Vous êtes sur la page 1sur 6

Degraus: Como integr-los no projeto de um jardim

O resultado final de um jardim depende principalmente da harmonia com que os seus elementos so integrados. Os degraus de uma escada ou de separao entre diferentes nveis no podem simplesmente compor um conjunto isolado, mas sim fazer parte da "paisagem" do jardim. Eis algumas sugestes que podem ajudar a buscar esta harmonia: Muitas vezes, os degraus so elementos necessrios para fazer a ligao entre dois ou mais nveis no jardim. Porm, em alguns casos, eles podem ser includos no projeto com outras finalidades, entre elas, a de funcionar como um foco de ateno, um ponto especial em meio ao conjunto ou at servir como um local de parada em jardins extensos. Sejam quais forem os motivos da presena dos degraus em um projeto, preciso atentar para certos detalhes:

Considere sempre o tipo de material que est utilizando em todo o jardim e procure construir os degraus no mesmo estilo. Caso contrrio, ao invs de integr-lo ao conjunto, voc estar destacando-o como um elemento desarmnico; Os degraus devem ser largos e baixos, para que transmitam suavidade. Lances muito ngremes do um ar pesado e cansativo ao ambiente; O projeto geral do jardim que dar a orientao: caso o projeto permita, construa os degraus que unem nveis extensos adicionando curvas - fica bem mais gracioso e escultural; A harmonia e a beleza de um conjunto no so os nicos itens importantes. Segurana tambm fundamental. Ateno na hora de escolher o material: degraus muito lisos e escorregadios ou que facilitem a formao de poas de gua so bem perigosos; Jardins muito extensos ou onde h necessidade de transportar aparadores de grama, carrinhos de mo, equipamentos, ferramentas, etc., podem precisar do auxlio de rampas de acesso. Neste caso, como h espao disponvel, planeje a construo de pequenas rampas ao lado dos degraus ou trilhas sinuosas em declive.

Vrias opes Degraus em pedra, madeira, dormentes, tijolos ou gramados... so muitas as opes; cada uma delas adequada a um tipo ou estilo de jardim ou rea externa. O primeiro passo para a escolha fazer uma avaliao geral, levando em conta dois fatores:

se j existe um estilo definido, por exemplo, o rstico ou mais natural possvel, voc poder utilizar dormentes de estrada de ferro, grama e tijolos crus, fatias de troncos de rvores, toras e cascalhos, etc; se o projeto ainda no est definido e, conseqentemente, nem o estilo, saiba que pedras como ardsia, gois ou mineira do um acabamento mais clssico aos degraus.

Plantas & degraus Degraus gramados ou entremeados com plantas do um ar muito simptico e elegante ao projeto, apesar da manuteno ser mais trabalhosa. Caso seja esta a opo, preciso escolher as espcies de plantas com critrio, procurando aquelas que sejam mais durveis e que no cresam demais. Os degraus gramados podem ser construdos com a base em tijolos ou madeira. J para os degraus entremeados com plantas, preciso prever um espao para o plantio. Faa cavidades nas laterais ou deixe um espao livre nas juntas. As espcies mais indicadas so as utilizadas em forrao ou que produzam flores pequenas e delicadas como a maria-sem-vergonha (Impatiens). As ervas aromticas podem dar um toque campestre e perfumado - escolha entre as que no cresam muito como o poejo (Mentha pulegium) e o tomilho (Thymus vulgaris).

Mesa de jantar com madeira de demolio, com bordas em dormentes de trens. Eu fabrico em qualquer tamanho so criadas com muito bom gosto. Sugesto:

NO COMPRE NADA EM MVEIS SEM ANTES ME VISITAR!!!!!!!!!!!!!!!!! Rua Padre Diogo Feij,317 bairro Navegantes. Atendo com HORA AGENDADA, pois normaalmente estou na produo ou visitando lojistas que revendem meus mveis. Meu telefone para agendamento 51-9985.3971 Gilberto Merg

Vous aimerez peut-être aussi