Vous êtes sur la page 1sur 38

tica na Vida e no Trabalho

Pesquisado e Sistematizado por

Jos Faustino Jr.


Engenheiro e Consultor

O que se leva dessa vida a vida que se leva? Os fins justificam os meios? Todo homem tem seu preo? Experimente tudo, antes que morra? Quem tem pena do miservel fica no lugar dele? Quem for podre que se rache?

Inevitabilidade da tica
1. Podemos nos pronunciar sobre um determinado assunto de forma inteiramente objetiva, isto , isenta de quaisquer prconcepes ou pr-convices? 2. Podemos viver sem tomar decises diariamente?

Inevitabilidade da tica
1. Tomamos diariamente dezenas de decises. Fazemos escolhas, optamos, resolvemos e determinamos aquilo que tem a ver com nossa vida individual, a vida da empresa e de nossos semelhantes. Essas decises so tomadas no vcuo, isto , sem referenciais?

Decido, logo existo


1. As escolhas que tomamos so invariavelmente influenciadas pelo horizonte do nosso prprio mundo individual e social. 2. Ao elegermos uma determinada soluo em detrimento de outra, o fazemos baseados num padro, num conjunto de valores do que acreditamos ser certo ou errado. 3. isso que chamamos de tica.

Origem da palavra:
A nossa palavra "tica" vem do grego eqikh, que significa um hbito, costume ou rito. Com o tempo, passou a designar qualquer conjunto de princpios ideais da conduta humana, as normas a que devem ajustar-se as relaes entre os diversos membros de uma sociedade.

Ento, o que tica?


tica o conjunto de valores ou padro pelo qual uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decises.

Alternativas ticas
Cada um de ns, por mais influenciado que seja pelo relativismo e pelo pluralismo de nossos dias, tem um sistema de valores interno que consulta no processo de fazer escolhas. Nem sempre estamos conscientes dos valores que compem esse sistema, mas eles esto l, influenciando decisivamente nossas opes.

Principais alternativas ticas de acordo com o seu princpio orientador fundamental:


1. ticas Humansticas Hedonismo Utilitarismo Existencialismo 2. tica Naturalstica 3. ticas Religiosas Crists No Crists

ticas Humanistas:
Tomam o ser humano como referncia para todos os valores e princpios. (Protgoras, 485-410 AC): "O homem a medida de todas as coisas

Hedonismo
1.O certo aquilo que agradvel. A palavra "hedonismo" vem do grego Ihdonh, "prazer". 2.Como movimento filosfico, teve sua origem nos ensinos de Epicuro: "Comamos e bebamos porque amanh morreremos". 3.O que se leva dessa vida a vida que se leva

Hedonismo
O epicurismo era um sistema de tica que ensinava, em linhas gerais: A busca do prazer pessoal acima de tudo A vida poltica e pblica, o casamento e a famlia so obstculos ao bem maior, que o prazer individual. Alguns chegavam a defender o suicdio, visto que a morte natural era dolorosa.

O Hedonismo hoje:
A tica natural do homem o hedonismo. O individualismo exacerbado e o materialismo moderno so formas atuais de hedonismo.

Utilitarismo
1. Tem como valor mximo o bem maior para o maior nmero de pessoas. 2. O certo o que for til" para a maioria. 3. As decises so julgadas, no em termos das motivaes ou princpios morais envolvidos, mas dos resultados que produzem. 4. Se uma escolha produz felicidade para as pessoas, ento correta. 5. Essa tica chega at a ensinar que cada indivduo deve sacrificar seu prazer pelo da coletividade (ao contrrio do hedonismo).

Problemas com o Utilitarismo:


1. Relativismo: Quem vai determinar o que o bem da maioria? 2. Pragmatismo: Decises certas so aquelas que produzem resultados; 3. "os fins justificam os meios". 4. Pessoas influenciadas pelo utilitarismo escolhero solues simplesmente porque elas funcionam, sem indagar se so corretas ou no. 5. Utilitaristas enfatizam o mtodo em detrimento do contedo. Eles querem saber como e no por que. Exemplo moderno do utilitarismo: rouba mas faz

Existencialismo
1. O certo ter uma experincia, agir - o errado vegetar, ficar inerte. 2. Relativismo: no aceita valores morais e espirituais como absolutos. 3. Pessimismo: ceticismo quanto a um futuro da humanidade;

Pessoas existencialistas tentaro viver a vida com toda intensidade, e tomaro decises que levem a esse fim. Pode defender o uso de drogas, o homossexualismo e o adultrio.

