Vous êtes sur la page 1sur 19

N-2301

REV. C

FEV / 2006

ELABORAO DA DOCUMENTAO TCNICA DE SOLDAGEM


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

SC - 26
Soldagem

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

17 pginas, ndice de Revises e GT

N-2301
1 OBJETIVO

REV. C

FEV / 2006

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para a elaborao da documentao tcnica a ser empregada no planejamento, execuo, controle, registro e certificao de soldagem. 1.2 Esta Norma se aplica soldagem de fabricao, construo, montagem e de manuteno de equipamentos, tubulaes e demais materiais metlicos. 1.3 Esta Norma se aplica elaborao de documentao tcnica de soldagem, a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-133 PETROBRAS N-381 PETROBRAS N-1438 PETROBRAS N-1738 PETROBRAS N-2163 ABNT NBR 14842 AWS A2.4 EN 45013 - Soldagem; - Execuo de Desenho e Outros Documentos Tcnicos em Geral; - Soldagem; - Descontinuidades em Juntas Soldadas, Fundidos, Forjados e Laminados; - Soldagem e Trepanao em Equipamentos, Tubulaes e Dutos em Operao; - Critrios para a Qualificao e Certificao de Inspetores de Soldagem; - Standard Symbols for Welding, Brazing and Nondestructive Examination; - General Criteria for Certification Bodies Operating Certification of Personnel.

3 DEFINIES
Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies da norma PETROBRAS N-1438.

4 CONDIES GERAIS
4.1 Esta Norma deve ser empregada em conjunto com as normas de projeto, de fabricao, de montagem e manuteno de equipamentos, tubulaes e demais materiais metlicos, prevalecendo as normas de projeto no caso de requisitos conflitantes. 4.2 Cada documento especificado nesta Norma deve ser elaborado quando requerido na norma PETROBRAS N-133 ou nas normas de projeto, de fabricao, de montagem e manuteno de equipamentos, tubulaes e demais materiais metlicos ou ainda em outros documentos contratuais. 2

N-2301

REV. C

FEV / 2006

4.3 Todos os documentos tcnicos e desenhos devem ser elaborados de acordo com a norma PETROBRAS N-381. 4.4 As unidades metrolgicas devem ser as legais no Brasil de acordo com a Lei Metrolgica Brasileira. Quando a natureza do assunto indicar a convenincia de unidades inglesas, estas devem ser grafadas, entre parnteses, aps a unidade legal brasileira correspondente. 4.5 Todos os documentos devem ser aprovados pelo inspetor de soldagem qualificado conforme a norma ABNT NBR 14842, respeitadas as atribuies de cada nvel de certificao. 4.6 Para os servios de soldagem executados no exterior, os inspetores de soldagem devem ser certificados na norma principal aplicvel, por entidades internacionais que atendam aos requisitos da norma EN 45013, sendo neste caso, necessria a aprovao prvia pela PETROBRAS. 4.7 Para soldagem e trepanao em equipamentos, tubulaes e dutos em operao, alm da documentao tcnica exigida por esta norma, devem ser atendidos tambm os requisitos da norma PETROBRAS N-2163.

5 CONDIES ESPECFICAS
5.1 Documentao para Planejamento de Soldagem Os documentos citados nos itens 5.1.1 a 5.1.4, quando requeridos conforme item 4.2 desta Norma, devem ser elaborados conforme descrito abaixo e aprovados antes da execuo da soldagem. 5.1.1 O Plano de Soldagem deve conter, no mnimo: a) folha de rosto citando: - ttulo do documento; - identificao do equipamento, tubulao ou demais materiais metlicos; - identificao da norma de fabricao ou de construo e montagem; - ndice dos documentos apresentados; b) listas de juntas a serem soldadas (LJS), elaboradas conforme ANEXO A desta Norma; c) especificao dos procedimentos de soldagem aplicveis (EPS), inclusive para reparos, elaborados conforme ANEXO B desta Norma; d) registros de qualificao dos procedimentos de soldagem (RQPS) apresentados, elaborados conforme ANEXO C desta Norma; e) registro da qualificao dos soldadores e operadores de soldagem, elaborados conforme ANEXO D desta Norma. 5.1.2 O Plano de Qualificao de Procedimentos de Soldagem deve conter, no mnimo: a) folha de rosto citando: 3

