Vous êtes sur la page 1sur 20

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS PRONUNCIAMENTO TCNICO CPC 08 (R1) Custos de Transao e Prmios na Emisso de Ttulos e Valores Mobilirios Correlao

s Normas Internacionais de Contabilidade IAS 32, itens IN6, IN14, 11, 33, 34, 35, 37, 38 e IAS 39, itens 9, 43, 47 (BV2010)

ndice OBJETIVO ALCANCE DEFINIES CONTABILIZAO DAS CAPTAES DE RECURSOS PARA O CAPITAL PRPRIO CONTABILIZAO DA AQUISIO DE AES DE EMISSO PRPRIA (AES EM TESOURARIA) CONTABILIZAO DA CAPTAO DE RECURSOS DE TERCEIROS ALOCAO DE CUSTOS DE TRANSAO QUANDO DA EMISSO DE INSTRUMENTO COMPOSTO OU NA OCORRNCIA DE MAIS DE UMA DISTRIBUIO CONCOMITANTE CONTABILIZAO TEMPORRIA DOS CUSTOS DE TRANSAO DIVULGAO EXEMPLOS ILUSTRATIVOS

Item 1 2 3 47 8 10 11 18 18A - 18B 19 20

CPC_08(R1)

Objetivo
1. O objetivo do presente Pronunciamento Tcnico estabelecer o tratamento contbil aplicvel ao reconhecimento, mensurao e divulgao dos custos de transao incorridos e dos prmios recebidos no processo de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais e/ou de dvida.

Alcance
2. O presente Pronunciamento regula a contabilizao e evidenciao dos custos de transao incorridos na distribuio primria de aes ou bnus de subscrio, na aquisio e alienao de aes prprias, na captao de recursos por meio da contratao de emprstimos ou financiamentos ou pela emisso de ttulos de dvida, bem como dos prmios na emisso de debntures e outros instrumentos de dvida ou de patrimnio lquido (frequentemente referidos como ttulos e valores mobilirios TVM).

Definies
3. Para fins deste Pronunciamento, consideram-se os termos abaixo com os seguintes significados: Custos de transao so somente aqueles incorridos e diretamente atribuveis s atividades necessrias exclusivamente consecuo das transaes citadas no item 2. So, por natureza, gastos incrementais, j que no existiriam ou teriam sido evitados se essas transaes no ocorressem. Exemplos de custos de transao so: i) gastos com elaborao de prospectos e relatrios; ii) remunerao de servios profissionais de terceiros (advogados, contadores, auditores, consultores, profissionais de bancos de investimento, corretores etc.); iii) gastos com publicidade (inclusive os incorridos nos processos de road-shows); iv) taxas e comisses; v) custos de transferncia; vi) custos de registro etc. Custos de transao no incluem gios ou desgios na emisso dos ttulos e valores mobilirios, despesas financeiras, custos internos administrativos ou custos de carregamento. Despesas financeiras so os custos ou as despesas que representam o nus pago ou a pagar como remunerao direta do recurso tomado emprestado do financiador derivado dos fatores tempo, risco, inflao, cmbio, ndice especfico de variao de preos e assemelhados; incluem, portanto, os juros, a atualizao monetria, a variao cambial etc., mas no incluem taxas, descontos, prmios, despesas administrativas, honorrios etc. Encargos financeiros so a soma das despesas financeiras, dos custos de transao, prmios, descontos, gios, desgios e assemelhados, a qual representa a diferena entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros.
2
CPC_08(R1)

