Vous êtes sur la page 1sur 13

Universidade Gregrio Semedo Faculdade de cincias econmica e Empresarial Curso de Gesto comercial e Marketing

Gesto Integrada da cominicao

Globalizao

Nome:Jackson Diur Caluando

N112226

Introduo

O mundo comeou a ficar globalizado no incio dos anos 80, quando a tecnologia de informtica se associava a tecnologia de telecomunicaes e com a queda das barreiras comerciais. Existe interligao acelerada dos mercados internacionais, possibilidade de movimentar grandes quantias de valores em segundos, a Terceira Revoluo Tecnolgica (processamento, difuso e transmisso de informaes). O mercado financeiro uma massa mundial dentro da qual se aposta em tendncias conflitantes, modelos de empresas, abertura de comrcios, a mundializao das marcas de produtos, mais gil, viabiliza o fechamento de negcios em segundos. O mercado financeiro saiu da mo dos bancos. Os especuladores ganharam maior poder de fogo. Em poucos instantes, o valor de negcios pode ganhar transformaes radicais. A globalizao um fenmeno com ramificaes industriais, de prestao de servios, comerciais ou financeiras, graas a queda do custo da comunicao e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalizao do ponto de vista tecnolgico. A Velocidade da informao pelo mundo a caracterstica atual da globalizao. O desemprego um drama nacional dos pases mais pobres, que perdem com a desvalorizao das matrias-primas que exportam e o atraso tecnolgico. A globalizao no beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito, outros ganham menos, outros perdem. Exigem-se menores custos de produo e maior tecnologia. A mo-de-obra menos qualificada descartada. A globalizao est concentrando renda, os pases ricos ficam mais ricos, e os pobres mais pobres, e os motivos so diversos entres eles subsidiar os produtos agrcolas nos pases ricos, inviabilizam os pobres, e outros motivos econmicos a mais.

O que globalizao?
Existem diversas definies, variando do ponto de vista de cada um. Segundo alguns, a explicao mais didtica est no teorema do economista Eduardo Gianetti da Fonseca: O fenmeno da globalizao resulta da conjuno de trs foras poderosas: 1) a terceira revoluo tecnolgica (tecnologia ligada busca, processamento, difuso e transmisso de informaes; inteligncia artificial; engenharia gentica); 2) a formao de reas de livre comrcio e blocos econmicos integrados (como o Mercosul, a Unio Europia e o Nafta); 3) a crescente interligao e interdependncia dos mercados fsicos e financeiros, em escala planetria. O jornal francs Le Monde discorda. Usando o termo mundializao, ele define globalizao como sendo a mundializao bem mais que uma fase suplementar no processo de internacionalizao do capital industrial em curso desde faz mais de um sculo. E lembra que o comrcio entre naes velho como o mundo, os transportes intercontinentais rpidos existem a vrios decnios, as empresas multinacionais prosperam j faz meio sculo, os movimentos de capitais no so uma inveno dos anos 90, assim como a televiso, os satlites, a informtica. O que Le Monde chama de novidade a desapario do nico grande sistema que concorria com o capitalismo, o comunismo sovitico. O fim do comunismo permite globalizar o capitalismo, com todas as implicaes decorrentes: aumento no fluxo de comrcio, de informao e de expanso das empresas multinacionais em mercados antes fechados. O especialista Anthony McGrew lista trs tendncias nos analistas da globalizao: 1) os hiperglobalizantes os que acham que a globalizao define uma nova poca na histria da humanidade; 2) os cticos os que entendem que os fluxos atuais de comrcio, investimento e mo-de-obra no so superiores aos sculos passado; 3) os transformalistas admitem que os processos contemporneos de globalizao no tm precedentes. Tm uma viso intermediria. Apontam um novo padro de incluso e excluso social na economia globalizada. No h uma definio que seja aceita por todos. Ela est definitivamente na moda e designa muitas coisas ao mesmo tempo, define uma nova era da histria humana.