N-2301

REV. C

FEV / 2006

b)

c) d)

e)

- ttulo do documento; - identificao de equipamento, tubulao ou demais materiais metlicos; - identificao da norma de qualificao; - ndice dos documentos apresentados; lista das peas de teste a serem soldadas, citando: - cdigo de identificao da pea de teste; - cdigo da especificao do procedimento de soldagem; - processos de soldagem; - especificao do metal de base, dimetro (se aplicvel) e espessura de cada membro da junta; - tipo de junta; - tipo de chanfro; - posio de soldagem; plano de ensaios no-destrutivos, em forma de tabela, listando as peas de teste e os ensaios no-destrutivos aplicveis antes e aps a soldagem e o tratamento trmico (quando requerido); plano de ensaios mecnicos e macrogrficos contendo: - desenhos das peas de teste indicando a direo de laminao, a localizao dos corpos de prova e as respectivas identificaes; - tabela listando os corpos de prova, os ensaios mecnicos a executar e as normas aplicveis para conduo do ensaio, preparao dos corpos de prova e critrios de aceitao; aporte trmico, quando aplicvel (aos de alta resistncia/elevada dureza, requisitos de tenacidade, tamanho de gro controlado).

5.1.3 O Plano de Qualificao de Soldadores e Operadores de Soldagem deve ser elaborado de maneira anloga com o mesmo contedo mnimo do Plano de Qualificao de Procedimento de Soldagem citado no item 5.1.2 desta Norma, alm dos critrios para desqualificao e treinamento e deve conter nmero da EPS/RQPS. 5.1.4 O Plano de Execuo de Testes de Produo, deve conter, no mnimo: a) folha de rosto citando: - ttulo do documento; - identificao do equipamento, tubulao ou demais materiais metlicos; - identificao da norma de fabricao ou de construo e montagem; - ndice dos documentos apresentados; b) lista dos testes de produo a executar, em forma de tabela, listando: - procedimentos de soldagem; - comprimento de solda prevista para cada procedimento de soldagem; - fase de fabricao, construo ou montagem do equipamento em que cada pea de teste deve ser soldada; c) lista de peas de teste a serem soldadas elaborada conforme o item 5.1.2 alnea b) desta Norma; d) plano de ensaios no-destrutivos elaborado conforme o item 5.1.2 alnea c) desta Norma; e) plano de ensaios mecnicos e macrogrficos elaborado conforme item 5.1.2 alnea d) desta Norma.

N-2301

REV. C

FEV / 2006

5.2 Documentao para Execuo e Controle da Soldagem Os documentos citados nos itens 5.2.1 a 5.2.3, quando requeridos conforme item 4.2 desta Norma, devem ser elaborados e aprovados para serem utilizados na execuo e controle da soldagem e devem ficar disponveis aos soldadores, operadores, supervisores e inspetores de soldagem. 5.2.1 A instruo de execuo e inspeo de soldagem deve ser elaborada conforme ANEXO E desta Norma. 5.2.2 A relao de soldadores e operadores de soldagem qualificados deve ser elaborada conforme ANEXO F desta Norma. 5.2.3 O controle do desempenho dos soldadores e operadores de soldagem deve ser elaborado conforme ANEXO G desta Norma. 5.3 Documentao para Registro da Soldagem Os documentos citados nos itens 5.3.1 a 5.3.3, quando requeridos conforme item 4.2 desta Norma, devem ser elaborados para serem utilizados como registro da execuo da soldagem. 5.3.1 O relatrio de registro de soldagem deve ser elaborado conforme ANEXO H desta Norma. 5.3.2 O relatrio de registro de tratamento trmico deve ser elaborado conforme ANEXO I desta Norma. 5.3.3 O registro de execuo do teste de produo deve ser elaborado conforme ANEXO C desta Norma.

