Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO DISCIPLINA : INTRODUO A ENGENHARIA DOS MATERIAIS TEM 04096 PROF .

: ANTNIO GAMA

AO E OUTROS ELEMENTOS

NITERI 10/12/96

__________________________________________________________________________ Pgina

AOS - Aos carbono comuns :


Os aos carbono comuns , alm do carbono que seu principal elemento de liga, apresentam mangans, silcio, fsforo e enxofre como elementos sempre presentes, em funo das matrias-primas que foram utilizadas na fabricao do ferro gusa e do ao. Por essa razo, esses elementos so normalmente especificados ( sua classificao est na tabela a seguir ). O efeito do carbono conhecido: o responsvel pela dureza do material no estado recozido e normalizado e pela sua temperabilidade.Sem carbono, o ferro no pode ser endurecido pela tmpera, pois no haver formao da martensita. Assim, o carbono que determina a estrutura a estrutura e, em conseqncia, as propriedades mecnicas do ao nos estados recozido e normalizado, ao mesmo tempo que sua presena, em maior ou menor quantidade, torna o ao mais ou menos tempervel ou endurecvel. O silcio, nos teores normais - entre 0,15 e 0,30% - elemento essencialmente desoxidante, pois neutraliza a ao de formao de CO ou CO2 , por ocasio da fuso e solidificao dos aos. O mangans, em teores entre 0,30 e 0,60% , atua como desoxidante do mesmo modo que o silcio e como dessulfurante , ao combinar-se com o enxofre de preferncia ao ferro, formando um sulfeto de Mn, eliminando o problema de fragilidade a quente que pode ocorrer na presena do FeS. O fsforo e o enxofre so geralmente considerados elementos nocivos, de modo que as especificaes, a no ser em casos especiais, procuram fixar os teores destes elementos em valores baixos. Levando a determinao da composio qumica dos aos a uma maior preciso, outros elementos podem ser encontrados, como o alumnio, adicionado como desoxidante e os gases oxignio, nitrognio e hidrognio, presentes devido aos processos de fabricao ( na faixa de quantidades encontradas, pouco afetam as propriedades do ao. Outra propriedade de que os aos-carbono dependem quanto a sua estrutura.Esta, por sua vez influenciada pelos seguintes fatores: - composio qumica - tratamento mecnico - tratamento trmico A composio qumica determina, em funo do teor de carbono, se o ao hipoeutetide, hipereutetide ou eutetide.

__________________________________________________________________________ Pgina

O tratamento mecnico relaciona-se com as condies de deformao do material : se a quente ou a frio e, neste caso, a intensidade de incruamento resultante. A deformao a quente dos metais tende a eliminar algumas imperfeies ou defeitos ou heterogeneidades, como bolhas, vazios, estrutura dendrtica, etc., e o que, em ltima anlise, produz uma estrutura granular mais homognea, com reflexos positivos nas propriedades mecnicas. Por outro lado, a deformao a frio que resulta em um encruamento do ao, provoca deformao cristalina com os conhecidos efeitos de aumentar as propriedades relacionadas com a resistncia mecnica e prejudicar as relacionadas com a ductilidade e tenacidade ( esse efeito tanto mais acentuado quanto mais intensa a deformao produzida ). O tratamento trmico influi sob dois aspectos : - temperatura e tempo de aquecimento - velocidade de esfriamento. O efeito da temperatura de aquecimento bem conhecido. No caso dos aos, necessrio ter em mente a posio das linhas de transformao ou da zona crtica, para que, ao chegar-se temperatura de austenitizao que corresponde aproximadamente de recristalizao, sejam evitados dois inconvenientes: temperatura muito elevada, dentro da zona austentica, podendo ocasionar indesejvel aumento do gro ou temperatura insuficiente, dificultando a soluo total dos carbonetos de ferroe, eventualmente, de outros, no ferro gama. Em ambos os casos, as conseqncias sero sentidas na estrutura final. O tempo de aquecimento, sob o ponto de vista de crescimento de gro ou dissoluo de carbonetos, atua praticamente como a temperatura, de modo que as mesmas observaes feitas em relao a este ltimo fator se aplicam no caso do tempo de aquecimento. O esfriamento, depois do material ter sido convenientemente aquecido, vai determinar sua estrutura final, de modo que as condies segundo as quais o esfriamento levado a efeito at a temperatura ambiente, iro estabelecer a natureza do constituinte final: se perlita grossa, perlita fina, baianita comum, baianita acicular, martensita, martensita com austenita retida, etc. Os efeitos dessas estruturas sobre as propriedades dos aos j so conhecidos.

