Vous êtes sur la page 1sur 18

ESTATUTOS

Capitulo Primeiro Da denominao, durao, mbito, sede e objectivo

Artigo 1 Sob a denominao Associao Nacional de Mdicos de Sade Pblica criada, por tempo indeterminado e abrangendo todo o Territrio Nacional, uma Associao cuja sede em Coimbra na Rua Diogo Castilho n 17, , freguesia de Santo Antnio dos Olivais, concelho de Coimbra podendo, por deliberao da Direco, ser alterada a Sede para qualquer outro local por deciso da Assembleia Geral..

Artigo 2 1 - A Associao tem fins cientficos, culturais e sociais, de aperfeioamento humano, organizativo, tcnico, tico e de formao; 2 - Para a prossecuo dos seus fins a Associao desenvolver as aces e actividades que os seus rgos entendam convenientes e a explicitar em regulamento interno, tendo em vista; a) promover profissional, social, tica e culturalmente os seus associados: b) contribuir para a prestao de Cuidados de Primrios Sade em estreita cooperao com organismos congneres, associaes profissionais e instituies privadas de solidariedade social nacionais e estrangeiras:

d) promover aces de formao e reunies de carcter profissional e cientfico. e) tomar posio face a todos os problemas considerados importantes no mbito da Promoo da Sade e da Sade Pblica f) promover e desenvolver parcerias com outras instituies envolvidas nas suas reas da interveno

3 - A Associao no tem fins lucrativos.

Capitulo Segundo Dos associados

Artigo 3

A Associao ter como associados pessoas singulares ou colectivas de acordo com as seguintes categorias: a) Scios efectivos b) Scios extraordinrios c) Scios honorrios primeiro Podem adquirira qualidade de scios efectivos todos os mdicos Especialistas em Sade Pblica, da Carreira Mdica de Sade Pblica ou que frequentem o Internato Complementar de Sade Poblica ; segundo Podem adquirir a qualidade de scios extraordinrios profissionais portugueses que exeram a sua actividade profissional nas reas da Sade e das Cincias Sociais ou Humanas bem como de todas as reas que constituem o objecto de interveno da Associao terceiro Podem adquirir a qualidade de scios honorrios todas as pessoas individuais ou colectivas que, por relevantes servios prestados Associao ou Sade, sejam para tal propostos por um dos orgos consagrados nestes estatutos e admitidas pela Assembleia Geral.

Artigo 4

1. A admisso ao estado de associado depende da aprovao da Direco sobre proposta apresentada por dois dos associados no pleno gozo dos seus direitos associativos, mediante prova documental. 2. Da deciso da Direco caber recurso para a Assembleia Geral, a apresentao por um associado no pleno gozo dos seus direitos associativos. 3. A deciso dever ser anunciada na Assembleia Geral.

Artigo 5 So direitos dos scios efectivos; a) Eleger e ser eleito para os diversos cargos sociais: b) Tomar parte nas Assembleias Gerais: c) Participar nas restantes actividades da Associao e usufruir dos seus servios. nico As restantes categorias de scios gozaro dos direitos consignadas na alnea b) e c) deste artigo podendo participar nas Assembleias Gerais com o estatuto de observadores.

Artigo 6 So deveres dos scios; a) Pagar uma jia de inscrio e uma quota anual:

b) Aceitar e cumprir o disposto nos Estatutos e nos Regulamentos que vierem a vigorar e acatar as decises dos rgos Sociais: c) Participar na vida da Associao e colaborar nos seus objectivos e actividades. nico Os scios honorrios esto isentos dos deveres consignados na alnea a) deste artigo.

Artigo 7 1. O no cumprimento das disposies que regem a vida da Associao implica a cominao de sanes a fixar em Regulamento. 2. O no pagamento das quotas por perodo superior a dois anos, desde que da responsabilidade exclusiva do scio, implica a suspenso dos direitos consignados no artigo 5, devendo o scio, para regularizar a situao, pagar a totalidade das quotas em atraso e manter a sua situao regular durante um ano. 3. A suspenso por perodo superior a um ano, por motivo diverso do no pagamento de quotas, ou a expulso, so da competncia exclusiva da Assembleia Geral. 4. Os Scios honorrios s podero ser sujeitos a exonerao em caso de sano disciplinar. 5. Os Scios podero suspender temporariamente a sua condio mediante requerimento Direco onde seja mencionado a data de Inicio e o periodo da suspenso.

