Vous êtes sur la page 1sur 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 04356/08

DENNCIA. Governo do Estado. Cumprimento parcial da resoluo RPL TC 06/11. Assinao de novo prazo. Aplicao de Multa. Determinao de inspeo pela Auditoria. Envio de cpia dos autos ao Ministrio Pblico do Estado.

ACRDO APL TC N 00309/2012


O presente processo trata de denncia sobre possveis irregularidades no mbito do Poder Executivo do Estado da Paraba, formulada pelo Sr. Pablo Dayan Targino Braga e por outros interessados constantes dos autos. Em sntese, a denncia, que foi formalizada junto a esta Corte de Contas por meio do Documento TC 08675/08 (fls. 02/75), do Documento TC 12399/08 (fls.79/96) e do Documento TC 16401/08 (fls. 104/119-A), apresenta como irregularidade a existncia de cargos e servidores comissionados para o desempenho de atribuies de natureza jurdica no Poder Executivo do Estado, inclusive nos rgos e entidades da administrao indireta a ele vinculados, o que da competncia exclusiva dos Procuradores do Estado, em detrimento dos candidatos aprovados no concurso pblico realizado pela Procuradoria Geral do Estado, no exerccio de 2008. O denunciante requereu medida cautelar para sustar os atos de nomeao de pessoal para os cargos comissionados de natureza jurdica, conforme documentao s fls. 104/106, a qual foi denegada pelo ento Relator, Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira, s fls. 120/121. O rgo Tcnico de Instruo, aps anlise da defesa e da documentao acostada pelas autoridades responsveis, s fls. 124/207, evidenciou a procedncia da denncia, porm entendeu ser necessria a notificao do atual Secretrio da Administrao para que este apresente a relao de todos os servidores comissionados da administrao direta e indireta do Estado (exceto da Procuradoria Geral, a qual j consta dos autos) que desenvolvem atribuies de natureza jurdica, destacando o cargo, a lotao e a data de admisso de cada um dos servidores relacionados, entendimento este assinalado no Relatrio Inicial (fls. 226/227) e no Relatrio de Anlise de Defesa (fls. 288/289), por ser imprescindvel concluso acerca da matria objeto da denncia. Em seguida, os autos tramitaram pelo Ministrio Pblico Especial que proferiu Cota sugerindo a: assinao de prazo ao Secretario Estadual de Administrao para apresentar, sob pena de aplicao de multa: relao de todos os servidores comissionados da administrao direta e indireta do Estado (exceto Procuradoria Geral) que desenvolvem atribuies de natureza jurdica, informando o respectivo cargo, alocao e a data de admisso de cada um.
1