Globalizao e o Mercado Financeiro


O mercado financeiro internacional tem poder, adquirido pelos fatores da desregulamentao dos anos 80 e o avano tecnolgico nas comunicaes, fazendo com que capitais percorram o mundo expressivamente. Acabaram-se os controles sobre movimentao de capital, ao mesmo tempo em que mudou a face do mercado financeiro. A hegemonia dos bancos, como geradores de emprstimos, acabou. Subiu o mercado de ttulos, emitidos por instituies financeiras e empresas, como os ttulos comprados por diversos investidores ao redor do mundo, especialmente por meio de fundos de penso e fundos de investimento, que tiveram um crescimento vertiginoso. O avano das comunicaes e a liberdade de fluxos de capitais uniram os mercados. Hoje, muitas instituies financeiras operam 24 horas por dia. Abrem o dia na sia, comeam a operar na Europa quando j janta na sia e abrem os negcios na Amrica quando os Europeus esto terminando de jantar. Por esta razo, qualquer choque sobre o mercado tende a se propagar sem paradas. Outro componente que torna o mercado financeiro internacional assustador o volume do dinheiro movimentado por negociaes derivadas de alguma outra. Negociase no mercado futuro uma operao financeira de compra e venda que tem como referncia a variao do preo de um ativo. Esta montanha de papis e diversos investidores so capazes de reagir, em questo de segundos, a boas e ms notcias. A globalizao dos mercados financeiros torna esses movimentos rpidos, violentos e mortais. Uma inconsistncia macroeconmica poderia se arrastar por muitos anos e provocar uma lenta desvalorizao na economia de um pas em questo de semanas. O risco da globalizao financeira existe e a multiplicao do volume de papis financeiros em relao produo real pode acabar. Existe uma lgica no movimento de capitais. Um princpio continua vlido: para pases que mantm polticas econmicas consistentes, a globalizao financeira pode ser mais uma oportunidade do que um risco.

Tecnologia na Globalizao
O mundo passou por uma integrao comercial importante, mas no podia trocar informaes na velocidade e na quantidade de hoje. O preo da chamada telefnica caiu 90% entre os anos 70 e hoje, e a Internet pode barate-la ainda mais. A

comunicao global ainda no foi democratizada: A frica tem menos de uma linha para cada 100 habitantes enquanto na Amrica do Norte, Oceania e Europa a taxa supera 25 para 100 habitantes. Fuses de empresas da rea da informtica, telefonia e comunicao mudam o mercado da informao. Avano tecnolgico andou lado a lado com o fortalecimento do mercado financeiro. A indstria da telecomunicao vive uma exploso sem precedentes, somada ao barateamento e popularidade da informtica. Paralelamente, comea a se esboar uma convergncia entre a infra-estrutura de comunicao e a indstria da mdia, medida que ambas se digitalizam. essa conjuno que torna possvel um mundo globalizado nos moldes de hoje. Trs fatores vo derrubar ainda mais os custos de telecomunicao: 1) avanos tcnicos que reduzem o custo da infra-estrutura; 2) o excesso de capacidade de transmisso internacional que acaba transbordando para ligaes de longa distncia nacionais; 3) desregulamentao e eroso das margens de lucro. A queda dos monoplios de comunicao e a reviso dos acordos tarifrios internacionais devem reduzir as altssimas margens de lucro das empresas telefnicas. Embora as empresas no tenham chegado a achar um caminho para a convergncia, a infra-estrutura se aproxima dela. At pouco tempo havia uma distino clara entre redes de telefonia, de dados e de broadcast (TV e rdio). A tendncia que telecomunicaes, difuso de rdio e TV e transmisso de dados passem a circular indiferentemente por fibras ticas e satlites. Apesar das barreiras polticas e econmicas integrao das comunicaes, do ponto de vista tecnolgico os avanos nunca foram to rpidos. Apontam para uma comunicao mais ubqua, rpida e barata.

Globalizao e os Blocos Comerciais


A rea de livre comrcio um acordo que permite a adoo progressiva de tarifas alfandegrias comuns entre os pases-membros. Com parceiros fora do bloco, cada pas estabelece regras prprias. Se os membros decidem adotar uma poltica nica com quem no integra o grupo, forma-se uma unio aduaneira. O mercado comum vai alm, liberaliza o trnsito de pessoas, bens e capitais, e no s de mercadorias. Quando padronizam-se as polticas econmicas dos membros rumo a uma moeda nica, chegase unio econmica.