Capitulo Terceiro Dos rgos sociais

Artigo 8 So rgos da Associao a) A Assembleia Geral b) A Direco c) O Conselho Fiscal f) As Seces Regionais.

Artigo 9 A Mesa da Assembleia Geral composta por quatro elementos sendo um Presidente, um Vice-Presidente e dois Secretrios, competindo-lhes convocar e dirigir as Assembleias Gerais e redigir as respectivas actas.

Artigo 10 A Assembleia Geral o Orgo mximo deliberativo da Associao e reunir, ordinariamente, pelo menos duas vezes por ano; a) Durante o primeiro trimestre, para apreciao das contas e relatrio da actividade do ano anterior: b) Durante o quarto trimestre, para apreciao dos oramentos e plano para o ano seguinte e, no terceiro ano do mandato para a eleio dos titulares dos rgos sociais e actualizao estatutria. nico A Assembleia Geral poder reunir extraordinariamente sempre que haja matria que a justifique devidamente especificada, sobre proposta de quinze por cento dos scios efectivos no pleno uso dos seus direitos associativos ou requerimento da Mesa da Assembleia Geral, da Direco, do Conselho Fiscal, ou de uma Seco Regional. Artigo 11 A Assembleia Geral Ordinria ou Extraordinria rene com convocatria eficaz, assinada pelo Presidente da Mesa, com a antecedncia mnima de quinze dias, com local, hora, data e ordem de trabalhos. O Presidente da Mesa

tem o prazo mximo de cinco dias teis a contar da data recepo do requerimento para proceder convocao da assembleia. Artigo 12 1. A Direco da Associao composta por 7 elementos, funcionando colegialmente devendo sempre que possvel respeitar a representatividade regional: 2. Compete Direco gerir a associao e represent-la, incumbindo-lhe, designadamente: a) Promover e concretizar o Objecto Social da Associao b) Garantir a efectivao dos direitos dos associados. c) Organizar o quadro do pessoal e contratar e gerir o pessoal da Associao. d) Representar a Associao em juzo ou fora dele. e) Zelar pelo cumprimento da lei, dos estatutos e das deliberaes dos rgos da instituio. f) Elaborar os regulamentos internos e submet-los aprovao da Assembleia Geral. g) Cooperar com os associados na criao de delegaes e confirmar o incio da actividade de cada delegao verificando que no respectivo processo foram respeitados os estatutos

h) Elaborar os balanos e contas de gerncia, os projectos de oramento ordinrio, bem como os programas de actividades da Associao

i) Designar entre os scios da Associao dos locais onde no existem Seces Regionais ou Ncleos Locais os responsveis pela excusso dos programas . j) Compete cientficas. k) Compete ao Vice-Presidente substituir o Presidente nas suas faltas e impedimentos, desempenhando ento todas as suas funes, bem assim como aquelas que lhe forem por ele delegadas. l) Compete ao Secretrio-Geral orientar a organizao das sesses cientficas, assinar o expediente e, de um modo geral, promover a execuo das decises da Direco. m) Compete ao Tesoureiro movimentar as receitas e despesas da Associao e assegurar a respectiva contabilidade. n) Compete aos Vogais assegurar o desempenho das funes especficas que lhes forem distribudas pela Direco, bem assim como substituir o Secretrio-Geral 3. O rgo de administrao poder delegar em profissionais qualificados ao servio da instituio, ou em mandatrios, alguns dos seus poderes, nos termos previstos nos estatutos ou aprovados pela Assembleia Geral, bem como revogar os respectivos mandatos. Artigo 13 A Associao obriga-se comas assinaturas do Presidente e do secretrio-geral e/ou do Tesoureiro. ao Presidente representar oficialmente a Associao,

coordenar as actividades da Direco, presidir e convocar as reunies

Artigo 14

O Conselho Fiscal composto por trs elementos sendo um Presidente e dois Secretrios, competindo-lhe a fiscalizao de todas as actividades da ANMSP, bem como das suas contas, e reunir pelo menos, uma vez em cada semestre ou quando a Direco ou qualquer dos seus membros o solicite. O Conselho Fiscal poder reunir por solicitao de uma Seco Regional.

