Vous êtes sur la page 1sur 20

Pesquisa de Mercado

Cliente / Empresa
Rede de postos Via Brasil

Segmento
Tecnologia

Publico Alvo
Pblico em geral que possui automvel, onde ir abranger as classes sociais A,B.C e D, homens, com faixa etria entre 18 65 anos de idade.

Produto / Servio
Disponibilizar servio de lava rpido para clientes que abasteam o carro no posto e/ou eventualmente vo ao posto somente para fazer lavagem. O posto tem como objetivo mostrar o diferencial de seu servio, que ser um tipo de servio sustentvel, ou seja, as lavagens dos carros sero feitas com a reutilizao da gua e gua da chuva que sero captadas atravs de um sistema de escoamento para serem armazenadas em cisternas.

Sobre a rede VIA BRASIL


A histria da rede de Postos Via Brasil comeou em 1975, no bairro de Vila Formosa, com a inaugurao do primeiro posto na cidade de So Paulo, com o compromisso de oferecer produtos com altssima qualidade a um preo competitivo e com excelente atendimento. Com a tentativa de sempre estar focada no cliente e com um modelo de gesto diferenciada de outras redes de postos, os postos Via Brasil encontrou possibilidades de crescimento por toda a capital. Aps esta primeira fase de expanso, os esforos da rede percebeu que havia outras oportunidades no estado de So Paulo. Dessa forma o Via Brasil inaugurou em 1998 o seu primeiro posto no Litoral, na cidade de Perube e no ano seguinte, o primeiro posto no Interior, localizado em Piracicaba. Com o grande crescimento do nmero de postos a rede Via Brasil adotou, em 1995, a identidade visual padro que se tornou sinnimo de confiabilidade e qualidade em servios. Embalada pelo sucesso da marca e fidelizao dos clientes, a rede Via Brasil investiu maciamente em pesquisas tecnolgicas, a fim de desenvolver novos produtos, sem deixar de lado sua poltica ambiental. Hoje a rede Via Brasil composta por mais de 100 postos prprios entre redes prprias e autorizadas, oferecendo a seus clientes diversos servios, tais como bancos, farmcias, locadoras de vdeo, cabeleireiros, etc. A rede de Postos Via Brasil possui hoje mais de 1500 colaboradores mantendo a mesma excelncia no atendimento, 24 horas por dia.

Mtodo de Coleta de Dados


Dados Secundrios Sabesp Segundo a Sabesp em mdia quando lavamos um carro em casa com a mangueira, chegamos a gastar em mdia 216 litros em uma lavagem de 15 minutos, j em uma lavagem de 30 minutos, este consumo pode chegar a pelo menos 560 litros. Muitas pessoas lavam seus carros, porm no sabe o quanto se desperdia fazendo uma lavagem desse tipo, se a pessoa optar em lavar seu carro um balde e pano e consumo diminui drasticamente, baixando para de 40 a 60 litros de gua consumida, se optar em lavar em lava rpido, segundo o site UOL, em sua 4

coluna como tudo funciona, uma lavagem com mquina se gasta somente cerca de 17 a 26 litros por veculo.

Fundao PROCON Com o objetivo de definir estratgias para a defesa ambiental, a Fundao PROCON, rgo vinculado Secretaria da Justia, realizou, no final do ano passado, a pesquisa "Consumidor e Meio Ambiente". O levantamento atingiu 415 pessoas da capital paulista e constatou que a populao reconhece a necessidade de um consumo sustentvel, mas por falta de conhecimento e canais de participao, no so tomadas atitudes mais concretas. O levantamento procurou conhecer, junto a moradores de So Paulo, percepes, grau de sensibilizao e conscientizao sobre a questo ambiental da cidade, bem como detectar de que forma os entrevistados identificam-se no seu dia-a-dia como agentes de transformao e at que ponto associam o ato de consumir degradao ambiental. A anlise dos dados foi dividida em alguns tpicos: o consumidor paulistano face aos problemas ambientais da cidade (consumo de energia eltrica, poluio do ar e uso do veculo particular, consumo de gua, lixo e outros tipos de poluio); o consumo de produtos (ecolgicos, reciclveis/reciclados e critrios e preocupaes na compra); o consumo e o meio ambiente (consumismo e consumo individual e degradao ambiental) e consumo sustentvel: pressupostos (fim de gua potvel, relao homem - natureza, imagem dos ambientalistas e vnculos com o futuro).