EFEITO DOS ELEMENTOS DE LIGA NOS AOS :


__________________________________________________________________________ Pgina

A introduo de outros elementos de liga nos aos-carbono feita para aumentar e melhorar : - a resistncia mecnica - a resistncia ao calor - a resistncia ao desgaste - a resistncia de corte - a resistncia a corroso - as propriedades eltricas e magnticas - a resilincia - a elasticidade - a temperabilidade .... - INFLUNCIA DOS ELEMENTOS NOS AOS-LIGA

Alumnio (Al) - O alumnio tem efeito semelhante ao do silcio.Devido sua grande afinidade pelo oxignio, o Al considerado um importante desoxidante na fabricao do ao. Boro (B) - Quando adicionado aos aos, em quantidade varivel de 0,001 a 0.003% , melhora a temperabilidade, a penetrao de tmpera, a resistncia fadiga, as caractersticas de laminao, forjamento e usinagem. Chumbo (Pb) - Este metal no se liga ao ferro,mas quando adicionado a este, espalha-se uniformemente na sua massa em partculas finssimas.Uma adio de 0,2 a 0,25% de Pb melhora bastante a usinabilidade dos aos sem prejudicar qualquer propriedade mecnica. Cobalto (Co) - O cobalto sozinho no melhora os aos. sempre utilizado em liga com outros outros metais, como o Cr, Mo, W, V. Ele confere aos aos com grande capacidade de corte, a resistncia ao calor, como nos aos rpidos. Influi nas propriedades magnticas. Cobre (Cu) - O cobre aumenta o limite de escoamento e a resistncia do ao, mas diminui o alongamento. O principal efeito do Cu nos aos o aumento da resistncia corroso atmosfrica. A presena de 0,25% de Cu no ao suficiente para dobrar esta resistncia em relao aos ao-carbono comuns. Cromo (Cr) O cromo aumenta a resistncia ao desgaste, a dureza e moderadamente a capacidade de corte. Aumenta a penetrao da tmpera.O teor de Cr geralmente inferior 1,5%. Enxofre (S) - prejudicial ao ao, pois o torna frgil e quebradio.O seu teor deve ser mantido no nvel mais baixo possvel. Fsforo (P) - uma impureza normal existente nos aos. prejudicial. Sua nica ao benfica a de aumentar a usinabilidade dos aos de corte fcil. Mangans (Mn) - Depois do carbono, talvez o elemento mais importante no ao. Baixa a temperatura de tmpera de diminui as deformaes por ela produzidas.Geralmente os aos-mangans contm 0,8 1,5% de C e 11,0 14,0 % de Mn. So dcteis, resistentes ao desgaste a aos choques. Molibidnio (Mo) - Os aos Mo apenas, so pouco tenazes, por isso o Mo nunca utilizado sozinho, mas com outros elementos de liga como Cr,W, etc...

__________________________________________________________________________ Pgina

Nquel (Ni) - o mais importante dos elementos liga que aumentam a tenacidade, a carga de ruptura e o limite de elasticidade dos aos. D boa ductilidade e boa resistncia corroso ( teores elevados de Ni produzem aos inoxidveis ). Silcio (Si) - praticamente pouso usado sozinho. Torna os aos de forjamento difcil e praticamente no soldveis. usado em geral em ligas com Mo, Mn ,Cr. Aumenta a temperatura , a penetrao de tmpera, a elasticidade e a resistncia dos aos. Suprime o magnetismo e melhora a resistncia corroso. Tungstnio (W) - Elemento importante na formao de aos rpidos. Produz nos aos maior capacidade de corte e maior dureza. Vandio (V) - um excelente desoxidante. Produz nos aos maior capacidade de forjagem, estampagem e usinagem.

