Vous êtes sur la page 1sur 11

PATRIMNIO PBLICO Kvio Dias Barbosa Lopes

1. O QUE PATRIMNIO PBLICO? Numa concepo restrita: o conjunto de bens e direitos, mensurvel em dinheiro, que pertence Unio, a um Estado, a um Municpio, a uma autarquia ou empresa pblica. (Art. 1, 1, Lei 4.717/65) Concepo ampla: conjunto de bens e direitos de valor econmico, artstico, esttico, histrico ou turstico, que pertence ao povo, para o qual o Estado e a Administrao existem.

BENS PBLICOS

2. O QUE SO BENS PBLICOS? tudo aquilo avaliado em dinheiro e que satisfaa as necessidades pblicas pertencentes Unio, aos Estados, aos Municpios, ao DF aos Territrios, autarquias e empresas pblicas. 3. QUANTO A SUA DESTINAO, COMO CLASSIFICAM OS BENS PBLICOS? De uso comum do povo: so destinados, por natureza ou lei, ao uso coletivo, e podem ser utilizados por todos sem necessidade de consentimento. Ex. rios, mares, estradas, ruas e praas. De uso especial: destinados ao uso da administrao e ao servio pblico. Ex. prdios, terrenos, veculos, mveis, cemitrios, teatros, materiais de consumo. Dominicais: no tem destinao pbica definida, podendo ser aplicados para obteno de renda. Ex. imveis no utilizados pela administrao, terras devolutas, bens mveis inservveis. Esta classificao disposta no art. 99 do Cdigo Civil, da porque denominada Classificao Legal.

4. PARA FINS DE REGISTROS CONTBEIS, COMO SE CLASSIFICAM OS BENS PBLICOS? Bens Mveis que compreendem os mobilirios em geral, os utenslios, veculos, aeronaves, embarcaes, equipamentos, materiais etc. Bens Imveis que correspondem aos terrenos e edificaes (escolas, hospitais, sede do Poder Executivo e Legislativo), etc. Bens de Natureza Industrial bens utilizados no funcionamento de estabelecimentos industriais.

5. COMO SO ADQUIRIDOS OS BENS PBLICOS MUNICIPAIS? H vrias formas de aquisio de bens pelo Poder Pblico. Elas so regidas pelo: Direito Privado compra e venda, recebimento de bens de doao, permuta, herana, usucapio, inveno (achado de coisa perdida) etc. Direito Pblico desapropriao, aquisio por fora de lei ou processo judicial (Execuo), investidura, etc. Os bens dos municpios so adquiridos atravs de desapropriao, de processo de Execuo, ou outros tipos de aquisio de natureza privada (compra e venda, recebimento de bens de doao, permuta, herana, usucapio, inveno (achado de coisa perdida) e por fora de dispositivo constitucional ou legal. Os bens municipais adquiridos por fora de dispositivo constitucional ou legal seguem o critrio de excluso. Assim, eliminando os bens da Unio e dos Estados previstos nos Arts. 20 e 26 da Constituio Federal, respectivamente, os bens e mveis e imveis que restarem e estiverem em seu domnio, a renda por eles auferidas e as guas fluentes, emergentes e em depsitos localizadas no territrio de um s Municpio, a ele pertence. 6. POSSVEL SE DESFAZER DE BENS PBLICOS? Os bens de uso comum e de uso especial, em regra, so inalienveis, j que os mesmos encontram-se afetados a uma finalidade pblica especfica. Esta regra, entretanto, no absoluta. Se os mesmos perderem a destinao pblica, podero passar categoria de bens dominicais, podendo ser desafetados em decorrncia de lei.

