Vous êtes sur la page 1sur 3

1.5.

1 Deslocamentos das Curvas de Demanda

A curva de demanda se desloca em relao sua posio original quando uma daquelas variveis que supusemos constantes quando traamos a curva mudar de valor. Ela se deslocar para a direita da posio original quando a mudana do valor da varivel antes suposta constante contribuir para aumentar a demanda e para a esquerda da posio original quando contribuir para diminuir a demanda. 1.5.2 Deslocamentos da Curva de Oferta

A curva de oferta se desloca em relao sua posio original quando uma daquelas variveis que foram supostas constantes ao se traar a curva mudar de valor. Se a mudana do valor da varivel aumentar a oferta, ela se deslocar para a direita e de diminuir, para esquerda da posio original.

A Microeconomia a parte da teoria econmica que estuda o comportamento das famlias e das empresas e os mercados nos quais operam, a oferta e demanda, a formao dos preos no mercado de bens e servios e fatores de produo. Dentro desta Teoria, temos ainda o conceito de Coeteris paribus, que uma condio que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, no sendo afetado pelos demais. Para o raciocnio econmico, essa condio serve tambm para verificar o efeito de variveis isoladas, independente dos efeitos de outras variveis como, por exemplo, a procura, a renda do consumidor, gastos e preferncias do consumidor, etc. Quanto a Demanda de Mercado, a mesma definida pela quantidade de determinado bem ou servio que os consumidores desejam adquirir, num dado perodo. considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo perodo de tempo.

A Teoria da Demanda tem alguns fundamentos:


Teoria do Valor Utilidade: valor de um bem que se forma de acordo com a satisfao que o bem representa para a comunidade. Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfao que o bem representa ao consumidor e o valor de troca, que se forma pelo preo no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou servio. Teoria do Valor do Trabalho: Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, mediante os custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que incorporado ao bem depende dos cursos. A Utilidade Total tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bem ou servio. A Utilidade Marginal, definida como a satisfao adicional (na margem)

obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem quanto mais o consome. A quantidade demandada considera variveis diferentes em relao ao conceito de demanda, abrangendo o preo do prprio bem (efeito substituio e efeito renda) ou a relao de preos de outros bens e servios (bem substitutos ou concorrentes, bens complementares). A Curva de Indiferena (CI) um instrumental grfico que serve para ilustrar as preferncias do consumidor; o lugar geomtrico de pontos que representam diferentes combinaes de bens que do ao consumidor o mesmo nvel de utilidade (produtos que deseja construir). Atrelado Curva de Indiferena, existe a varivel da Restrio Oramentria, definida como o montante de renda disponvel do consumidor, em um dado perodo de tempo. Ela limita as possibilidades de consumo, condicionando quanto ele pode gastar (produtos que s podero ser adquiridos de acordo com a restrio oramentria do consumidor). O consumidor sempre busca situaes que maximizem sua satisfao dada a sua renda e os preos dos bens e servios que deseja adquirir. Algumas variveis afetam ainda a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuio); renda (e sua distribuio); preo de outros bens; fatores climticos e sazonais; propaganda; hbitos, gostos, preferncias dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crdito. Quanto ao preo na economia de mercado, o mesmo determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar exatamente igual quantidade de produtos que se deseja vender, no havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda, existindo a coincidncia de desejos. O preo relativo tambm uma varivel que deve ser considerada; caracteriza-se como sendo a relao entre os preos de vrios bens. Se um produto de uma mesma categoria sofre uma porcentagem de desconto e o outro permanece com seu valor absoluto (real), o produto que teve o desconto, ou seja, que passou a ter um preo relativo, ter um aumento na demanda em detrimento diminuio da demanda do produto que no sofreu queda de preos. Esta variao importante no momento da definio dos preos dos produtos, dentro da anlise microeconmica . Encontramos ainda a definio de oferta, que a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores e vendedores desejam em determinado perodo. Representa um plano ou inteno de produtores ou vendedores, e no a venda efetiva. As variveis que afetam a oferta de dado bem ou servio so: quantidade ofertada do bem, preo do bem, preo dos fatores e insumos de produo, preo de outros bens, substitutos na produo, objetivos e metas do empresrio. Quando ocorre um excesso de ofertas (um maior nmero de produtos venda do que de consumidores para consumi-los), os vendedores acumularo estoques no planeados e tero que diminuir seus preos, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda (muitos consumidores para comprar um nmero pequeno de

determinado produto), os consumidores estaro dispostos a pagarem mais caro pelos produtos escassos. Assim, existe uma tendncia ao equilbrio, no existindo presses para alterar preos e os planos dos compradores so consistentes com os planos dos vendedores, e no existem filas ou estoques no planeados nas empresas.

Lei da Oferta e da Procura (demanda e oferta)


Por Edson Canal Girardi Demanda tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espao de tempo. Temos que entender que somente o desejo de adquirir certo bem, e no a consumao de tal, que seria caracterizado como consumo.

A demanda pode ser influenciada por vrios fatores, como: - O gosto do consumidor; - A relao entre o preo do bem quanto maior, menor ser a procura pelo mesmo; - A relao de seu preo com o preo de bens substitutos. Ex.: o preo da manteiga e da margarina; - A relao de seu preo e o poder de compra do consumidor. Oferta a quantidade de bens ou servios que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espao de tempo. Depende de algumas variveis: - A quantidade ofertada de um bem; - O preo deste bem; - O preo dos bens concorrentes a este; - O custo de produo destes bens; - A tecnologia empregada na fabricao destes produtos. Assim, podemos ver que quanto h o aumento do preo de um produto, maior o estimulo para a fabricao deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, h a reduo de seu preo, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes de produzi-lo. Essas foras de mercado vivem em conflito, fazendo com que o preo dos produtos seja regido pela oferta, que oferecer pouco para o mesmo elevar-se, e pela demanda, que almejar muitos produtos para ele chegar a preos mais acessveis. E esta lei econmica serve para qualquer produto. Como exemplo, podemos citar o vdeo-cassete, que no incio da dcada de 80 custava muito caro. Seu preo foi declinando com a chegada de marcas diferentes, e tambm de produtos concorrentes (como o DVD) no mercado ou significa, sua oferta aumentou para uma demanda estabilizada. Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia o supermercado. Em pocas especificas como Pscoa, Natal, etc., os produtos de poca tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporo muito maior que o aumento de sua oferta.

Vous aimerez peut-être aussi