OUTROS TIPOS DE AOS - Aos para fundio - So os recomendados para fundio de peas empregadas em mquinas operatrizes, indstria automobilstica, indstria ferroviria, indstria naval ,implementos agrcolas, tratores, etc...Eles possuem homogeneidade, granulao fina e regular e completa iseno de tenses. - Aos estruturais - So aos empregados principalmente em construo civil e em equipamentos de transporte ( veculos em geral ).eles possuem baixo custo, resistncia mecnica, deformabilidade, soldabilidade e relao adequada resistncia/peso. - Aos para chapa - As chapas so materiais que exigem : elevada deformabiliade ou ductilidade, ainda que com prejuzo da resistncia mecnica, soldabilidade adequada, superfcie sem defeitos e baixo custo. - Aos de usinagem fcil - A importncia destes aos reside no fato de que a indstria moderna emprega cada vez mais processos de produo em massa, os quais exigem mquinas automticas que possibilitem a produo de elevado nmero de peas em tempo relativamente curto. - Aos para cementao e nitretao - Os melhores aos para os tratamentos termoqumicos so aos ligados, embora na cementao muitos aos-carbono sejam empregados, o mesmo acontecendo com o processo de nitretao em banho de sal. - Aos ultra-resistentes - So aos que, quando inicialmente desenvolvidos, destinavamse ao emprego em componentes de avies, msseis e aplicaes semelhantes, onde se exigem limites de resistncia trao acima de 200 kgf / mm2 .

__________________________________________________________________________ Pgina

- Aos grficos - devido a sua usinabilidade, esses aos so utilizados em matrizes para conformao a frio, em buchas, cames, calibres, entres outras aplicaes ( possuem alto teor de carbono [ 1,30 1,50% ] e de silcio [ at 1,20% ] }. - Aos resistentes ao choque - Possuem carbono mdio ( 0,5% ) pela tenacidade que se exige, mangans de 0,20 0,80%, silcio de 0,25 2,00% e eventualmente cromo de 1,00 1,50%, vandio 0,20% , tungstnio 2,50% e molibidnio 0,40 0,50%. Sua tenacidade varia de boa a excelente, porm suas resistncias ao desgaste e ao amolecimento pelo calor so apenas regulares, do mesmo modo que a usinabilidade. a profundidade de endurecimento mdia. Suas principais aplicaes so : cinzis, martelos, talhadeiras, brocas para concreto e para rochas, etc. - Aos rpidos - Constituem estes aos o grupo mais importante de aos para ferramentas e matrizes, porque so eles que apresentam o melhor comportamento sob o ponto de vista de amolecimento pelo calor. - Aos inoxidveis - Estes aos caracterizam-se ,fundamentalmente, por resistirem corroso atmosfrica, embora possam igualmente resistir ao de outros meios gasosos ou lquidos.Os aos adquirem passividade quando ligados com alguns outros elementos metlicos, entre os quais os mais importantes so o cromo e o nquel e , em menor grau. o cobre, o silcio, o molibidnio e o alumnio. Estes aos se dividem em : - aos inoxidveis martensticos (aplicados me lminas de turbina e compressor, molas, eixos e hlices de bombas, etc.) - aos inoxidveis ferrticos ( aplicado em equipamentos da ind. qumica,em equipamento de restaurantes e cozinhas,etc.) - aos inoxidveis austenticos ( aplicado em peas decorativas e utenslios dometicos,etc.) Os primeiros podem ser endurecidos por tmpera, ao passo que os outros dois no.No ltimo grupo, caracterizado pela presena simultnea de cromo e nquel, a estrutura austentica pode ser retida temperatura ambiente. Os dois primeiros grupos compreendem os aos inoxidveis essencialmente ao cromo, em teores elevados.