_____________ /ANEXO A

N-2301

REV. C

FEV / 2006

ANEXO A - INSTRUES PARA ELABORAO DA LISTA DE JUNTAS A SEREM SOLDADAS (LJS) A-1 CONDIES GERAIS
A-1.1 Deve ser elaborada uma LJS para cada desenho de fabricao e/ou construo e montagem. A-1.2 Em um mesmo desenho, as juntas que tenham as mesmas caractersticas definidas abaixo no Captulo A-2, devem ser listadas somente 1 vez.

A-2 CONDIES ESPECFICAS


A LJS deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) identificao do desenho de referncia; b) especificao do metal de base, dimetro (se aplicvel) e espessura de cada membro da junta; c) tipo da junta; d) tipo de chanfro; e) posio de soldagem; f) possibilidade de acesso raiz; g) identificao do procedimento de soldagem aplicvel.

_____________ /ANEXO B

N-2301

REV. C

FEV / 2006

ANEXO B - INSTRUES PARA ELABORAO DA ESPECIFICAO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (EPS) B-1 CONDIES GERAIS
A EPS deve ser elaborada com base nas especificaes do projetista e/ou fabricante do equipamento, dos consumveis, dos metais de base e de acordo com a especificao do executante, observando os requisitos da norma PETROBRAS N-133. Aps a soldagem da pea de teste, as faixas dos parmetros de soldagem devem ser revisadas para compatibilizar os valores efetivamente utilizados com as tolerncias permitidas nas normas de qualificao aplicveis.

B-2 CONDIES ESPECFICAS


A EPS deve conter, no mnimo, todas as informaes previstas nas respectivas normas de qualificao aplicveis, alm de: a) b) c) d) e) f) g) identificao da norma de qualificao; croqui da junta e do chanfro; croqui da seqncia de passes; especificao, classificao e marca comercial dos consumveis; nmero da EPS e da RQPS; controle do aporte trmico quando aplicvel; requisitos especiais para o consumvel utilizado (como por exemplo, utilizao do sufixo G); h) faixa de preaquecimento para as espessuras qualificadas.

_____________ /ANEXO C

N-2301

REV. C

FEV / 2006

ANEXO C - INSTRUES PARA ELABORAO DO REGISTRO DA QUALIFICAO DO PROCEDIMENTO DE SOLDAGEM (RQPS) E DO REGISTRO DE EXECUO DO TESTE DE PRODUO (RETP) C-1 CONDIES GERAIS
Os seguintes documentos, quando aplicveis, devem ser anexados ao RQPS ou RETP: a) relatrio de registro de soldagem elaborado conforme ANEXO H desta Norma, no caso do RQPS; b) relatrio de registro de tratamento trmico elaborado conforme ANEXO I desta Norma; c) relatrios de registro de resultados dos ensaios no-destrutivos elaborados conforme as normas aplicveis; d) plano de ensaios mecnicos e macrogrficos elaborado conforme o item 5.1.2 alnea d) desta Norma; e) relatrios de registro de resultados dos ensaios mecnicos e metalogrficos elaborados conforme itens C-2.2 a C-2.7 deste ANEXO; f) certificado de qualidade dos consumveis (anlise PPM de gases/certificado de pureza) e dos metais de base, no caso do RQPS.

