Vous êtes sur la page 1sur 3

Anlise Sinttica e Concordncia Nominal Frase todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) que apresente sentido complexo. Ex.

.: At logo! Psiu! Espero que todos aprendam. Orao a frase ou fragmento de frase que contm um verbo ou expresso verbal. Ex.: Estamos muito bem. Quero [Orao] / que todos participem [Orao]. Ele no tem trabalhado ultimamente. Perodo o conjunto formado por uma (perodo simples) ou vrias oraes (perodo composto). Ex.: Estamos muito bem. (Perodo simples / orao absoluta). Quero que todos aprendam. (Perodo composto). Os termos oracionais esto classificados em: Essenciais Integrantes Acessrios Independente

Concordncia Nominal" Regra geral: o adjetivo concorda em gnero e nmero com o substantivo. (Gnero refere-se a masculino ou feminino; nmero refere-se a singular ou plural.) Suponhamos: No conhecia a fundo o idioma ptrio. Os alunos foram classificados por ordem alfabtica. As alunas foram classificadas por critrio desconhecido. No caso de dois adjetivos e um substantivo: A curto e mdio prazos: Ambas as construes assim esto corretas. No primeiro caso, o substantivo prazo no variou e concorda com o substantivo mais prximo. Acrescente-se que o adjetivo que deve concordar com o substantivo. No segundo caso, o substantivo prazo aparece flexionado; contraria-se aqui a hierarquia gramatical, pois o substantivo que est subordinado ao adjetivo e no o contrrio. Contraria a hierarquia, mas no fere a regra e ambas as construes so legtimas. Outros exemplos: Revelou bondade e docilidade humana. O objetivo ficou no singular, concordando com o substantivo mais prximo. O adjetivo est qualificando o substantivo docilidade to-somente; quando se diz:

Revelou bondade e docilidade humanas. Ambos os substantivos ficam separadas e no formam um todo; temos duas partes distintas e a adjetivo est qualificando ambos os substantivos. Trata-se no caso muito mais de um problema estilstico que gramatical. Vejam-se ainda: O segundo, terceiro e quarto objetivos. O segundos, terceiro e quarto objetivo. O primeiro e o segundo concorrente. O primeiro e o segundo concorrentes. No primeiro caso, o substantivo foi para o plural, concordando com os vrios adjetivos; no segundo, o substantivo ficou no singular, acompanhando o adjetivo mais prximo; no terceiro, o substantivo ficou no singular, concordando com o adjetivo mais prximo; no quarto, o substantivo foi para o plural, concordando com os adjetivos. No s o adjetivo, mas tambm o artigo e o numeral, regra geral, concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem: Dois cheques voltaram carimbados por falta de fundos. Os auxiliares de escritrio caram na gargalhada... Os casos especiais de concordncia nominal so os seguintes: 1. Se o adjetivo se referir a um s substantivo, concordar com ele em gnero e nmero: Pginas recolhidas 2. Se o adjetivo se referir a dois ou mais substantivos do mesmo gnero e do singular, concordar quanto ao gnero deles e quanto ao nmero ir para o singular ou plural: Prtica e tcnica trabalhistas. Persistncia e competncia dignas de inveja. Arrojo e esforo dignos... A curto e longo prazo. O substantivo tanto pode ficar no singular como no plural. 3. Se o adjetivo (precedendo o substantivo) se referir a substantivos no singular, mas de gneros diferentes, concordar com o mais prximo: Ser estabelecido novo procedimento e poltica de crdito. Ser estabelecida nova poltica e procedimento de crdito. Se o adjetivo aparecer depois dos substantivos, poder ficar no singular ou plural ou concordar com o mais prximo:

Sero estabelecidos poltica e procedimento de crdito novos. Ser estabelecida poltica e procedimentos de crdito novo. 4. Se o adjetivo se referir a substantivos do mesmo gnero, mas de nmeros diferentes, permanecer no gnero deles e ir para o plural: Garotas e meninas famosas. Menina e garotas famosas. 5. Se o adjetivo se referir a vrios substantivos de gnero diferente e do plural, permanecer no plural masculino ou concordar com o mais prximo: Executivos e funcionrias caprichosos. Executivos e funcionrias caprichosas. 6. Se o adjetivo se referir a diferentes substantivos de gnero e nmero diferentes, pode concordar com o mais prximo ou ir para o plural: Cartas e relatrios bem datilografados. Relatrio e cartas bem datilografadas. 7. As palavras anexo e incluso concordam com o nome a que se referem: Segue anexo um relatrio. Seguem anexos dois relatrios. Segue inclusa um cpia. Seguem inclusas duas cpias. 8. Quanto s expresses o mais possvel, o melhor possvel, o pior possvel, quanto possvel e outras semelhantes, a gramtica determina que o adjetivo possvel seja invarivel. Clientes o mais possvel pontuais quanto ao pagamento de duplicatas. Clientes o mais pontuais possvel quanto ao pagamento de duplicatas. Clientes quanto possvel pontuais quanto ao pagamento de duplicatas.

Colavirtual.com.br - Natal/RN

Vous aimerez peut-être aussi