Vous êtes sur la page 1sur 6

Incio Distino das Cores Disco Cromtico Cores Complementares Cores Anlogas Cores Neutras Calor das Cores

Efeitos Luminosos Matiz Tom Intensidade Caractersticas das Cores

Teoria das cores.


O que convencionou-se chamar de Teoria das Cores de Leonardo da Vinci, so as formulaes histricas esparsas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem Sombra e Luz. Cuja primeira edio s foi publicada 132 anos aps a morte do artista, so anotaes recolhidas pelo artista ao longo de anos de observao e a teoria mais corrente, sendo um dos legados do renascimento para as artes visuais. Para um aprofundamento maior sobre o tema, consulte o livro de Israel Pedrosa citado anteriormente. Nela h um captulo inteiro sobre a histria.

Introduo
Muito se fala sobre esse assunto, um dos melhores livros que pude conhecer at hoje sobre o tema o de Israel Pedrosa, "Da Cor a Cor Inexistente". Este livro realmente um "tratado histrico" sobre as cores e os diversos estudiosos que j abordaram o tema. Est esgotado h algum tempo e s se encontra em bibliotecas ou "sebos" mas toda pessoa que se interesse pela rea de criao, seja em que mdia se expresse, devem conhecer. Procuro aqui, recolher os dados num resumo bem simples, acrescentando algumas curiosidades e crendices sobre as cores, que, em alguns casos, podem teis quando se desenvolve um trabalho de criao. A bibliografia bsica ento, se torna bvia, porm no final do texto h citaes de trabalhos interessantes que ajudaro caso sua pesquisa exija ou sua curiosidade seja maior.

Distino das cores.

Ao falarmos de cores, temos duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a CorPigmento. Falar de cor sem falar de luz impossvel, mesmo se tratando da Cor-Pigmento, pois ela, a luz, imprescindvel para a percepo da cor, seja ela Cor-Luz ou Cor-pigmento. No caso da Cor-Luz ela a prpria cor e no caso da Cor-Pigmento ela, a luz, que refletida pelo material, fazendo com que o olho humano perceba esse estmulo como cor. Os dois extremos da classificao das cores so: o branco, ausncia total de cor, ou seja, luz pura; e o preto, ausncia total de luz, o que faz com que no se reflita nenhuma cor. Essas duas

"cores" portanto no so exatamente cores, mas caractersticas da luz, que convencionamos chamar de cor.

O disco cromtico
O disco cromtico no um instrumento cientfico de classificao de cores, mas muito til no entendimento da teoria das cores. Geralmente usado para estudar as cores-pigmento, o disco cromtico pode ser desenvolvido em qualquer material, lembrando-se que cores-luz e cores pigmentos sofrem alteraes de acordo com sua prpria essncia. As cores se dividem em: Cores Primrias Cores Secundrias Cores Tercirias

Cores primrias:
So as cores puras, que no se fragmentam. As cores primrias das cores-pigmento so:

As cores primrias das cores-luz so:

Cores secundrias.
As combinaes surgidas de duas cores primrias so chamadas de cores secundrias. So elas: laranja, que a mistura do amarelo com o vermelho, o verde, que a mistura do azul com o amarelo e o violeta, que a mistura do vermelho com o azul.

Cores Tercirias.
So obtidas pela mistura de uma primria com uma ou mais secundrias. No grfico abaixo fica mais simples de entender:

Cores Complementares.
Note no grfico, que uma cor primria sempre complementada pr uma cor secundria. Esta a cor que est em oposio a posio desta cor primria. Pr exemplo, a cor complementar do vermelho o verde. As cores complementares so usadas para dar fora e equilibrio a um trabalho criando contrastes. Raramente se usa apenas cores complementares em um trabalho, o efeito pode ser desastroso, mas em alguns casos extremamente interessante. Os pintores figurativos em geral usam as cores complementares apenas para acentuar as outras criando assim, equilibrio no trabalho. Vale lembrar que as cores complementares so as que mais contrastes entre si oferecem, sendo assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um vileta Outra caracteristica importante das cores complementares que elas se neutralizam entre si. O que isso quer dizer? Que se quisermos tirar a "potncia" de um amarelo, basta acrescentar-lhe certa quantidade de violeta at que neutralizando-o em um tom de cinza, at chegar ao preto. (Processo qumico de composio de cores.)

So as que aparecem lado-a-lado no grfico. So anlogas porque h nelas uma mesma cor bsica. Pr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja. As cores anlogas, ou da mesma "famlia" de tons, so usadas para dar a sensao de uniformidade. Uma composio em cores anlogas em geral elegante, porm deve-se tomar o cuidado de no a deixar montona.

Cores anlogas

Cores neutras.
Os cinzas e os marrons so consideradas as cores neutras, mas podem ser neutras tambm os tons de amarelos acinzentados, azuis e verdes acinzentados e os violetas amarronzados. A funo das cores neutras servir de complemento da cor aproximada, para dar-lhe profundidade, visto que as cores neutras em geral tem pouca reflexividade de luz.

O "calor" das cores.


A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores tm de parecer quentes ou frias. Quando se divide um disco cromtico ao meio (figura acima) com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta, percebe-se que os vermelhos e laranjas do lado esquerdo, so cores quentes, vibrantes. Pr outro lado, os azuis e verdes do lados direito so cores frias, que transmitem sensaes de tranquilidade.

Matiz
a caracterstica que define e distingue uma cor. Vermelho, verde ou azul, pr exemplo, so matizes. Para se mudar o matiz de uma cor acrescenta-se a ela outro matiz.

Tom
Refere-se a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro, e essas gradaes so chamadas escalas tonais. Para se obter escalas tonais mais claras acrescenta-se

branco.

Diz respeito ao brilho da cor. Um matiz de intensidade alta ou forte vvido e saturado, enquanto o de intensidade baixa ou fraca caracteriza cores fracas ou "pastel". O disco de cores mostra que o amarelo tem intensidade alta enquanto a do violeta baixa. Conhecer a teoria das cores no suficiente para elaborar trabalhos interessantes, porm ajuda e muito a atingir objetivos quando estes envolverem o sentido da viso. Afinal o olho o rgo que capta as cores, passando a mensagem ao crebro que a identifica e associa com estes conceitos apresentados.

Intensidade

Caractersticas das cores:


Vermelho Amarelo Verde Azul Violeta Laranja Prpura Marrom, ocre e terras Branco Preto

Efeitos luminosos da cor.


Uma cor aparece quase sempre perto de outras e essa proximidade, de acordo com a caracterstica de cada uma das cores, provoca alteraes na luminosidade dessa cor em questo. Vejamos o exemplo:

Vejamos os dois retngulos cinza pequenos acima. O da esquerda, est envolto em uma cor violcea, o que faz com que ele o que faz com que ele tenha a tendncia de "puxar" a cor complementar do violeta que seria o amarelo. J o da direita, envolvido pr uma cor alaranjada, tende a "puxar" um tom complementar do laranja, o azul.

Vous aimerez peut-être aussi