Consumidor e problemas ambientais da cidade

Na abordagem dos problemas ambientais, poucas foram s menes espontneas a causas e conseqncias ligadas degradao ambiental, tais como danos ambientais em decorrncia da poluio causada por automveis e preocupao com contaminao ambiental pelo lixo. A percepo da correlao entre consumo e problemas ambientais foi expressiva, mas as causas no diretamente vinculadas ao consumo tiveram repercusso maior junto aos entrevistados. Por exemplo, a poluio do ar como o maior problema decorrente do uso do automvel, apontada por 72%; e 37% indicaram o desperdcio no consumo domstico de gua 5

como causador de sua falta. Parcela significativa dos entrevistados apontou solues que implicam em mudanas de comportamento do consumidor para a resoluo de problemas no futuro. O Poder Pblico visto pelos paulistanos como o principal responsvel pela iniciativa para a soluo dos problemas ambientais na cidade, j que a maioria das sugestes depende de sua interveno direta ou indireta para a implantao. O Conjunto de medidas apontadas indica que parte da populao tambm comea ter expectativas quanto a aes mais voltadas para a preveno dos problemas, como a reciclagem (principal soluo indicada para o problema do lixo), planejamento urbano e a ao ambiental (falta de gua) melhoria dos transportes (poluio do ar).

Consumo de produtos

O poder de escolha do consumidor uma das formas de atuao no panorama atual de degradao ambiental. Para a maioria dos entrevistados o produto ecolgico aquele que vem diretamente da natureza (natural ou pode retornar rapidamente a ela (biodegradvel) alm de reciclvel e no prejudicial a sade. A maior parte das respostas considerou um aspecto dos produtos (origem, momento da utilizao ou descarte) no havendo indicao sobre os processos produtivos (no se considera o ciclo de vida total do produto). Grande parte da amostra (85%) soube de alguma forma definir um produto reciclvel, enquanto 58% informaram que no fica sabendo se o produto ser reciclado e 39% dos entrevistados (com repercusso em todas as classes sociais) baseiam-se nos smbolos de "material reciclvel", presentes nos rtulos, no tipo de material ou na presena de separao do lixo para inferir que o produto esteja efetivamente sendo reciclado. Nenhum desses aspectos, porm, garantia que o material esteja sendo reciclado de fato. Tal ato pressupe infra-estrutura especfica (seleo, coleta, comercializao, processos industriais), sendo que em alguns pases o smbolo acompanhado de alerta de que no garantia de reciclagem, ou s permitido seu uso quando existem formas adequadas de coleta e destino disponveis para o pblico. Considerando-se a vulnerabilidade do consumidor (incapacidade de conhecer os impactos ambientais envolvidos em todo o ciclo de vida de um produto) ressalta-se a importncia de serem garantidas informaes ambientais verdadeiras e corretas. Com isso, no

pode ser dada margem para que a rotulagem ambiental seja usada como mero recurso de marketing, induzindo o consumidor em erro.

Consumismo - Consumo individual e Degradao Ambiental Quase a totalidade dos entrevistados condenou uma conduta pautada ao consumo em excesso e no desperdcio. O consumidor, de forma mais ou menos elaborada, v implicaes sociais e ambientais do consumo exagerado de alguns cidados. Apenas 22% dos entrevistados restringiu a questo a implicaes de carter individual. Embora a conduta consumista seja condenada, dois em cada trs paulistanos so da opinio que sua forma de consumir no contribui para a degradao ambiental.

