Vous êtes sur la page 1sur 3

Contribuies para a discusso no STF sobre o papel do SUS nas demandas judiciais

1-CONSIDERAES PRELIMINARES Tendo em vista o aumento da populao; da sua necessidade de melhorar a qualidade de vida; do avano da tecnologia em Sade e seus custos exponenciais; do uso irracional dos medicamentos; da incluso irracional das tecnologias no pas; da falta de educao da populao em termos da preveno de doenas; dos profissionais de Sade em termos de desconhecimentos da Sade Baseada em Evidncias; do Ministrio da Sade em estabelecer metas e programas para o uso adequado e racional das verbas que lhe so destinadas; do Governo Federal por diminuir drasticamente os recursos para a Sade; do Congresso Nacional pelo descaso em no priorizar a Sade como meta para desenvolvimento do pas e do Judicirio por atender demandas sem preocupao com o custo e com a qualidade das mesmas, acreditamos que as audincias pblicas a serem realizadas pelo Judicirio, com a participao de interessados, chegam em boa hora evitando que o caos se estabelea e esperamos que as medidas oriundas dessas discusses sejam realmente implementadas, pois a no concretizao do que for acordado, resultar em mais um alto custo para o pas. Assim, como profissionais da Sade, na linha de frente no atendimento populao do SUS, gostaramos de participar apresentando algumas sugestes. 2- MEDIDAS QUE DEPENDEM DO CONGRESSO NACIONAL 2.1- Recompor o oramento do Ministrio da Sade a fim de que a populao seja atendida com dignidade. Segundo o Dr. Adibe Jatene: " importante que se tenha presente que foi poltica a deciso de reduzir metade em 1990 e finalmente erradicar totalmente em 1993 a significativa parcela de recursos que a Previdncia Social destinava Sade, sem reposio por outras fontes. Cabe lembra que os recursos perdidos foram superiores aos destinados pelo oramento ao prprio Ministrio da Sade. A essa altura, os gastos federais representavam pouco mais de 30 % dos gastos pblicos. Desse modo, quando se retirou a parcela da Previdncia criou-se uma dramtica reduo no oramento da Sade, que at hoje no foi recomposto. Em 1989, os recursos para a Sade, incluidos os gastos pelo INAMPS, chegavam a US$11,5 bilhes. Em 1993 com o INAMPS j incorporado ao Ministrio da Sade, porm sem os recursos da Previdncia, o oramento do Ministrio tinha sido reduzido para US$ 6,5 bilhes. bom frisar que boa parte do atendimento pblico volta-se hoje para os aposentados, sem qualquer participao do Ministrio da Previdncia." O Brasil tem jeito? V. 2-2007 Editora Zahar - Rio de Janeiro. 2.2-Transformar a promessa de que a Sade um direito de todos e um dever do Estado, como determina o artigo 196 da Constituio, em ao concreta pela definio dos limites do Estado e das atribuies que competem aos Governos Federal, Estadual e Municipal, no esquecendo que os oramentos so finitos.