A formao de Blocos Comerciais Regionais traz uma dvida: trata-se de um estgio necessrio para um mundo sem barreiras econmicas ou, pelo contrrio, resultar, no futuro, na criao de novas restries? H o temor de que pases como o Brasil, antes fechados economicamente voltem a reestruturar barreiras em torno de seus grupos locais de comrcio. Outro risco deixar pases politicamente importantes fora dos Blocos, como a China e Rssia. A resoluo do impasse estaria na capacidade de esses blocos estarem aos demais pases as vantagens que existem apenas para os seus membros. A globalizao produziu, em matria de comrcio internacional, este dilema. Idntico problema cerca os acordos comerciais regionais, como o Mercosul: grandes especialistas em comrcio internacional e at as entidades que supervisionam no tm certeza se os blocos so apenas etapas necessrias e positivas na direo de um mundo sem barreiras ou se minifortalezas que, no limite, impediro a queda de todas as fronteiras. Esse conflito entre globalizao e regionalismo latente. Ao liberalizar o comrcio s com seus vizinhos, os pases esto, por definio, discriminando os que no tm a sorte de estar no clube local. A questo e saber se os clubes locais caminham para integrar-se a outros clubes, de forma que haja um grande bloco, do tamanho do planeta, ou se tendem a fechar-se em trs ou quatro grandes conglomerados em guerra comercial uns com os outros. Na falta de um projeto global, o risco o de que cada superbloco se feche para os demais, o que, alm do risco de uma guerra comercial, marginalizaria pases gigantescos, como China e Rssia, que, at agora, entraram em sistema algum. sintomtico que a Unio Europia e os EUA estejam empenhando em uma surda guerra para ver qual dos dois consegue fechar antes o acordo com o bloco sul-americano. No Brasil tambm h uma surda guerra de argumentos entre os pr-Alca e os pr-Unio Europia. A Rodada Uruguai (marco no processo de globalizao) comeou em 1986 em Montividu, arrastou-se por quase oito anos e terminou com o mais abrangente pacote de reduo das barreiras ao comrcio planetrio. Seu impacto mais visvel e at certo ponto quantificvel surge da reduo das tarifas alfandegrias para importaes. A Rodada Uruguai foi alm da negociao sobre derrubada de barreiras para exportar mercadorias. Introduziu na agenda mundial as chamadas reas novas do comrcio, em especial o vastssimo campo de servios. uma rubrica que cobre desde

telecomunicaes a transporte martimo, passa por servios financeiros e atinge at compras governamentais. A Rodada Uruguai no fechou acordo algum na rea de servios, mas estabeleceu uma agenda de negociaes que vai at o ano 2000. J foram assinados acordos para abrir o mercado de telecomunicaes, o que prev derrubar, at o ano 2000, todas as barreiras para importao de equipamentos/servios de tecnologia de informao (ou informtica). O impacto da liberalizao no setor de servios tende a superar o da derrubada das barreiras para mercadorias. Trata-se do setor mais dinmico da economia mundial e do nico que ainda gera empregos, ante a estagnao da indstria e a mecanizao da agricultura, que se torna crescentemente irrelevante. A Rodada Uruguai introduziu modestas aberturas , mas jogou as negociaes definitivas para o ano 2000. Motivo bvio: tanto EUA como a Unio Europia subsidiam seus produtores agrcolas e recusam-se a abrir mercados para a competio com produtos do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento. Por trs dos pases ricos, h um nmero relativamente pequeno de empresas transnacionais que determinam a agenda. O comrcio entre filiais e matrizes de multinacionais representa aproximadamente 1/3 do comrcio mundial, e as exportaes das multis, as companhias que no so subsidirias, delas cobrem outro tero. Essa concentrao de poder econmico pode limitar a concorrncia, reduzindo os ganhos para os consumidores e economias nacionais. No abriu lugar mesa de negociaes para os consumidores, que tanto podem ser as vtimas como os beneficirios da globalizao.