Os bens dominicais, entretanto, uma vez que no so afetados a uma finalidade pblica especfica, podem ser alienados a qualquer tempo, atravs dos institutos de direito privado (compra e venda, doao, permuta) ou de direito pblico (investidura, retrocesso, etc.). O gestor pblico poder desfazer de bens pblicos (mveis ou imveis), desde que haja interesse pblico devidamente justificado e o valor esteja de acordo com o preo de mercado (avaliao prvia). Devem-se observar, ainda as seguintes regras, no caso de: Imveis adquirir autorizao legislativa e realizar licitao na modalidade de concorrncia. Em se tratando de alienao de imveis, a licitao dispensada nos casos de dao em pagamento, doao ou venda para outro rgo ou entidade da administrao pblica, permuta com outro imvel, etc. Mvel realizar licitao, normalmente na modalidade leilo, salvo nos casos de doao para fins de uso de interesse social, venda para outro rgo ou entidade da administrao pblica, permuta, etc. em que dispensado o processo licitatrio. comum a alienao de bens mveis na administrao pblica, sobretudo de bens considerados inservveis, aqueles que no prestam mais ao servio pblico, em decorrncia do desgaste natural do tempo. A alienao de bens mveis e imveis tratada nos Arts. 17 a 19 da Lei n. 8.666/93 que disciplina o processo de alienao dos bens mveis e imveis. vedada a aplicao de receita de capital proveniente da venda de bens e direitos para financiamento de despesas correntes, salvo disposies legais contrrias. O valor advindo da venda de um bem deve, pois, ser investido na aquisio de outros bens (despesas de capital) ou destinado por lei ao regime de previdncia. (Art. 44 da Lei Complementar n. 101/00) As guias de receita referentes alienao de bens do patrimnio pblico, o processo licitatrio e a autorizao legislativa devero ser juntadas aos documentos da prestao de contas mensal a serem enviados ao TCM, tal como determina a Resoluo n. 1.060/05. Ocorrendo a alienao de bens pblicos necessrio proceder imediata baixa no inventrio, mantendo o mesmo sempre atualizado.

PRECISO CUIDAR DO PATRIMNIO PBLICO

7. QUEM DEVE CUIDAR DO PATRIMNIO PBLICO? Quando o patrimnio estiver vinculado a um determinado ente federado Unio, a um Estado ou a um Municpio - a ele cabe, atravs dos seus agentes pblicos, em primeiro lugar, adotar todas as providncias necessrias sua preservao e conservao. No caso do Municpio, a responsabilidade direta pelo zelo com o patrimnio pblico em regra do (a) Prefeito (a). Ele pode, entretanto, dividir esta responsabilidade como os demais agentes pblicos (Secretrios, Diretores de Departamento e ao Encarregado do Setor de Patrimnio, devidamente nomeado para tal funo). Basta, para isto, delegar tal responsabilidade atravs de Decreto.

No se pode perder de vista, as responsabilidade indireta de toda a populao, em relao ao cuidado com o patrimnio pblico. Isto porque, sendo o patrimnio pblico pertencente ao povo a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendendo-o, inclusive judicialmente, atravs de Ao Popular. (Art. 1, Lei 4.717/65).

8. COMO CUIDAR DO PATRIMNIO PBLICO MUNICIPAL? O gestor pblico municipal, assim como nas demais esferas, dever promover a adoo de procedimentos administrativos e contbeis que garantam o bom uso do patrimnio pblico. Entre as medidas a serem adotadas pelo gestor pblico, destaca-se a realizao de Inventrios Anuais. (Arts. 94 a 96 da Lei n. 4.320/64 e Art. 9 , Item 18 da Resoluo n. 1.060/05 do TCM).

9. O QUE INVENTRIO? Inventrio o ato de arrolar e descrever, coordenadamente, todos os bens e valores do Patrimnio, num determinando instante. O resumo do inventrio registrado no Balano Patrimonial da Contabilidade do ente pblico. 10. QUAL A FINALIDADE DO INVENTRIO PBLICO ANUAL? O objeto do inventrio apurar o valor exato e real dos bens e valores do Patrimnio num determinado momento. Nas Administraes Pblicas o objeto dos Inventrios Pblicos Anuais possibilitar a fiscalizao dos seus bens patrimoniais, alm de delegar aos