O existencialismo hoje:
1. o sistema tico dominante em nossa sociedade moderna. 2. Sua influencia percebe-se em todo lugar. 3. A sociedade atual tende a validar eticamente atitudes tomadas com base na experincia individual.

tica Naturalstica
Sistema tico que toma como base o processo e as leis da natureza - O certo o natural a natureza nos d o padro a ser seguido. 1. A natureza ensina que somente os mais aptos sobrevivem e que os fracos, doentes, velhos e debilitados tendem a cair e a desaparecer medida que a natureza evolui. 2. Logo, tudo que contribuir para a seleo do mais forte e a sobrevivncia do mais apto, certo e bom; e tudo o que dificultar errado e mau.

A tica naturalstica tem alguns pressupostos baseados na teoria da evoluo:


1. A natureza e o homem so produtos da evoluo; 2. A seleo natural boa e certa.
Exemplo: Nietzsche considerava como virtudes reais a severidade, o egosmo e a agressividade; vcios seriam o amor, a humildade e a piedade.

Traos da tica Naturalstica hoje:


1. A tendncia de legitimar a eliminao dos menos aptos se observa nas tentativas de legalizar o aborto e a eutansia em quaisquer circunstncias. 2. Pichaes feitas por neo-nazistas nos muros de So Paulo contra negros, nordestinos e pobres. 3. Desprezo pelos temas indgenas e das populaes negras pobres africanas.

ticas Religiosas
1. Tm como referncia a divindade (Deus ou deuses) 2. Relao inseparvel entre tica e religio. 3. O juiz maior das questes ticas o que a divindade diz sobre o assunto. 4. O conceito de Deus influencia o cdigo tico e o comportamento. O que pensamos acerca de Deus ir certamente influenciar nosso sistema interno de valores bem como o processo decisrio que enfrentamos todos os dias. Isso vale tambm para ateus e agnsticos.

ticas Religiosas No Crists Mitologia Greco-romana


1. Deuses concebidos como similares aos homens, com paixes e desejos bem humanos e sem muitos padres morais Alm de dominarem foras da natureza, o que tornava os deuses distintos dos homens que esses ltimos eram mortais. A religio grega clssica no impunha demandas e restries ao comportamento de seus adeptos

2.

3.

ticas Religiosas No Crists Hindusmo:


1. Terceira maior e a mais antiga tradio religiosa do mundo, com quase 1 bilho de seguidores, a maioria na ndia. 2. Acreditam num esprito supremo csmico, que adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. 3. O hindusmo centrado sobre uma variedade de prticas que so vistas como meios de ajudar o indivduo a experimentar a divindade que est em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.

ticas Religiosas No Crists

Budismo
Famlia de crenas e prticas considerada por muitos uma religio, baseada nos ensinamentos atribudos a Siddhartha Gautama, comumente conhecido como "O Buda" (o Iluminado), Crenas principais 1. No existe nenhum Deus absoluto ou pessoal: A existncia do mal e do sofrimento uma refutao da crena em Deus. 2. Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus prprios caminhos espirituais e transcendentais. 3. O homem no tem nenhum valor e sua existncia temporria. 4. As foras do universo procuraro meios para que todos os homens sejam iluminados (salvos). 5. Reencarnao - a vida se caracteriza em transies. 6. O impedimento para a iluminao a ignorncia. 7. Deve-se combater a ignorncia lendo e estudando.

Posio tica do Budismo:


Existem cinco preceitos a serem seguidos:
1. 2. 3. 4. 5. proibio de matar proibio de roubar proibio de ter relaes sexuais ilcitas proibio do falso testemunho proibio do uso de drogas e lcool

Princpios o Budismo:
1. A existncia implica a dor - O nascimento, a idade, a morte e os desejos so sofrimentos. 2. A origem da dor o desejo e o afeto - As pessoas buscam prazeres, buscam alegria que leva a mais sofrimento. 3. Buscam o fim da dor, que s possvel com o fim do desejo. A pessoa deve renunciar a todo prazer atravs dos sentidos No trazer prejuzo a nada ou a ningum. A pessoa deve estar alerta, livre de desejo e da dor. Ao abandonar todos os prazeres sensuais, a pessoa deve entrar nos graus da meditao, produzidos pela concentrao.

O descompasso com a prtica:


Obs. : A Empreiteira Gautama tem esse nome em homenagem ao prncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda, por volta do sculo VI, fundador do Budismo. O nome escolhido visava sinalizar para os valores budistas como bases para a operao da empresa. As prticas dessa empresa vieram a demonstrar o desencontro com seus valores estabelecidos.