Neste sentido, os membros desta Corte emitiram Resoluo RPL TC 06/2011, s fls. 308/309, assim dispondo: aos Excelentssimos Senhores Governador do Estado, Procurador Geral do Estado e Secretrio de Administrao que se abstenham de preencher os cargos comissionados criados no mbito da Procuradoria Geral do Estado, cujas atribuies envolvam funes tpicas de representao judicial, assessoria e consultoria jurdica do Poder Executivo, na sua administrao direta e indireta, procedendo, se houver necessidade, e observado o Edital competente, ao provimento dos cargos vagos de Procurador de Estado, com os candidatos aprovados no ltimo concurso pblico da categoria; determinar Auditoria deste Tribunal que, ao fim de 60 (sessenta) dias realize uma inspeo na Procuradoria Geral do Estado, para verificar o cumprimento dessa determinao, trazendo aos autos a relao das admisses feitas at a data da inspeo nos cargos de Procurador do Estado e nos cargos comissionados acima aludidos, integrantes da estrutura daquele rgo, antes e depois desta Resoluo. O Relator determinou que a Auditoria desta Corte realizasse diligncia na Procuradoria Geral do Estado, com fins de verificar o cumprimento da resoluo supracitada e, ademais, analisasse a documentao apresentada pelas Sras. Jaqueline Lopes de Alencar e Ana Rita Feitosa Torreo Braz s fls. 322/430. O rgo Tcnico de Instruo, s fls. 517/518, concluiu pelo no cumprimento integral da Resoluo RPL TC 06/2011, visto que: o Poder Executivo ainda mantm em seu quadro de pessoal cerca de 51 advogados (quadro permanente) e 82 Assistentes Jurdicos (quadro comissionado), distribudos na Procuradoria Geral e em diversas Secretarias; alm de cerca de 79 Advogados, Procuradores, Assessores, Consultores, Assistentes e outros profissionais da rea jurdica da administrao indireta, conforme a planilha s fls.516. Novamente, os autos tramitaram pelo Parquet, que proferiu Cota pugnando pela: 1. Aplicao de multa ao Governador do Estado da Paraba, Sr. Ricardo Vieira Coutinho, Sr. Livnia Maria da Silva de Farias, ocupante do cargo de Procuradora Geral do Estado da Paraba quando da publicao da Resoluo RPL TC 006/2011, atual Secretria de Estado da Administrao, bem como ao Sr. Gilberto Carneiro da Gama, ex-secretrio de Administrao e atual Procurador Geral do Estado, tudo nos termos do art. 56, VIII, da LOTCE PB; 2. Renovao das determinaes contidas na Resoluo RPL TC 006/2011, sob pena de aplicao de nova multa s autoridades responsveis; 3. Realizao de inspeo, pela Auditoria desta Corte, no mbito da Agncia Executiva de Gesto das guas (AESA); da Agncia de Vigilncia Sanitria do Estado da Paraba (AGEVISA); da Paraba Previdncia (PBPREV) e da Agncia de Regulao da Paraba (ARPB), tendo por escopo a verificao da representao judicial e extrajudicial dessas autarquias; 4. Remessa de cpias integrais dos autos ao Ministrio Pblico Estadual para, no uso de suas atribuies, adotar as medidas pertinentes ao caso. o Relatrio.

VOTO DO RELATOR

CONSIDERANDO que a Resoluo RPL TC 06/11 foi parcialmente cumprida, tendo sido constatadas, aps sua publicao, as nomeaes de 04 aprovados no ltimo concurso realizado para o cargo de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que restou evidenciada a nomeao de advogados, ao nutum da Administrao Pblica, para a ocupao de cargos comissionados de assessor e consultor jurdico, na estrutura administrativa do Estado da Paraba, cujas atribuies consistem em prtica de atos privativos de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que a realizao de diligncia in loco nas autarquias mencionadas pelo Parquet faz-se necessria para verificao da existncia e quantificao de ocupantes de cargos em comisso com atribuies tpicas de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que no se vislumbra ilegalidade na nomeao, pelo Governador do Estado, de assessores e consultores jurdicos para vagas j existentes na estrutura jurdica do Estado, no se admitindo, todavia, o desvio de funo destes, visto que no podem exercer atribuies tpicas de procurador do Estado, devendo, pois, os Secretrios de cada pasta garantir que os assessores jurdicos sob sua responsabilidade no desempenhem suas atribuies em desvio de funo; CONSIDERANDO o Relatrio supra evidenciado, o pronunciamento do Ministrio Pblico Especial, o entendimento do rgo Tcnico de Instruo, e o mais que dos autos consta; Este Relator vota pela: 1. Declarao de cumprimento parcial da Resoluo RPL TC 06/11; 2. Aplicao de multa, no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), solidariamente, a Sr. Livnia Maria da Silva de Farias, Procuradora Geral do Estado da Paraba quando da publicao da Resoluo RPL TC 006/2011, e ao Sr. Gilberto Carneiro da Gama, atual Procurador Geral do Estado, nos termos do que dispe os artigos 56, inciso VIII, da Lei Orgnica deste Tribunal, assinando-lhes o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da publicao desta deciso, para o recolhimento voluntrio conta do Fundo de Fiscalizao Oramentria e Financeira Municipal; 3. Assinao de prazo de 60 (sessenta) dias para cumprimento das determinaes contidas na Resoluo RPL TC 006/2011, sob pena de aplicao de multa s autoridades responsveis; 4. Realizao de inspeo in loco, pela Auditoria desta Corte, no mbito da Agncia Executiva de Gesto das guas (AESA); da Agncia de Vigilncia Sanitria do Estado da Paraba (AGEVISA); da Paraba Previdncia (PBPREV) e da Agncia de Regulao da Paraba (ARPB), com fins de verificar a representao judicial e extrajudicial dessas autarquias; 5. Remessa de cpia dos autos ao Ministrio Pblico Estadual, para adoo de medidas de sua competncia.

