Vous êtes sur la page 1sur 6

Sonosfera artificial

Jorge Lima Barreto


Artigos Meloteca 2009

Sonosfera artificial
Jorge Lima Barreto

2
Estamos rodeados de sons, vivemos numa sonosfera. Um rudo de fundo, global, envolve-nos, e subrepticiamente invade os nossos ouvidos; passivamente convivemos com essa amalgama sonora, fluxo contnuo e/ou descontnuo que a sonosfera. Podemos considerar dois tipos de sonosfera: a) a natural, que corresponde a todo o mundo snico e fsico exterior, prprio da Natureza. b) a artificial, que resulta de sons criados pelo homem, de duas formas: primo: sons incidentais biolgicos, como a voz, ou, acidentais de origem tecnolgica (motores de combusto, sirenes, slot machine, ps de aerogerador, e.a.); secundo: intencionalmente, sons codificados como a msica ou as mensagens lingusticas.

O rudo inevitvel domina poderosamente o nosso sentido auditivo. As vibraes elctricas (fonones) afectam a nosso corpo de mamfero que serve de caixa de ressonncia o som exterior, um ecossistema sonoro, o nosso mundo real, por ns interiorizado; inconsciente, sem reflexo ou meditao ou sequer racionalizao como respiramos, ouvimos, arquivamos vrios ritmos, tempos, intensidades, alturas, e timbres polimrficos; todavia, pela vontade, algo da luta pela sobrevivncia da espcie humana, tentamos dominar toda essa bruma snicapulsaes de ar, ondas, frequncias, que vamos registando por isso ao som do refluxo das ondas sabemos que estamos junto ao mar; massagem, mais que mensagem.

A partir da inveno tecnolgica do microfone, do amplificador, do altifalante, e do registo fonogrfico, no mundo dos sons fixados, podemos classificar dois tipos de envolvimentos sonoros artificiais:

Meloteca 2009

Sonosfera artificial
Jorge Lima Barreto sobreliminares, como o disco sound, a new age ou o hip hop, onde os sons so totmicos e, subliminares, tipo aerosol, numa atmosfera impalpvel e sedadtiva, distribuida dissimuladamente por emissores sonoros. A maior parte dos sons que ouvimos ditos ou considerados como msica provm dum sistema sofisticado e totalilitrio da indstria snica. Com a electricidade e a proliferao dos mass media da msica estava criado um movimento mercantil especfico da indstria sonora. Inicialmente tratava-se dum artifcio discogrfico, cujas msicas licorosas, pulsaes voluptuosas, tendentes abulia e hipnose se ouviam por todo o mundo, como estratgia comercial e atmosfrica. Esta produo sonora cresceu como uma flor na estufa, rentvel, deliquescncia autorizada; o pacifismo seria em absoluto o valor positivo deste gnero sonoplstico. Desde a sua origem, na alvorada do sc. XX, que a msica de cinema, especialmente na academia de Hollywood, relacionou os sons que brotam naturalmente dum regato com um segmento duma suite pianstica ou adjudicou rugidos de leo gravados em qualquer priso zoolgica com um imbrglio de marimbas e tam-tam; esta a iluso da msica de cinema, transportada para a vida real, fecundo e complexo sistema morfolgico, resultante do situacionismo musical psmoderno, explicitamente redundante nas estruturas espaciotemporais envolventes. O sentido pangeogrfico desta indstria musical, leva-a a relacionar diversas msicas etnogrficas sobre texturas da msica clssica ocidental, que so apenas superfcies, aluses administradas, podendo eventualmente assegurar como pivot alguns interessantes e habilidosos intrpretes e compositores. O estilo de fcil audio (easy listenning), como em toda a msica ligeira, induz o domnio da melodia, da horizontalidade; esboo de texturas harmnicas, neo-romantismo sem sentimento profundo, insinuando um sensualismo impressionista banal; uma msica que subrepticiamente apela imaginao polissensorial endmica como meio de esterilizao emocional. Msicas funcionais para meditao, yoga, zen, relaxe com monografias instrumentais servidas como especiaria (sitar, shenai, koto, gamelo, ud, e.a.).

Meloteca 2009

Sonosfera artificial
Jorge Lima Barreto A passividade, reforada por novos consumos tribais de drogadico configurou a ideologia da msica aerbica; onde havia a abundncia, a sociedade afluente, desenvolveu-se o cio, o vazio existencial que os proselitistas, os charlates, os filsofos do irrisrio ditaram nas suas alegadas leis de compensao metafsica. Este regime, todavia, trouxe para a msica sofisticados sistemas de produo, vanguardas tecnolgicas da indstria do udio; estas obras combinam elementarmente diversas texturas sonoras cujas provenincias formais so as msicas do mundo (folclricas, tradicionais, clssicas ou ligeira); recolhas trabalhadas com complacncia tecnocrtica, visando vendas astronmicas, confundindo pacifismo com passividade apostados como um produto da indstria do lazer; editorial ecologista. Muzak uma firma transnacional que criou tcnicas de envolvimnento sonoro, indiferentemente da msica a que recorre. Classificou os sons em suaves, que so as cordas; tnicos, os instrumentos de madeira e, emocionais que so os metais. Considerou certos factores musicais: o tempo, relacionado com os batimentos do metrnomo por minuto: o ritmos, normalmente de figuralidade pregnante, como a valsa ou a rumba; o timbre instrumental nebuloso. Cada factor obtem um nmero de pontos e essas variveis so prclassificadas, impostas no tempo, no ritmo, no timbre e mesmo no volume sonoro. Realizam-se operaes de filtragem dos sons harmnicos, reequilbrios de baixos e agudos, de forma a depurar todos os artificios musicais que possam distrair. Muzak msica tocada por milhes de auditores, fenmeno sinomrfico:,...usada como ar condicionado, numa mscara sonosfrica. A indstria da msica planificada Musak utilizada em bancos, elevadores, jardins, salas, estdios, ginsios, museus, fbricas, estufas, aeroportos, estaes de trnsito, jardins, e.a. Recorria inicialmente a imbricaes fteis de msica ligeira e clssica doseadas em dinmicas rtmicas e intensidades; sendo um paradigma do conformismo, o paradoxo da relao mltipla da tecnocracia, do humanismo e do ecologismo, ideologia desencadeada pela indstria musical, o triunfo insidioso do kitsch Muzak para ouvir sem escutar. Insurreio contra o maneirismo, a hipercomplexidade e a estratificao de esteretipos, est o projecto para-anecico, i.e. que pretende abolir o elemento sonoro, economicamente rarificador; sons acsticos e electroacsticos breves e discretos, ouvidos esparsamente; ritmos em variao contnua, drones e noises meticulosamente controlados coexistem em pretensa suspenso temporal; desacelerao, contemplao, insinuao; trata-se afinal de um conceptualismo reducionista, decorrente da moda do despojamento nas artes decorativas. Uma frente abolicionista, regime de poupana snica contra a poluio degradante do sentido auditivo.