Prmio na emisso de debntures ou de outros ttulos e valores mobilirios o valor recebido que supera o de resgate desses ttulos na data do prprio recebimento ou o valor formalmente atribudo aos valores mobilirios. Taxa interna de retorno (TIR) a taxa efetiva de juros que iguala o valor presente dos fluxos de entrada de recursos ao valor presente dos fluxos de sada. Em outros termos, a taxa efetiva de juros que faz com que, por exemplo, o valor presente lquido dos fluxos de caixa de determinado ttulo de dvida ou emprstimo seja igual a zero, considerando-se, necessariamente, a captao inicial lquida dos custos de transao. Mtodo de juros efetivos o mtodo de calcular o custo amortizado de ativo financeiro ou de passivo financeiro (ou grupo de ativos ou de passivos financeiros) e de alocar a receita ou a despesa de juros no perodo. A taxa efetiva de juros a taxa que desconta exatamente os pagamentos ou recebimentos de caixa futuros estimados durante a vida esperada do instrumento ou, quando apropriado, o perodo mais curto na quantia escriturada lquida do ativo financeiro ou do passivo financeiro. Ao calcular a taxa efetiva de juros, a entidade deve estimar os fluxos de caixa considerando todos os termos contratuais do instrumento financeiro (por exemplo, pagamento antecipado, opes de compra e semelhantes), mas no deve considerar perdas de crdito futuras. O clculo deve incluir todas as comisses e parcelas pagas ou recebidas entre as partes do contrato, as quais so parte integrante da taxa efetiva de juros (ver o Pronunciamento Tcnico CPC 30 Receitas), dos custos de transao e de todos os outros prmios ou descontos. Existe um pressuposto de que os fluxos de caixa e a vida esperada de grupo de instrumentos financeiros semelhantes possam ser estimados confiavelmente. Contudo, naqueles casos raros em que no seja possvel estimar confiavelmente os fluxos de caixa ou a vida esperada de instrumento financeiro (ou grupo de instrumentos financeiros), a entidade deve usar os fluxos de caixa contratuais durante todo o prazo contratual do instrumento financeiro (ou grupo de instrumentos financeiros). Ttulo patrimonial qualquer contrato (ou ttulo ou valor mobilirio) que evidencie um interesse residual nos ativos da entidade aps a deduo de todos os seus passivos. Como exemplos citam-se aes, bnus de subscrio etc. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria.

Contabilizao das captaes de recursos para o capital prprio


4. O registro do montante inicial dos recursos captados por intermdio da
3
CPC_08(R1)

emisso de ttulos patrimoniais deve corresponder aos valores lquidos disponibilizados para a entidade pela transao, pois essas transaes so efetuadas com scios j existentes e/ou novos, no devendo seus custos influenciar o saldo lquido das transaes geradoras de resultado da entidade. 5. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais devem ser contabilizados, de forma destacada, em conta redutora de patrimnio lquido, deduzidos os eventuais efeitos fiscais, e os prmios recebidos devem ser reconhecidos em conta de reserva de capital. Nas operaes de captao de recursos por intermdio da emisso de ttulos patrimoniais em que exista prmio (excedente de capital) originado da subscrio de aes aos quais os custos de transao se referem, deve o prmio, at o limite do seu saldo, ser utilizado para absorver os custos de transao registrados na conta de que trata o item 5. Nos demais casos, a conta de que trata o item anterior ser apresentada aps o capital social e somente pode ser utilizada para reduo do capital social ou absoro por reservas de capital. Quando a operao ttulos patrimoniais emisso de bnus reconhecidos como frustrar a transao. de captao de recursos por intermdio da emisso de no for concluda, inexistindo aumento de capital ou de subscrio, os custos de transao devem ser despesa destacada no resultado do perodo em que se

6.

7.

Contabilizao da aquisio de aes de emisso prpria (Aes em tesouraria)


8. A aquisio de aes de emisso prpria e sua alienao so tambm transaes de capital da entidade com seus scios e igualmente no devem afetar o resultado da entidade. Os custos de transao incorridos na aquisio de aes de emisso da prpria entidade devem ser tratados como acrscimo do custo de aquisio de tais aes. Os custos de transao incorridos na alienao de aes em tesouraria devem ser tratados como reduo do lucro ou acrscimo do prejuzo dessa transao, resultados esses contabilizados diretamente no patrimnio lquido, na conta que houver sido utilizada como suporte aquisio de tais aes, no afetando o resultado da entidade.

9.

10.

Contabilizao da captao de recursos de terceiros


11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros,
4
CPC_08(R1)