agentes a responsabilizao pelos respectivos materiais. A tomada de contas desses agentes ter por base os inventrios anuais. A Resoluo n. 1.060/05 do TCM/Ba, no Item 18 do Art. 9 dispe que o Inventrio Anual dever abranger os bens (mveis e imveis), crditos e importncias constantes no Ativo Permanente e Realizvel. No estudo vamos ater apenas ao Inventrio Anual dos Bens Pblicos. 11. COMO REALIZAR O INVENTRIO ANUAL DOS BENS PBLICOS? Como dito acima, o Inventrio Anual dever abranger: os bens mveis (materiais de consumo e matrias permanentes) e os bens imveis (Art. 96 da Lei n. 4.320/64 e Art. 9, Item 18, da Res. n. 1.060/05 do TCM/Ba). O gestor dever realizar Inventrios distintos para os materiais de consumo e matrias permanentes. Segundo a Portaria n. 448/02 da Secretria do Tesouro Nacional considerase: Material de Consumo, aquele que, em razo de seu uso corrente e da definio da Lei n. 4.320/64, perde normalmente sua identidade fsica e/ou tem sua utilizao limitada h dois anos; Material Permanente, aquele que, em razo de seu uso corrente, no perde a sua identidade fsica, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.

12. COMO REALIZAR O INVENTRIO ANUAL DOS BENS MVEIS? Para proceder realizao do Inventrio Anual dos Bens Mveis (materiais permanentes ou material de consumo) o Gestor dever cumprir, em regra, 4 (quatro) etapas a saber: Nomeao de Comisso; Levantamento, Arrolamento, Avaliao e Registro do Patrimnio; Gerar Relatrio do Inventrio e envi-lo para TCM; Lana dados do Inventrio no Balano Patrimonial; 12.1 - COMO PROCEDER NOMEAO DE COMISSO DE INVENTRIO? Inicialmente o Prefeito Municipal dever editar Decreto instituindo Comisso para proceder ao Inventrio dos Bens Mveis (materiais permanentes ou material de consumo), que dever ocorrer num determinado espao de tempo, sendo proibido a movimentao patrimonial ou de material no perodo.

12.2 - COMO PROCEDER AO LEVANTAMENTO, ARROLAMENTO, AVALIAO E REGISTRO DO PATRIMNIO PARA FINS DE INVENTRIO? Esta comisso dever localizar os bens, identific-los, promover o grupamento, isto , a reunio dos elementos que apresentam as mesmas caractersticas, e por fim proceder mensurao ou contagem. Nesta fase deve-se buscar fazer descrio minuciosa dos bens e suas propriedades, de modo a garantir a sua individualizao, devendo proceder, no caso especfico dos materiais permanentes, ainda, a sua identificao atravs de plaquetas metlicas, preferencialmente com cdigo de barras, adesivo (veculos), carimbo (livros). necessrio indicar, tambm, os responsveis pela guarda e conservao dos bens, atravs da lavratura de termo de responsabilidade, atribuindo-lhes certo valor. A avaliao dos componentes patrimoniais das entidades pblicas disciplinada pelo Art. 106 da Lei Federal n. 4.320/64. Por fim, dever registr-los em livro prprio impresso ou eletrnico, atribuindolhes um nmero seqenciado procedimento denominado de Tombamento. 12.3 - COMO GERAR RELATRIO DO INVENTRIO ANUAL? Ao final do trabalho, a Comisso de Inventrio dever gerar o Relatrio Impresso do Inventrio Analtico Anual dos materiais permanentes e de consumo que dever ser enviado ao Tribunal de Contas dos Municpios da Bahia, juntamente com a documentao da prestao de contas anual, nos termos do disposto na Lei n. 4.320/64 e na Resoluo n. 1.060/05 do TCM. O relatrio de inventrio dever conter os seguintes dados: Nmero do respectivo tombamento; Descrio e caractersticas do bem; Documento especfico da aquisio (nmero da nota fiscal); Valor da aquisio, Localizao; Estado de conservao; Outras informaes pertinentes. O inventrio anual uma preciosa ferramenta de controle e fiscalizao do gestor, evitando a apropriao indevida e a m conservao do bem pblico. Atravs da contagem fsica anual o gestor poder acompanhar a evoluo patrimonial do Municpio, identificando precisamente quantos bens o Municpio possui, onde eles se encontram e quem so os servidores responsveis por sua guarda e conservao. 12. 4 - O QUE FAZER COM OS DADOS DO INVENTRIO?