FERRO FUNDIDO

__________________________________________________________________________ Pgina

O ferro fundido uma liga Fe-C com 2,0% 6,7% C. Os aos com mais de 1,7% C, na prtica, tambm so considerados ferro fundido. No comrcio, a limite mximo de teor de C de 4,5 %. Ferro fundido de primeira fuso ou gusa ( 3,5% 4,5% C ) o produto obtido diretamente do Alto Forno, pela reduo do minrio de ferro com carvo coque e fundente. vendido em blocos como matria-prima para ulteriores transformaes. PRINCIPAIS TIPOS DE FERRO FUNDIDO E SUAS APLICAES

Ferro-Fundido Cinzento - liga ferro-carbono-silcio com teor de carbono acima de 2,0% e silcio presente em teores de 1,20% a 3,00% ; a quantidade de carbono de tal ordem que, conjuntamente com o relativamente elevado teor de silcio, promove a formao parcial de carbono livre, na forma de lamelas ou veios de grafita. Nessas condies, o ferro fundido cinzento apresenta fratura com colorao escura ( donde sua denominao ). Aplicao : motores de combusto interna, virabrequins, eixo comando de vlvulas, etc. Ferro-Fundido Branco - liga de ferro-carbono-silcio, com teor de silcio menor que no cinzento e que, devido ao silcio em menor quantidade e s condies de fabricao, apresenta o carbono quase que inteiramente combinado, resultando numa fratura de colorao clara ( donde a sua denominao ). Aplicao : rodas de ferro para vages, cilindros de laminao, equipamentos de moagem de cimento, etc. Ferro-Fundido Mesclado - liga de ferro-carbono-silcio, caracterizada por composio e condies de fabricao de tal ordem que resulta uma fratura de colorao mista entre branca e cinzenta. Aplicao : sapata de freios, trens, bondes, etc. Ferro-Fundido Malevel - liga de ferro-carbono-silcio caracterizada por apresentar grafita na forma de ndulos ( em vez de veios ), devido a um tratamento trmico especial ( maleabilizao) a que se submete um ferro fundido branco. Aplicaes : conexes para tubulaes hidrulicas, conexes para linhas de transmisso, correntes, suportes de enrolar, etc. Ferro-Fundido Nodular - liga de ferro-carbono-silcio caracterizada por apresentar grafita na forma esferoidal, resultante de um tratamento realizado no material ainda no estado lquido ( nodulizao ). Aplicao : bielas, equipamentos agrcolas, mancais, rodas dentadas, etc.

ALUMNIO E SUAS LIGAS


__________________________________________________________________________ Pgina

O alumnio possui peso especfico de 2,7 g/ cm 3 a 20C, ponto de fuso de 660 C e mdulo de elasticidade de 6336 kgf/ mm2 ( pertence ao sistema cbico de face centrada ). Apresenta boa condutividade trmica e alta condutividade. no-magntico e apresenta baixo coeficiente de emisso trmica.O seu baixo peso especfico torna-o de grande utilidade em equipamentos de transporte e na indstria mecnica.Alm disso tudo ainda apresenta boa resistncia corroso, alta ductilidade ( facilmente laminado, forjado e trefilado ). LIGAS DE ALUMNIO Existe uma grande variedade de ligas de alumnio. Elas podem ser classificadas em dois grandes grupos : I. - ligas trabalhadas ( conformadas mecanicamente ) II. - ligas fundidas As primeiras ,por sua vez, podem ser subdivididas em duas classes : A. - ligas no tratveis termicamente B. - ligas tratveis termicamente Estas ltimas so as que tm suas propriedades mecnicas melhoradas geralmente pelo tratamento de endurecimento por precipitao.As no tratveis termicamente tm as suas propriedades alteradas apenas por trabalho a frio ou encruamento. - Ligas de alumnio trabalhadas - A liga 10050 ou alumnio comercialmente puro, contendo no mnimo 99,0% de Al , apresenta fcil conformao e alta ductilidade, boa condutibilidade eltrica, boa resistncia corroso e soa soldabilidade. Aplicaes : recipientes para armazenamento de alimentos, folhas, cabos eltricos, utenslios domsticos, etc. - Ligas de alumnio tratadas termicamente - Conhecida tambm como duralumnio a mais antiga e mais usada; contm, em mdia, 4,0% de cobre, 0,5% de magnsio e 0,7% de mangans.No estado tratado termicamente, ela adquire um limite de resistncia trao semelhante ao do ao doce ( com um tero do seu peso especfico ).Aplicao : indstria aeronutica e de transporte em geral.