classificveis no passivo exigvel, deve corresponder ao seu valor justo lquido dos custos de transao diretamente atribuveis emisso do passivo financeiro. 12. Os encargos financeiros incorridos na captao de recursos junto a terceiros devem ser apropriados ao resultado em funo da fluncia do prazo, pelo custo amortizado usando o mtodo dos juros efetivos. Esse mtodo considera a taxa interna de retorno (TIR) da operao para a apropriao dos encargos financeiros durante a vigncia da operao. A utilizao do custo amortizado faz com que os encargos financeiros reflitam o efetivo custo do instrumento financeiro e no somente a taxa de juros contratual do instrumento, ou seja, incluem-se neles os juros e os custos de transao da captao, bem como prmios recebidos, gios, desgios, descontos, atualizao monetria e outros. Assim, a taxa interna de retorno deve considerar todos os fluxos de caixa, desde o valor lquido recebido pela concretizao da transao at todos os pagamentos feitos ou a serem efetuados at a liquidao da transao. Os custos de transao incorridos na captao de recursos por meio da contratao de instrumento de dvida (emprstimos, financiamentos ou ttulos de dvida tais como debntures, notas comerciais ou outros valores mobilirios) devem ser contabilizados como reduo do valor justo inicialmente reconhecido do instrumento financeiro emitido, para evidenciao do valor lquido recebido. Os prmios na emisso de debntures devem ser acrescidos ao valor justo inicialmente reconhecido na emisso desse instrumento financeiro para o mesmo fim a que se refere o item anterior, apropriando-se ao resultado conforme dispe o item 12. No caso de capitalizao de encargos financeiros durante o perodo de formao ou construo de ativos qualificveis, os mesmos procedimentos devem ser utilizados para definio dos valores a serem ativados. O valor a ser capitalizado deve corresponder aos encargos financeiros totais e no apenas s despesas financeiras. Os instrumentos de dvida devem ser reconhecidos inicialmente pelo seu valor justo, lquidos do seu custo da transao, exceto nos casos em que devem ser classificados como instrumentos ao valor justo com contrapartida no resultado. Nesse caso, os custos da transao devem ser reconhecidos no resultado no momento inicial. Quando os custos de transao so incorporados ao valor do instrumento de dvida, eles devem ser apropriados ao resultado nos termos do item 12. No caso dos instrumentos de dvida avaliados ao mercado contra o patrimnio lquido, em cada data de avaliao ao valor justo a diferena entre o custo amortizado (conforme dispe o item 12) e o valor justo deve ser registrada na conta de ajuste de avaliao patrimonial, no patrimnio lquido.
5
CPC_08(R1)

13.

14.

15.

16.

17.

Os custos de transao de captao no efetivada devem ser reconhecidos como despesa no resultado do perodo em que se frustrar essa captao. Caso os prmios na emisso de debntures e de outros instrumentos financeiros no sejam tributveis e caso essa no tributao tenha como condio a sua no distribuio aos scios, a eventual destinao de tais prmios conta especfica do patrimnio lquido deve ser feita dentro do exerccio social em que tiverem sido apropriados ao resultado, a partir da conta de lucros acumulados.

18.

Alocao de custos de transao quando da emisso de instrumento composto ou na ocorrncia de mais de uma distribuio concomitante
18A. Custos de transao que se relacionam com a emisso de instrumento financeiro composto devem ser atribudos aos componentes do patrimnio lquido e passivo do instrumento em proporo alocao dos rendimentos. 18B. Custos de transao que se relacionam conjuntamente a mais de uma transao (por exemplo, custos de oferta concorrente de algumas aes e listagem em bolsa de outras aes) devem ser atribudos a essas transaes utilizando uma base para alocao coerente e consistente com transaes similares.

Contabilizao temporria dos custos de transao


19. Os custos de transao de que trata este Pronunciamento Tcnico, enquanto no captados os recursos a que se referem, devem ser apropriados e mantidos em conta transitria e especfica do ativo como pagamento antecipado. O saldo dessa conta transitria deve ser reclassificado para a conta especfica, conforme a natureza da operao, to logo seja concludo o processo de captao, ou baixado conforme determinado nos itens 7 e 17 se a operao no se concretizar.

Divulgao
20. A entidade deve divulgar as seguintes informaes para cada natureza de captao de recursos (ttulos patrimoniais ou de dvida): (a) a identificao de cada processo de captao de recursos, agrupando-os conforme sua natureza; (b) o montante dos custos de transao incorridos em cada processo de captao; (c) o montante de quaisquer prmios obtidos no processo de captao de
6
CPC_08(R1)

recursos por intermdio da emisso de ttulos de dvida ou de valores mobilirios; (d) a taxa efetiva de juros (TIR) de cada operao; e (e) o montante dos custos de transao e prmios (se for o caso) a serem apropriados ao resultado em cada perodo subsequente.

CPC_08(R1)

Exemplos ilustrativos
Os exemplos a seguir no fazem parte do Pronunciamento Tcnico, mas tm o objetivo de auxiliar no entendimento dos procedimentos contbeis. Exemplo 01: Custos de transao (sem prmio ou desconto)

Considere-se que no fim do ano 0 tenha havido captao de $ 1.000.000,00, com taxa de juros anual contratada de 6,0%, com prazo de oito anos, e pagamentos anuais iguais e consecutivos de $ 161.035,94. Tambm se considere que a empresa que obteve o emprstimo incorreu em custos de transao no montante de $ 108.695,18.

