Vous êtes sur la page 1sur 32

Empreendedorismo Prof. Msc. Camila H.

Gazal Fortaleza Tema 1 Motivao

O que empreendedorismo? 1. Maneira diferenciada de alocao de recursos. 2. Otimizao de processos organizacionais. 3. Criatividade: diminuio de custos e melhoria dos resultados. 4. Empreendedorismo: alm do ato de abrir empresas.

Aplicaes do Empreendedorismo Uma pequena empresa em incio de desenvolvimento; Uma mdia empresa em fase de crescimento; Uma empresa familiar em fase de profissionalizao; Uma ONG (Organizao No Governamental); Em entidades e rgos pblicos; Em associaes e cooperativas; Em empresas j estabelecidas, que buscam renovao e crescimento.

Conceito Empreendedorismo aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivao, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepo de oportunidades e a construo de um projeto de vida ideal.

Conceito O empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente atravs da introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao, ou pela explorao de novos recursos e materiais. Joseph Schumpeter (1949)

Ato de empreender Identificao, anlise e implementao de oportunidades de negcio; Foco a inovao e a criao de valor.; Criao de novas empresas; Empresas j estabelecidas.

Razes do Empreendedorismo Grandes I ndstrias x I novao Empreendedora


Velho modelo econmico ( era da manufatura) Dirigido pelos modelos clssicos Recursos escassos eram materiais raros Fora de trabalho (poder dos msculos) Retornos pequenos Economias de escala Barreiras de entrada Ativos fsicos Sobrevivncia dos maiores

Razes do Empreendedorismo Grandes I ndstrias x I novao Empreendedora


Novo modelo econmico ( era da inovao empreededora) Dirigido por novos modelos de negcios Recursos escassos so imaginao e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivncia dos mais rpidos O fim do emprego

Revoluo do Empreendedorismo

Motivao x Empreendedorismo Iniciativa para criar/ inovar e paixo pelo o que faz; Utilizar os recursos disponveis de forma criativa transformando o ambiente social e econmico onde vive; Aceitar assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

QUI Z: Mito ou Realidade?


1. Empreendedores so natos, nascem para o sucesso. 2. Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nvel de inteligncia, empreendedores de sucesso acumulam relevantes habilidades, experincias e contatos com o passar dos anos. 3. A capacidade de ter viso e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. 4. Empreendedores so jogadores que assumem riscos altssimos. 5. Empreendedores tomam riscos calculados. 6. Empreendedores evitam riscos desnecessrios.

Razes para se promover o empreendedorismo


1. Seja para fazer a mesma coisa de forma diferente ou para criar coisas novas, o empreendedor tende a estar sempre frente de pessoas menos empreendedoras. 2. Segundo Drucker (1987), um produto ou servio s pode de fato ser considerado uma inovao quando introduzido com sucesso no mercado. 3. Quanto mais indivduos buscarem se tornar empreendedores, maior a possibilidade de novas ideias e inovaes tornarem-se uma realidade.

Razes para se promover o empreendedorismo


4. Para a sociedade, isso significa maior variedade de produtos, melhor qualidade e menor preo. 5. O Estado, por sua vez, assegura uma maior arrecadao de tributos que, em tese, deve assegurar maiores benefcios para a populao. 6. Novos negcios so importantes para a substituio de empresas que no se reciclam e acabam desaparecendo e, alm disso, negcios com potencial inovador possibilitam o crescimento econmico, aumentam a competitividade da economia e provocam as empresas existentes para que se reciclem ou para que cumpram outros papis tambm necessrios na economia.

Caractersticas do Empreendedorismo Inteligncia Informao Idealizao Iniciativa Insistncia (persistncia)

Pesquisas indicam: Empreendedorismo oferece altos graus de realizao pessoal. A atividade empreendedora faz com que trabalho e prazer andem juntos. Difcil encontrar um empreendedor que queira de fato se aposentar.

Avanos Tecnolgicos Nmero maior de empreendedores. A competio econmica tambm fora os empresrios a iniciar novas formas de gesto de seus negcios. Era do empreendedorismo, em que nos deparamos com empreendedores quebrando barreiras comerciais e culturais, diminuindo distncias, renovando a economia e seus conceitos globais, desenvolvendo novas oportunidades de trabalho e gerando mais empregos.

Tema 2 Criatividade

O processo empreendedor Desenvolvimento Econmico Talento Pessoas. Tecnologia Ideias. Capital Recursos. Know-how Conhecimento.

O processo empreendedor I novao Tecnolgica Investimento em capital de risco. Infraestrutura de alta tecnologia. Ideias criativas. Cultura empreendedora focada na paixo pelo negcio.

Fases do Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade. Desenvolver o plano de negcios. Gerenciar a empresa criada. Determinar e captar os recursos necessrios.

QUI Z: A principal caracterstica do empreendedor sua capacidade de criao. Qual a sua opinio?

Atividade empreendedora

Atividade Empreendedora Os aspectos culturais dizem respeito ao background da pessoa e ao ambiente cultural em que ela cresceu. Os aspectos sociais - a importncia e o valor da famlia, o papel da mulher na sociedade, os padres de sucesso e a percepo que se tem das minorias tambm influenciam o empreendedorismo.

Atividade Empreendedora
Os aspectos geogrficos - variveis como a disponibilidade de know-how, proximidade do mercado e infraestrutura favorecem a elevao da atividade empreendedora. Os aspectos econmicos - uma constatao lgica que a taxa de empresas nascentes declina durante as recesses e aumenta em perodos de crescimento econmico.

QUI Z: Caractersticas Culturais Cultura Japonesa Cultura Brasileira Cultura Americana Cultura Europia

Barreiras importantes a serem transpostas no empreendedorismo no Brasil 1. Baixo nvel educacional da populao; 2. Legislao tributria e trabalhista arcaicas, complexas e extorsivas; 3. Dificuldades de acesso ao capital; 4. Limitaes de infra-instrutora, inclusive de segurana pblica.

Fatores que influenciam a deciso individual para se iniciar um novo negcio Finanas Aceitao Social Educao Apoio Familiar Seguridade Social Treinamento Carga Administrativa e Apoio Governo

Criatividade x Empreendedorismo

Processo que resulta em um produto novo, que aceito como til e/ ou satisfatrio por um nmero significativo de pessoas em algum ponto no tempo. Stein (1974)

Criatividade x Empreendedorismo

Novas ideias; Criar solues; Desafios do dia a dia um dos aspectos mais interessantes do empreendedorismo.

Processo de Criao

Por intermdio de um produto totalmente novo; de mudanas no processo produtivo; De uma forma mais eficiente de se prestar um servio; Do aperfeioamento de algo que j exista.

Roger von Oech ( 1998) identifica dez barreiras mentais que limitam a criatividade
A busca pela resposta certa. Foco excessivo na lgica. Obedincia cega s normas. Praticidade constante. Percepo de brincadeiras como algo frvolo. Superespecializao. Fuga da ambiguidade. Temor de parecer tolo. Temor de erros e do fracasso. A certeza de no ser uma pessoa criativa

I novar e criar so duas qualidades inerentes ao empreendedorismo. O empreendedor carrega estes dois instrumentos, um em cada mo.

Vous aimerez peut-être aussi