O resultado do inventrio dever ser registrado no Balano Patrimonial do Municpio, seguindo, para tanto, as diretrizes dispostas na Lei n. 4.320/64. Isto, porque, como dito acima, o patrimnio pblico bens e direitos, de valor econmico, que pertencem Unio, a um Estado, a um Municpio, a uma autarquia ou empresa pblica. Para tanto, devem ser registrados na Contabilidade do Municpio a ttulo de controle e fiscalizao. O patrimnio publico e sua variao ao longo do tempo registrado contabilmente atravs dos Balanos Patrimoniais, disciplinados pela Lei n. 4.320/64. O conjunto de bens e direitos menos as obrigaes, compreende o patrimnio lquido de um ente federado a saber: ATIVO Bens - Mveis - Imveis - Bens de Natureza Industrial Direitos - Crditos - Valores PASSIVO ( - ) Obrigaes - Dvidas - Dbitos

(=) Patrimnio Lquido

O patrimnio pblico lquido de um ente federado poder ser positivo ou negativo. Se o conjunto de bens e direitos for maior que as obrigaes, o patrimnio liquido ser positivo (Ativo Real Lquido). Se a soma das obrigaes, entretanto, superar o valor dos bens e direitos, o passivo ser negativo (Passivo Real a Descoberto). 13. COMO MANTER O INVENTRIO ANUAL ATUALIZADO? Para manter o Inventrio Anual Atualizado importante nomear um encarregado do setor de patrimnio, a quem caber zelar pela guarda do inventrio, a atualizao de seus dados, fruto de novas incorporaes, baixa ou da movimentao do bem de uma unidade para outra. Realizado o primeiro Inventrio, preciso adotar procedimentos que garantam a atualizao permanente dos dados, facilitando o trabalho de Comisso que, nos meses que antecederem ao final do ano, devero apenas proceder contagem fsica dos bens a ttulo de conferncia e controle, atualizando o Relatrio que deve ser enviado anualmente ao TCM. Assim, quando a administrao adquirir um bem mvel novo, o encarregado do setor de patrimnio dever ser avisado. Com a nota fiscal, promova o emplaquetamento, o adesivamento (veculos) ou carimbo (Livros), identifique o

servidor responsvel e confeccione o termo de guarda e responsabilidade, procedendo atualizao do registro do inventrio, com o tombamento do bem no livro impresso ou eletrnico. Os bens adquiridos com recursos de convnio, devem ser incorporados ao patrimnio pblico dos municpios, tal como determina a Instruo Normativa n. 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Os mesmos devem, pois, ser registrados no Inventrio do Municpio, e identificados atravs de plaquetas, adesivo (veculo) ou carimbo (livros) com a indicao do convnio que o originou. Tambm da responsabilidade do encarregado do patrimnio acompanhar a movimentao dos bens permanentes de uma unidade para outra dentro da prpria administrao, celebrando termo de transferncia, guarda e responsabilidade do bem quando o fato ocorrer, procedendo atualizao do registro do inventrio de modo a mant-lo sempre atualizado. dele tambm, a responsabilidade por manter atualizados os arquivos de nota fiscais e termos de responsabilidade, documentos que do credibilidade ao inventrio. VECULOS E COMBUSTVEL 14. QUAIS SO SO CUIDADOS ESPECIAIS QUE SE DEVE TER COM OS VECULOS E MQUINAS? Os veculos e mquinas so espcie de bens mveis (materiais permanentes), aplicando a eles todas as recomendaes anteriores, inclusive a realizao de Inventrio Anual, alm das seguintes: Realizar cadastro dos veculos e mquinas pertencentes Administrao Pblica ou fruto de locaes, promovendo o seu registro em Livro de Patrimnio e no Inventrio Anual. Colar adesivo nos veculos e mquinas identificando o uso exclusivo em servio. Promover a fixao de placas chapa branca, conforme autoriza a legislao de trnsito; Autorizar a utilizao de veculos e mquinas somente no interesse do servio pblico; Providenciar o licenciamento anual dos veculos e mquinas, solicitando imunidade do pagamento do IPVA e quitando o Seguro Obrigatrio; 15. QUAIS SO CONDUTORES? AS ROTINAS A SEREM OBSERVADAS PELOS

Proceder a inspees peridicas, verificando o estado de conservao;

Verificar nveis de leo, gua e a presso dos pneus antes de movimentar; Conferir a existncia dos acessrios de segurana (macaco, chave de rodas, tringulo, extintor de incndio); Manter as chaves dos veculos e mquinas em local seguro e de acesso restrito; Preencher tabela de controle de quilometragem ao sair e ao retornar; Levar veculos para servios mecnicos programados; Recolher os veculos e mquinas na garagem, aps o expediente; Respeitar as leis de trnsito, como controle de velocidade, uso de cinto de segurana entre outras regras, evitando a incidncia de multas;