Considerando-se os custos de transao, o fluxo de caixa lquido desses custos o seguinte (em $ mil), considerando que dos $ 1.000.000,00 recebidos so deduzidos $ 108.695,18 de custos de transao:

Ano Fluxo lquido de caixa 0 1 2 3 4 5 6 7 8 891 (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161)

No ano 0, o fluxo de caixa disponvel para ser utilizado o lquido dos custos de transao. Na essncia, esse o valor lquido captado. Com base nesse fluxo de caixa, a taxa interna de retorno anual, que nominalmente era de 6,0% a.a., passa para 9,0% a.a.1. E esse efetivamente o custo da captao efetuada. Considerando-se essa taxa efetiva de juros, o controle da captao o seguinte (em $ mil):

1 A taxa interna de retorno a taxa que iguala o valor presente dos pagamentos futuros ao valor da captao lquida. Essa a taxa que reflete o verdadeiro custo do emprstimo captado. Matematicamente a taxa interna de retorno :
8

891
n 1

161 n 1 ti r

CPC_08(R1)

Ano Saldo inicial Efeitos na DRE Pagamentos Saldo final 1 2 3 4 5 6 7 8 891 810 722 626 522 408 283 148 Total = Juros = Custos = (80) (73) (65) (56) (47) (37) (25) (13) (397) (288) (109) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) 810 722 626 522 408 283 148 (0)

O saldo inicial de reconhecimento da captao deve levar em considerao os custos da transao. Logo, esses custos diminuem o saldo do emprstimo tomado, que inicia o ano 1 com $ 891.304,82. Os efeitos anuais na Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE) referem-se taxa efetiva de juros de 9% sobre o saldo inicial. Os pagamentos so sempre os mesmos, pois so os contratados. O total dos encargos financeiros que afetam a demonstrao do resultado ao longo dos oito anos de $ 397 mil, valor que desdobrado da seguinte forma: $ 288 mil de juros e $ 109 mil de amortizao dos custos de transao. Ano a ano essas despesas devem ser assim desdobradas:
Despesa com Despesa com juros amortizao dos custos de transao 1 (60) (20) 2 (54) (19) 3 (48) (18) 4 (41) (16) 5 (33) (13) 6 (26) (11) 7 (18) (8) 8 (9) (4) Total = (288) (109) Ano Encargo financeiro total na DRE (80) (73) (65) (56) (47) (37) (25) (13) (397)

Os lanamentos contbeis, em dois perodos para exemplificar, so os seguintes (em $ mil): Momento 0 (captao): D Caixa (pela captao lquida) D Custos a amortizar (redutor do passivo) $ 891.304,82 $ 108.695,18

CPC_08(R1)

C Emprstimos e financiamentos

$ 1.000.000,00

Apresentao no balano, no passivo, momento 0: Emprstimos e financiamentos Ou, analiticamente: Emprstimos e financiamentos (-) Custos a amortizar $ 1.000.000,00 ($ 108.695,18) $ 891.304,82 $ 891.304,82

Fim do perodo 1 (apropriao dos encargos financeiros): D Encargos financeiros (DRE) [Despesas financeiras (juros) [Amortizao de custos C Emprstimos e financiamentos C - Custos a amortizar $ 80.217,43 $ 60.000,00 ] $ 20.217,43 ] $ 60.000,00 $ 20.217,43

Fim do perodo 1 (parcela de pagamento do emprstimo): D Emprstimos e financiamentos $ 161.035,94 [Pagamento de juros $ 60.000,00] [Amortizao do principal $ 101.035,94 ] C Caixa $ 161.035,94 Apresentao no balano, no passivo, fim do perodo 1: Emprstimos e financiamentos Ou, analiticamente: Emprstimos e financiamentos (-) Custos a amortizar 810.486,31 Exemplo 02: Custos de transao e prmio na emisso de ttulos de dvida Considere-se que no fim do ano 0 tenha havido captao, via debntures, de $ 1 milho, com taxa de juros anual contratada de 6,0%, com prazo de oito anos, e pagamentos iguais e consecutivos de $ 161,04 mil. Tambm se considere que a empresa incorreu em custos de transao no montante de $ 60 mil. Como esse emprstimo possui taxa fixa, e a projeo futura dos juros durante a durao do emprstimo inferior a 6% (5,02%, suponha-se), houve mais demanda pela compra
10
CPC_08(R1)

