Vous êtes sur la page 1sur 27

FABRICIO PARRA SANTILIO

RESISTORES

20 de Abril de 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE CINCIA EXATAS E DA TERRA DEPARTAMENTO DE FSICA

Discentes: Fabricio Parra Santilio Curso: Engenharia Eltrica Disciplina: Fsica Geral e Experimental III Assunto: Relatrio Referente a Aula de Laboratrio Contedo: Resistores

Cuiab/MT 20 de Abril de 2006

RESISTORES
Introduo Num circuito eltrico, os condutores que atravessados por uma corrente eltrica transformam a energia eltrica em energia trmica (calor) so chamados de resistores. Esquematicamente:

Esse fenmeno de transformao conhecido como Efeito Joule e resultado de choques entre os eltrons que constituem a corrente eltrica e os tomos, o que ocasiona um aquecimento do condutor. Existem alguns eletrodomsticos que possuem como funo bsica a transformao de energia eltrica em energia trmica, tais como: ferro eltrico, chuveiro eltrico, aquecedores, etc. Os resistores podem ser representados das seguintes maneiras:

Em nosso curso utilizaremos a segunda forma para sua representao. Os resistores so caracterizados por uma grandeza fsica que mede a aposio, oferecida pelas partculas que os constituem, passagem de corrente eltrica, por essa caracterstica chamada de resistncia eltrica. .

Seja o resistor representado no trecho de circuito AB, onde se aplica uma ddp U entre seus extremos e se estabelece uma corrente de intensidade i.

A/\/\/\/\/\/\B i
Define-se como resistncia eltrica R do resistor o quociente da ddp U entre seus terminais pela corrente i que o atravessa. U R= i Observaes: De uma maneira em geral, a resistncia eltrica R do resistor depende tanto da sua natureza e das suas dimenses como da sua temperatura. Portanto, em geral, a resistncia de um resistor uma grandeza varivel. Os fios metlicos que fazem parte de um circuito eltrico tambm funcionam como resistores, ou seja, eles tambm oferecem uma certa resistncia passagem de corrente. Ocorre, porm, que normalmente sua resistncia muito pequena, quando comparada com a resistncia dos demais resistores envolvidos no circuito, podendo ser considerada desprezvel. Nesses casos, sua representao uma linha contnua.

A fio condutor (resistncia desprezvel)


O resistor um ente concreto e a resistncia eltrica um ente abstrato.

1 LEI DE OHM
O fsico George S. Ohm verificou, experimentalmente, no sculo XIX, que alguns condutores possuam um comportamento similar.

Ao alterar a tenso para valores U1, U2, U3, ...,UN, a intensidade de corrente no condutor tambm se altera, mas de uma maneira sempre igual. De tal forma que ao dividirmos as tenses pelas respectivas intensidades de corrente eltrica, para um mesmo condutor, a diviso ser uma constante, esta constante a resistncia eltrica.

U U U1 U = 2 = 3 = ... = N = R i1 i2 i3 iN

Consideremos um resistor, submetido a uma d.d.p. U e atravessado por uma corrente eltrica i. Os condutores que possuem este comportamento so chamados de condutores hmicos e para eles vale a seguinte relao:
U =R .i

Unidades no SI: U d.d.p entre os pontos A e B ou tenso eltrica Volt (V) i intensidade de corrente eltrica Ampere (A) R resistncia eltrica Ohm () 1 volt = 1 ohm = 1 1 ampre

usual a utilizao de: 1 megaohm M = 106 1 microohm = 10-6

Graficamente um condutor hmico representado como na figura 1a, j a figura 1b mostra o comportamento de algum condutor que no respeita a lei de Ohm. Este condutor chamado de no-hmico.

Figura 1a

Figura 1b

ASSOCIAO DE RESISTORES
So dois tipos bsicos de associao: a associao em srie e a associao em paralelo. Aps o estudos minucioso desses dois tipos passaremos a ver associaes mistas (srie mais paralelo).

Estaremos preocupados em determinar o valor da chamada resistncia equivalente a uma dada associao; entende-se por resistncia equivalente a uma nica resistncia que submetida mesma tenso da associao dever ser percorrida pela mesma corrente.

ASSOCIAO DE RESISTORES EM SRIE


Um grupo de resistores est associado em srie quando estiverem ligados de tal forma que sejam percorridos pela mesma corrente eltrica. Consideremos trs resistores, associados em srie:

Os trs resistores sero percorridos pela mesma corrente eltrica e portanto cada resistor possura uma d.d.p. correspondente ao valor de sua resistncia.