Artigo 15 Seces; 1. Os associados podem organizar-se, dentro da Associao, em Seces de mbito regional, independentemente do distrito onde trabalhem. 2. Cada Seco dever corresponder a uma regio administrativa do Pas ser constituda por pelo menos dez scios. 3. Cada Seco elaborar o seu prprio regimento interno e ter um rgo coordenador - O Conselho Regional constitudo pelos membros dos Orgos Nacionais pertencentes a essa Regio e por mais trs membros ; um Coordenador e dois vogais, eleitos entre os membros da respectiva Seco. 4. As Seces regionais tem a responsabilidade de executar os programas definidos pela Associao procedendo ao seu planeamento ao nvel operacional bem como da excusso de pelo menos um programa prprio por ano.

Artigo 16 Competncia das Seces; 1. Cada Seco autnoma em relao s aces que entendeu desenvolver para a prossecuo dos fins da Associao no mbito da respectiva Regio, desde que essas aces no colidam com os Estatutos e com o Plano de Aco anual da Associao, aprovado em Assembleia Geral. 2. As posies assumidas por cada Delegao no vinculam a Associao na sua totalidade, mas apenas os membros da respectiva Delegao.

Artigo 17 O mandato para todos os rgos eleitos da Associao de trs anos, prorrogveis, no excedendo dois mandatos sucessivos, podendo os nomeados ser exonerados antes desse prazo, por dois teros de votos do rgo que os elegeu, reunido com esse objectivo expresso na ordem de trabalhos.

Capitulo Quarto Outras Disposies

Artigo 18 O quorum para funcionamento da Assembleia Geral de metade mais um dos associados que compem esses rgos Sociais. Porm a Assembleia Geral

poder reunir, em segunda convocatria, com qualquer nmero de associados, uma hora depois da hora designada para a reunio na primeira convocatria, salvo o disposto no Artigo dezassete.

Artigo 19 1. Os Estatutos, bem como todos os regulamento, s podem ser aprovados ou alterados por uma maioria de dois teros dos votos dos associados presentes ou em Assembleia Eleitoral convocada para esse fim, com votao mnima de vinte cinco por cento dos associados.

Artigo 20 A dissoluo da Associao requer o voto favorvel de trs quartos do nmero total dos associados. Artigo 21 Nos casos omissos ser aplicvel a legislao Nacional em vigor.

REGULAMENTO ELEITORAL
Artigo 1 1- As eleies para os rgos de mbito nacional so feitas com base em listas globais para todos os rgos sociais. 2 - As listas so propostas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral por um nmero de scios no pleno gozo dos seus direitos associativos no inferior a duas vezes o nmero de elementos efectivos dessas listas. 3- Para alm dos candidatos efectivos as listas devero apresentar dois candidatos suplentes direco e um para cada um dos restantes Orgos Sociais 4 - As listas devero ser acompanhadas pelo respectivo programa e por declarao individual de aceitao da cada candidato. 5 - So elegveis os associados com direito a voto nos termos dos estatutos.

Artigo 2

1 - A eleio faz-se por voto secreto 2 - E considerada vencedora a lista que obtiver maior nmero de votos expressos.