16. COMO PROCEDER AO CONTROLE DE COMBUSTVEL? Autorizar o abastecimento de veculos, conforme modelo prprio; Elaborar e garantir o preenchimento de mapas individuais de controle de quilometragem e consumo de combustvel, fazendo comparativos mensais;

FISCALIZAO E CONTROLE DO PATRIMNIO PBLICO 17. POR QUE NECESSRIO FISCALIZAR E CONTROLAR O USO DO PATRIMNIO PBLICO? Para evitar a prtica de atos lesivos ao patrimnio pblico e a conseqente nulidade, evitando o desvio de finalidade pblica, a m conservao do patrimnio pblico e o desperdcio dos recursos pblicos, com prejuzo para toda a populao. Para garantir a preservao dos recursos pblicos, sobrando dinheiro para investir em obras e programas importantes para a sociedade. Buscando evitar a responsabilizao do gestor, atravs de aes de natureza penal e civil, ou fruto de Ao de Improbidade Administrativa movida pelo Ministrio Pblico em decorrncia da prtica de atos lesivos ao patrimnio pblico. 18. QUAIS AS SANES PARA QUEM APROPRIA OU CAUSA LESO AO PATRIMNIO PBLICO?

Todo aquele que, por ao ou omisso, gera leso ao patrimnio pblico, ou ainda, de forma ilcita, se apropria do mesmo, est sujeito a responder pelo crime de Improbidade administrativa, previsto na Lei n. 8.429/92.

Assim, ocorrendo leso ao patrimnio pblico, por ao ou omisso, a pena o ressarcimento integral do dano. Havendo, por sua vez, apropriao ilcita de patrimnio pblico o responsvel estar sujeito, sem prejuzo de outras sanes penais, civis e administrativas, (ao): Perda dos bens acrescidos ilicitamente e da funo pblica; Suspenso dos direitos polticos de cinco a oito anos; Pagamento de multa e proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo cinco anos.

19. COMO FAZER A FISCALIZAAO E CONTROLE DO SETOR DE PATRIMNIO E DO USO DE VECULOS? O TCM/Ba editou a Resoluo n. 1.120/05 obriga a instituio dos Sistema de Controle Interno das Prefeituras e Cmaras de Vereadores baiana, criando rotinas de controle e fiscalizao do patrimnio pblico. Buscando cumprir as funes dispostas na citada Resoluo a Controladoria dever: a) Editar Instruo Normativa buscando regulamentar a rotina de funcionamento do setor ou encarregado do patrimnio; b) Realizar auditoria no setor de patrimnio, uso veculo de modo a verificar o cumprimento do disposto nos arts. 11 e 12 da Resoluo, em especial a edio do inventrio anual e sua freqente atualizao.

20. A QUE CONCLUSO NS CHEGAMOS? Zelar pela boa e regular utilizao do patrimnio pblico dever de todos, pois este conjunto de bens e direito pertence populao. Realizar inventrios peridicos mant-los atualizados, identificar o servidor responsvel pela guarda e conservao dos bem, organizar os setores de patrimnio e controle de frota um importante mecanismo para evitar a apropriao indevida, o desvio do patrimnio pblico e a responsabilizao jurdica do gestor.

10

Informaes do Autor: Kvio Dias Barbosa Lopes - Advogado, Especialista em Gesto Pblica (Uneb) e Secretrio Municipal Chefe da Controladoria Geral do Municpio de Lauro de Freitas (Ba).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Di Pietro, Maria Sylvia Zanella Direito Administrativo. 19 Edio, So Paulo:Editora Atlas, 2006. Botelho, Milton Mendes Manual Prtico de Controle Interno na Administrao Pblica Municipal. 1 Ed., 2 Tir., Curitiba: Editora Juru, 2006. o, artstico, esttico, histrico ou turstico, que pertencem Unio, Estado, Municpio, autarquia ou empresa pblica. (Art. 1, 1, Lei 4.717/65)

11

Vous aimerez peut-être aussi