Vous êtes sur la page 1sur 4

Baralho

Baralho o conjunto de cartas que compem o jogo, assim chamado comumente, devido ao fato de, antes de repartidas, as cartas serem misturadas ou embaralhadas pelo crupi ou algum jogador designado para faz-lo. Baralho lusfono

O baralho mais usado nos pases lusfonos possui 52 cartas, distribudas em 4 grupos tambm chamados de naipes - os quais possuem 13 cartas de valores diferentes. Os nomes dos naipes .So eles espadas (), paus (ou arvore) (), copas () e ouros () , embora sejam usados os smbolos no brasil so simbulus franceses. Cada naipe possui 13 cartas, sendo elas um s (representado pela letra A), todos os nmeros de 2 a 10, e trs figuras: o valete (tambm chamado de Jorge), representado pela letra J (do ingls jack), a dama (tambm chamada de rainha) representada pela letra Q (do ingls queen) e o rei, com a letra K (do ingls king). Ao s, geralmente, dado o valor 1 e s figuras so dados, respectivamente, os valores de 11, 12 e 13.

Embora haja indcios de que os jogos de cartas teriam surgido na China juntamente com o papel, h outros que apontam uma origem rabe. De qualquer modo, o baralho foi introduzido na Europa durante o sculo XIV. E a partir do sculo XV, o desenvolvimento dos processos de impresso e de fabricao de papel propiciou a popularizao do baralho em vrios pases. Em meados do sculo XV surgiu em Portugal um tipo de baralho, cuja origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho portugus. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado sua prpria cultura, por japoneses, indonsios e indianos. O padro portugus acabou por se extinguir em finais do sc. XIX, em detrimento do padro francs, universalmente aceite na actualidade. H quem acredite que o baralho foi inventado pelo pintor francs Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de Frana. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem a diviso da sociedade francesa atravs de seus naipes, sendo copas o clero; espadas a nobreza; paus os camponeses; ouro a burguesia.

Mais tarde atriburam-se significados especficos s cartas com figuras, representando personalidades histricas e bblicas. So elas: Rei de Ouros - Jlio Csar, geralmente portando um machado que simboliza as legies romanas; Rei de Espadas - o rei israelita Davi; Rei de Copas - o rei Carlos Magno; Rei de Paus - Alexandre, o Grande; Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jac; Dama de Espadas - A deusa grega Atena; Dama de Copas - Judite, personagem bblica catlica; Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra; Valete de Ouros - Heitor, Prncipe de Tria; Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno; Valete de Copas - La Hire (tienne de Vignolles); Valete de Paus - Sir Lancelot.

Jogos de Carta Jogo de Buraco


Buraco ou biriba ou tambm conhecido como canastra um jogo de baralho para quatro pessoas em duas equipes. Joga-se tambm a duas pessoas (um jogador de cada lado). Usam-se dois baralhos completos de 52 cartas e, opcionalmente, os curingas (jokers). Tambm considera-se curinga todas as cartas de nmero 2. Origem do Buraco O Buraco um jogo de cartas derivado do jogo Rmi. Adaptado pelos americanos do velho jogo espanhol conquin, o rmi data do incio do sculo XX. O nome provm da expresso rum poker (estranho pquer), usada pelos ingleses para design-lo. Fcil de aprender, difundiu-se rapidamente nos Estados Unidos e nas ilhas britnicas e deu origem a uma vasta famlia de jogos. So cinco os tipos principais: rmi fundamental, rmi quinhentos, rmi seqncia, rmi knock e conqui.

Truco
A Histria do Truco O jogo de Truco foi concebido no sculo XVII no norte de Minas Gerais, mais precisamente na regio onde esto localizadas atualmente as cidades de Pirapora e Aruruacamijara do Norte, por padres jesutas que devido ao voto de castidade no possuam nenhuma opo de entretenimento. O jogo original - atualmente conhecido como Truco Mineiro ou Truco de "mania" Fixa - difere do Truco Oficial por possuir "manias fixas": o quatro de paus o "zapi", o sete de copas o "sete copas", o s de espadas o "espadilha" e o sete de ouro o "sete oro". Na passagem para o sculo XVII, alguns bandeirantes aprenderam o Truco com os jesutas e comearam a difundir o jogo pelo territrio brasileiro. O jogo se tornou muito popular durante o ciclo do ouro, principalmente nas grandes cidades mineiras da poca. Existem relatos histricos que comprovam que os Inconfidentes eram na realidade um time de trucadores que, descontentes com a falta de incentivo a este nobre esporte por parte do governo portugus, resolveram libertar o Brasil do domnio de Portugal. Truco Mineiro uma variao do truco parecida com o truco paulista. Ele praticado principalmente em Minas Gerais.

Jogos de mesa Tnis de Mesa


O Tnis de Mesa um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do sculo XIX. Chegou ao Brasil na primeira dcada do sculo XX, trazido por turistas ingleses. considerado um dos esportes mais populares do mundo. Caractersticas do esporte: regras e equipamentos O tnis de mesa praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distncia do solo. No meio da mesa fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura. O objetivo do jogo marcar pontos. Isso ocorre quando o adversrio manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele no alcana a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola s pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (incio da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso no ocorra, o jogador que efetuou o saque d um ponto para o adversrio. Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set composto por 11 pontos. Quando h empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversrio. Alm da mesa e da rede, os outros equipamemtos necessrios para a prtica deste esporte so a bola e as raquetes. A bola feita de celulide ou material plstico similar e deve ter 40 mm de dimetro. A raquete feita de 85% de madeira, no havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola coberta por borracha.

Jogo de Damas
Jogo de damas ou simplesmente damas o nome de um jogo de tabuleiro. No Brasil e em Portugal mais conhecido a verso de 64 casas (8 por 8), mas a verso mais conhecida mundialmente a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10). A origem do jogo de damas desconhecida. Pinturas e tabuleiros encontrados em tmos do antigo Egito, alm de outros achados arqueolgicos em diversos lugares do mundo, nos do conta da existncia de jogos bem semelhantes ao atual Jogo de Damas. No existem, no entanto, indcios seguros que nos possam elucidar onde e quando ele surgiu. O primeiro campeo mundial, homologado pela Federao Mundial de Jogo de Damas, foi o austraco Isidore Weiss, em 1985. A Federao Mundial foi fundada em 1948, em Paris, Frana. O jogo de damas, como esporte, teve seu incio no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela poca esto registradas no livro "Cincia e Tcnica do Jogo de Damas", de autoria de G. Izidoro e J. Cardoso. Maiores detalhes a respeito deste surto damstico podem ser encontrados naquela publicao

Vous aimerez peut-être aussi