Consumo sustentvel: pressupostos

Para cerca de 91% dos entrevistados deve existir uma preocupao com o futuro do planeta, seja pelo dever tico com futuras geraes (apontada por dois em cada trs entrevistados), pelos prprios descendentes (um em cada trs). Essas respostas indicam uma predisposio favorvel questo ambiental que exigem um sentido de responsabilidade para com o futuro do planeta e das futuras geraes. A pesquisa visou dar elementos que subsidiem projetos de educao para o consumo, com base em dados reais. Tais informaes podero possibilitar intervenes mais racionais e eficazes do Poder Pblico, para, inclusive, mudar condutas de consumo, voltadas mais intensamente para um consumo efetivamente sustentvel.

Definio do Problema
Diante das informaes, ser que os motoristas paulistas estariam dispostos a mudar e/ou trocar seus hbitos, levando em conta aos locais que se utilizam para fazer a lavagem de seus respectivos automveis, para utilizarem um servio de lavagem sustentvel, onde a utilizao da gua feita de modo consciente? 7

Determinao dos Objetivos


Objetivos Primrios ou Principais Levando em considerao a pesquisa realizada pela Fundao PROCON da cidade de So Paulo, onde fato que a populao se preocupa com meio ambiente, porm no recebem a comunicao e informao de seus benefcios corretamente, o objetivo principal da pesquisa buscar atravs das informaes coletadas dos nossos entrevistados e saber quais sero nossos possveis consumidores, quais so suas preocupaes diante da proteo meio ambiente e tambm se estaro sujeitos a aceitar e utilizar o servio, que ter como principal argumento uso sustentvel da gua. Desta maneira, poderemos recomendar ou no ao nosso cliente, no caso a rede Via Brasil, a programar e implantar esse tipo de servio proposto para os consumidores que possuem automveis (target). Objetivos Secundrios Identificar os possveis consumidores do servio a ser oferecido Sexo; Idade.

Identificar hbitos dos possveis consumidores Preferncia de servio; Necessidades; Preocupao com meio ambiente; O que o consumidor faz para ajudar o meio ambiente; Se j participou de algum tipo de ao de responsabilidade ambiental; Utilizao de produtos ou servios sustentveis.

Identificar o que os motivariam a pagar por um servio ou produto sustentvel Preo; Servio/ Produto; Fcil acesso; Economia; 8

Confiabilidade.

Com referncia nas informaes dos objetivos secundrios, conseguiremos identificar, no caso, quem est mais propenso a lavar o carro em um posto de gasolina, se homem ou mulher, qual idade se preocupa mais com o meio ambiente. Identificando seus hbitos poderemos saber qual a necessidade do consumidor, se ele participa ou j participou de algum tipo de ao de responsabilidade ambiental, se utiliza ou no produtos de carter sustentveis ou o que ele faz para ajudar o meio ambiente, mesmo que seja em casa. E quais so os principais fatores que os motivariam para utilizar servios sustentveis.

Tipo de pesquisa
Para o produto 4Ps; Por ativao.

A Rede Via Brasil ainda no disponibiliza servio de lava rpido comum, a pesquisa foi elaborada e se concentra principalmente no produto/servio que ser oferecido aos clientes dos Postos Via Brasil, onde o produto ainda no est disponvel. Portanto o tipo da pesquisa ser por ativao, onde o intuito saber se o produto ser bem aceito pelos consumidores, antes que ele seja colocado nos postos da rede e, ao ser lanado saber qual a melhor forma de incentivar os consumidores a comprar o servio.