C-2 CONDIES ESPECFICAS


C-2.1 O RQPS e o RETP devem conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) identificao do procedimento de soldagem; identificao do teste de produo, no caso do RETP; lista dos documentos que esto anexados e respectivas identificaes; identificao das normas de qualificao aplicveis e das normas de fabricao ou montagem do equipamento; e) acompanhamento da soldagem da pea de teste de produo, incluindo: croqui dos passes, amperagem, voltagem, velocidade, dimetro dos eletrodos e aporte trmico (heat input) quando aplicvel. C-2.2 O relatrio de registro de resultados do ensaio de trao deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) entidade executante do ensaio; identificao da norma de execuo do ensaio; identificao (nmero de srie) da mquina de ensaio; identificao, data de emisso e nome da entidade emitente do certificado de calibrao da mquina de ensaio; identificao de norma de preparao dos corpos-de-prova; identificao da pea de teste e dos corpos-de-prova; tipos e dimenses dos corpos-de-prova; identificao de norma para avaliao dos resultados; local da fratura; limites de resistncia especificado e real; alongamento, quando aplicvel; laudo final.

N-2301

REV. C

FEV / 2006

C-2.3 O relatrio de registro de resultados do ensaio de dobramento deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) entidade executante do ensaio; identificao da norma de execuo do ensaio; tipo do ensaio; dimetro do cutelo e distncia entre os roletes de apoio do dispositivo de ensaio; identificao da norma de preparao dos corpos-de-prova; identificao da pea do teste e dos corpos-de-prova; tipo e dimenses dos corpos-de-prova; identificao da norma para avaliao dos resultados; ngulo de dobramento; identificao e dimenses das descontinuidades detectadas; laudo final.

C-2.4 O relatrio de registro de resultados do ensaio de impacto deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) entidade executante do ensaio; b) identificao de norma da execuo do ensaio; c) identificao (nmero de srie) da mquina de ensaio e do termmetro utilizado; d) identificao do projetor de perfil utilizado; e) identificao, data de emisso e nome da entidade emitente do certificado de calibrao da mquina de ensaio e do termmetro utilizado; f) temperatura do ensaio; g) identificao da norma de preparao dos corpos-de-prova; h) identificao da pea de teste e dos corpos-de-prova; i) tipo e dimenses dos corpos-de-prova; j) orientao do corpo-de-prova em relao direo de laminao, quando aplicvel; k) localizao do entalhe; l) identificao da norma para avaliao dos resultados; m) energia absorvida e/ou expanso lateral e/ou percentagem de fratura frgil (individuais e mdias obtidas), o que for aplicvel, com os valores especificado e real; n) laudo final. C-2.5 O relatrio de registro de resultados do ensaio macrogrfico deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) entidade executante do ensaio; identificao da norma de preparao dos corpos-de-prova; identificao da pea de teste e dos corpos-de-prova; macrofotografia dos corpos-de-prova com indicao de ampliao utilizada; reagente utilizado; identificao da norma para avaliao dos resultados; dimensionamento do reforo, das pernas da solda e das gargantas efetiva e real; h) aumento utilizado para inspeo visual; i) identificao e dimenses das descontinuidades detectadas; j) laudo final.

N-2301

REV. C

FEV / 2006

C-2.6 O relatrio de registro de resultados do ensaio de dureza deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) entidade executante do ensaio; b) identificao da norma de execuo do ensaio e tipo de dureza; c) identificao (nmero de srie) da mquina de ensaio e da amostra-padro utilizada para aferio da mquina; d) identificao, data de emisso e nome da entidade emitente do certificado de calibrao da mquina de ensaio e da amostra padro utilizada; e) identificao da pea de teste e dos corpos-de-prova; f) croqui do corpo-de-prova com representao das diversas zonas da junta soldada e localizao dos pontos do perfil de dureza; g) valores de dureza especificado e real; h) identificao da norma para avaliao dos resultados; i) laudo final. C-2.7 O relatrio de registro de resultados do ensaio de fratura (Nick-Break Test) deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) entidade executante do ensaio; identificao da norma de execuo do ensaio; identificao da norma de preparao dos corpos-de-prova; identificao da pea de teste e dos corpos-de-prova; dimenses dos corpos-de-prova; identificao de norma para avaliao dos resultados; identificao e dimenses das descontinuidades detectadas; laudo final.