$ 810.486,31

$ 898.964,06 ($ 88.477,75) $

do que a oferta de ttulos oferecidos ao mercado. Dessa forma, o valor captado foi superior ao valor de $ 1,00 milho, configurando emisso de ttulo de dvida com prmio. O valor captado com a emisso dos ttulos (sem os custos de transao) foi de $ 1,1 milho, o que, livre dos custos de captao, produz o valor lquido disponvel de $ 1,04 milho. O fluxo de pagamento desse emprstimo o mesmo que o do exemplo anterior. Considerando-se o fluxo de caixa disponvel para uso aps a captao, tem-se que a taxa interna de retorno de 5,02%:
Fluxo lquido de caixa 1.040 (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161)

Ano 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Considerando-se essa taxa efetiva de juros, o controle do emprstimo o seguinte:

Ano Saldo inicial Efeitos na DRE Pagamentos Saldo final 1 2 3 4 5 6 7 8 1.040 931 817 697 571 438 299 153 Total = (52) (47) (41) (35) (29) (22) (15) (8) (248) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) (161) 931 817 697 571 438 299 153 0

O saldo inicial de reconhecimento do emprstimo deve levar em considerao os custos de transao e o prmio de $ 100 mil recebido. Logo, esses custos diminuem o saldo do emprstimo e o prmio o aumenta, iniciando o ano 1 com saldo de $ 1.040 mil. Os efeitos anuais na DRE referem-se taxa efetiva de juros de 5,02% sobre o saldo inicial. Os pagamentos so sempre os mesmos, pois so os contratados. O total das despesas financeiras que afetam a demonstrao do resultado ao longo dos oito anos de $ 248 mil, que desdobrado da seguinte forma: $ 288 mil de juros e $ 40

11

CPC_08(R1)

mil (positivo) de amortizao dos custos de transao e do prmio na emisso dos ttulos. Ano a ano essas despesas devem ser assim desdobradas:
Despesas com juros (60) (54) (48) (41) (33) (26) (18) (9) (288) Despesa com amortizao dos custos e prmio 8 7 7 6 5 4 3 1 40 Efeito total na DRE (52) (47) (41) (35) (29) (22) (15) (8) (248)

Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 Total =

Ano a ano as amortizaes dos custos de transao e do prmio devem ser assim desdobradas, conforme curva de amortizao total definida:
Amortizao do prmio 19 18 16 14 12 10 7 4 100 Amortizao dos custos transao (12) (11) (10) (9) (7) (6) (4) (2) (60) Efeito total na DRE 8 7 7 6 5 4 3 1 40

Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 Total =

A curva de amortizao foi obtida da seguinte forma:


Definio curva de amortizao na DRE custos de transao e prmio Saldo Amortizao Saldo Curva de inicial DRE final amortizao 40.000,03 7.799,77 32.200,25 -19,50% 32.200,25 7.200,36 24.999.90 -22,36% 24.999,90 6.511,40 18.488,50 -26,05% 18.488,50 5.724,84 12.763,66 -30,96% 12.763,66 4.832,00 7.931,66 -37,86% 7.931,66 3.823,53 4.108,18 -48,21% 4.108,18 2.689,38 1.418,75 -65,46% 1.418,75 1.418,75 0,00 -100,00%
12
CPC_08(R1)

Ano 1 2 3 4 5 6 7 8

O controle da amortizao, vis--vis a curva de amortizao, especificado a seguir:


Alocao na DRE custos de transao e prmio deb./juros (controle por rubrica isoladamente) Saldo inicial Amortizao Saldo final Saldo inicial Amortizao Saldo final Ano custos trans. DRE custos trans. prmio deb. DRE prmio deb. 1 60.000,00 (11.699,65) 48.300,35 100.000,00 19.499,42 80.500,58 2 48.300,35 (10.800,53) 37.499,82 80.500,58 18.000,88 62.499,70 3 37.499,82 (9.767,09) 27.732,73 62.499,70 16.278,49 46.221,21 4 37.732,73 (8.587,25) 19.145,47 46.221,21 14.312,09 31.909,12 5 19.145,47 (7.247,99) 11.897,48 31.909,12 12.079,98 19.829,14 6 11.897,48 (5.735,29) 6.162,20 19.829,14 9.558,82 10.270,33 7 6.162,20 (4.034,07) 2.128,12 10.270,33 6.723,45 3.546,87 8 2.128,12 (2.128,12) 0,00 3.546,87 3.546,87 0,00 (60.000,00) 100.000,00