Meloteca 2009

Sonosfera artificial
Jorge Lima Barreto Assim no podemos depreender aqui sequer uma tipologia musical, antes um vrus pseudoartstico j detectado por uma musicologia imunitria, uma operatividade sonoplstica beneficiria das tecnologias de ponta udio e vdeo que proliferam de modo progressivo, num proselitismo irradiante; adjudicado a imagens maravilhosas da natureza, outras de foro etnolgico, ou da rea da divulgao cientfica, ou at mesmo da experimentao da vdeoarte, tendo como fundo sonoro, no raro, msica licorosa e aqui, no ecr hipntico da imagem lmpida, de cores puras, sem rudo, insinua-se categoricamente como sonosfera; spa, banho snico, numa perspectiva clnica e teraputica. Esta sonosfera artificial concebeu obras lapidares de sonoridade ambiental, adjectivadas por melodismos andinos e pontilismos lapidares; comprometido entre a especulao sobre os sons harmnicos e as msicas exticas, radicado em tcnicas corais polifnicas medievalistas, uma concepo vocal e instrumental entre o entretenimento e a liturgia. Noutra veretente podemos falar do msico paisagista que considera que o papel dos msicos no reproduzir determinadas obras estticas para prazer dum auditrio reservado, mas intervir como qualquer arquitecto ou urbanista na cidade ou no campo criando paisagens sonoras artificiais. A teoria ecologista cientfica fez um inventrio sistemtico de sons no sentido de nos protegermos de ruidos novivos que devem ser reduzidos pelos sons artificiais e/ou artesanais. A msica ambiental tem o sentido csmico da criao original de mundos! Unexpected End of Formula sonoros envolventes, propugna a comunitarizao. Na sua ecopraxis, pela difuso da msica acusmtica em lugares pblicos ou urbanos, nesse carcter experimental utiliza todas as possiblidades do espectculo, em novos stios como a montanha, a pradaria, o mundo subaqutico ou o estratosfrico... o seu imaginrio, montono e translcido tem um fundamento verde, aspira boaventura ecolgica. A sonosfera artificial conheceu um progresso ex machina imparvel at era da telemtica no ltimo quartel do 2 milnio, que coloca a msica na esttica da comunicao. Para que isso acontecesse, duas tecnologias se desenvolveram a par: o satlite e computador. A Telemtica, cincia da comunicao distncia, situou a sonosfera em diversos espaos e tempos sonoros, transmediticos, polissensoriais, interactivos (rdio, exclusivamente sonoro; TV, audiovisual, que privilegia a imagem sobre o audvel; aparelhos ambulatrios, gnero walkman, walkie-talkie, radio car, rdio transistor, cmara de vdeo, satlite; reprodutores interactivos, o CDI, o CDrom; o computador porttil, laptop; e.a.; interaco e participao com a Internet). Meloteca 2009

Sonosfera artificial
Jorge Lima Barreto A sonosfera cintica evoluiu desde o posicionamento esttico dos altifalantes, sua deslocao no espao, determinada pelo computador, criando uma realidade virtual de espao e movimento. Na sonosfera artificial que recorre ao computador considerada a noo de espao, a fenomenologia sonora adequadamente dispersa, o envolvimento conjecturado; os espaos sensveis e os abstractos; as estruturao e cognio da geografia dos sons, modelos de configuraes espaciais, a virtualidade dos espaos sonoros, a espacializao audiovisual, a arquitectura snica, os espaos da imaginao subjectiva do emissor e do ouvinte...o paradigma do espao apenas a oportunidade de criar sons algures, musicais ou no. A sonosfera artificial metaestilo, polimorfismo, orgasmo olmpico, cacofonia ou plenitude mstica, pulso colectivizante; como na horticultura: polinizao e hibridao. Laboratrio cultural, investimento annimo na experimentao, prtica de insuspeitos modelos como percepes e relaes alternativas; sendo rizomrfica, a sonosfera artificial empreende novos processos criativos de produo. Prope um novo objectivismo - enredo multifrio, citao, miscibilidade, inveno maravilhante de objectos aventados pela lgica do pensamento absurdo, de pregnante sensualidade. O seu ritmo abstracto, apenas determinado por obscuras leis da mecnica e da electrnica ou pela pulsao volvel da aco humana. Com o maior optimismo a sonosfera artificial um situacionismo crtico e de clariaudincia, associado s viragens da dimenso esttica do som.

Jorge Lima Barreto

Lisboa, Agosto, 2008 SPA

Meloteca 2009

Vous aimerez peut-être aussi