Instrumentos de Coleta de Dados


Foram utilizadas no questionrio perguntas simples e objetivas, onde consistiam em perguntas dicotmicas, mltipla escolha e de importncia. Optamos em fazer perguntas fechadas para conseguir informaes chaves dos entrevistados, porm o questionrio foi elaborado, com cautela, de forma em que as perguntas no induzissem os entrevistados a responder de maneira que no fosse verdade.

Questionrio 9

Perguntas fechadas; Questes dicotmicas, mltipla escolha e de importncia

Pesquisa de Mercado
NOME: _____________________________________ SEXO: _______ IDADE: ____________ 1. Quantas vezes por ms voc costuma lavar o seu carro? ( ) Uma vez ( ) Duas vezes ( ) Trs vezes ( ) Quatro vezes

2. Onde voc costuma lavar o seu carro? ( ) Em casa ( ) No lava rpido ( ) Posto de gasolina ( ) Supermercado (estacionamento) 3. Qual critrio utilizado para a escolha do local de lavagem? ( ) Economia ( ) Tempo disponvel ( ) Facilidade / Praticidade ( ) Comodidade ( ) Convenincia 4. Para voc, qual seria o valor justo para uma lavagem simples? ( ) R$ 5,00 ( ) R$ 10,00 ( ) R$ 15,00 ( ) R$ 20,00 5. Voc se preocupa com o uso consciente da gua? ( ) SIM ( ) NO

10

6. O qu voc faz para economizar gua? ( ) Reutiliza gua da mquina de lavar ( ) No demora no banho ( ) Fecha a torneira ao escovar os dentes ( ) Fecha a torneira ao ensaboar a loua ( ) No usa mangueira para lavar a calada ( ) Faz a manuteno das torneiras regularmente

7. Voc trocaria o seu local de lavagem para lavar o seu carro em um lugar que faz o uso consciente da gua? ( ) Sim ( ) No Por qu? ________________________________________________________

Mtodo da Pesquisa
Quantitativa; Descritiva.

Calculo Amostral
Margem de segurana e desvio padro recomenda-se trabalhar com margem de segurana entre 95% e 95,5%.

Margem de segurana 68% 95% 95,5% 99,7%

Desvio padro Z=1 Z = 1,96 Z=2 Z=3

11

Margem de erro Recomenda-se trabalhar com margem de erro entre 5 e 7. Formula P= p. q.Z N Sendo P = erro amostral Z = desvio padro N = amostra p.q = 100% Margem de segurana Nvel de acerto, ou de resposta parecidas N = amostra > quantidade Z = margem de erro

5= 5 = 25= 25= 25=

.1,96 .1,96 .3,84 .3,84

25N=9600 N= N=384

12

Amostragem
Foram entrevistadas 70 pessoas, em que todos os entrevistados que possuem carro, de ambos os sexos, onde no foram levados em contas classe social, utilizando como base as informaes coletadas o tipo de amostragem foi: No probabilstica; Por convenincia; Atravs de pesquisa pessoal.

Trabalho de campo
O trabalho de campo foi realizado de 10/11/2010 20/11/2010 nos postos Via Brasil nos seguintes endereos: Avenida Carlos Caldeira Filho, n 2501 Avenida Jabaquara, n 351 Avenida Joo Dias, n 1764 Avenida Santo Amaro, n 1971