- Ligas fundidas - Na fundio de peas de alumnio, pode-se utilizar os mtodos de fundio de areia, fundio sob presso e de preciso.As ligas so classificadas em dois grandes grupos :
__________________________________________________________________________ Pgina

- ligas binrias, com um nico elementos de liga adicionado - ligas complexas, com dois ou mais elementos de liga adicionados. Entre as primeiras, situam-se as ligas alumnio-cobre, alumnio-silcio e alumniomagnsio.As do segundo grupo contm cobre e silcio, ou cobre,silcio e magnsio etc... - ligas alumnio-cobre - so as mais usadas. Possuem boa resistncia mecnica e excelente usinabilidade, mas baixas resistncias corroso e oxidao. - ligas alumnio-silcio - possuem elevada resistncia corroso porm so muito frgeis devido estrutura grosseira. - ligas alumnio-magnsio - apresentam melhor combinao de caractersticos mecnicos, resistncia corroso, usinabilidade, alm de poderem ser facilmente anodizadas. - ligas alumnio-estanho - empregados principalmente para a fabricao de buchas e mancais, devido ao alto ndice de fadiga e boa resistncia corroso. - Ligas de alumnio super-resistentes - So ligas tratveis termicamente, cujo desenvolvimento foi inicialmente feito para preencher exigncias de ind. aeronutica, mas cuja aplicao pode ser estendida a outros tipo de veculos. - Aplicaes do alumnio e suas ligas - Devido todas as suas propriedades, elas so empregadas praticamente em todos os setores industriais ( ind. aeronutica, automobilstica, naval, eltrica, construo civil, qumica, etc...

COBRE E SUAS LIGAS


O cobre um metal vermelho-marrom , que apresenta ponto de fuso correspondente a 1083 C e densidade de 8,96 g/ cm 3 ,sendo, aps a prata, o melhor condutor do calor e da elasticidade. Sua resistividade eltrica de 1,7 x 10-6 ohm-cm. Por este ltimo caracterstico, uma de suas principais utilizaes na indstria eltrica. Ele possui boa resistncia corroso, resistncia mecnica e caractersticos de fadiga