Figura 2 Nomenclatura: i intensidade de corrente eltrica que atravessa os resistores U tenso eltrica total R1, R2, R3 resistncia eltrica 1, 2 e 3 U1, U2, U3 tenso eltrica 1, 2 e 3

Para determinarmos a resistncia equivalente Req (Fig. 2), ou seja, aquela que submetida a mesma tenso U atravessada pela mesma corrente i, devemos proceder da seguinte maneira:

Sabemos que a intensidade de corrente eltrica igual nos trs resistores, ou seja:

i1 = i 2 = i 3 = i

As tenses U1, U2, U3 correspondem s resistncias R1, R2 e R3, respectivamente. Portanto:

U = U1 + U 2 + U 3

Aplicando a 1a Lei de Ohm nas resistncias da Figura 2, temos:

U1 = R 1 .i
obtemos:

U 2 = R 2 .i

U 3 = R 3 .i

Substituindo as expresses anteriores na equao de tenso eltrica, Portanto para associaes em srie, calculamos a resistncia equivalente da seguinte forma:

R eq .i = R 1 .i + R 2 .i + R 3 .i

R eq = R 1 + R 2 + R 3

ASSOCIAO DE RESISTORES EM PARALELO

Um grupo de resistores est associado em paralelo quando todos eles estiverem submetidos a uma mesma diferena de potencial eltrico (d.d.p.). Consideremos 3 resistores associados em paralelo:

A intensidade de corrente eltrica dividida para cada resistor de acordo com o valor de cada resistncia eltrica, mas a d.d.p. igual para todos os resistores.

Nomenclatura: i intensidade de corrente eltrica total. U tenso eltrica total. R1, R2, R3 resistncia eltrica 1, 2 e 3. i1, i2, i3 intensidade de corrente eltrica para os resistores 1, 2 e 3. A resistncia equivalente Req , seria a representada abaixo:

Para determinarmos a resistncia equivalente neste tipo de associao deveramos proceder da seguinte forma: Sabemos que a intensidade de corrente eltrica total no circuito a soma da corrente eltrica em cada resistor, ou seja: respectivamente. Portanto:

i = i1 + i 2 + i 3

As tenses U1, U2, U3 correspondem s resistncias R1, R2 e R3,

U = U1 = U 2 = U 3
i= U R
que , portanto:

Da 1a Lei de Ohm sabemos

i1 =

U R1

i2 =

U R2

i3 =

U R3

i=

U R eq

Substituindo as expresses anteriores na equao de tenso eltrica, obtemos:

U U U U = + + R eq R 1 R 2 R 3
para associaes em paralelo, calculamos a resistncia

Portanto

equivalente da seguinte forma:

1 1 1 1 = + + R eq R 1 R 2 R 3

CURTO-CIRCUITO
Em algumas associaes de resistores, poderemos encontrar um resistor em curto-circuito; isto ocorre quando tivermos um resistor em paralelo com um fio sem resistncia.

Como o fio no possui resistncia, no h dissipao de energia no trecho AB, portanto: Potencial Eltrico em A igual em B, portanto a diferena de potencial eltrico igual a zero e a intensidade de corrente eltrica no resistor tambm ser zero: VA = VB U
A B

=0

iR =0

Como a corrente no resistor zero a corrente no fio sem resistor ser a corrente total:
i R = 0 i F =i

Importante: Havendo curto-circuito, toda a corrente eltrica do circuito se desvia pelo condutor de resistncia nula. Para todos efeitos prticos como se o resistor no estivesse associado no circuito. Num novo esquema do circuito, podemos considerar os pontos ligados pelo condutor (A e B) como coincidentes, deixando de representar o resistor.

ASSOCIAO DE RESISTORES MISTA


Na prtica do dia-a-dia encontraremos associaes em srie e paralelo no mesmo circuito, este tipo de associao chamada mista.

AMPERMETRO E VOLTMETRO MEDIES ELTRICAS


Na prtica so utilizados nos circuitos eltricos aparelhos destinados a medies eltricas, chamados de forma genrica galvanmetros. Quando este aparelho destinado a medir intensidade de corrente eltrica, ele chamado de Ampermetro. Ser considerado ideal, quando sua resistncia interna for nula. Como Ligar um Ampermetro ? Devemos ligar um ampermetro em srie no circuito, fazendo com que a corrente eltrica passe por ele e ento registre o seu valor. exatamente por isso que num ampermetro ideal a resistncia interna deve ser nula, j que o mnimo valor existente de resistncia mudar o resultado marcado no ampermetro. Como Representar um Ampermetro no Circuito?

