Vous êtes sur la page 1sur 2

A misso da maternidade

O Bispo de La Serena, Chile, Dom Ramon Angel Jara, teve oportunidade de escrever um texto muito potico que diz: Uma simples mulher existe que, pela imensido de seu amor, tem um pouco de Deus. Pela constncia de sua dedicao, tem muito de anjo. Que, sendo moa, pensa como uma anci e, sendo velha, age com as foras todas da juventude. Quando ignorante, melhor que qualquer sbio desvenda os segredos da vida. Quando sbia, assume a simplicidade das crianas. Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama. Rica, sabe empobrecer-se para que seu corao no sangre ferido pelos ingratos. Forte, estremece ao choro de uma criancinha. Fraca, se revela com a bravura dos lees. Viva, no lhe sabemos dar valor porque sua sombra todas as dores se apagam. Morta, tudo o que somos e tudo o que temos daramos para v-la de novo, e dela receber um aperto de seus braos, uma palavra de seus lbios. No exijam de mim que diga o nome dessa mulher, se no quiserem que ensope de lgrimas esse lbum. Porque eu a vi passar no meu caminho. Quando crescerem seus filhos, leiam para eles esta pgina. Eles lhes cobriro de beijos a fronte. Digam-lhes que um pobre viandante, em troca da suntuosa hospedagem recebida, aqui deixou para todos o retrato de sua prpria me. Na atualidade, a mulher assumiu muitos papis. Lanou-se no mundo e se transformou na operria, juza, cientista, professora, militar, policial, secretria, empresria, presidente, general e tudo o mais que, no passado, era privilgio do homem. A mulher se tornou em verdade uma super-mulher que, alm dos afazeres domsticos, conquistou o seu espao no mercado de trabalho. Naturalmente, no para competir com o homem, mas para somar com ele, pois dos esforos de ambos resulta o sustento e o bem-estar da famlia. A rainha do lar se transformou na mulher que atua e decide na sociedade. Das quatro paredes do lar para o palco do mundo. Contudo, essa mulher senadora, escriturria, deputada, mdica, administradora de empresa no perdeu a ternura. Ela prossegue a acolher em seu ninho afetivo o esposo e os filhos. Equilibrada e consciente, ela brilha no mundo e norteia o lar. Embora interprete muitos papis, ela no esqueceu do seu mais importante papel: o de ser me. * * * Dentre todas as mulheres que se projetaram no mundo, realizando grandes feitos, a nossa lembrana recua no tempo buscando uma mulher especial. A histria no lhe registra grandes discursos, mas o Evangelho lhe aponta gestos e palavras que valem muito mais. Me de um filho que revolucionou a Histria, manteve-se firme na adversidade, na dor, exemplificando o que Ele ensinara.

No deixou testamento, riquezas ou haveres mas legou Humanidade a excelente lio da mulher que gera o filho, alimenta-O e O entrega ao mundo para servir ao mundo. Seu nome era Maria... Maria de Nazar.

Redao do Momento Esprita, com base no artigo Um potico e autntico retrato de uma genitora nossa homenagem toda mulher-me, do jornal Correio fraterno do ABC, de maio de 2000 e no texto Retrato de me, de Dom Ramon Angel Jara, Bispo de La Serena, Chile, traduo de Guilherme de Almeida. Em 29.04.2011.

Vous aimerez peut-être aussi