Vous êtes sur la page 1sur 17

Morfologia Vegetal Coevoluo Planta/ Animal

Coevoluo O que significa?

A Coevoluo associada a influncia evolucionria mtua entre duas espcies que apresentam dependncia entre si, de forma que uma espcie exerce presso seletiva sobre a outra. Cada espcie do par co-evoluido um importante componente do ambiente do outro, e em funo disso, as mudanas em um selecionam respostas adaptativas no outro, e vice-versa.

A coevoluo um processo biolgico em que duas espcies exercem influncia uma sobre a outra e evoluem juntas.

Coevoluo

Todos os organismos so influenciados pela vida sua volta. "Interao" o contexto chave, pois diversas interaes ecolgicas podem levar coevoluo.

Coevoluo Planta / Animal

A coevoluo entre plantas e seus parasitas e patgenos pode ser determinada geneticamente.

Essas relaes controladas gene a gene podem ser encontradas em vrios sistemas naturais. O mundo vivo vinha sendo regido pela coevoluo, at o homem praticar a domesticao.

Coevoluo Planta / Animal

Consequncia da domesticao:

Desequilbrio da biologia;

Perda de diversos parasitas equilibrados;

Doenas parasitarias;

Interaes coevolutivas entre insetos e plantas

Interaes recprocas durante o tempo de evoluo entre insetos fitfagos e suas respectivas fontes de alimentao vegetal, ou insetos polinizadores e as plantas por eles polinizadas, tm sido descritas como coevoluo.
Termo definido por Ehrlich and Raven em 1964 a partir de um estudo de borboletas e suas plantas hospedeiras.

Vrias maneiras de coevoluo so agora reconhecidas, diferenciadas pela nfase colocada na especificidade e reciprocidade das interaes (Gullan 1992).

Coevoluo Especifica

Refere-se evoluo de uma caracterstica de uma determinada espcie.


Como a habilidade de um inseto de tornar um veneno no nocivo a si prprio; Como a elaborao de um veneno pela planta; Como a preferncia alimentar do inseto por aquela planta.

Gafanhoto: preferncia por certos tipos de folhas

Comigo ningum pode: elaborao de veneno

Coevoluo Difusa

Mudana evolutiva recproca entre grupos, no entre pares, de espcies.

Aqui, o critrio de especificidade amplo de forma que uma determinada caracterstica em uma ou mais espcies pode evoluir em resposta a uma caracterstica ou conjunto delas em vrias outras espcies.

Exemplos: Insetos

Sugadores de seiva : Pode provocar dano direto ou indireto a planta.

Galhadores: Emitem um estimulo qumico s clulas de tecidos vegetais. Aumento e tamanho da clula (Hipertrofia Celular). Aumento do numero de clulas (hiperplasia).

Drosophyllum lusitanicum (Droseraceae) Planta Carnvora

Capturam e digerem diversos tipos de invertebrados e em ambientes tropicais podem predar pequenos anfbios e at micromamferos.
Tal caracterstica constitui uma forma suplementar de obteno de nutrientes. As plantas carnvoras ocorrem tipicamente em ambientes pobres em nutrientes como sejam turfeiras ou prados inundados (em geral por guas oligotrficas).

Mariposa capturada

Moscas capturadas

Exemplos de Coevoluo Pseudomyrmex, uma formiga e a accia.

A planta que a formiga usa como abrigo e alimento.

A formiga defende a accia contra herbvoros e limpa o cho da floresta de sementes de plantas competidoras.

Em resposta, as plantas evoluram espinhos inchados que as formigas usam como abrigo e partes das flores especiais que as formigas comem.

Mamferos: Morcego Anoura fistulata e flor Centropogon nigricans

Morcego (Floresta dos Andes): Lngua de 8 cm;


nico que consegue chegar ao nctar de uma flor. Este morcego possui uma grande vantagem competitiva, pois permite-lhe obter nctar onde outros no chegam. Flor: muito funda, em forma de sino extremamente alongada

Aves:Beija Flor e Orqudeas


Em 1862, Charles Darwin props que a evoluo da profundidade das flores e do comprimento da lngua dos insetos so determinados pela seleo natural, devido ao ganho mtuo com a interao entre o animal e a planta.

Vous aimerez peut-être aussi