Quando o aparelho destinado a medir a d.d.p. entre dois pontos de um circuito, ele chamado de Voltmetro. Ser considerado ideal, quando possuir resistncia interna infinitamente grande. Como Ligar um Voltmetro ? Devemos ligar um voltmetro em paralelo ao resistor que queremos medir sua d.d.p., fazendo com que nenhuma corrente eltrica passe por ele. exatamente por isso que no caso ideal devemos possuir resistncia eltrica infinita, fazendo com que a corrente eltrica procure o caminho de menor resistncia. Como Representar um Voltmetro no Circuito?

AULA DE LABORATORIO

Painel Para Associaoes De Resistores Em Serie, Paralelo E Mista Este painel destina-se ao estudo experimental dos assuntos pertinentes as associaes com resistores, sendo composto por: - Base acrlica com formato especial para permitir o seu uso sobre retroprojetores. - Um conjunto de seis resistores de 0,25 W com valor nominal de 100 - Um potencimetro linear de 100 . - Um diodo de 3V e 20 mA. - Quatro pontes especiais para derivaes. - Lmpada de 12 V, tipo baioneta com conexes.

Sugerimos a seguir uma srie de atividades, no entanto, outras podero ser desenvolvidas. a) Ttulo: Familiarizao com o cdigo de cores, para a identificao de um resistor a.1.0bjetivos: Aps a realizao desta atividade o aluno dever ser capaz de: - reconhecer o valor de um resisto r, utilizando o cdigo de cores; - reconhecer a tolerncia do valor de um resistor, pelo cdigo de cores. a.2. Material necessrio:

- cinco resistores cujos valores estejam indicados pelo cdigo de cores. a.3. Fundamentos tericos: Aplicada uma diferena de potencial nos extremos de um condutor, uma corrente eltrica se estabelece atravs do mesmo. A intensidade desta corrente depende da d.d.p. aplicada e da caracterstica prpria da substncia da qual o condutor feito, ou seja, dois diferentes condutores, sob a mesma d.d.p., permitem a passagem de diferentes intensidades decorrente, isto , diferentes condutores possuem diferentes resistncias eltricas. Os condutores que possuem resistncia eltricas so chamados resistores e so simbolizados da seguinte maneira:

Dois pontos (A e B), num circuito eltrico, podem ser ligados atravs de mais de um resistor. Se as conexes entre eles forem semelhantes seqncia abaixo, diz-se que os mesmos formam uma associao

em srie de resistores. Outra possibilidade, esquematizada a seguir, denominada associao em paralelo de resistores.

a.4.Andamento das atividades: Os resistores de uso comum so produzidos em escala industrial, isto , em grandes quantidades. Este processo torna o seu custo acessvel porm, em contrapartida, sua preciso fica prejudicada, por este motivo, de grande valia sabermos a impreciso destes resistores (obtidos pelos fabricantes) e identificarmos a faixa que compreende o seu valor provvel. Os valores dos resistores, produzidos industrialmente, observam o seguinte cdigo de cores: Cor Algarismo Preto 0 Marrom 1 Vermelho 2 Laranja 3 Amarelo 4

Cor Algarismo

Verde 5

Azul 6

Violeta 7

Cinza 8

Branco 9

a.4.1.Exemplo pratico.

Determine valores, resistncia resistor ao

a em

faixa que lado

de a do est

eltrica

compreendida. Consultando o cdigo de cores, encontramos: R = 23 Tolerncia 10% R= 23 23 Logo: 208 R 254 a.4.2. Preencha a tabela a seguir onde r1 a r11 representam o conjunto de resistores selecionados, com identificao por cores: Resistor r1 r2 r3 r4 r5 1 Faixa Cor Vermelho Laranja Vermelho Vermelho Amarelo Valor 2 3 2 2 4 2 Faixa Cor Vermelho Branco Amarelo Vermelho Violeta Valor 2 9 4 2 7 3 Faixa (N de zeros) Cor Amarelo Marrom Verde Vermelho Marrom Valor 4 1 5 2 1 Valor Resistor 4 Faixa Tolerncia Cor 220000 Dourado 390 2400000 2200 470 Dourado Prata Dourado Dourado Valor 5% 5% 10% 5% 5%

r6

Laranja

Preto

Marrom

300

Dourado

5%

Para as atividades a seguir (e para maior compreenso dos esquemas fornecidos), a figura da pgina seguinte possui os bornes e componentes, existentes no painel devidamente identificados. b) Ttulo: Lei de OHM b.1. Objetivos: Aps a realizao desta atividade o aluno dever ser capaz de: - determinar a relao entre a diferena de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo; - construir a curva caracterstica de um resistor hmico. - identificar um resistor hmico. b.2. Material necessrio: - painel para associaes de resistores; - conjunto de quatro pontes para derivao; fonte de alimentao CC regulvel; - Multiteste didtico; - chave liga-desliga. b.3. Pr-requisitos bsicos:

Noes de grficos.

b.4. Montagem: - Leia as instrues de uso da fonte; Verifique se a tenso da rede confere com a de entrada na fonte. Monte o circuito, conforme a figura ao lado, mantendo a fonte desligada e observando a polaridade do miliamperimetro de zero central. Certifique-se se a chave auxiliar est desligada, ligue a fonte e regule para "5" volt CC. ATENO: O comando dos circuitos deve ser feito atravs da chave auxiliar, evite utilizar a chave da fonte para este fim. b.5. Andamento das atividades:

b.5.1. Todo medidor de corrente deve ser conectado ao circuito conforme a associao acima. Como voc diria que estes medidores devem ser associados ao circuito? R: O Voltmetro deve ser associado em paralelo e o Ampermetro em srie. b.5.2. Ligue a chave auxiliar, descreva o observado no miliampermetro e torne a desligar a chave. R: Seu ponteiro vai mexer para a direita, fazendo alguma leitura. b.5.3. Troque de posio os pinos x e y conectados ao miliampermetro. Ligue novamente a chave auxiliar e descreva o observado. R: Tem que obedecer a ordem dos plos. Tem-se um pico no sentido contrario ao medido anteriormente. b.5.4. O miliampermetro, aqui utilizado, de um modelo especial (possui o zero no meio da escala). O que aconteceria a este instrumento, caso ele fosse de modelo standard, isto , com o zero esquerda do painel (como o voltmetro da fonte) e o tivssemos ligado com polaridade trocada? R: Queima o ampermetro ou entorta seu ponteiro. b.5.5. Com base em suas observaes e respostas, como voc diria que se deve ligar um medidor de corrente (ampermetro, miliampermetro, etc.) a um circuito de corrente contnua? R: Em srie. b.5.6. Regule a fonte para 1 Volt e anote o valor lido no miliampermetro (em ampere) . R: 0,01 A

b.5.7. Procedendo como no item anterior, eleve a tenso da fonte de volt em volt, no mximo at 5 Volts, completando o quadro a seguir: d.d.p. entre os pontos 2 e 3 (V2,3) 1V 2V 3V 4V 5V Intensidade de corrente que circula entre 2 e 3 (i2,3) 0,01 A 0,02 A 0,03 A 0,04 A 0,05 A R=V/i 100 100 100 100 100

b.5.8. Construa, na escala da pgina seguinte, com os valores tabelados, o grfico V x i deste resistor. b.5.9. Qual o significado fsico da declividade do grfico? R: A amperagem aumenta com aumento da teno. Grfico b.5.8. Em anexo b.5.l0. Qual a relao entre a d.d.p. aplicada a este resistor e a corrente que por ele circula? R: Ela proporcional. b.5.11. O primeiro a chegar a esta concluso foi Georg Simon Ohm, fsico alemo (1787-1854) que a tornou conhecida como lei de Ohm: "a intensidade de corrente que circula por um condutor , a cada instante, proporcional a diferena de potencial aplicada s extremidades do mesmo". Hoje, sabemos que esta lei vlida somente para certos resistores, chamados hmicos e, aqueles que no obedecem denominamos resistores no hmicos .. ! Como voc classificaria o resistor que trabalhamos? R: um resistor hmico.

A unidade de resistncia eltrica no sistema internacional o OHM, homenagem a Georg Simon Ohm, e a letra grega que a simboliza o mega (). Consulte seus apontamentos e livros e d a definio da unidade SI de resistncia eltrica, o OHM. R: U d.d.p entre os pontos A e B ou tenso eltrica Volt (V) i intensidade de corrente eltrica Ampere (A) R resistncia eltrica Ohm () 1 volt = 1 ohm = 1 1 ampre usual a utilizao de: 1 megaohm M = 106 1 microohm = 10-6

c) Ttulo: Identificao de um resistor no-hmico c.1.0bjetivos: Aps a realizao desta atividade o aluno dever ser capaz de: - Construir a curva caracterstica de um resistor no hmico. - Desenvolver a habilidade no manuseio de ampermetros e voltmetros (parte integrantes do multiteste). c.2.Material necessrio: - fonte CC regulvel; - multiteste didtico; - lmpada baioneta, 12 V com conectores; - chave liga-desliga; - 4 conexes de fios com pinos banana.