13

Tabulao

14

15

16

17

18

19

20

Anlise
A pesquisa comeou nos apontando nmeros baixos correlao ao nmero de lavagem mensal dos carros abordados. Quando perguntados sobre quantas vezes eles lavavam o carro neste perodo 41% responderam que lavavam apenas uma vez, contra 27% duas vezes, 6% trs vezes e 24% quatro vezes. O local de lavagem dos carros, segundo a pesquisa, nos mostrou que teremos mesmo que tentar mudar o hbito da maioria, pois responderam que costumam lavar o seu veculo em sua prpria casa, 46% enquanto 36% disseram que vo ao lava rpido e apenas 23% levam ao posto de gasolina. A questo Qual o critrio utilizado para a escolha do local de lavagem? foi importante para entendermos o que o cliente busca nos locais escolhidos. 41% procuram economia monetria, 29% buscam economizar tempo, 33% facilidade/praticidade, 27% comodidade e por ltimo a questo da convenincia com13%. Na questo do preo, fomos surpreendidos com os nmeros coletados, considerando a regio entrevistada. Quando perguntados sobre qual o valor justo por uma lavagem simples, era previsto de R$ 5,00 (cinco reais), que ficou com 19% da preferncia, enquanto 61% acham R$10,00 (dez reais) como um valor justo por esse tipo de lavagem. Saindo das questes de valores, critrio de escolhas, etc. a pesquisa entra em seu ponto mais importante, a conscincia do consumidor. Tivemos um resultado animador. A primeira questo foi: Voc se preocupa com o uso consciente da gua?. Apenas sete pessoas das 70 pessoas entrevistadas, ou seja, 10% disseram que no se preocupam com o uso da gua. Na segunda questo, entre os que economizam gua, entre as alternativas disponveis tivemos 31% que reutilizam gua da maquina de lavar; 51% dizem no demorar no banho; 73% alegam fechar a torneira ao escovar os dentes; 54% fecham a torneira ao ensaboar a loua; 41% no usam gua da mangueira na lavagem da calada, e 41% fazem manuteno das torneiras regularmente. Finalizamos com uma questo que julgamos crucial nossa pesquisa. Perguntamos se eles trocariam o local de lavagem do seu veculo para lavar em um local que faz o uso consciente da gua, adotando esta questo para tentar mudar o hbito destes consumidores. 86% disseram que sim enquanto 14% no manifestaram o interesse pelo servio sustentvel.

21

Concluso
Se observarmos bem a anlise da pesquisa, podemos notar, alm das timas informaes recolhidas, uma pequena contradio do pblico entrevistado. Aquela reflexo para a compra do servio, a preocupao com a gua e suas atitudes para preservar o elemento vital contrastam com a questo n. 2 e a pesquisa divulgada pela Sabesp (pg. 4). A pesquisa aponta que uma lavagem de carro feita em casa chega a gastar 216l em 15 minutos de lavagem, e em 30 minutos o consumo pode chegar a 560l. Enquanto em um lava rpido o consumo em mdia de 30l por lavagem. Tais informaes revelam que, apesar da preocupao do consumidor com a gua, ser preciso reforar os programas de informaes a respeito para instruir melhor essas pessoas sobre o assunto sustentabilidade. Um problema que pode ser considerado a chave para o sucesso deste belo projeto do Via Brasil.

Recomendao
De acordo com os nmeros apresentados, apesar das contradies, notria a preocupao dos entrevistados para com o tema Responsabilidade Ambiental. Como tambm ficou evidente a falta de informao sobre o assunto. Estamos falando de uma excelente oportunidade de abocanhar uma fatia deste lucrativo negcio. Pois a pesquisa nos apresentou dados favorveis para a implantao e um possvel sucesso eco-servio. Os motoristas, inclusive, sugeriram um preo maior do que os R$ 5,00 (cinco reais) que chegamos a planejar no incio, porm 61% dos questionados sobre qual o valor justo para uma lavagem simples julgaram R$ 10,00 (dez reais) seria um valor vivel. E tambm, com a necessidade de instruir melhor essas pessoas sobre atitudes sustentveis, sugerimos a criao de um programa de informaes sobre o novo servio ecologicamente correto e dicas de como preservar outros bens naturais. Trata-se de uma grande oportunidade de criar um negcio que, futuramente, pode gerar um lucro, e iniciar a construo de uma grande imagem como Empresa Sustentvel, portanto recomendaramos a rede de postos Via Brasil a implantar e oferecer esse novo tipo de servio aos seus clientes, tendo a oportunidade de reposicionar a marca. 22

Vous aimerez peut-être aussi