Os lanamentos contbeis, em dois perodos para exemplificar, so os seguintes: Momento 0 (captao): D Caixa (pela captao liquida) D - Custos a amortizar (custos de transao) C Emprstimos e financiamentos C Prmio a amortizar $ 1.040.000,00 $ 60.000,00 $ 1.000.000,00 $ 100.000,00

Apresentao no balano, no passivo, momento 0: Emprstimos e financiamentos Ou, analiticamente: Emprstimos e financiamentos (+) Prmio a amortizar (-) Custos a amortizar $ 1.000.000,00 $ 100.000,00 ($ 60.000,00) $ 1.040.000,00 $ 1.040.000,00

Fim do perodo 1 (apropriao dos encargos financeiros): D Encargos financeiros (DRE) [Despesas financeiras (juros) [Amortizao de custos [Amortizao do prmio D Prmio a amortizar C Emprstimos e financiamentos
13

$ 52.200,23 $ 60.000,00] $ 11.699,65] ($ 19.499,42)] $ 19.499,42 $ 60.000,00


CPC_08(R1)

C Custos a amortizar

$ 11.699,65

Fim do perodo 1 (parcela de pagamento do emprstimo): D Emprstimos e financiamentos [Pagamento de juros [Amortizao do principal C Caixa $ 161.035,94 $ 60.000,00] $ 101.035,94] $ 161.035,94

Apresentao no balano, no passivo, fim do perodo 1: Emprstimos e financiamentos Ou, analiticamente: Emprstimos e financiamentos (+) Prmio a amortizar (-) Custos a amortizar $ 898.964,06 $ 80.500,58 ($ 48.300,35) $ 931.164,29 $ 931.164,29

Exemplo 03: Gastos com emisso de aes. Suponha-se que sejam emitidas 10 milhes de aes novas, e que tambm sejam vendidas mais 20 milhes de aes do controlador, todas pelo preo unitrio de $ 1,70. Nesse caso, a empresa paga todos os gastos com a emisso das aes, no total de $ 2.550,00 mil, mas apenas parte seu efetivo encargo. Supe-se que no haja diferena de esforos entre a emisso primria e a secundria. Antes da emisso das aes, o patrimnio lquido est assim representado, cujo capital social composto por 100 milhes de aes, todas ordinrias.
$ mil 170.000 150.000 20.000

Patrimnio lquido Capital social Reservas de lucros

As informaes relevantes da emisso so:


Informaes da Quantidade emisso emisso primria 10.000.000 emisso secundria 20.000.000 30.000.000 $ / ao 1,70 1,70 Captao bruta 17.000.000 34.000.000 51.000.000 Custos da emisso 850.000 1.700.000 2.550.000 Captao lquida 16.150.000 32.300.000 48.450.000

14

CPC_08(R1)

Pelo quadro acima, nota-se que o total de recursos lquidos que ingressou no caixa da empresa foi de $ 48.450 mil. Os lanamentos contbeis so (em $ mil): D Caixa D Gastos com emisso de aes D Obrigaes para com o controlador C Capital social C Obrigaes para com o controlador $ 48.450 $ 850 $ 1.700 $ 17.000 $ 34.000

Os custos proporcionais da emisso primria so debitados em conta redutora do capital. J os custos proporcionais da emisso secundria so debitados em contas a receber dos acionistas controladores, pois no pode a companhia, nessa circunstncia, debitar como suas as despesas de lanamento das aes do controlador. No passivo acaba ficando o saldo lquido2 de $ 32,3 milhes a lhe ser repassado. A apresentao do patrimnio lquido no balano ficar:

Patrimnio lquido Capital social Reservas de lucros

$ mil 186.150 166.150 20.000

Ou, mais analiticamente:


$ mil 186.150 167.000 (850) 20.000

Patrimnio lquido Capital social (-) Gastos com emisso de aes Reservas de lucros

Exemplo 04: Custo de transao e ajuste ao valor justo de ttulos de dvida Seja o seguinte fluxo original de um ttulo de dvida e correspondente controle pelo custo amortizado, caso no houvesse custos de transao (CT):

Nos termos do Pronunciamento Tcnico CPC 39 Instrumentos Financeiros: Evidenciao , em seu item 42, assim est consignado: 42. Um ativo financeiro e um passivo financeiro devem ser compensados, e o montante lquido apresentado nas demonstraes contbeis, quando, e somente quando, a entidade: (a) dispe de um direito legalmente executvel para liquidar pelo montante lquido; e (b) tiver a inteno tanto de liquidar em base lquida, ou realizar o ativo e liquidar o passivo simultaneamente. 15
CPC_08(R1)