c.3. Pr-requisitos : - Noes de grficos; - atividades anteriores.

c.4. Montagem: Leia as instrues de uso da fonte. Monte o circuito da figura, mantendo a fonte desligada e observando a polaridade do multiteste (com a faixa ajustada para fundo de escala de 3 A-CC). OBSERVAO: Caso no esteja familiarizado ao uso do multiteste, leia antes suas instrues. Nunca opere com instrumento de mltiplas escalas, sem conhecer o selecionamento das mesmas e o que voc pretende medir. Verifique se a chave auxiliar est desligada, ligue a fonte e a regule para zero Volt.

ATENO: O comando energtico para o circuito deve ser feito atravs da chave auxiliar, evite utilizar a da fonte para este fim. c.5.Andamento das atividades: c.5.1. Ligue a chave auxiliar e eleve a tenso da fonte de Volt em Volt, completando o quadro a seguir:

d.d.p. entre os pontos 2 e 13 (V2,13) 0V 1V 2V 3V 4V 5V 6V 7V 8V 9V 10 V 11 V 12 V

Intensidade de corrente que circula (i) 0A 0,54 A 0,70 A 0,85 A 0,98 A 1,10 A 1,20 A 1,31 A 1,41 A 1,50 A 1,59 A 1,67 A 1,75 A

R=V/i 0 1,85 2,86 3,53 4,08 4,55 5 5,34 5,67 6 6,28 6,58 6,85

c.5.2. Faa o grfico V x i da lmpada e compare-o com o de um resistor hmico .

d) Ttulo: Associao de resistores d.1. Objetivos: Levar o aluno a: - manusear e identificar resistores; - reconhecer e montar associaes de resistores no painel.

d.2. Material necessrio: - painel para associaes com resistores; - conjunto de trs pontes especiais para painel. d.3. Pr-requisitos: - atividades anteriores; - leitura do item a.3.; - determinao algbrica do resistor equivalente de uma associao. d.4. Montagem: Os esquemas a seguir possuem os bornes e componentes identificados conforme o esquema b.3., entretanto. sugerimos no "bitolar" o aluno nas seqncias apresentadas, pois podemos obter os mesmos efeitos por outros caminhos. OBSERVAO: As linhas tracejadas simbolizam as posies das pontes. Entre os trs tipos bsicos de pontes, escolha aquela que torne possvel as ligaes (caso existam disposio fios e ferro de solda, sugerimos a confeco, pelo aluno, das pontes que tornam possveis os esquemas; caso contrrio, a sugesto continua vlida para a simbotizao, no papel, de outros acoplamentos que sejam fisicamente similares). d.5. Andamento das atividades: Utilizando o painel de resistncia e suas conexes, monte os esquemas que seguem e calcule o valor do resistor equivalente para cada caso.

ANEXOS
Associaes de resistores feito em sala de aula

CONCLUSO

Resistores so os condutores que atravessados por uma corrente eltrica transformam a energia eltrica em energia trmica.

Segunda a 1 lei de ohm, para um resistor hmico, ao alterar a tenso, a intensidade de corrente no condutor tambm se altera, mas de uma maneira sempre igual, j para os resistores no hmico, a tenso e a intensidade variam em propores diferentes. Para resistores ligados em serie a intensidade a mesma em todos os resistores, e a resistncia equivalente a soma de todos os resistores, j na ligao em paralelo, a tenso a mesma em todos os resistores e a intensidade equivalente igual a soma de todas as intensidade de cada resistor. Vimos tambm que um Ampermetro deve ser ligado em srie no circuito, fazendo com que a corrente eltrica passe por ele e ento registre o seu valor. O voltmetro deve ser ligado em paralelo ao resistor que queremos medir sua d.d.p., fazendo com que nenhuma corrente eltrica passe por ele.

BIBLIOGRAFIA

Halliday

Resninck

Walker,

Fundamentos

de

Fsica

vol.

03,

Eletromagnetismo, Editora LTC-Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., 6. edio, Rio de Janeiro. http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_03.asp#Resistores%20em %20Srie%20e%20em%20ParaleloCorrente http://www.cefetba.br/fisica/NFL/fge3/medeletr/Introduction_por.html

Vous aimerez peut-être aussi