Globalizao e os Estados
Na balana de poder do mundo, o Estado muitas vezes se enfraquece diante do sistema financeiro globalizado. Fruto de uma poca ideologicamente confusa (a crena de um sistema nico e infalvel, o capitalismo, que emergiu aps a queda do Muro de Berlim) a situao mostra-se instvel para os Estados emergentes. O triunfo de 1989, ano em que o Muro de Berlim ruiu, parecia to certo que chegou-se a prever o fim da histria. Em 1995 quando tudo se caminhava para a consolidao da onda liberal, o capitalismo comeou a investir contra si prprio; vieram a crise do Mxico, a quebra do Banco Barings e, agora o crash das bolsas.

Sob os efeitos da globalizao, um vrus inoculado na Bolsa de Hong Kong espalhou-se pelo mundo em outubro/97. No Brasil dobrou-se as taxas de juros recurso para tentar atrair os capitais especulativos que batiam em retirada causando alta dos credirios. A crise comeou em Hong Kong e invadiu o lar de cada brasileiro. Alguns pases esto sob o risco porque no seguem risca as regras do sistema liberal encontram-se com a moeda supervalorizada, deficts em suas balanas e despesas pblicas maiores do que as receitas. Evidente que o interesse que move a gangorra das bolsas no o social, mas o da especulao.

Cultura Global
A globalizao cultural tomada como ideologia fundamental de um plano de instruo de formao que tomar conta do planeta, que resultar na configurao de um mundo integrado e organizado no modelo de um gigantesco Estado-Nao. Essa viso polemica internacionalmente. No se pode transformar o mundo sem ver o desenvolvimento da informtica, robtica, comunicaes por satlite, Internet e modernos meios de transporte. O clima de euforia flui como no sculo 19, com as maravilhas inventadas nessa poca. natural que esse mundo transformado pela internacionalizao, aflora a enpolgao da comunidade integrada. Uma das caractersticas importantes do que se entende hoje por cultura global justamente a maior visibilidade de manifestaes tnicas, regionalistas ou vindas de sociedades excludas. Talvez as naes ocidentais jamais tenham-se visto na contingncia de conviver com a diversidade cultural no interior de suas fronteiras. As Terceiras Culturas so um conjunto de prticas, conhecimentos, convenes e estilos de vida que desenvolvem de modo a se tornar cada vez mais independentes dos Estados-Nao. Formam se em diversas reas e colocam em conflito idias em que as vtimas perifricas tm apenas duas alternativas: deixar-se subjugar ou erguer foras para evitar sua incorporao modernidade ocidental. Se encontra em curso uma nova etapa da internacionalizao. No h dvida de que o mundo e cada vez mais percebido como um lugar; no h dvida que as culturas nacionais geram uma cultura global, em que os indivduos dos quatros cantos do planeta podem se reconhecer; no h dvida de que essa cultura global surge da intensificao dos contatos entre povos e civilizaes vinculados expanso econmica e tcnica.

Globalizao e Marketing
Uma empresa globalizada seria aquela que opera seguindo uma lgica operacional mundial, cujo objetivo seja maximizar benefcios e minimizar custos no importando onde esteja a base de produo e que obedea uma estratgia de marketing nica para todos os pases onde vende seu produto. Uma empresa transnacional, o mercado seria uma determinada regio do mundo, enquanto para uma multinacional o mercado seria o planeta inteiro. Uma caracterstica essencial da empresa global atualmente seria a facilidade para identificar locais onde existam as condies mais atraentes para suas operaes. Fica mais fcil tomar conhecimento sobre as condies de trabalho em um determinado pas e compar-las com a situao em outras partes do mundo. Com os servios de informao, o aumento nas taxas de juros de um pas (que atende a encarecer os custos de produo e a favorecer as aplicaes financeiras) chega ao conhecimento dos investidores e empresrios de forma imediata. Somada crescente desregulamentao no s dos mercados financeiros, mas tambm em outras reas, inclusive no que se refere legislao trabalhista, ficou praticamente liberada a movimentao de capital, trabalho e bens entre os pases. Qualquer tendncia de elevao dos custos de elevao dos custos de produo em um determinado pas pode levar a empresas a troc-lo por outro onde seja mais barata a fabricao. No circuito das chamadas empresas transnacionais, o investimento em fbrica deixou de ser privilegiado. A prioridade passou a ser de envestir em marcas. Muitas vezes, a empresa global compra uma campanha local apenas para ganhar uma fatia do mercado, por causa da marca. O crescimento do nmero dessas companhias e dos negcios por elas realizados apontado como uma das razes para a expanso do comrcio internacional. O processo de expanso das empresas multinacionais tambm provoca polmica por causa das condies de trabalho nas fbricas desses grupos instaladas em pases que no se destacam pelo respeito aos direitos dos trabalhadores. Muitas vezes o mesmo consumidor, no papel de trabalhador, que sofre com a poltica da empresa transnacionais de fechar uma determinada fbrica ou de promover demisses, alegando a necessidade de reduzir seus custos para aumentar a produtividade.

