Vous êtes sur la page 1sur 8

O QUE MOTIVAO?

Fora que impulsiona a pessoa a adotar determinadas atitudes, tendo em vista, seus desejos e aspiraes.

MOTIVO um estmulo interno, que dirige o comportamento consciente, de forma a satisfazer uma necessidade ou atingir uma meta.

O QUE MOTIVAR?
Induzir uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas prprias necessidades e personalidades distintas, a trabalhar para atingir os objetivos organizacionais, ao mesmo tempo em que se trabalha para alcanar os seus prprios objetivos.

MOTIVOS DA MOTIVAO GERENCIAL


1. Encorajar os candidatos ao emprego a entrarem na organizao. 2. Estimular os atuais empregados a produzirem, e se empenharem mais efetivamente na realizao de suas tarefas. 3. Encorajar os atuais empregados a permanecerem na organizao.

O QUE INCENTIVO?
Estmulo externo que induz um indivduo a tentar fazer alguma coisa, ou lutar para conseguir algo.
Necessidades do empregado (motivos) Incentivos da Administrao (estmulos)

Necessidades pessoais satisfeitas


Motivao

Desempenho
Necessidades organizacionais satisfeitas

O comportamento humano potencial dirigido para A motivao a melhor fontecausado e de maior uma meta, no produtividade. ocorrendo isoladamente.

Necessidades do empregado (motivos) Incentivos da Administrao (estmulos)

Necessidades pessoais satisfeitas

Motivao

Desempenho Necessidades organizacionais satisfeitas

O processo motivacional basicamente induzido. As necessidades dos empregados (motivos) causam um desejo interior de sobrepujar alguma falta ou desequilbrio. Aplica-se alguma forma de incentivo de administrao que nos motiva a responde e anos comportar de forma a chegar a um resultado. Assim, as nossas necessidades esto satisfeitas e a organizao obtm o resultado desejado.

A Hierarquia das Necessidades de Maslow

Necessidade de autorealizao Necessidade de autoestima (ego) Necessidade Social

Tarefas desafiantes, trabalhos criativos Poder, ego, elogios, ttulos, smbolos de status, promoo Grupos de trabalho, clubes, atividades patrocinadas pela empresa. Plano de cargos e salrios, condies de trabalho, aposentadoria, plano de sade Salrio, frias, perodo de descanso no trabalho, banheiro, ambiente fsico de trabalho, pausa para refeies

Necessidade de Segurana

Necessidades Fisiolgicas

A Teoria de Herzberg
Fatores Higinicos/ Mantenedores Materiais Sociais Orientao Segurana Econmico
Relacionados com o ambiente de trabalho Salrio Vida pessoal Condies de trabalho Segurana no trabalho Relaes interpessoais

Fatores que no motivam, mas que contribuem para a satisfao se no esto presentes

Evitam descontentamento/ Mantm o equilbrio/ Beneficiam o grupo

Fatores Motivacionais Crescimento Realizao Responsabilidade reconhecimento

Relacionados com o trabalho em si

Fatores que tm um efeito de enaltecimento na atitude das pessoas e levam a um melhor desempenho

Trabalho criativo e estimulante Realizao Possibilidade de crescimento Responsabilidade reconhecimento

Influenciam na sua execuo/ Motiva a ao/ Beneficiam o indivduo

A Teoria X e Y
Para Douglas McGregor a motivao, ou a sua falta, seriam lados opostos de uma mesma moeda, opostos de um contnuo do mesmo fator.

Teoria YX Teoria

Integrao entre objetivos direo e controle; Concepo tradicional de individuais e organizacionais; Quererhumano tem uma aversomentalmente no trabalho uma atitude to O ser se esforar fisicamente e natural ao trabalho; natural, quanto querer descansar; ser controladas, dirigidas, coagidas e punidas, A maioria das pessoas precisam A maioria das pessoas busca naturalmente se auto-corrigir, para atingir os para que finalmente trabalhem; objetivos que propuseram alcanar; esfora pra satisfazer uma hierarquia de O homem um ser carente que se O compromisso com um objetivo depende das recompensas que se espera necessidades; receber humano no consegue assumir responsabilidades; O ser com sua consecuo; O ser humano no s aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a A participao dos funcionrios e um instrumento de manipulao dos mesmos; procur-las; A participao dos funcionrios uma forma de valorizar suas potencialidades intelectuais como a imaginao, criatividade e engenhosidade; O lder adota um estilo participativo.

Liderana
Liderana o processo de influenciar atividades individuais e grupais em direo ao estabelecimento de metas e sua consecuo.

Classificao dos lderes O lder Autocrtico O lder Democrtico O lder Laissez-Faire

Vous aimerez peut-être aussi