Vous êtes sur la page 1sur 4

CENTRO UNIVERSITARIO DE BRUSQUE Unifebe CURSO DE ADMINISTRACAO ACADEMICOS: Fernando de Castro, Gabriela Ermes, Karine de Souza.

. Resenha: Alfred Marshall.

Alfred Marshall nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1842. Filho de William e Rebeca. Seu pai era caixa de banco da Inglaterra, de carter tirnico, cresceu no bairro londrino de Clapham. Ele estudou Matemtica e Economia, na conceituada Universidade de Cambridge. Casou-se em 1877 com uma antiga aluna, Mary Paley, que se tornou professora de economia. Morreu em Cambridge, aos 81 anos, no dia 13 de julho de 1924. Foi o fundador da Economia Moderna, exposta mediante representaes grficas. Apesar de ter bons conhecimentos de Matemtica, mostrou-se sptico na utilizao da Matemtica para a anlise da Economia. Foi capaz de realizar uma grande sntese, procurando combinar o melhor da Economia Clssica com o pensamento marginalista. Para Marshall a anlise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinao dos preos, comeava com o estudo do comportamento dos produtores e dos consumidores, pois esta era a chave para analisar a determinao dos preos de mercado, ento, o conceito demanda, com uma tabela que relaciona preos-qualidade era muito importante para a sua anlise. A demanda em si explicava a formao dos preos, mas tambm era importante as condies que os produtores estariam dispostos a vender os seus bens e servios. A Lei da Procura e Oferta a lei que estabelece a relao entre a demanda de um produto, ou a procura de um produto, e a quantidade que pode ser oferecida, ou que o produtor deseja oferecer. Em perodos que temos grande oferta de um determinado produto, o seu preo desce. No entanto se o que tem uma grande demanda por um determinado bem, os preos tendem a subir. De tal modo que esse preo s voltar aos padres com a chegada de uma concorrncia. A lei da oferta e da procura ou da demanda descreve o

comportamento preponderante dos consumidores na aquisio de bens e servios em determinados perodos, quantidades e preos. Ento pode-se concluir que quanto menor o preo de um determinado servio, maior a quantidade procurada e vendida. Sendo o inverso tambm aplicvel, quanto maior o preo, menor a quantidade procurada. Mas ao contrrio do que pode parecer a princpio, esse comportamento no sempre influenciado apenas pelos preos. O valor de um produto pode ser um estmulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os servios que necessitam, mas no o nico. Existem outros elementos a serem considerados nesta equao, entre eles: - Os desejos e necessidades das pessoas; - O poder de compra; - A disponibilidade dos servios; - A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nvel tecnolgico desejado. Da mesma forma que a oferta exerce uma influncia sobre a procura dos consumidores, a freqncia com que as pessoas buscam determinados produtos tambm pode aumentar e diminuir os preos dos bens e servios. Assim, a demanda s vai acontecer se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se ele tiver condies financeiras para suprir essa necessidade ou desejo e se ele tiver inteno de satisfaz-los. Outra contribuio de Marshall para a economia foi a Teoria Monetria Marshalliana: a qual procurava estabilizar a moeda, sendo a renda real (riqueza) a principal funo para isso. Esse equilbrio era alcanado atravs da Equao de Cambridge (o qual exigia a existncia de uma relao proporcional entre quantidade de moeda em circulao e o nvel de preos, ou seja, se havia menos circulao de moeda significava que a populao estava poupando, e se estava poupando havia riqueza, e se havia riqueza o nvel de preo poderia aumentar). Alm da Equao de Cambridge, Marshall elaborou um ciclo de crdito atravs das divergncias que havia entre taxas de juros reais e as taxas monetrias, isto permitia esclarecer a conexo que havia entre essas duas taxas. Dentro da sua Teoria Monetria Marshall criou o mtodo de anlise parcial ou Caeteris paribus, que dar uma relao proporcional entre

mudanas na oferta da moeda e mudanas no nvel geral de preos, ou seja, consiste em compartimentar a economia de modo que os principais efeitos de uma mudana numa organizao possam ser destacados sem considerar os efeitos colaterais em outras organizaes, por isso o termo anlise parcial. Elasticidade da Necessidade: A da idia de elasticidade o maior servio prestado por Marshall aos economistas, segundo seus seguidores. Baseia-se na noo de que o preo de um produto interfere o quanto cada classe social capaz de gastar para possu-lo, ou seja, se um produto esta com o preo elevado ele vai ser mais vendido a classe alta da sociedade, mas se o produto for de preo baixo isso no quer dizer que a classe mais baixa vai comprar mais que a classe alta, pode haver um equilbrio, isso depender do numero de interessados no produto da classe baixa e da classe alta. Isto possibilitava o mercado estabelecer um preo que permitisse saber o quanto poderia ser estocado um produto e em quanto tempo este estoque seria zerado. Por exemplo, se havia uma grande quantidade de um determinado produto no estoque e conseqentemente uma grande procura das demais classes sociais, o mercado baixaria o preo e o estoque zerava-se rapidamente, neste caso a elasticidade seria pequena. Mas se havia uma pequena quantidade deste produto e ainda uma grande procura, o mercado aumentaria o preo e atenderia s a classe alta e como o estoque era pequeno ele acabava no mesmo perodo de tempo, neste caso a elasticidade da necessidade grande, pois h uma diferena onde a classe alta compra mais que a classe baixa. Outra contribuio de Marshall para a economia foi a Teoria Monetria Marshalliana: a qual procurava estabilizar a moeda, sendo a renda real (riqueza) a principal funo para isso. Esse equilbrio era alcanado atravs da Equao de Cambridge (o qual exigia a existncia de uma relao proporcional entre quantidade de moeda em circulao e o nvel de preos, ou seja, se havia menos circulao de moeda significava que a populao estava poupando, e se estava poupando havia riqueza, e se havia riqueza o nvel de preo poderia aumentar). Alm da Equao de Cambridge, Marshall elaborou um ciclo de crdito atravs das divergncias que havia entre taxas de juros reais e as taxas monetrias, isto permitia esclarecer a conexo que havia entre essas duas taxas.

TEORIA DO VALOR * Para Marshall a base fundamental da Teoria do Valor o fato de nada ter valor prprio, ou seja, as coisas no tm valor, os indivduos que do valor s coisas mediante as suas prprias necessidades e a sua quantidade. * A dualidade benefcios-custos muito importante para a Economia pois uma deciso no tem s benefcios nem s custos, ou seja No h almoos grtis, porque tudo tem o seu custo, por mais pequeno que ele seja, ele existe. Excedente do Consumidor * A concepo especial de Excedente do Consumidor, a qual na prtica, no se revelou to proveitosa como parecera a princpio, mas no pode ser desprezla por causa do seu uso. O excedente mede-se economicamente pela diferena entre o preo que o comprador aceitaria pagar por algo e o que ele pagou na realidade. Existem vrias coisas que possuem um preo bem baixo e que mesmo com um aumento o comprador no deixaria de comprar, porque o novo preo ainda no excede o que ele ainda esta disposto a pagar. Exemplo disso so os jornais, o sal, entre outros. * Vimos ento que Alfred Marshall foi muito importante na economia, pois com seus estudos e descobertas, algumas aqui vistas, nos ajudaram um pouco mais a compreenso da Economia.

Vous aimerez peut-être aussi