_____________ /ANEXO D

10

N-2301

REV. C

FEV / 2006 DE DE

ANEXO D - INSTRUES PARA ELABORAO DO REGISTRO QUALIFICAO DE SOLDADORES E OPERADORES SOLDAGEM (RQS) D-1 CONDIES GERAIS

Deve ser emitido o RQS para cada teste aprovado de cada soldador ou operador de soldagem.

D-2 CONDIES ESPECFICAS


O RQS deve conter, no mnimo: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) nome do soldador ou operador de soldagem; cdigo de identificao (sinete) do soldador ou operador de soldagem; identificao da norma de qualificao aplicvel; identificao do procedimento de soldagem empregado; identificao do(s) processo(s) de soldagem; todas as variveis essenciais com os valores efetivamente empregados na qualificao e os limites qualificados; tipo dos ensaios, exames e testes efetuados; identificao e tipo dos corpos-de-prova utilizados; resultados dos ensaios, exames e testes efetuados, para cada corpo-de-prova; identificao, data de emisso e nome da instituio emitente dos relatrios de registro dos ensaios, exames e testes efetuados.

_____________ /ANEXO E

11

N-2301

REV. C

FEV / 2006 DE

ANEXO E - INSTRUES PARA ELABORAO DA INSTRUO EXECUO E INSPEO DE SOLDAGEM (IEIS) E-1 CONDIES GERAIS

E-1.1 Os parmetros de soldagem na IEIS devem ter como base os valores especificados no procedimento de soldagem qualificado e as tolerncias permitidas na norma de qualificao aplicvel. E-1.2 A IEIS deve ser detalhada para cada junta a ser soldada. Entretanto, quando a quantidade de juntas do equipamento a ser soldado for de tal modo elevada que a individualizao seja impraticvel ou inadequada, permite-se o agrupamento das juntas idnticas. Em qualquer caso, a rastreabilidade entre a junta individual e o procedimento de soldagem aplicvel deve ser garantida.

E-2 CONDIES ESPECFICAS


A IEIS deve conter, no mnimo, o descrito nos itens E-2.1 a E-2.3. E-2.1 Nmero do desenho e identificao do equipamento, tubulao e estrutura, com indicao da localizao das juntas a serem soldadas. E-2.2 Identificao individual da junta ou do grupo de juntas a serem soldadas conforme descrito no item E-1.2 deste ANEXO. E-2.3 Informaes especficas para a execuo e inspeo da soldagem da junta ou do grupo de juntas, ou seja: a) identificao do procedimento de soldagem (EPS / RQPS); b) croqui de chanfro e simbologia de soldagem conforme norma AWS A2.4; c) especificao do metal de base, dimetro (se aplicvel) e espessura de cada membro da junta; d) croqui de seqncia de passes, para soldas em ngulo onde for requerido estanqueidade; e) parmetros de soldagem, citados para cada passe de solda, ou seja: - processo de soldagem; - classificao, marca comercial e dimetro dos eletrodos, arames ou varetas; - tipo e intensidade de corrente; - velocidade, se aplicvel, tenso e polaridade; - classificao e marca comercial dos fluxos (se aplicvel); - tipo e vazo dos gases de purga e de proteo (se aplicveis); - tcnica de deposio (se aplicvel), retilnea ou oscilante e indicao do valor mnimo ou mximo da largura do passe; - posio e progresso de soldagem (se aplicvel); f) mtodo de limpeza inicial e interpasses; g) tcnica de goivagem (se aplicvel); h) temperatura de preaquecimento e tcnica de aplicao; i) temperatura interpasses; 12

N-2301

REV. C

FEV / 2006

j) tempo e temperatura de ps-aquecimento e tcnica de aplicao (se aplicvel); k) indicao de exigncia de tratamento trmico e parmetros de execuo (se aplicvel); l) instruo de tempo de espera para incio dos ensaios no destrutivos; m) tipo e extenso dos ensaios no-destrutivos e outros testes aplicveis assim como a definio dos pontos de reteno (antes ou aps o passe de raiz, a cada camada, antes ou aps o tratamento trmico); n) normas de referncia, incluindo a norma de fabricao e norma para critrio de aceitao com o item aplicvel; o) dados de processo como: tipo de fluido, classe de presso e temperatura (se aplicvel).

