Vous êtes sur la page 1sur 3

A VIDA DAS ABELHAS

As abelhas so insetos sociais que vivem em colnias. Elas so conhecidas h mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinizao, ajudando enormemente a agricultura, produo de mel, gelia real, cera, prpolis e plen, so as abelhas pertencentes ao gnero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinria organizao: em cada colmia existem cerca de 80.000 abelhas e cada colnia constituda por uma nica rainha, dezenas de zanges e milhares de operrias.

ABELHA RAINHA
A rainha personagem central e mais importante da colmia. Afinal, dela que depende a harmonia dos trabalhos da colmia, bem como a reproduo da espcie. A rainha quase duas vezes maior do que as operrias e sua nica funo do ponto de vista biolgico, a postura de ovos, j ela a nica abelha feminina com capacidade de reproduo A rainha consegue manter este estado de harmonia segregando uma substancia especial, denominada ferormnio, a partir de suas glndulas mandibulares, que distribuda a todas as abelhas da colmia. Esta substncia, alm de informar a colnia da presena e atividade da rainha na colmia, impede o desenvolvimento dos rgos sexuais femininos das operrias, impossibilitando-as, assim de se reproduzirem. por esta razo que uma colnia tem sempre uma nica rainha. Caso aparea outra rainha na colmia ambas lutaro at que uma delas morra. A rainha nasce de um ovo fecundado, e criada numa clula especial, diferente dos alvolos hexagonais que formam os favos. Ela criada numa cpsula denominada realeira, na qual alimentada pelas operrias com a gelia real, produto riqussimo em protenas, vitaminas e hormnios sexuais. A gelia real o nico e exclusivo alimento da abelha rainha, durante toda sua vida. A abelha rainha leva de 15 a 16 dias para nascer e, a partir de ento, acompanhada por um verdadeiro sqito de operrias, encarregadas de garantir sua alimentao e seu bem-estar. Aps o quinto dia de vida, a rainha comea a fazer vos de reconhecimento em torno da colmia. E a partir do nono dia, ela j esta preparada para realizar o seu vo nupcial, quando, ento, ser fecundada pelos zanges. A rainha escolhe dias quentes e ensolarados, sem ventos fortes, para realizar vo nupcial. Para atrair os zanges de todas as colmias prximas, a rainha libera em pleno vo, um ferormnio sexual que captado pelos machos a quilmetros de distncia, e como voa em alta velocidade e grandes altitudes, a maioria dos zanges no consegue acompanha-la. Assim, ela faz uma seleo natural, pois somente os machos mais fortes e rpidos conseguem segui-la. Quando finalmente os zanges conseguem alcana-la, h o momento da cpula nupcial, onde a rainha prende o testculo do zango, que morre gloriosamente

aps fecunda-la... E a esta o grande segredo da rainha, pois ela recebe milhes de espermatozides do zango que ficaro em um reservatrio de smen de seu organismo, chamado espermateca. Nesta fase a rainha fica na condio de hermafrodita (fmea e macho ao mesmo tempo) fecundada para o resto de sua vida. Ela poder, excepcionalmente, nesta poca de fecundao, realizar outros vos nupciais, caso a sua espermateca no esteja completamente lotada. O Vo nupcial que a rainha faz o nico em sua vida. Ela jamais sair novamente da colmia, a no ser para acompanhar uma enxameao, isto , parte de um enxame que abandona uma colmia, para formar uma nova colnia. Ao retornar colmia, a rainha passa a ser tratada com ateno especial por parte das operrias, que a alimentam com gelia real, limpam seus excrementos, cuidam de sua higiene. Assim, ela sua nica preocupao e a postura de ovos, para nascerem mais abelhas. Em condies favorveis de clima e alimento (Florada), uma rainha pode botar cerca de trs mil ovos por dia. Caso a rainha morra ou seja removida da colmia, toda a colnia imediatamente perceber sua ausncia, justamente pela interrupo da produo do ferormnio que induz as abelhas ao trabalho e que informa da presena da rainha na colmia.