Data/Perodo 0 1 2 3 final

Custo amortizado (TIR anual de 12%) Saldo Despesas Fluxo de inicial financeiras caixa 1.000.000 1.000.000 120.000 0 1.120.000 134.400 0 1.254.400 150.528 0 1.404.928 (1.404.928)

Saldo final 1.000.000 1.120.000 1.254.400 1.404.928 0

A taxa interna de retorno do ttulo de 12% ao ano, antes dos efeitos dos custos de transao. Sejam os seguintes valores justos desse ttulo de dvida:
Data/Perodo 0 1 2 3 Fair value 1.000.000 1.230.000 1.250.000 1.404.928

Mas, consideremos que a entidade emissora desse ttulo de dvida tenha incorrido em custos de transao de $ 30.000 (3% do valor de face do ttulo); o montante inicial a ser registrado da dvida de $ 970.000 ($ 1.000.000 $ 30.000). O fluxo dessa dvida e respectivo controle pelo custo amortizado passam a ser o seguinte, contemplando a taxa interna de retorno efetiva da dvida que agora passa a ser de 13,143% ao ano:
Custo amortizado (TIR anual de 13,143%) Saldo inicial Encargos da dvida 970.000 1.097.486 1.241.728 1.404.928 Total encargos = 127.486 144.242 163.200 434.928

Data/Perodo 0 1 2 3 antes pgto 3 aps pgto

Caixa 970.000 0 0 0 (1.404.928)

Saldo final 970.000 1.097.486 1.241.728 1.404.928 0

O encargo da dvida assim desmembrado:


Custo amortizado (TIR anual de 13,143%) Despesa financeira Amortizao CT 120.000 134.400 150.528 404.928 7.486 9.842 12.672 30.000

Data/Perodo 0 1 2 3 Total

Encargos da dvida 127.486 144.242 163.200 434.928

16

CPC_08(R1)

Se a dvida for mensurada ao custo amortizado, os registros dos encargos da dvida e da amortizao dos custos de transao sero os seguintes:
Dvida (Saldo inicial) 0 970.000 1.097.486 1.241.728 (1.404.928)

Fluxo da Data/Perodo dvida 0 970.000 1 0 2 0 3 antes pgto 0 3 aps pgto (1.404.928)

Dvida (Saldo final) 970.000 1.097.486 1.241.728 1.404.928 0 Totais na DRE =

Despesas financeiras (120.000) (134.400) (150.528) 0 (404.928)

Amortizao CT (7.486) (9.842) (12.672) 0 (30.000)

Efeito total na DRE (127.486) (144.242) (163.200) 0 (434.928)

No caso de a dvida ser avaliada pelo seu valor justo, com contrapartida no resultado, no final de cada perodo de reporte a dvida da entidade avaliada pelo seu valor justo. Resta a contabilizao desses ajustes na demonstrao do resultado. Os custos de transao devem ser amortizados integralmente no resultado quando da primeira avaliao ao valor justo. Neste exemplo, o valor justo da dvida dado como igual a $ 1.000.000 e no $ 970.000, pois se considerou que os custos de transao no tenham sido considerados pelo mercado. Assim sendo, esses custos de transao so amortizados integralmente quando da primeira avaliao ao valor justo, gerando a despesa de $ 30.000, e no h outra receita ou despesa porque o valor justo passa a ser o passivo aps essa baixa. Nos perodos subsequentes, a demonstrao do resultado ser afetada somente pelos ajustes ao valor justo em cada data de reporte. Assim sendo, os controles da entidade apontaro o seguinte:

Data/Perodo 0 1 2 3 antes pgto 3 aps pgto

Caixa 970.000 0 0 0 (1.404.928)

Dvida 1.000.000 1.230.000 1.250.000 1.404.928 0

PL(acumulado) (30.000) (260.000) (280.000) (434.928) Totais na DRE =

DRE (Ajuste FV) 0 (230.000) (20.000) (154.928) (404.928)

DRE (CT) (30.000) 0 0 0 (30.000)

Total DRE (30.000) (230.000) (20.000) (154.928) (434.928)

A coluna dvida demonstra o valor justo da dvida ao final de cada perodo. A coluna PL acumulado demonstra o efeito acumulado das alteraes de valor da dvida em cada data de reporte. Na demonstrao do resultado, a coluna CT mostra a baixa dos custos da transao. A coluna da demonstrao do resultado ajuste FV especifica os montantes necessrios para se demonstrarem os montantes da dvida aos seus valores justos.
17
CPC_08(R1)