_____________ /ANEXO F

13

N-2301

REV. C

FEV / 2006

ANEXO F - INSTRUES PARA ELABORAO DA RELAO DE SOLDADORES E OPERADORES DE SOLDAGEM QUALIFICADOS (RSQ) F-1 CONDIES GERAIS
F-1.1 Deve ser emitida uma RSQ para cada norma de qualificao aplicvel. F-1.2 Cada qualificao de um determinado soldador ou operador de soldagem deve ser transcrita separadamente na RSQ.

F-2 CONDIES ESPECFICAS


A RSQ deve conter, no mnimo: a) identificao da norma de qualificao; b) nome e cdigo de identificao (sinete) do soldador ou operador de soldagem qualificado; c) nmero do certificado de qualificao de soldador ou operador de soldagem; d) todas as variveis essenciais de soldagem aplicveis com as faixas qualificadas; e) EPS utilizada para a qualificao do soldador.

_____________ /ANEXO G

14

N-2301
ANEXO G - INSTRUES PARA DESEMPENHO DOS SOLDAGEM (CDS) G-1 CONDIES GERAIS

REV. C

FEV / 2006 DO DE

ELABORAO DO CONTROLE SOLDADORES E OPERADORES

G-1.1 O CDS deve ser emitido a intervalos de tempo segundo critrio das normas de projeto, de fabricao e de montagem do equipamento ou de documentos contratuais. G-1.2 Devem ser elaborados 2 controles em separado: um por radiografia e outro por ultra-som.

G-2 CONDIES ESPECFICAS


O CDS deve conter, no mnimo: a) cdigo de identificao do soldador ou operador de soldagem; b) total de radiografias tiradas ou comprimento total inspecionado no perodo determinado, o que for aplicvel; c) total de radiografias reprovadas ou somatrio dos comprimentos defeituosos no perodo determinado, o que foi aplicvel; d) percentagem de defeitos calculado pela diviso do valor citado na alnea c) pelo valor citado na alnea b) e multiplicado por 100; e) valores acumulados das alneas b), c) e d) at a data da emisso do CDS; f) valor acumulado da alnea d) do CDS anterior.

_____________ /ANEXO H

15

N-2301

REV. C DO

FEV / 2006 RELATRIO DE

ANEXO H - INSTRUES PARA ELABORAO REGISTRO DE SOLDAGEM (RRS) H-1 CONDIES GERAIS

O RRS aplicvel soldagem de peas de teste, conforme requerido no Captulo C-1 alnea a) do ANEXO C desta Norma e na fabricao, montagem e manuteno de equipamentos, tubulaes e demais materiais metlicos, quando requerido conforme itens 4.2 e 5.3 desta Norma.

H-2 CONDIES ESPECFICAS


O RRS deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) e) f) g) h) a) i) j) identificao do equipamento, tubulaes ou demais materiais metlicos; identificao da junta soldada; nmero de reparo da solda, quando aplicvel; identificao do procedimento de soldagem; especificao do metal de base, corrida, dimetro (se aplicvel) e espessura de cada membro da junta; identificao da instruo de execuo e inspeo de soldagem, se aplicvel; identificao (nmero de srie) do ampermetro, voltmetro e pirmetro de contato; identificao, data de emisso e nome da entidade emitente do certificado de calibrao do ampermetro, do voltmetro e do pirmetro de contato; nome e sinete dos soldadores e/ou operadores executantes da soldagem; todas as informaes especificadas no procedimento de soldagem correspondente com os valores efetivamente empregados durante a soldagem da junta, citados segundo a seqncia de passes.