o voto. DECISO DO TRIBUNAL PLENO

CONSIDERANDO que a Resoluo RPL TC 06/11 foi parcialmente cumprida, tendo sido constatadas, aps sua publicao, as nomeaes de 04 aprovados no ltimo concurso realizado para o cargo de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que restou evidenciada a nomeao de advogados, ao nutum da Administrao Pblica, para a ocupao de cargos comissionados de assessor e consultor jurdico, na estrutura administrativa do Estado da Paraba, cujas atribuies consistem em prtica de atos privativos de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que a realizao de diligncia in loco nas autarquias mencionadas pelo Parquet faz-se necessria para verificao da existncia e quantificao de ocupantes de cargos em comisso com atribuies tpicas de Procurador do Estado; CONSIDERANDO que no se vislumbra ilegalidade na nomeao, pelo Governador do Estado, de assessores e consultores jurdicos para vagas j existentes na estrutura jurdica do Estado, no se admitindo, todavia, o desvio de funo destes, visto que no podem exercer atribuies tpicas de procurador do Estado, devendo, pois, os Secretrios de cada pasta garantir que os assessores jurdicos sob sua responsabilidade no desempenhem suas atribuies em desvio de funo; CONSIDERANDO o Relatrio supra evidenciado, o pronunciamento do Ministrio Pblico Especial, o entendimento do rgo Tcnico de Instruo, e o mais que dos autos consta; ACORDAM os Conselheiros do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAIBA, na sesso realizada nesta data, a unanimidade, com o impedimento declarado do Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira, em: 1. Declarao de cumprimento parcial da Resoluo RPL TC 06/11; 2. Aplicar multa, no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), solidariamente, a Sr. Livnia Maria da Silva de Farias, Procuradora Geral do Estado da Paraba quando da publicao da Resoluo RPL TC 006/2011, e ao Sr. Gilberto Carneiro da Gama, atual Procurador Geral do Estado, nos termos do que dispe os artigos 56, inciso VIII, da Lei Orgnica deste Tribunal, assinando-lhes o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da publicao desta deciso, para o recolhimento voluntrio conta do Fundo de Fiscalizao Oramentria e Financeira Municipal; 3. Assinar prazo de 60 (sessenta) dias para cumprimento das determinaes contidas na Resoluo RPL TC 006/2011, sob pena de aplicao de multa s autoridades responsveis; 4. Determinar a realizao de inspeo in loco, pela Auditoria desta Corte, no mbito da Agncia Executiva de Gesto das guas (AESA); da Agncia de Vigilncia Sanitria do Estado da Paraba (AGEVISA); da Paraba Previdncia (PBPREV) e da Agncia de Regulao da Paraba (ARPB), com fins de verificar a representao judicial e extrajudicial dessas autarquias;

5. Determinar a remessa de cpia dos autos ao Ministrio Pblico Estadual, para adoo de medidas de sua competncia.

Publique-se, registre-se, cumpra-se. TC - PLENRIO MINISTRO JOO AGRIPINO Joo Pessoa, 02 de maio de 2012.

FERNANDO RODRIGUES CATO Presidente

ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA Relator

ISABELLA BARBOSA MARINHO FALCO Procuradora Geral do Ministrio Pblico junto a este Tribunal

Vous aimerez peut-être aussi