Vous êtes sur la page 1sur 4

Vigia i

Parquia Nossa Senhora da Conceio do Seixal Grupo de Jovens - Caminho de Vida


Maio 2012
Caminho de Vida est no

Ms de Maria
Maria na sua humildade coloca-se na condio de escrava, de serva do Senhor. Reconhece a sua verdadeira condio, e este o exemplo que ns cristos temos dela. O silncio, a contemplao e a disposio em servir por toda sua vida terrena ao projeto de amor do Pai, por meio de Jesus. Assim como Maria que saibamos dizer o nosso sim, e nos colocar na condio de servos do Senhor, para que assim possamos realmente descobrir a graa imensa que estar plenamente ao servio de Deus nesta terra que tanto precisa de testemunhos vivos, de exemplos decentes de vida. doce Virgem Maria, amparai-nos, sede nosso exemplo para que saibamos servir com alegria, perseverana e fidelidade, at ao fim.

Liturgia do ms Uma forma de caminharmos e nos relacionarmos com Jesus, rezando e meditando

1 Leitura
06 Maio 13 Maio 20 Maio 27 Maio
DOMINGO V DA PSCOA DOMINGO VI DA PSCOA ASCENSO DO SENHOR DOMINGO DE PENTECOSTES Act 9, 26-31 Act 10, 25-26. 34-35. 44-48 Act 1, 1-11 Actos 2, 1-11

Salmo
Sal 21, 26b-27. 28. 30. 31-32 Sal 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 Sal 46, 2-3. 6-7. 8-9 Salmo 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31.34

2 Leitura
1 Jo 3, 18-24 1 Jo 4, 7-10 Ef 1, 17-23 1 Cor 12, 3b7.12-13

Evangelho
Jo 15, 1-8 Jo 15, 9-17 Mc 16, 15-20 Jo 20, 19-23

EVANGELHO Jo 20, 19-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo So Joo Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discpulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mos e o lado. Os discpulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs. Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Esprito Santo: queles a quem perdoardes os pecados serlhes-o perdoados; e queles a quem os retiverdes ser-lhes-o retidos. Palavra da salvao.

()O Esprito Santo Criador e, ao mesmo tempo, Esprito de Jesus Cristo, porm de tal modo que o Pai, o Filho e o Esprito Santo so um s e nico Deus. E luz da primeira Leitura podemos acrescentar: o Esprito Santo anima a Igreja. Ela no deriva da vontade humana, da reflexo, da habilidade do homem e/ou da sua capacidade organizativa, porque se fosse assim, ela j se teria extinguido h muito tempo, do mesmo modo como passam todas as realidades humanas. Ela, a Igreja, ao contrrio, o Corpo de Cristo, animado pelo Esprito Santo. As imagens do vento e do fogo, utilizadas por so Lucas para representar a vinda do Esprito Santo (cf. Act 2, 2-3), recordam o Sinai, onde Deus se tinha revelado ao povo de Israel, concedendo-lhe a sua aliana; Todo o monte Sinai fumegava l-se no Livro do xodo porque o Senhor tinha descido sobre ele no meio das chamas (19, 18). Com efeito, Israel festejou o quinquagsimo dia depois da Pscoa, aps a comemorao da fuga do Egipto, como a festa do Sinai, a festividade do Pacto. Quando so Lucas fala de lnguas de fogo, para representar o Esprito Santo, evocado aquele antigo Pacto, estabelecido com base na Lei recebida de Israel no monte Sinai. Assim o acontecimento do Pentecostes representado como um novo Sinai, como o dom de um novo Pacto no qual so abrangidos com a aliana de Israel todos os povos da Terra, na qual decaem todos os limites da antiga Lei e aparece o seu corao mais santo e imutvel, ou seja o amor, que precisamente o Esprito Santo comunica e difunde, o amor que tudo abraa. Ao mesmo tempo, a Lei dilata-se, abre-se, embora se torne mais simples: trata-se do novo Pacto, que o Esprito inscreve nos coraes de quantos crem em Cristo. A extenso do Pacto a todos os povos da Terra representada por so Lucas atravs de um elenco de populaes considervel para aquela poca (cf. Act 2, 9-11). Com isto, -nos dito algo muito importante: que a Igreja catlica desde o primeiro momento, que a sua universalidade no o fruto da incluso sucessiva de diversas comunidades. Com efeito, desde o primeiro instante o Esprito Santo criou-a como a Igreja de todos os povos; ela abraa o mundo inteiro, supera todas as fronteiras de raa, classe e nao; abate todas as barreiras e une os homens na profisso do Deus uno e trino. Desde o incio a Igreja una, catlica e apostlica: esta a sua verdadeira natureza e, como tal, deve ser reconhecida. Ela santa, no graas capacidade dos seus membros, mas porque o prprio Deus, com o seu Esprito, que a cria, purifica e santifica sempre. ()

Excerto da homilia de Bento XVI na Solenidade Pentecostes

O ms de maio na Comunidade Paroquial


4 Formao de casais 21.30

11 a 13 Ftima 19 e 20 Retiro da Equipa Nossa Senhora Seixal 4 20 Festa do Pai Nosso 2 Volume Missa 10.00

27

Festa do Compromisso 9 Volume Missa 10.00 Lausperene Diocesano na Parquia

Vous aimerez peut-être aussi