Vous êtes sur la page 1sur 3

Grupo Parlamentar

Deputado Jos Ribeiro e Castro

A Sua Excelncia Presidente da Assembleia da Repblica Dr. Assuno Esteves Palcio de So Bento LISBOA

Lisboa, 10 de Maio de 2012

Senhora Presidente, Excelncia,

Est prevista para amanh a votao final global da Proposta de Lei n. 46/XII, relativa reviso do Cdigo de Trabalho.

Como sabido, tem-se inscrito aqui a questo da eliminao de dias feriados, matria que conheceu importantes desenvolvimentos no ltimo dia de apreciao na especialidade em comisso parlamentar, anteontem, tera-feira, 8 de Maio. Esses desenvolvimentos de ltima hora tero decorrido, segundo noticirio pblico, de um acordo celebrado entre o Estado portugus e a Santa S, nesse mesmo dia ou em data imediatamente anterior.

neste quadro que escrevo a Vossa Excelncia no sentido de solicitar que promova oficialmente com a maior urgncia as diligncias necessrias a que a Assembleia da Repblica possa conhecer o teor exacto do acordo celebrado entre Portugal e a Santa S, antes de ser chamada a deliberar em definitivo sobre matria que, ao menos em parte, decorrncia daquele.

Assembleia da Repblica Palcio de S. Bento 1249-068 Lisboa Telefone: 21 391 9233 Fax: 21 391 7456 Email: jrcastro@cds.parlamento.pt | gp_pp@cds.parlamento.pt http://cds.parlamento.pt

Na verdade, sabido que a matria dos chamados feriados religiosos est directamente regulada pela Concordata, relevando sobretudo o estatudo nos respectivos artigo 3 e artigo 30. Em sntese, no querendo entrar aqui em grandes pormenores e desenvolvimentos, a lei no poderia dispor

diferentemente sobre esta matria, seno depois de adequadamente revisto o texto da Concordata ou celebrado acordo complementar bastante. Era isso, alis, que estava subjacente verso original do artigo 9 da PPL 46/XII, que procurava mal contornar tal dificuldade.

Na tarde do passado dia 8 de Maio, foi tornado pblico que Portugal e o Vaticano chegaram a acordo sobre a matria dos feriados religiosos, falando-se, em comunicados oficiais dos dois lados, de uma suspenso de dois desses feriados por um perodo de cinco anos. E, acto contnuo, foram introduzidas na proposta de lei, por via do debate na especialidade, alteraes emergentes desse acordo, a saber: a substituio nos feriados eliminados do 15 de Agosto pelo 1 de Novembro; e a entrada em vigor apenas em 2013 das normas referentes a eliminao de feriados, tanto civis, como religiosos. O texto, aprovado na especialidade e sobre que votaremos a final, fala, todavia, de eliminao de feriados e em lugar nenhum de suspenso, como teria sido internacionalmente acordado.

A Constituio dispe o seguinte o artigo 8, n. 2 da Constituio: Artigo 8. Direito internacional 2. As normas constantes de convenes internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas vigoram na ordem interna aps a sua publicao oficial e enquanto vincularem internacionalmente o Estado Portugus. Daqui, quanto a esta questo especfica, resultam duas consequncias: uma, estritamente jurdica; outra, porventura poltica e jurdica tambm.

A primeira corresponde ao facto de que, independentemente do novo acordo

2.

que, por estes dias, tenha sido celebrado entre a Santa S e Portugal, a verdade insofismvel a de que o texto concordatrio que vlido, est publicado e, portanto, vigora unicamente o texto original de 2004, aprovado pela Resoluo da Assembleia da Repblica n 74/2004, in DR, I-A, de 16 de Novembro de 2004. E pode ser questionada, portanto, e merece ser examinada, a constitucionalidade e a legalidade internacional de uma deliberao legislativa diferente por parte da Assembleia da Repblica antes de nova publicao oficial do novo instrumento regulador internacional.

A segunda respeita contradio aparente entre a simples suspenso de feriados, que teria sido acordada em acto diplomtico suficiente, e a definitiva eliminao de feriados, como est previsto no texto da PPL em referncia. Ora, esta questo que da maior relevncia quer do ponto de vista da deciso poltica, quer na perspectiva da regularidade jurdica das deliberaes legislativas do Parlamento, s pode obviamente ser aferida atravs do conhecimento directo e integral do acordo ora concludo e assinado entre o Estado Portugus e a Santa S. Em bom rigor, alis, esse acordo deveria ter o seu processo de aprovao devidamente concludo e estar publicado no Dirio da Repblica, antes de, dele, podermos extrair qualquer efeito til. Mas, o mnimo dos mnimos que o possamos conhecer antes de votar leis que, em parte, o tm como referncia incontornvel.

Creio que, neste momento, qualquer falha ou lapso eventual ainda pode ser corrigido. Depois, poderia j ser irremedivel.

Na expectativa das diligncias e da resposta de Vossa Excelncia, apresento os melhores cumprimentos

Jos RIBEIRO E CASTRO

3.

Vous aimerez peut-être aussi