ABELHA ZANGO
Se a rainha tem como nica obrigao postura de ovos, a nica funo dos zanges a fecundao das rainhas virgens. O zango o nico macho da colmia, no possui ferro e, nasce dos ovos fecundados depositados pela rainha num alvolo maior que os das abelhas operrias. Por no possuir rgos de trabalho, o zango no faz outra coisa a no ser voar procura de uma rainha virgem para fecunda-la. Os zanges nascem 24 dias aps a postura do ovo e atingem a maturidade sexual azo 12 dias de vida. Vivem de 80 a 90 dias e dependem nica e exclusivamente das abelhas operrias para sobreviver: so alimentados por elas, e por elas so expulsos da colmia nos perodos de falta de alimento normalmente no outono e no inverno morrendo de fome ou frio. Quase duas vezes maiores do que as operrias, a presena de zanges numa colmia sinal de que h alimento em abundncia, ou se muito MEL. Apesar de no possuir rgos de ataque, defesa ou de trabalho, o zango dotado de aparelhos sensitivos excepcionais: podem identificar, pelo olfato ou pela viso, rainhas virgens a dez quilmetros de distncia. Os zanges costumam agrupar-se em determinados locais prximos s colmias, onde ficam espera de rainha virgens. Quando descobrem a princesa, partem todos em perseguio rainha, para copular em pleno vo, o que acontece sempre acima dos 11 metros de altura. No vo nupcial, uma mdia de oito a dez zanges conseguem realizar a cpula, ou seja os mais fortes e Vigorosos. Eles pagam um preo muito alto pela proeza: aps a cpula, seu rgo genital rompido, ficando preso cmara do ferro da rainha. Logo aps, o zango morre.

ABELHA OPERRIA
A abelha operria uma verdadeira carregadora de piano. Afinal ela responsvel por todo trabalho realizado no interior da colmia, exceo feita postura de ovos, atividade exclusiva da rainha. As abelhas operrias encarregam-se da higiene da colmia, garantem o alimento e a gua de que a colnia necessita, coletando plen e nctar, produzem a cera com a qual constroem os favos, alimentam a rainha, os zanges e as larvas por nascer e cuidam da defesa da famlia. Alm destas atividades, as operrias ainda mantm uma temperatura estvel, entre 33 e 36C, no interior da colmia, produzem e estocam o MEL que assegura a alimentao da colnia, aquecem as larvas (crias) com o prprio corpo em dias frios e elaboram a PRPOLIS, substncia processada a partir de resinas vegetais, utilizadas para desinfetar favos, paredes , vedar frestas e fixar peas, na colmia. As abelhas operrias nascem 21 dias aps a postura do ovo e podem viver at seis meses, em situaes excepcionais de pouca atividade. O seu ciclo de vida normal no ultrapassa os 60 dias. Mas apesar de curta, a vida das operrias das mais intensas. E esta atividade j comea momentos aps seu nascimento, quando ela executa o trabalho de faxina, limpando, alvolos, assoalho e paredes da colmia. Da a denominao de faxineira. A partir do quarto dia de vida, a operria comea a trabalhar na cozinha da colmia com o desenvolvimento de suas glndulas hipofarngeas, ela passa a alimentar as larvas da colmia e sua RAINHA. Chamadas neste perodo de sua vida, que vai do 4 ao 14 dia, de nutrizes, essas abelhas ingerem plen, mel e gua, misturando estes ingredientes em seu estmago. Em seguida, esta mistura que passou por uma srie de transformaes qumicas, regurgitada nos alvolos em que existam larvas. Esta mistura servir de alimento s abelhas por nascer.E, com o desenvolvimento das glndulas hipofarngeas, produtoras de gelia real, as operrias passam a alimentar tambm a RAINHA, que se alimenta exclusivamente desta substncia. De nutrizes, as operrias so promovidas a engenheiras, a partir do desenvolvimento de suas glndulas cergenas, o que acontece por volta do seu nono dia de vida. Com a cera produzida por estas glndulas, as abelhas engenheiras constroem os favos e paredes da colmia e operculam, isto , fecham as clulas que contm MEL maduro ou larvas. Alm deste trabalho, estas abelhas passam a produzir Mel, transformando o nctar das flores que trazido por suas companheiras. At esta fase, as operrias no voam, e ficam somente na colmia. A partir do 21 dia de vida, as operrias passam por nova transformao: elas abandonam os trabalhos internos na colmia e se dedicam coleta de gua, nctar, plen e prpolis, e defesa da colnia. Nesta fase, que a ltima de sua existncia, as operrias so conhecidas como campeiras.

Vous aimerez peut-être aussi