Artigo 3 No processo eleitoral para os rgos sociais nacionais sero seguidas a presente metodologia e prazos mnimos; 1 - A Comisso Eleitoral responsvel por todo o processo eleitoral, e decidir sobre todas as reclamaes, impugnaes e elegibilidade e constituda pelo presidente da mesa da Assembleia geral, pelo Presidente do Conselho fiscal e por um associado indicado por cada uma das listas concorrentes. 2 - O acto eleitoral dever ser marcado pelo menos sessenta dias antes da sua realizao, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral. 3 - A afixao dos cadernos eleitorais far-se-, na Sede da ANMSP, at quinze dias aps o anncio das eleies. 4 - Qualquer reclamao referente aos cadernos eleitorais dever ser feita at cinco dias teis aps a sua afixao. 5 - A deciso sobre as reclamaes e a afixao definitiva dos cadernos devero ser feitas at dez dias teis aps a afixao inicial.

6 - A apresentao de listas dever ser feita at trinta dias aps o anncio das eleies, sendo as mesmas entregues na Sede da ANMSP, com aviso de recepo, contando a data do registo de expedio devendo ser indicados no s os candidatos como os delegados Comisso Eleitoral. 7- A verificao da elegibilidade dos elementos das listas dever fazer-se no prazo de cinco dias teis aps a data limite da apresentao das listas. 8 - A no elegibilidade de um ou mais elementos de uma lista deve ser comunicada ao 1 subscritor da lista at seis dias aps a data limite de apresentao das listas. 9 - A regularizao das listas dever ser feita num prazo de cinco dias teis aps a data prevista no nmero oito do presente artigo. 10 - A Assembleia Geral Eleitoral ser convocada com uma antecedncia mnima de trinta dias. 11 - Os servios da ANMSP devero enviar toda a documentao referente divulgao das candidaturas e seus programas, bem como a documentao necessria ao exerccio do direito de voto at vinte dias antes do acto eleitoral. 12 - Tm direito a voto, os Associados inscritos at sessenta dias da data de afixao dos cadernos eleitorais (n 3 do presente artigo). 13 - Sero considerados os votos enviados pelo correio, para a sede da ANMSP desde que a data constante no carimbo da Assembleia Geral Eleitoral.

14 - A Assembleia Geral Eleitoral funcionar das 16 s 19 horas. 15 - A Assembleia Eleitoral poder funcionar com Seces de Voto em vrios locais, conforme deciso da Comisso Eleitoral. 16 - A Comisso Eleitoral nomear trs scios em pleno uso dos seus direitos para constiturem a Mesa de cada Seco de Voto. 17 - Cada lista poder designar um representante para acompanhar o acto eleitoral e respectiva contagem de votos nos locais onde decorrer o acto eleitoral com poderes para fazer constar em acta os actos que considerar relevantes.

18 - Imediatamente a seguir ao encerramento do acto eleitoral, em cada Seco de Voto a respectiva Mesa far a contagem dos votos e elaborar uma acta, que enviar Comisso Eleitoral no prazo de dois dias teis. 19 - A Comisso Eleitoral elaborar as Acta Final e publicar os resultados eleitorais, logo que disponha dos elementos referentes totalidade dos votos incluindo os que tenham chegado pelo correio, tendo para o efeito o prazo mximo de quinze dias teis a contar da data da realizao das eleies, salvaguardando o previsto no artigo seguinte.

Artigo 4

1 - A impugnao do acto eleitoral poder ser feita at cinco dias teis aps a sua realizao. 2- A impugnao dever ser feita em carta registadas com aviso de recepo enviada ao Presidente da Comisso Eleitoral assinada por qualquer lista candidata ou pelo mnimo de dez scios no pleno gozo dos seus direitos associativos. 3- A Comisso Eleitoral dever tomar uma deciso sobre a impugnao do acto eleitoral at publicao dos resultados eleitorais de acordo com os n 1 do artigo 3 do presente regulamento.

Artigo 5 A lista eleita tomar posse perante a Mesa da Assembleia Geral cessante at trinta dias aps a publicao dos resultados eleitorais. Artigo 6 No caso de se apresentar apenas uma lista candidata proceder-se h a uma prorrogao automtica do prazo de entrega das listas por dez dias teis aps o que a manter-se a situao a lista candidata ser considerada automaticamente eleita

Vous aimerez peut-être aussi