_____________ /ANEXO I

16

N-2301
ANEXO I -

REV. C

FEV / 2006 DE

INSTRUES PARA ELABORAO DO RELATRIO REGISTRO DE TRATAMENTO TRMICO (RRTT)

I-1 CONDIES GERAIS


O RRTT aplicvel ao registro de tratamentos trmicos de peas de teste, conforme requerido no Captulo C-1, alnea b) do ANEXO C desta Norma e na fabricao, montagem e manuteno de equipamentos, tubulaes e demais materiais metlicos, quando requerido conforme itens 4.2 e 5.3 desta Norma.

I-2 CONDIES ESPECFICAS


O RRTT deve conter, no mnimo, as seguintes informaes: a) b) c) d) tipo de tratamento trmico executado; identificao do procedimento de tratamento trmico aplicvel; identificao da norma de execuo aplicvel; parmetros requeridos para execuo, ou seja: - temperaturas de incio e trmino dos controles; - velocidades mnima e mxima de aquecimento; - temperaturas mnima e mxima de tratamento; - tempos mnimo e mximo de tratamento; - velocidades mnima e mxima de resfriamento; - diferena mxima de temperatura entre termopares; e) identificao do equipamento ou da pea de teste; f) identificao (nmero de srie) do registrador de temperaturas utilizado; g) identificao, data de emisso e nome da entidade emitente dos certificados de calibrao do registrador de temperatura e dos termopares utilizados; h) indicao do mtodo de execuo, ou seja: - tratamento em forno; - tratamento localizado; i) indicao do meio de aquecimento utilizado; j) croqui do forno (quando aplicvel) indicando a localizao do equipamento em seu interior, dos bicos queimadores ou das resistncias eltricas e a regio de sobreposio quando o equipamento no estiver totalmente dentro do forno; k) croqui da junta soldada indicando a localizao e distribuio das resistncias eltricas e a largura da zona aquecida, quando for efetuado tratamento trmico localizado; l) tipo, quantidade e identificao (nmero e cor no grfico) dos termopares utilizados; m) mtodo de fixao dos termopares pea; n) croqui do equipamento ou pea de teste indicando a identificao, localizao e distncia relativa entre os termopares; o) registro da temperatura da pea ao longo do tempo (grfico tempo x temperatura) com identificao dos termopares utilizados; p) parecer final concluindo se o tratamento trmico foi executado segundo o procedimento e normas aplicveis.

_____________

17

N-2301

REV. C

FEV / 2006

NDICE DE REVISES REV. A e B


No existe ndice de revises.

REV. C
Partes Atingidas 1.2 4.1 a 4.3 4.5 5.1 a 5.3 B-2 C-1 C-2.1 C-2.4 C-2.6 D-2 E-1.1 E-2.1 E-2.3 F-2 H-1 e H-2 I-1 e I-2 Revisado Revisados Revisado Revisados Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisados Revisados Descrio da Alterao

_____________

IR 1/1

N-2301

REV. C

FEV / 2006

GRUPO DE TRABALHO - GT-26-01 Membros Nome


Arno Giuseppe Cersosimo Jos Antonio Maldonado Dias Jos Luis Rodrigues da Cunha Andr Mariano Paulo Faria Germano Xavier de Pdua Marcy Saturno de Menezes Rodrigo Mendes Alves Crtes

Lotao
AB-RE/ES/TEE GE-MC/TDM ENGENHARIA/SL/SEQUI/ATFCM ENGENHARIA/SL/SEQUI/ATFCM UN-BC/ST/EMI MATERIAIS/CDBS/IF ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI

Telefone
814-8021 834-3045 816-5325 816-5370 861-3547 814-7822 855-6635 819-3091

Chave
ED6T SMS4 SG8L CSM0 QM76 CSM5 SG4D ENIV

Secretrio Tcnico
ENGENHARIA/SL/NORTEC

_____________

Vous aimerez peut-être aussi