Globalizao e os Pases Ricos e Pobres


Ano a ano o fosso que separa os includos dos excludos vem aumentando: os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres, mais pobres. Em 34 anos a participao dos excludos na economia global diminuiu em 1,2%. So vrias as causa, desde as barreiras alfandegrias punitivas s exportaes dos pases subdesenvolvidos s leis de proteo de patente que dificultam o acesso das naes pobres a novas tecnolgicas. O comrcio mundial cresceu 12 vezes no ps-guerra. Mas foi tambm o vilo que mais acentuou as desigualdades entre os pases ricos e pobres no processo de globalizao. Com 10% da populao do planeta, os pases mais pobres detm apenas 0,3% do comrcio mundial. Para o conjunto de pases em desenvolvimento, a globalizao imps perdas comerciais. O fantasma que ronda a economia globalizada dos pases mais ricos o desemprego. O impacto da revoluo tecnolgica nas comunicaes e na economia ocasiona a perda de empregos no Primeiro Mundo que a contra partida da criao de postos de trabalho nos pases em desenvolvimento. Isso atribu-se ao fato das naes emergentes estarem avanando na educao de seus habitantes e terem o custo de produo menores. Existem propostas que sugerem que os governos adotem critrios mais seletivos na hora de abrir as fronteiras competio internacional, invistam na educao da populao mais pobre e fomentem as pequenas empresas. Recomendam, ainda, que formem blocos econmicos regionais para aumentarem o comrcio, facilitando o fluxo financeiro e melhorando os meios de transporte. Destaca-se uma proposta de um mecanismo para controle e vigilncia com mais agilidade da liquidez internacional, mudanas nas regras do comrcio mundial em benefcio dos pases pobres e uma associao de empresas internacionais para fomentar a reduo da pobreza. uma tendncia em alta. Com as constantes fuses de gigantes empresariais, vai aumentar a importncia das multinacionais, em detrimento dos Estados. E por essa razo que j h quem prefira chamar a globalizao de era da englobao. A crise que abala as Bolsas a mais recente manifestao de um processo em que o poder dos governos, o papel das empresas, o destino dos empregados e as culturas nacionais so transformados pela integrao econmica e tecnolgica.

Concluso
Depois do furaco que varreu o mundo, ficou clara a interdependncia do mercado financeiro, em que um choque tende a se propagar sem paradas. Com o avano das comunicaes e a liberdade de fluxos de capitais, muitas instituies financeiras operam 24 horas por dia. Movimentao de derivativos, contratos que surgiram com o objetivo para aumentar a segurana de outros investimentos, h dez anos eram insignificantes, hoje tm razes suficientes para transformar todo planeta em questo de segundos, reagindo a boas e ms notcias. A globalizao no beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muitos, outros ganham menos, outros perdem. Na prtica exige menores custos de produo e maior tecnologia. O problema no s individual, um drama nacional dos pases mais pobres, que perdem com a desvalorizao e atraso tecnolgico

Bibliografia
www.google.com www.wikipedia.com www.ebooks.com

Vous aimerez peut-être aussi