Vous êtes sur la page 1sur 1

Biologia do Gavio-Real (Harpia harpyja) e Bigu (Phalacrocorax brasilianus)

HAMAD, K.Z. , HOFFMANN-SANTOS, H.D.


1 1

e PINHEIRO, T.G.

GAVIO-REAL Caracterizao Uma das maiores aves de rapina do mundo, possui envergadura de 2 m e pesa at 10 Kg, com 57 cm de altura e 85cm de comprimento, ave de grande porte, cauda longa, bico negro, com a maxila em posta aguada e resistente, tarsos grossos e curtos, colorao dorsal cinza-clara, sexos semelhantes. Habitat Vivem em grandes florestas virgens, sobretudo na Amaznia, nos lugares de grandes vales e montanhas, como no vale do Cana, junto reserva biolgica de Nova Lombardia, visto raramente na Mata Atlntica. Distribuio Amrica tropical, desde o Mxico, Amrica Central e todos os pases da Amrica do Sul, exceto Uruguai e Chile. Hbitos Vivem isolados, unem-se apenas aos casais para procriao, sua estrutura morfolgica permite realizar vos acrobticos em ambientes florestais fechados. Alimentao Se alimentam de mamferos como os macacos, as cotias, as preguias, os gambs, os coatis, os jupars, o tamandu e o ourio de plo duro, veado-catingueiro, cachorro-do-mato, aves como araras-azuis, seriemas e galinhas e alguns rpteis (mais raramente). Reproduo O ninho formado por uma grande armao de gravetos, com ramos de mais de 1m de comprimento, pois mais de 2cm de dimetro, o dimetro do ninho mede cerca de 1,20m e sua altura mais de 45cm. O ovo de colorao amarelo-suja, mede 78x60mm em seus eixos e pesa 124g e a incubao dura de 53 a 58 dias. Manifestaes sonoras Voz: Seu canto assobiado, forte e bem audvel distncia.

BIGU Caracterizao Mede 75 cm, seu peso de 1,3 kg (macho). Plumagem escura - preta, saco gular amarelo; na poca da reproduo com penas brancas beirando a garganta nua e com um tufo branco atrs da regio auricular. Imaturos apresentam cor de fuligem. Habitat Vivem em lagos, grandes rios e esturios, no se afastam da costa para se aventurarem ao mar. Distribuio Ocorre do Mxico Amrica do Sul. Hbitos So timos mergulhadores, realizando grandes mergulhos, renem-se para pescarias coletivas e estratgicas; todos nadam lado a lado no mesmo sentido, bloqueando um canal ou uma enseada fluvial. Descansam pousando na beira da gua, sobre pedras, rvores, estacas. Esticam as asas como os urubus. Alimentao So piscvoros, apanham freqentemente presas sem valor comercial como, por exemplo, peixes providos de acleos; o suco gstrico do bigu capaz de desagregar espinhas. Reproduo Nidifica sobre rvores em matas alagadas, matas ciliares, s vezes entre colnias de garas. Ovos pequenos cobertos por uma crosta calcria branco-azulada. Incubao em torno de 24 dias. Manifestaes sonoras Voz: o seu grito "bigu", "ok". O coro de muitos indivduos soa ao longo como o rudo de um motor.

Disponvel nos sites: : www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/bigua.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-Real 1 Discentes do curso de Cincias Biolgicas da UNIVAG Centro Universitrio 2 Docente orientadora da disciplina de Zoologia dos Vertebrados http://www.ib.usp.br/ceo/livro/har_har.htm http://www.zoologico.sp.gov.br/aves/harpia.htm www.ambientebrasil.com.br/ Acessados em: 08 de Setembro de 2005.

Vous aimerez peut-être aussi