Vous êtes sur la page 1sur 2

Atansio de Alexandria

Na Categoria Pessoas s 14:16 Postado por SEBREN

Atansio de Alexandria (* 295 [?], em Alexandria 2 de maio de 373, em Alexandria), bispo de Alexandria, considerado santo pela Igreja Ortodoxa e Igreja Catlica (esta ltima reverencia-o tambm como um dos seus trinta e trs Doutores da Igreja) e ainda um dos mais prolficos Padres gregos.

Num documento de 367 ele fez uma lista de 27 livros, que so os livros do Novo Testamento, justamente para tirar as dvidas com relao aos deuterocannicos do Novo Testamento: aepstola aos Hebreus, II Epstola de Pedro, Apocalipse, epstola de Tiago, II e III epstolas de Joo e a epstola de Judas.

Foi um dos defensores do ascetismo cristo, tendo inaugurado o gnero literrio dahagiografia, com a Vida de Santo Anto do Deserto, escrita primeiramente em grego e logo traduzida para latim, tendo-se difundido com grande rapidez pelo Ocidente do Imprio Romano. Este gnero baseava-se nas Vit de autores romanos pagos (v. g., as Vidas dos Doze Csares, de Suetnio); porm, o que Atansio procura fazer tornar as Vit um modelo a ser seguido por todo o rebanho cristo, e nesse sentido que visto como criador do gnero; o que relata no tem que ser necessariamente verdadeiro, antes deve infundir no crente cristo a vontade de cultivar esse mesmo modelo de vida.
SANTSSIMA TRI ND AD E

Do ponto de vista doutrinal, foi perseguido e exilado devido s acesas discusses que manteve contra partidrios do Arianismo; para alm disso, defendeu

a consubstanciao das Trs Pessoas Divinas na Santssima Trindade, tal como definido pelo Conclio de Niceia, em 325, no Credo Niceno.

MARI A N O CRISTI ANIS M O

O "Verbo gerado

pelo

Pai,

nas

alturas,

de

modo

inefvel,

inexplicvel,

incompreensivelmente e eternamente, foi Ele que nasceu no tempo aqui em baixo, da Virgem Maria, a Me de Deus".

Em seu livro sobre A encarnao de Nosso Senhor Jesus Cristo, Atansio usa oito vezes a palavra theotokos - Me de Deus para designar a Virgem Maria.

PRIMAD O DO P AP A

Atansio apelou a Roma contra a deciso do Conclio de Tiro (335) que o destitura de sua diocese. O Papa Jlio anulou as decises desseConclio, restituindo s suas ss episcopais O Papa tanto Atansio como Marcelo de Ancira. ento:

Jlio escreveu

"Se eles [Atansio e Marcelo] realmente agiram mal, como dizem, o juzo deveria ter sido realizado de acordo com os cnones eclesisticos, e no dessa maneira No sabe que o costume que primeiro nos dirijam cartas a Ns (plural majesttico) e depois procedam conforme se defina ento?" (Atansio, "Apologia", 35).

IGREJ A C AT LIC A

O Credo Quicumque de Atansio diz: "Esta a f catlica e quem no crer nela fiel e firmemente no poder salvar-se" (Denzinger, 39).

BISPO AT AN SIO N A VI SO CRIST P ROTEST AN TE

Atansio orientou e fortaleceu muito o cristianismo de sua poca, defendendo inclusive a guarda do sbado bblico: "Reunimo-nos no dia de sbado no porque estejamos infectados de judasmo Achegamo-nos ao sbado para adorar a Cristo, o Senhor do sbado." Pseudoathan, de semente, tomo I, pg. 885.

Sem dvida sua ajuda influenciou muito o triunfo da verdade na vida dos cristos de sua poca. Doutor da Igreja, foi nomeado Patriarca de Alexandria em 328. Consagrou todo o seu mandato luta contra o arianismo, tendo sido, por isso, exiliado cinco vezes. (Fonte: Enciclopdia Barsa: Atansio, Santo).

O arianismo foi uma doutrina mais tarde reconhecida como uma heresia pela Igreja. Ela se originou na idia de que Jesus seria o primeiro ser criado por Deus, o Pai, que seria o nico Deus. Embora existam provas conclusivas de que os apstolos e seus sucessores veneravam a Cristo como um Deus completo, afinal o Messias proftico deveria ser Deus encarnado,rio, que foi um presbtero da igreja de Antioquia, afirmava Defendeu que doutrinas Jesus importantes provinha de Deus.

no Cristianismo apresentado

pelos apstolos e

merece ateno da comunidade protestante e evanglica.

Vous aimerez peut-être aussi