2.3- Pactuar os limites de atuao das trs esferas de governo e dos gastos para que haja racionalizao do SUS. 2.4 Organizar a porta de entrada das aes judiciais, visto que atualmente so impetradas em duas ou nas trs esferas de governo o que implica em duplicidade de gastos e desperdcio de recursos pblicos. 2.5 Estabelecer que os Municpios e Estados ofertem programas de Educao em Sade com nfase na preveno das doenas, tendo por base as caractersticas da populao a fim de que a mdio prazo os gastos com hospitalizao em decorrncia do agravamento das doenas possa ser reduzido. 2.6- Determinar que os Municpios em parceria com os Governos Estaduais e Federal cumpram responsabilidade social e ambiental respeitando metas estabelecidas nos seguintes termos: 90% da populao deve dispor de gua tratada, sistema adequado de esgotamento e destino correto do lixo. 2.7- Penalizar judicialmente Prefeitos e governadores que no cumprirem as metas estabelecidas. 3-MEDIDAS QUE DEPENDEM DO MINISTRIO DA SADE 3.1- Fazer parte da agenda do Ministrio , a reviso anual da RENAME (RELAO NACIONAL DE MEDICAMENTOS) e obrigar os Estados e Municpios a atualizarem as suas listagens, excluindo os medicamentos ultrapassados e incluindo os novos j avaliados pela Anvisa/ Ministrio da Sade e a COCHRANE (Medicina Baseada em Evidncias). 3.2-Atualizar os protocolos teraputicos Baseados na Medicina em Evidncias. 3.3- Criar protocolos teraputicos para as doenas emergentes e tambm para sanar lacunas. 3.4 - Adotar uma poltica racional para a introduo de tecnologia de Sade no pas. Para efetuar a compra e a distribuio de aparelhos e equipamentos de diagnstico e teraputico somente aps a avaliao dos mesmos por grupos e avaliao em tecnologias, isentos de interesse econmico. Os grupos devero ser compostos por profissionais da rea federal, mdicos, enfermeiros, engenheiros clnicos, fsicos nucleares, farmacuticos, ambientalistas e outros mais que se fizerem necessrios. 3.5-Estabelecer a curto prazo parceria entre o Ministrio da Sade, Ministrio da Cincia e Tecnologia, Anvisa, Fiocruz e BNDES e investir pesadamente na implantao da indstria farmacutica genuinamente nacional, a fim de pesquisar e produzir medicamentos estratgicos para a populao, nos campos do diagnstico e da teraputica. 3.6-Proporcionar aos profissionais da Sade, Educao Continuada em Sade Baseada em Evidncias, em termos de incorporao de conhecimentos da RENAME, das listas dos seus Estados e Municpios e da tecnologia adquirida e dos protocolos teraputicos.

3.7-Realizar em parceria com os Estados e Municpios e Instituies de Sade discusses sobre a introduo e implementao do Uso Racional de Medicamentos, de Tecnologias e do controle sistemtico da propaganda da indstria farmacutica. 3.8-Oferecer, aos usurios do sistema, Educao Continuada em preveno de doenas e Uso Racional de Medicamentos.

4-MEDIDAS QUE DEPENDEM DO JUDICIRIO

4.1- Dispor de assessoria tcnica multiprofissional (mdicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacuticos, advogados e demais profissionais da rea da Sade que se fizerem necessrios), elaborando pareceres cientficos que possam embasar suas decises . 4-2 Exigir avaliao scio-econmica do demandante que poder ser feita por membro especifico da prpria equipe multiprofissional. 4.3-Exigir seguimento da implementao da ao, pela equipe multiprofissional, por meio de relatrio circunstanciado do estado do paciente, eficcia do medicamento ou equipamento utilizado no decorrer do tratamento. 4.4- Exigir ressarcimento com juros, multas quando ficar comprovado o prejuzo do Estado e/ou Municpio pela m f do prescritor, do advogado e do demandante da ao. 4.5- Penalizar o advogado que entrar com ao concomitantemente contra a Unio, Estado e Municpio. A porta de entrada dever ser nica e definida pelo Congresso Nacional e respeitando-se os critrios que sero definidos pelo Ministrio da Sade. 4.6- Sugere-se que as aes judiciais englobem somente medicamentos e equipamento indispensveis para sobrevivncia dos demandantes. Atualmente h pedidos de fraldas descartveis importadas nas aes, o que representa um luxo para o pas que ainda no satisfaz as necessidades bsicas de sua populao, principalmente na rea da Sade. 5-CONSIDERAES FINAIS Como profissionais da Sade, na rea h mais de 30 anos, parafraseando Barack Obama "we can change" e Martin Luther King "I have a dream ", considerando que Cmara Cascudo possa ter se enganado quando afirmou: "O Brasil no tem problemas, mas solues adiadas"; restanos a esperana de que ainda nesta dcada, possamos ver algumas das medidas implementadas pelo Judicirio, Ministrio da Sade e Congresso Nacional.

MARIA CECILIA MOTTA MACEDO, RG: 3 790 614 -8 - SSP/SP.- Cecliamacedo@terra.com.br MARIA REGINA SCHOLZ, RG: 5..420.628 SSP/SP. m.regina_22@yahoo.com.br

Vous aimerez peut-être aussi