A tica Crist
A tica crist o sistema de valores morais associado ao Cristianismo histrico e que retira dele a sustentao teolgica e filosfica de seus preceitos. Como as demais ticas j mencionadas acima, a tica crist opera a partir de diversos pressupostos e conceitos que acredita esto revelados nas Escrituras Sagradas pelo nico Deus verdadeiro.

A tica Crist
Quais so seus pressupostos religiosos?
1. A existncia de um nico Deus verdadeiro, criador dos cus e da terra. 2. A humanidade est num estado decado, diferente daquele em que foi criada. 3. O homem no moralmente neutro, mas inclinado a tomar decises contrrias a Deus, ao prximo. 4. Deus revelou-se humanidade.

Encarando o problema de frente:


Anadyr de Mendona Rodrigues Corregedoria-Geral da Unio carta a Joo Ubaldo RibeiroJulho/2001

1. Aceitar, sem hipocrisia, a realidade falvel do ser humano 2. Uma vez aceita esta verdade natural, trabalhar para prevenir e curar as mazelas dessa condio, mas de modo racional e til, sem a histeria dos fariseus 3. Usar as liberdades individuais, enfim plenamente readquiridas, em prol do bem estar coletivo 4. Evitar vergastar nossa nacionalidade com a chibata da autoridicularizao

VIRTUDES PROFISSIONAIS
Senso de responsabilidade o elemento fundamental da empregabilidade. Sem responsabilidade a pessoa no pode demonstrar lealdade, nem esprito de iniciativa. Lealdade Um funcionrio leal se alegra quando a organizao ou seu departamento bem sucedido Defesa da organizao, orgulho de fazer parte dela, fala positivamente sobre ela e a defende-a de crticas. Iniciativa Fazer algo no interesse da organizao significa Ter iniciativa no quer dizer apenas iniciar um projeto no interesse da organizao ou da equipe, mas tambm assumir responsabilidade por sua complementao e implementao.

Outras qualidades que so importantes no exerccio de uma profisso:


Honestidade 1. Est relacionada confiana que nos depositada perante os bens e direitos de terceiros 2. a primeira virtude no campo profissional. 3. um princpio que no admite relatividade, tolerncia ou interpretaes circunstanciais. Sigilo 1. Respeito aos segredos das pessoas, dos negcios e das empresas 2. Uma informao sigilosa algo que nos confiado e cuja preservao de silncio obrigatria.

Outras qualidades que so importantes no exerccio de uma profisso:


Competncia 1. o exerccio do conhecimento de forma adequada e persistente 2. Devemos busc-la sempre. A funo de um citarista tocar ctara, e a de um bom citarista toc-la bem. (ARISTTELES, P.24). Prudncia 1. Habilidade de analisar situaes complexas e difceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa; 2. Contribui para a maior segurana, principalmente das decises a serem tomadas. 3. indispensvel nos casos de decises srias e graves, evita os julgamentos apressados e as lutas ou discusses inteis.

Outras qualidades que so importantes no exerccio de uma profisso:


Coragem 1. Todo profissional precisa ter coragem, pois ela o ajuda a reagir s crticas injustas, e a defender-se dignamente quando cnscio de seu dever. 2. Ter coragem para tomar decises indispensveis e importantes para a eficincia do trabalho, sem levar em conta possveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou colegas. Perseverana 1. Todo trabalho est sujeito a incompreenses, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem se entregar a decepes ou mgoas.

Outras qualidades que so importantes no exerccio de uma profisso:


Compreenso 1. Facilita a aproximao e o dilogo, to importante no relacionamento profissional. Humildade 1. O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que no o dono da verdade, 2. Bom senso e a inteligncia so propriedade de um grande nmero de pessoas.

Outras qualidades que so importantes no exerccio de uma profisso:


Imparcialidade 1. Contrapor-se aos preconceitos, 2. Reagir contra os mitos (em nossa poca dinheiro, tcnica...), 3. Defender os verdadeiros valores sociais e ticos, 4. Assumir posio justa nas situaes dirias no trabalho Otimismo 1. Acreditar na capacidade de realizao da pessoa humana e no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom humor.

Todo homem tem seu preo Os fins justificam os meios O que se leva dessa vida a vida que se leva Qual o motivo para fazer diferena?

Obrigado!

Vous aimerez peut-être aussi