empresa dever possuir? Microcomputadores, impressoras, aparelhos de fax, secretria eletrnica etc.? Quanto ser gasto para adquiri-los? A atividade da empresa exige algum tipo de maquinrio? Tratores, prensas, alto fornos etc.? Qual o valor a ser gasto na compra destes? Quais os gastos com mveis e utenslios? Sero adquiridos armrios, arquivos, mesas, cadeiras, filtro de gua, cadeados, freezer etc.? A empresa comprar algum veculo para uso exclusivo? Qual o valor a ser pago por ele? Quais sero os gastos com registros de marcas e patentes? E com licenas e alvar de funcionamento? Quanto a empresa dever ter em caixa (dinheiro, bancos) para saldar seus compromissos, at que se obtenha receita suficiente para isso? A empresa ter gastos com pesquisas de mercado para avaliar o nvel de aceitao do produto/servio oferecido? Haver gastos com treinamento de pessoal antes do incio das atividades? A empresa ter gastos com especialistas para desenvolvimento de marca, marketing e embalagens?

7.2 Projeo dos Resultados


Esta planilha faz uma projeo das entradas e sadas de recursos financeiros da empresa, de acordo com os dados lanados nas planilhas de receitas, custos fixos, custos variveis (em cada produto), impostos e despesas.
8

MARCELO MARINHO AIDAR

No plano de marketing foram definidos prazos oferecidos aos clientes (30 ou 60 dias) para pagamentos durante o primeiro ano. Calcule o percentual que cada venda a prazo representar em relao ao total. Verifique o saldo de caixa apurado e veja se os prazos para pagamentos influenciam este saldo. Procure estabelecer a melhor poltica de vendas, levando em considerao as necessidades do seu pblico e as possibilidades da empresa em oferecer tais prazos.

7.3 Projeo do Balano Patrimonial


O Balano Patrimonial um demonstrativo dos direitos e obrigaes acumulados pela empresa durante certo intervalo de tempo (usualmente, um ano). Com relao aos direitos (ATIVO), contempla os valores disponveis (caixa, bancos), valores a receber (duplicatas a receber de clientes vendas a prazo), valores imobilizados (mveis, equipamentos, prdios), ou investimentos (aes de outras empresas). Em contrapartida, demonstra as obrigaes (PASSIVO) para com terceiros, tais como: salrios a pagar, impostos a recolher, financiamentos, contas a pagar, alm das obrigaes para com os scios referentes ao capital social, lucros ou prejuzos acumulados ou reservas de lucros (estas obrigaes compem o Patrimnio Lquido, e no so exigveis, apesar de estarem no Passivo).

7.4 Ponto de Equilbrio


a relao que se estabelece quando as receitas obtidas igualam-se s despesas geradas (custos fixos + custos variveis). Dizemos que quando atingido o ponto de equilbrio contbil, a empresa no apresentar lucro ou prejuzo. Neste quadro demonstrado quanto a empresa dever vender de cada produto/servio para cobrir seus custos. O clculo do ponto de equilbrio contbil bastante simples: divide-se o valor dos custos fixos pela margem de contribuio unitria do produto. O resultado expressa a quantidade a ser vendida daquele produto para a cobertura dos custos totais.

7.5 Anlise de Investimentos


Esta planilha contempla os mtodos mais comuns utilizados pelas empresas e exigidos pelas instituies financeiras para se avaliar a viabilidade de um empreendimento. Estes mtodos so: Pay Back (tempo de retorno), TIR (Taxa Interna de Retorno) e o VPL (Valor Presente Lquido), descritos abaixo: O Pay Back o perodo de tempo necessrio para a empresa recuperar os gastos referentes ao investimento inicial do negcio. calculado com base no saldo acumulado do fluxo de caixa projetado pela empresa. O ponto em que este saldo zerado, ou passa de negativo para positivo, o ponto exato em que todos os gastos com o investimento inicial do negcio retornam para a empresa. A TIR uma taxa calculada com base no fluxo de caixa lquido projetado, comparativamente com o investimento inicial apresentado. Informa quanto o rendimento ir render em cada perodo (se o fluxo de caixa for mensal, o rendimento ser mensal, se o fluxo de caixa for anual, o rendimento tambm ser anual), podendo, assim, ser comparada com as taxas oferecidas no mercado financeiro.

8. O PLANO JURDICO
Em alguns casos, o plano jurdico apresentado na descrio geral da empresa. Na realidade, ele nada mais do que uma descrio da forma jurdica de constituio da empresa e questes legais relacionadas. As trs principais alternativas so a empresa limitada, a sociedade por cotas e a sociedade annima, embora haja muitas variaes que meream destaque dentro destes tipos de constituio da empresa. As questes mais importantes no mbito do plano jurdico so: Como a empresa ser juridicamente constituda (empresa individual, sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade annima comum ou unidade de negcios de uma corporao)? Quais as implicaes jurdicas dos dbitos da forma de constituio escolhida? Quais as vantagens e desvantagens tributrias dessa forma de constituio? Qual a data da incorporao? Que advogado ou escritrio jurdico foi selecionado para representar a empresa? Que tipo de relacionamento existe com esse advogado ou escritrio jurdico? Que questes legais so significativas atuais ou potencialmente? Que licenas/permisses podem ser exigidas?
9

Vous aimerez peut-être aussi