__________________________________________________________________________ Pgina

satisfatrios, alm de boa usinabilidade, cor decorativa e pode ser facilmente recoberto por eletrodeposio ou por aplicao de verniz. Os principais tipos de cobre so: - cobre eletroltico tenaz (Cu ETP) - fundido a partir de cobre eletroltico, contendo no mnimo 99,90% de cobre (e prata at 0,1%) - cobre refinado a fogo de alta condutibilidade (Cu FRHC) - contendo um mnimo de 99,90% de cobre (includa a prata) - cobre refinado a fogo tenaz (Cu FRTP) - fundido a partir do tipo anterior ,contendo de 99,80% a 99,85% no mnimo de cobre (includa a prata) - cobre desoxidado com fsforo, de baixo teor de fsforo (Cu DLP) - obtido por vazamento em molde, isento de xido cuproso por desoxidao com fsforo com um teor mnimo de 99,90% de cobre e teores residuais de fsforo (entre 0,004 e 0,012%) - cobre desoxidado com fsforo, de alto teor de fsforo (CU DHP) - obtido como o anterior, com teor mnimo de cobre de 99,80% ou 99,90% e teores residuais de fsforo (entre 0,015 e 0,040%) - cobre isento de oxignio (Cu OF) - do tipo eletroltico, de 99,95% a 99,99% de cobre, processado de modo a no conter nem xido cuproso e nem resduos desoxidantes - cobre refundido (Cu CAST) - obtido a partir do cobre secundrio e utilizado na fabricao de ligas de cobre; teor mnimo de cobre varia de 99,75% (grau A) a 99,50% (grau B). Estes tipos de cobre so fornecidos em formas de placas, chapas, tiras, barras, arames e fios, tubos, perfis ou conformados por forjamento. LIGAS DE COBRE As ligas de cobre so inmeras. Elas foram selecionadas e classificadas pelo Copper Data Sheets Committee da seguinte maneira : A. - cobre puro ( dos diversos tipos ) B. - ligas de cobre de baixo teor de liga C. - ligas de cobre de teor elevado de liga D. - ligas cobre-zinco ( lates ) E. - ligas cobre-zinco-chumbo ( lates ao chumbo ) F. - ligas especiais cobre-zinco ( lates ao estanho e ao alumnio ) G. - ligas cobre-estanho ( bronze fosforoso ) H. - ligas cobre-alumnio I. - ligas cobre-nquel ( cupro-nquel ) J. - ligas cobre-nquel-zinco ( alpacas ) K. - ligas cobre-nquel-zinco-chumbo ( alpacas ao chumbo ) - Ligas de cobre de alto teor em liga - As mais importantes so os lates comuns e especiais, os bronzes, as ligas cobre-alumnio, as cupro-nquel, as alpacas, as cobreberlio e as cobre-silcio. - Lates - Os lates comuns so ligas cobre-zinco, podendo conter zinco em teores que variam de 5 a 50%, o que significa que existem inmeros tipos de lates.

__________________________________________________________________________ Pgina

10

- Lates especiais - As ligas contendo chumbo possuem alta usinabilidade, devido a presena de partculas dispersas de chumbo. Por isso, aplicam-se em componentes eltricos e mecnicos, como parafusos, componentes rosqueados, etc. - Bronze - Liga de Cu-Sn. medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistncia mecnica, sem queda da ductilidade. Essas ligas podem, geralmente, ser trabalhadas a frio, o que melhora a dureza e os limites de resistncia trao e escoamento. - Ligas cobre-nquel-zinco - Ligas conhecidas tambm como alpacas. Sua composio varia de 10 a 30% Ni, 45 a 70% Cu , sendo o restante zinco. So muito resistentes corroso e caracterizam-se pela cor esbranquiada, tornando-se mais brilhantes e decorativas com os maiores teores de nquel, de modo que entre suas aplicaes tpicas contam-se objetos de cutelaria e decorativos. Outras aplicaes: molas de contacto de equipamentos eltricos e telefnicos, componentes de aparelhos ticos e fotogrficos. - Ligas cobre-alumnio - Contm alumnio de 5 a 10% em mdia , podendo ainda apresentar nquel at 7%, mangans at 3,0%, ferro at 6,0% e, eventualmente, arsnio at 0,4%. Possuem alta resistncia mecnica e boa resistncia corroso. Aplicaes : tubos de condensadores, evaporadores e trocadores de calor, componentes de equipamentos na indstria de papel, etc... - Ligas cobre-berlio - So ligas que podem ser tratadas termicamente por endurecimento por precipitao. Aplicao : molas de instrumentos, diafragma e cabos flexveis, componentes de chaves eltricas, de rels e, na construo mecnica. - Ligas cobre-silcio - O teor de silcio no mximo de 3,0% para as ligas a serem conformadas, podendo, contudo, chegar a 5% nas ligas fundidas. Essas ligas podem ainda conter pequenos teores de zinco, ferro e mangans. Sua resistncia mecnica superior do cobre. Aplicaes tpicas : componentes de equipamentos das indstrias qumicas e de papel ( tanques, tubulaes, cestos de decapagem, etc. ) e na indstria mecnica de eletrodos de soldagem, parafusos, porcas, rebites, buchas e ganchos; na indstria naval, em eixos de hlices e na indstria aeronutica.

__________________________________________________________________________ Pgina

11

Vous aimerez peut-être aussi