Exemplo 05: Custos de transao na emisso de ttulos de dvida com juros variveis e pagamento do principal ao final da transao Considere-se que no fim do ano 0 tenha havido captao de $ 1.000.000,00 com taxa de juros anual contratada equivalente ao CDI + 2%, com prazo de trs anos, pagamentos de juros anuais e amortizao do principal ao final do terceiro ano. Considere-se, tambm, que a entidade emissora do ttulo de dvida (debntures) tenha incorrido em custos de transao no montante de $ 90.000,00. Nesse caso, temos que considerar que os juros so variveis, em funo das taxas do CDI, e que os juros determinveis com base na taxa do CDI + 2% so determinveis a partir do valor nominal das debntures e pagos a cada 12 meses. Como as taxas de CDI so desconhecidas no momento inicial, h que se trabalhar com a estrutura a termo das taxas de juros para se computar a taxa efetiva de juros da operao. Ao longo da transao, as taxas estimadas do CDI foram as seguintes: Ano 1: 12,0% (14,0% o custo total: 12+2); Ano 2: 9,5% (11,5% o custo total: 9,5 + 2); Ano 3: 10,5% (12,5% o custo total: 10,5 + 2). Clculo das despesas financeiras A taxa de juros deve ser estimada para cada perodo. Os juros (pagveis anualmente) devem ser calculados com base no principal da dvida ($ 1.000.000). O procedimento referente aos clculos o seguinte:
Ano 1 2 3 CDI 12,00% 9,50% 10,50% Custo total 14,00% 11,50% 12,50%

Ano 0 1 2 3

Controle da Dvida (sem CT) Saldo inicial Juros Caixa 1.000.000 1.000.000 140.000 (140.000) 1.000.000 115.000 (115.000) 1.000.000 125.000 (1.125.000)

Saldo final 1.000.000 1.000.000 1.000.000 0

Esse o controle da dvida sem levar em considerao os custos de transao. A coluna juros refere-se aos juros a serem pagos anualmente. Cmputo da taxa efetiva Para se chegar taxa efetiva a ser atualizada na mensurao do custo amortizado da dvida, deve ser considerado o seguinte fluxo de caixa obtido das taxas de CDI
18
CPC_08(R1)

estimadas, mais o spread de 2%:


PV Custos de transao Taxa efetiva de juros Ano 0 1 2 3 Fluxo de caixa 910.000,00 (140.000,00) (115.000,00) (1.125.000,00) 1.000.000,00 (90.000,00) 16,8093%

Com a taxa efetiva de 16,8093% a.a., podem ser calculados os encargos financeiros totais a serem reconhecidos na DRE ano a ano. Assim so demonstrados:

Ano 1 2 3 Final

Razo auxiliar emprstimos (controle contbil) B=A* C D=A+B-|C| 16,8093% Saldo inicial Despesa Pagamento final Saldo final emprstimo financeira DRE emprstimo 910.000,00 152.964,54 (140.000,00) 922.964,54 922.964,54 155.143,79 (115.000,00) 963.108,33 963.108,33 161.891,67 (125.000,00) 1.000.000,00 1.000.000,00 (1.000.000,00) 0,00 470.000,00 A

Na essncia, nas despesas financeiras anuais reconhecidas na DRE est contida parte da despesa financeira que existe independentemente dos custos de transaes e outra parte referente amortizao dos custos de transaes. Pode-se assim separ-las:

Ano 1 2 3 Total

Efeitos totais na DRE Despesas Amortizao financeiras CT (140.000) (12.965) (115.000) (40.144) (125.000) (36.892) (380.000) (90.000)

Efeito total DRE (152.965) (155.144) (161.892) (470.000)

A coluna Despesas financeiras refere-se aos juros incorridos no caso da ausncia de custos de transao (ver Controle da dvida (sem CT)). Por fim, assim sero alocados os custos totais da captao na DRE:

19

CPC_08(R1)

Ano 1 2 3

Alocao na DRE custos de transao Custos de Despesas de Despesas transao juros financeiras DRE 12.964,54 140.000,00 152.964,54 40.143,79 115.000,00 155.143,79 36.891,67 125.000,00 161.891,67 90.000,00 380.000,00 470.000,00

Nos prximos exerccios sociais, caso seja alterada a estrutura a termo das taxas de juros, dadas as mudanas observadas na conjuntura econmica, tendo por implicao novas estimativas das taxas de CDI, o Pronunciamento Tcnico CPC 23 - Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro dever ser aplicado.

20

CPC_08(R1)

Vous aimerez peut-être aussi